• Nenhum resultado encontrado

4 CRITÉRIOS UTILIZADOS PELO BANCO DO BRASIL S.A PARA EVITAR A

4.5 Procedimentos de acompanhamento

4.5.2 Acompanhamento através do Gerente de Contas

4.5.2.2 Avaliação de carteiras

Os procedimentos de atendimento às empresas não são padronizados devido aos diferentes níveis de agências, das características dos clientes

cadastrados, da localização e da experiência dos Gerentes de Contas. A gestão da carteira representa a compreensão de como a carteira é composta, como pode reduzir ou incrementar o risco da instituição com o crédito. Contudo, o uso da abordagem de carteira não substitui ou reduz a necessidade de avaliar as transações individuais. Na verdade, trata-se de enfoques complementares na busca de obter o melhor resultado global possível.

Para visualizar e avaliar uniformemente as carteiras, o aplicativo REN permite consultar, a qualquer momento, o desempenho do Banco com o atendimento diferenciado às pessoas jurídicas. Esse aplicativo fornece informações quanto à rentabilidade de cada cliente, dispensando a tarefa de coleta e impostação dos dados. As informações que compõem os indicadores, capturados diretamente na base de dados, refletem a efetiva relação do Banco com o cliente.

Assim, pretende-se melhorar os resultados das carteiras através do acompanhamento do Gerente de Contas atuando diretamente junto aos seus clientes. Para medir este resultado foi adotado um sistema de avaliação de carteiras.

O objetivo da avaliação de carteiras é identificar, avaliar e comparar resultados obtidos com grupos de clientes a partir das estratégias de relacionamento adotadas pelo Banco e demonstrar, por meio de indicadores de desempenho, o relacionamento esperado com os clientes atendidos. Assim, torna-se possível sinalizar a potencialidade de cada encarteirado e oferecer informações para a decisão sobre desenvolvimento dos negócios. No modelo existente no Banco são avaliadas três dimensões: resultado, qualidade da carteira e fidelização de clientes.

a) Resultado

Neste grupamento, é avaliada a margem de contribuição da carteira, proporcionada por todos os clientes. Consideram-se os valores expressos em moeda e a quantidade de clientes pessoas jurídicas com a margem de contribuição superior ao mínimo esperado. Expressos em unidades de clientes, visa-se valorizar o esforço no sentido de reduzir a concentração do resultado

em poucos clientes. Os valores mínimos esperados são definidos conforme o nível da agência onde se localiza a carteira. A captura dos dados deste grupamento é feita no aplicativo REN.

b) Qualidade da carteira

Neste grupamento são avaliados o montante de clientes pessoas jurídicas com limite de crédito vigente. Expressos em unidades de clientes, objetiva-se valorizar e induzir o esforço de preparação dos clientes para o relacionamento baseado em crédito. A criação desse indicador tem amparo nas premissas que sustentam o projeto Transformando Correntista em Cliente. A captura é realizada automaticamente, na sub-opção ANC-Análise de Crédito do aplicativo Clientes, no último dia útil do mês.

A quantidade de clientes pessoas jurídicas cadastradas é importante na avaliação desse item. No entanto, o cadastro deve conter, no mínimo, informações exigidas pelo Conselho Monetário Nacional para abertura e manutenção de conta corrente, bem como, a informação do faturamento bruto anual. Objetivando manter a permanente atualização cadastral dos clientes, como forma de ampliar o conhecimento sobre eles, a captura dos dados é realizada diretamente no aplicativo Clientes.

Outro aspecto considerado é a quantidade de clientes pessoas jurídicas adimplentes. Verifica-se a quantidade de clientes com operações de crédito ativas em situação de normalidade. É entendido como adimplente, para fins do indicador, o cliente que, no último dia do mês, não possuir nenhuma operação com atraso superior a um dia útil.

c) Fidelização dos clientes

São consideradas as quantidades de clientes pessoas jurídicas com uso de quatro ou mais produtos considerados de fidelização. Consideram-se produtos de fidelização: afiliação VISA, BB Office Banking, cobrança, custódia de cheques, depósitos identificados, pagamento a fornecedores, pagamento de salários, plano ouro de serviços, previdência aberta, produtos de captação recolhimento de tributos, seguros e valetik.

No processo de avaliação de carteira, o sistema valoriza a quantidade de clientes pessoas jurídicas que detêm conta especial, ou seja, Cheque Ouro Empresarial ou BB Giro Rápido.

Finalmente, este grupamento objetiva valorizar as carteiras onde a manutenção de clientes é expressiva, ou seja, valoriza carteiras com baixa rotatividade. Considera que a inclusão de um cliente em carteira é muito mais do que o registro em um aplicativo. Significa que esse cliente foi escolhido pelo Banco para ter atendimento diferenciado e que esta escolha supõe uma relação de longo prazo.

A captura automática deste grupamento através do sistema de informação é realizada da seguinte forma:

- afiliação VISA e BBOffice Banking - aplicativos próprios; e - demais produtos - aplicativo REN.

De acordo com o desempenho verificado no período, é gerada uma nota de valor 1 a 6. Para a geração dessa nota, calcula-se o percentual entre o valor realizado e o valor esperado com o auxílio das réguas existentes pára cada dimensão deste modelo.

Assim, o Gerente de Contas, que preconiza o atendimento diferenciado às pessoas jurídicas, procura gerenciar sua carteira de modo a obter o melhor resultado possível, agregando novos negócios e acompanhando os clientes para que estes não venham a se tornar inadimplentes junto ao Banco.

Finalmente, pode-se dizer que o acompanhamento dos clientes e das operações de crédito são de fundamental importância para o recebimento dos valores emprestados. Nesse sentido, o Banco do Brasil já vem atuando através do monitoramento no sistema de informação e dos Gerentes de Contas que mantêm o relacionamento com as empresas.

Para melhorar os resultados atualmente obtidos, segue no próximo capítulo, a proposta de acompanhamento para evitar a inadimplência, com ênfase no melhor aproveitamento do sistema de informação, na análise contínua das demonstrações contábeis e na padronização dos procedimentos quando da visita ao cliente.

5 PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO PARA PREVENIR A