• Nenhum resultado encontrado

2.2 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

2.2.4 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL ATRAVÉS DE

A norma ABNT NBR ISO 14.031 de 2004 trata especificamente sobre a avaliação de desempenho ambiental. A principal ferramenta de avaliação do desempenho ambiental descrita na norma são os indicadores ambientais.

Para Deus et al apud LOUREIRO,

“Segundo a UNEP (2009) - United Nations Environment Programme, os indicadores podem se transformar em uma importante ferramenta para tornar acessível a informação científica e técnica para os diferentes grupos de usuários. A função dos indicadores é resumir uma grande quantidade de dados, tornando possível a avaliação da gestão. Os índices são parâmetros que medem cada indicador, atribuindo-lhe valores numéricos, ou são resultados da combinação de várias variáveis ou parâmetros em um só valor, assumindo um peso relativo a cada componente do índice” (DEUS et al, 2004, apud LOUREIRO, 2005).

O nome indicador provém da palavra latina indicare, que se refere ao ato de apontar, estimar ou tornar público (HAMMOND et al., 1995 apud CARMO 2015), sendo isto bastante elucidativo quanto ao significado deste termo. Um indicador pode ser definido como um dado ou uma combinação de dados utilizados para mensurar um fenômeno (CIFRIAN et al., 2009 apud CARMO 2015). Pode também ser definido como uma representação do atributo de um sistema (VAN BELLEN, 2002).

49

CARMO (2015) descreveu diversas funções de um indicador, compilando estudos de EEA, 1999; PEREIRA, 1999; VAN BELLEN, 2002; PEREIRA, 1999 e CIFRIAN et

al., 2009, 2010 e 2013 como sendo as seguintes:

 Descrever o estado de um sistema e suas projeções futuras;  Reunir e simplificar informações;

 Facilitar a comunicação sobre o objeto estudado;  Possibilitar a comparação entre sistemas distintos;  Apontar o estado atual em comparação com uma meta;

 Subsidiar análises e despertar atenção para situações críticas de alerta;  Gerar aprendizado e induzir à mudança;

 Apoiar as escolhas dos tomadores de decisão.

Para a avaliação dos serviços de gestão de resíduos sólidos, o uso de uma grande variedade de indicadores é uma ferramenta aplicável, pois permite enriquecer as análises e avaliar as diversas faces dos serviços. DANTAS (2008) citou que um número grande de indicadores pode não demonstrar onde se encontram os problemas na gestão. No processo de elaboração das planilhas de avaliação, deve-se ser capaz de reduzir e agrupar os indicadores padronizados e determinar a importância de cada um, referenciando-os a um setor do Ciclo PDCA (Planejar-Fazer-Corrigir-Agir) com objetivo de facilitar a análise crítica. A padronização tem por finalidade expressar os indicadores em valores comparáveis, alocados por setores da gestão.

A Norma NBR ISO 14.031 apresenta o ciclo do PDCA relacionado à avaliação de desempenho e de condição ambiental, como apresentado na Figura 5:

50

Figura 5 - O PDCA e a avaliação de desempenho ambiental Fonte: ABNT NBR ISO 14.031/ 2004

De acordo com a norma ISO 14.031, o processo de Análise de Desempenho Ambiental compreende três etapas básicas enquadradas dentro do modelo gerencial PDCA. O primeiro passo consiste no planejamento, onde é feita uma análise prévia para identificar os aspectos ambientais significativos e são escolhidas as ferramentas de análise ou indicadores. O segundo passo consiste na avaliação de desempenho ambiental, propriamente dita, quando ocorre a coleta e análise dos dados, a avaliação das informações e a divulgação dos resultados. Uma terceira fase consiste na revisão e melhoria contínua, uma fase comum de todo sistema de gestão.

Para DEUS et al, 2004, apud LOUREIRO, 2005

“No caso da gestão de resíduos sólidos urbanos os indicadores podem servir também para demonstrar a influência da qualidade do sistema na saúde pública, no desenvolvimento econômico, social e ambiental. Os indicadores mostram, por meio de diagnósticos, as necessidades de desenvolvimento científico e tecnológico do setor e facilitam as definições dos objetivos e das metas para futuros empreendimentos, levando em consideração no projeto as preocupações de proteção ambiental” (DEUS et al, 2004, apud LOUREIRO, 2005).

51

A NBR ISO 14.031 descreve duas categorias gerais de indicadores para Avaliação de Desempenho Ambiental:

 Indicadores de Desempenho Ambiental (IDA) (Operacional ou Gerencial);  Indicadores de Condição Ambiental (ICA).

O índice proposto no presente estudo possui as duas categorias de indicadores previstos na NBR ISO 14.031. Avaliar o desempenho é uma necessidade cada vez mais premente na administração pública, ademais, em momentos de crise financeira, os setores públicos que conseguirem gerir de forma mais eficiente os recursos irão oferecer melhores condições sociais, econômicas e ambientais à coletividade, prestando melhores serviços.

No momento em que aumentam as preocupações quanto à racionalidade dos gastos públicos e quanto à melhoria de desempenho, ressurgem as discussões sobre as auditorias de desempenho comum em vários países. O General Accounting Office, dos Estados Unidos, e o National Audit Office, do Reino Unido, entidades de auditoria e fiscalização governamental, realizam há quase dez anos análises técnicas de eficiência, eficácia e economicidade da gestão pública.

O procedimento da auditoria de natureza operacional para controle e ajuste na gestão torna-se regra no mundo ocidental já na primeira década do século XXI, adequada à nova configuração de Estado. O Brasil precisa adequar-se a essa tendência para ter credibilidade de investidores externos e da sociedade em geral.

É comum encontrar na literatura sobre métodos de avaliação, referências às dimensões desejáveis de desempenho de sistemas avaliados, que se traduzem aqui por exigências de efetividade, de eficiência e de eficácia da gestão. “A efetividade diz respeito à capacidade de se promover os resultados pretendidos; a eficiência denota a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete a condições controladas e a resultados desejados de experimentos” (COELHO, 2006). A Figura 6, a seguir, mostra um exemplo de controle do sistema através de indicadores operacionais:

52

Figura 6 - Indicadores para medição de desempenho em SGI de resíduos Fonte: DANTAS (2008)

2.2.5 EVOLUÇÃO DAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE ATERROS E