• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DO MÓDULO “SEXUALIDADE HUMANA”: A

No documento sylviahelenadossantosrabello (páginas 190-196)

6 RESULTADOS E DISCUSSÕES

6.3 AVALIAÇÃO DO MÓDULO “SEXUALIDADE HUMANA”: A

Na última aula a professora solicitou aos/às alunos/as que respondessem a um instrumento de avaliação do Módulo (APÊNDICE Q), visando identificar sua percepção quanto à condução das aulas, atividades e conteúdos abordados. Estando Max ausente, 13 alunos/as realizaram a avaliação. As respostas foram agrupadas conforme indicado abaixo, nos Quadros 23, 24, 25, 26 e 27. Como os/as alunos/as podem ter oferecido mais de um comentário, seus nomes poderão aparecer mais de uma vez.

A primeira questão referia-se às atividades desenvolvidas durante o Módulo. Todos/as os/as alunos/as manifestaram-se no sentido de ter gostado das atividades realizadas, como indicam os resultados dispostos no Quadro 23.

QUADRO 23 – Questão proposta: O que você pensa sobre as atividades que foram desenvolvidas no Módulo?

Respostas dos/as alunos/as Alunos/as

Manifestou ter gostado das atividades

Interessantes Clô; Mel; Isa; Gal; Céu; Bia

Legais Isa; Oto

Adorei Gal

Gostei muito Liz

Ótimas Léa

Muito boas Léo

Bem amplas Bia

Bem planejadas Dag

Matérias bem distribuídas Oto

Importantes Téo

Professora legal Oto

Fonte: A autora (2012).

Algumas justificativas foram oferecidas, nem sempre se referindo às atividades, mas também ao Módulo de maneira geral.

Léa: Eu aprendi e vi várias coisas que não tinha muita ideia de como era e vi que todos nós desde criancinhas já temos sexualidade.

Clô: Os temas foram abordados de acordo com o interesse dos alunos. Oto: Tudo que eu queria saber foi trabalhado.

Bia: Foi bom porque eu aprendi o que não sabia e aprofundei o que já sabia. Céu: Gosto de falar e discutir sobre sexo e esse módulo foi muito bom para isso.

Mel: [Atividades] muito abertas para expormos nossa opinião, além de responder à nossas dúvidas e curiosidades.

Téo: Muitas [atividades] me fizeram parar para pensar antes de tomar certa atitude.

Nas opiniões dos/as alunos/as, diferentes, mas não contraditórias, as atividades desenvolvidas no Módulo contemplaram temas de seu interesse, permitiram que expusessem seus pontos de vista e suas dúvidas, promoveram aprendizagens e acenaram para a importância da reflexão sobre atitudes no campo da sexualidade.

A segunda questão da avaliação indagava sobre como cada aluno/a havia se sentido ao participar do Módulo, e o Quadro 24 traz esses resultados. Os/as alunos/as, de modo geral, manifestaram sentimentos de bem estar durante o Módulo, sendo que alguns/mas também fizeram referência a aprendizagens realizadas. É interessante observar a presença dos temas “vergonha” e “medo”, pois pode revelar uma ideia de que tais sentimentos seriam esperados em uma situação que envolve a sexualidade. Também em outras respostas isso pode ser evidenciado, por exemplo, na tranquilidade referida por Céu: “Me senti muito a vontade, na

liberdade de falar tudo que tinha dúvida, fiquei bem tranquila na hora de falar determinados assuntos que costumavam me deixar tímida”.

QUADRO 24 – Questão proposta: Como você se sentiu participando do Módulo?

Respostas dos/as alunos/as Alunos/as

Eu me senti

Bem Léo; Mel; Oto

À vontade Mel; Céu; Liz

Confortável Gal

Tranquila Céu

Sem ter vergonha Oto

Sem medo Liz

Com liberdade Céu; Liz

Com interesse Bia

Mais preparada Isa

Participando Rui; Téo

Eu aprendi

Coisas úteis/Novas Léa; Clô;

Bastante; Muito; Mais sobre mim; Mais sobre

sexualidade Bia; Oto; Léa; Dag;

Outras manifestações

Escutei opiniões bem interessantes que me fizeram

mudar a forma de pensar Clô

Consegui me expressar Oto

Fonte: A autora (2012).

