• Nenhum resultado encontrado

Avaliação cognitiva e do humor A Teste geral de cognição.

LISTA DE TABELAS

2 REVISÃO DA LITERATURA

4.2 Seleção dos sujeitos

4.3.2 Avaliação cognitiva e do humor A Teste geral de cognição.

A avaliação do estado mental, realizada pela autora, foi feita pelo Mini-Exame do Estado Mental - MEEM; (Folstein et al., 1975)88; versão validada no Brasil (Brucki et al., 2003)89.

O MEEM constitui-se 19 itens, com pontuação máxima de 35, abrangendo as seguintes funções cognitivas: orientação temporal, orientação espacial, memória de trabalho, cálculo, atenção (preservando o item “soletrar a palavra MUNDO de trás para frente”), memória de evocação, fasia (nomeação e repetição), praxia (comando verbal e escrito), escrita e cópia de desenho.

O escore mínimo para normalidade é considerado conforme o grau de instrução do indivíduo: analfabetos, 20; de um a quatro anos de estudo, 25; de cinco a oito anos de estudo, 26,5; de nove a 11 anos de estudo, 28 e acima de 11 anos de estudo, 29 (Brucki et al., 2003)89.

B Avaliação do humor quanto à depressão.

Na avaliação do perfil depressivo utilizou-se o questionário de depressão de Beck - QDB (Beck et al., 1961)90, validado no Brasil (Gorenstein e Andrade, 1996)91, aplicado pela autora e por neuropsicólogo experiente.

O questionário é composto de 21 itens que abordam os temas: tristeza, pessimismo, falhas passadas, falta de prazer, sentimento de culpa, sentimento de punição, autodesprezo, autocrítica excessiva, pensamentos ou desejos suicidas, crises de choro, irritabilidade, falta de interesse, indecisão, sentimento de desvalorização, falta de energia, alteração do sono, cansaço ou fadiga, alterações no apetite, perda de peso, preocupações hipocondríacas e falta de interesse em sexo. Cada tema possui quatro afirmações e o indivíduo é orientado a marcar aquele que melhor descreve a maneira como ele tem se sentido nos últimos sete dias. Pela somatória dos números correspondentes a cada item tem- se o escore, cujo máximo é 63. Os valores de cut-off considerados pelo Center for

Cognitive Therapy são: < 10, sem ou mínimos sintomas de depressão; 10 - 18, pouco a moderada; 19 - 29, moderada a grave; 30 - 63, grave (Gorenstein e Andrade, 1996)91. C Avaliação psicométrica.

Os dados psicométricos foram obtidos pela aplicação da escala de inteligência Wechsler para adultos, terceira edição - WAIS III (Wechsler, 2004)92, realizado por uma psicóloga experiente, com duração de cerca de 40 minutos.

A WAIS III é composta de 14 subtestes, a saber:

- Completação de figuras: compreende um conjunto de figuras coloridas de objetos e ambientes usuais, as quais apresentam uma parte faltando. Essa parte faltante da figura deve ser identificada pelo examinado.

- Vocabulário: compreende uma lista de palavras que são apresentadas oral e visualmente, as quais devem ser definidas pelo examinando.

- Códigos: compreende uma série de números associados a símbolos. O examinado, ao receber um grupo de símbolos, deve escrever os números correspondentes.

- Semelhanças: correspondem aos pares de palavras apresentadas de forma oral, onde o examinado deve explicar a semelhança entre elas.

- Cubos: corresponde a figuras bidimensionais com padrões geométricos, as quais o examinado deve reproduzir com a manipulação de cubos.

- Aritmética: consistem problemas aritméticos que devem ser resolvidos mentalmente e respondidos de forma oral pelo examinado.

- Raciocínio matricial: corresponde a padrões incompletos dispostos em uma matriz que o examinando deve completar conforme a lógica proposta na sequência inicial, escolhendo a resposta entre cinco alternativas propostas.

- Dígitos: corresponde a uma série de números que o examinado deve repetir, logo após o examinador, em ordem direta e inversa.

- Informação: consistem em uma série de perguntas que avaliam o conhecimento do examinado sobre eventos, objetos, lugares e pessoas comuns.

- Arranjo de figuras: corresponde a um composto de figuras apresentadas fora de ordem que devem ser ordenadas pelo examinado para formar uma história lógica.