A abordagem dos temas através de discussões em classe foi destacada por Oto e Clô. O primeiro destacou ter conseguido se “expressar”, enquanto a aluna valorizou o “escutar” como importante para mudar sua maneira de pensar. Este foi um dos objetivos buscados no Módulo, e, ao menos em relação a Oto e Clô, parece ter sido atingido.

A terceira questão teve como principal objetivo colher sugestões do grupo para futuras edições do Módulo (Quadro 25). Além disso, as sugestões feitas poderiam revelar, de maneira indireta, os pontos fracos percebidos pelos/as estudantes e que ainda não tivessem sido apontados.

QUADRO 25 – Questão proposta: Que sugestões você daria para o planejamento desse Módulo para as turmas do ano que vem?

Respostas dos/as alunos/as Alunos/as

Continuar assim; Continuar a abordar temas de interesse dos alunos.

Léo; Bia; Oto; Céu; Mel; Isa; Gal; Clô

Um jeito que todos falassem e participassem. Léa

Mais filmes/documentários. Bia; Dag; Liz; Rui; Oto; Isa

Mais exercícios/dinâmicas. Céu; Bia

Menos textos. Gal

Mostrar propaganda do governo para provar que tomam atitude. Téo Fonte: A autora (2012).

Em que pese o fato de a maioria dos/as alunos/as ter sugerido que o Módulo não se modificasse, considerando-o adequado no formato apresentado, algumas proposições foram feitas. Destaco a sugestão de Léa, pela percepção da desigualdade na distribuição dos turnos de fala entre todos/as os/as alunos/as e a professora. De fato, mesmo a turma sendo formada por um grupo reduzido, com 14 estudantes, foi bastante difícil assegurar a participação de todos/as na mesma proporção. Inegavelmente, a professora foi quem mais falou, seguida dos/as alunos/as Oto, Mel, Max, Gal, Dag, Téo e a própria Léa. Embora esforços tenham sido feitos nesse sentido, nem sempre a professora conseguiu que todos/as se manifestassem na mesma proporção. Assim, mesmo considerando que a disposição para a manifestação de pontos de vista depende de aspectos pessoais, a sugestão de Léa pode ser vista como um aspecto negativo do Módulo, que merece reflexão em termos da busca por estratégias aptas a possibilitar uma participação mais equitativa entre todos/as.

Em relação às atividades, seis estudantes sugeriram que fossem incluídos mais artefatos fílmicos – possivelmente motivados pela exibição do documentário “Meninas” (2005) – além de mais “exercícios” e “dinâmicas”, sugeridos por duas alunas, e de “menos textos”, proposto por uma aluna. Em que pesem as dificuldades de tempo e espaço que por vezes dificultam a diversificação de atividades, é interessante notar que esses/as alunos/as reconhecem a importância das diferentes linguagens e formas de interação como próprias à abordagem da sexualidade. Há uma vasta diversidade de materiais desse tipo que podem ser empregados como estratégias disparadoras de discussões e problematizações sobre temas de sexualidade e gênero, sendo, inclusive, recomendados por diferentes autores/as da área (BONFIM, 2012; BRASIL, 2011c; CARDOSO, A.; BRITO, 2012; CARRARA et al. 2009a; CARRARA et al., 2009b; RIBEIRO, Paula; QUADRADO, 2008). Assim, tais sugestões são pertinentes e merecem ser levadas em consideração em planejamentos futuros.

A sugestão de Téo, relacionada às ações governamentais, pelo contexto do momento em que se deu a avaliação – na mesma aula em que foram discutidos aspectos referentes ao HIV/Aids – pode ser pensada como uma reação sua às políticas públicas em relação aos números da infecção pelo HIV.

Na quarta questão, a avaliação solicitava que os/as alunos/as indicassem, a partir de um elenco de dez temas abordados durante o Módulo, a atividade de que mais haviam gostado. Todos os temas receberam indicações favoráveis dos/as alunos/as, como mostra o Quadro 26.

Quatro estudantes indicaram apenas uma atividade, enquanto os/as demais indicaram três ou mais. O tema da Aids foi apontado apenas por Clô, que indicou seis atividades no

total. “Virgindade, primeira vez, iniciação sexual” e “gravidez’ foram os temas escolhidos pela maioria dos/as alunos/as, o que não surpreende, pelo momento da vida que esses/as adolescentes estavam a experimentar.

QUADRO 26 – Questão proposta: Das atividades realizadas, assinale a(s) que você mais gostou.

Temas abordados durante o Módulo Nº de alunos/as

(N=13) Alunos/as

(01) interesses dos/as alunos/as sobre

sexualidade 4 Mel; Dag; Céu; Oto

(02) sexualidade em revistas para adolescentes 4 Clô; Isa; Liz; Oto (03) linguagem popular e linguagem científica

sobre sexualidade 6 Mel; Dag; Bia; Céu; Liz; Oto

(04) masturbação 6 Mel; Gal; Bia; Céu; Téo; Oto

(05) diferenças entre meninos e meninas 4 Clô; Isa; Dag; Oto

(06) virgindade, primeira vez, iniciação sexual 8 Léa; Clô; Mel; Liz; Isa; Dag; Bia; Céu

(07) orgasmo e ejaculação precoce 4 Dag; Bia; Céu; Oto

(08) exibição do documentário “Meninas” 5 Léa; Clô; Bia; Liz; Rui

(09) gravidez 7 Léa; Clô; Léo; Isa; Dag; Bia;

Liz

(10) Aids 1 Clô

Fonte: A autora (2012).

Também foi perguntado se houve atividade(s) de que não tivesse(m) gostado, como indicado no Quadro 27. Cinco temas receberam a indicação de três alunos/as.

QUADRO 27 – Questão proposta: Houve atividade(s) que você não gostou? Se sim, assinale qual (quais).

Temas abordados durante o Módulo Nº de alunos/as

(N=13) Alunos/as

(02) sexualidade em revistas para adolescentes 1 Dag

(04) masturbação 1 Dag

(08) exibição do documentário “Meninas” 1 Oto

(09) gravidez 2 Gal; Oto

(10) Aids 1 Dag

Fonte: A autora (2012).

Pela deficiência do instrumento, que não contemplou o porquê de não haverem gostado, não foi possível identificar as razões pelas quais esses/as alunos/as indicaram estas atividades, já que, durante essas aulas, Oto, Gal e Dag mostraram-se bastante participativos. Mesmo considerando que Oto indicou não ter gostado do tópico “gravidez”, surpreendeu o fato de este aluno ter também assinalado a exibição do filme que abordou esse tema, uma vez

que, na questão referente às sugestões para o futuro, ele havia indicado “mais aulas com apresentações de vídeos ou filmes”.

Considerando os resultados da análise do instrumento de avaliação, parece que, na visão dos/as alunos/as, o Módulo abordou as questões de sexualidade e gênero em conformidade com os seus interesses, permitiu que manifestassem suas ideias e propiciou reflexões em favor de uma ampliação dos conceitos envolvidos, podendo, ainda, ter contribuído para a tomada de decisões mais seguras. A avaliação feita pelos/as alunos/as indicou, também, a necessidade de aperfeiçoamento no que diz respeito à participação efetiva de todos/as, bem como a diversificação de atividades, incluindo outras linguagens e dinâmicas, na perspectiva de oferecer mais oportunidades para a troca de experiências e conhecimentos em torno do tema.

7 CONSIDERAÇÕES SOBRE O MÓDULO “SEXUALIDADE HUMANA”:

No documento sylviahelenadossantosrabello (páginas 190-196)