- Compreensão: corresponde a uma série de perguntas que exigem que o examinado compreenda e articule regras sociais e conceitos ou soluções sociais para problemas de vida diária.

- Procura de símbolos: consiste em grupos de símbolos pareados - sendo um de modelo e outro de procura, devendo o examinado marcar se um símbolo modelo se encontra em um grupo de procura.

- Sequência de números e letras: correspondem a séries de números e letras apresentadas oralmente, as quais o examinado deve repetir em ordem crescente ou alfabética.

- Armação de objetos: são quebra-cabeças de objetos comuns que o examinado deve montar adequadamente.

Estes subtestes fornecem escores que são utilizados na quantificação do desempenho cognitivo dos indivíduos, denominado coeficiente de inteligência (QI). Além do cálculo do desempenho global (QI total), é possível agrupar os testes e obter uma discriminação do desempenho em escala verbal e escala de execução, conforme apresentado na Tabela 1. Também é possível agrupar estes subtestes, baseados em domínios mais refinados do funcionamento cognitivo, formando escalas de índices fatoriais, conforme mostra a Tabela 2. A Tabela 3 apresenta um resumo de como estes testes devem ser agrupados para sua análise conforme domínio cognitivo a ser considerado.

Tabela 1: Subtestes do WAIS–III agrupados em escalas verbal e de execução.

Verbal Execução

Vocabulário Completação de figuras

Semelhanças Códigos

Aritmética Cubos

Dígitos Raciocínio matricial

Informação Arranjo de figuras

Compreensão Procura de símbolos a

Sequência de números e letras b Armação de objetos c

Legenda: a Subteste suplementar para cálculo de escores do QI que pode substituir apenas códigos se este subteste for anulado. b Subteste suplementar para cálculo de escore de QI que pode substituir apenas dígitos, se este subteste for anulado. c Subteste opcional que pode substituir qualquer subteste de execução anulado para indivíduos com idade entre 16 e 74 anos.

Tabela 2: Subtestes do WAIS-III agrupados por índices fatoriais.

Compreensão verbal Organização perceptual Memória operacional Velocidade de processamento Vocabulário Completação de figuras Aritmética Códigos

Semelhanças Cubos Dígitos Procura de símbolos

Informação Raciocínio matricial números e letras Sequência de

Observação: Arranjo de figuras, Compreensão e Armar objetos não contribuem para os escores de índices fatoriais.

Tabela 3: Distribuição dos testes para composição das escalas e dos índices fatoriais.

Escala Verbal Escala de Execução

Compreensão Verbal Memória Operacional Organização Perceptual Velocidade de Processamento Voc abulár io Se melha nç as Inf or maç ão Compre ensão Ar itmética Dígit os Se qu ênc ia númer os e letra s Ar ra njo de figur as Compl etar figura s Cubos Raciocínio m atricia l Códigos Proc ur ar símbol os Ar mar objetos

Os itens de cada subteste fornecem escores de subtestes primários e de índices primários, os quais tornam possível a análise detalhada de cada função analisada. Os subtestes primários são constituídos de: percepção; coordenação visuomotora; habilidade de montagem; discriminação do essencial; velocidade; raciocínio abstrato; relação lógica entre termos; planejamento; sequência lógico-temporal; reprodução de desenhos abstratos; raciocínio numérico; memória auditiva imediata; capacidade de senso comum e juízo social; atenção; análise e síntese. Eles fornecem ainda o rendimento intelectual, índice dos recursos verbais (constituído dos itens compreensão e processamento) e índice dos recursos de execução (constituído dos itens organização perceptual e velocidade).

A interpretação quantitativa do WAIS III quanto aos escores de QI e dos índices fatoriais é dada por: 130 e acima = muito superior; 120 a 129 = superior; 110 a 119 = médio superior; 90 a 109 = médio; 80 a 89 = médio inferior; 70 a 79 = limítrofe e 69 e abaixo = extremamente baixo. Os resultados de cada subteste primário e índice primário foram analisados conforme os valores convertidos em escores ponderados para idade da população brasileira, os quais são classificados de 1 a 19 (desempenho médio é considerado de 8 a 12) (Wechsler, 2004)92.