• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÕES

A Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação Superior – SINAES, motivou-se pela necessidade de promover a melhoria da qualidade da

Educação Superior, da eficácia institucional, da efetividade acadêmica e social e,

especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidade social. Com este intuito, a referida lei tornou obrigatória à constituição de uma Comissão Própria de Avaliação – CPA (art. 11), nas instituições de ensino superior.

A Autoavaliação Institucional, juntamente com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e a Avaliação Externa, compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC. Este processo avaliativo tem, como princípios fundamentais:

 a responsabilidade social com a qualidade da educação superior;  o reconhecimento da diversidade do sistema;

 o respeito à identidade, à missão e à história das instituições;

 a globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, vistos em sua relação orgânica e não de forma isolada;

 a continuidade do processo avaliativo.

A Comissão Própria de Avaliação é responsável pela condução do processo de Autoavaliação Institucional realizado dentro da Universidade Federal da Grande Dourados, e recebe o auxílio técnico da Divisão de Avaliação Institucional e Monitoramento (DIAVI).

Após a CPA desenvolver e aprovar os questionários, estes são encaminhados à Divisão de Avaliação Institucional e Monitoramento, para que a Seção de Avaliação Institucional - SEA proceda à instrumentalização e à aplicação do questionário a comunidade acadêmica.

Enquanto a CPA realiza os trabalhos de divulgação da avaliação, visitas às faculdades incentivando a participação da comunidade acadêmica, a SEA emite resultados parciais de participação da comunidade.

_________________________________________________________________________________________ Encerrado o período de aplicação dos questionários, a DIAVI fica responsável pela compilação e tratamento dos dados, entregando os resultados e os gráficos para a CPA produzir o relatório que será enviado ao MEC, por meio do sistema e-MEC, dentro do prazo estipulado anualmente pelo SINAES.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1. Relatório de dados – Resultado do questionário aplicado em forma de tabela e gráficos, sem análises qualitativas.

2. Questionário – Instrumento elaborado pela CPA contendo as questões e alternativas que serão aplicadas à comunidade.

UNIDADE DE REFERÊNCIA

Seção de Avaliação Institucional – SEA/DIAVI/COPLAN/PROAP/UFGD Fone: (67) 3410-2762

E-mail: diavi@ufgd.edu.br

FLUXO RESUMIDO DO PROCESSO

ETAPA UNIDADE DESCRIÇÃO

1 COUNI Emite resolução ad referendum de constituição da Comissão Própria de Avaliação, após indicação de membros conforme Regimento da Comissão Própria de Avaliação.

2 CPA Os membros se reúnem em reunião ordinária onde são empossados. Elegem um coordenador e um vice coordenador.

3 CPA Os membros da CPA elaboram o planejamento de

avaliação institucional que será adotado para o ciclo avaliativo de 3 anos conforme orientação da Nota Técnica n. 065 do INEP.

4 CPA Os membros da CPA elaboram instrumento de avaliação,

_________________________________________________________________________________________

5 CPA Encaminha o instrumento de avaliação para a Seção de Avaliação.

6 SEA A Seção de Avaliação recebe o instrumento elaborado e aprovado pela CPA.

7 SEA A Seção de Avaliação insere o instrumento no software limesurvey na versão teste e disponibiliza acesso a CPA ou a quem a Comissão solicitar, no período determinado pela CPA.

8 CPA A CPA divulga a versão teste.

9 SEA Encerrado o período de teste, a Seção de Avaliação apresenta os resultados do teste a Comissão.

10 CPA Os membros da CPA aprovam a forma de aplicação do questionário dentro da plataforma do limesurvey. 11 SEA A Seção de Avaliação insere a versão final do instrumento

no software limesurvey.

12 SEA A Seção de Avalição importa o banco de dados dos membros ativos da comunidade acadêmica, através de aplicação disponibilizada pela COIN, para integração dos sistemas acadêmicos e de pessoal.

13 SEA A Seção de Avaliação disponibilização o questionário em plataforma online de modo seguro e anônimo para cada indivíduo ativo na comunidade acadêmica no momento de ativação do questionário, pelo tempo determinado pela Comissão Própria de Avaliação.

14 CPA A Comissão em contato com a Assessoria de

Comunicação, realizam a divulgação e a sensibilização dos membros da comunidade acadêmica para participação da avaliação institucional.

15 CPA Quando necessário, a CPA delibera sobre a necessidade de prorrogação do prazo, e solicita a SEA a prorrogação do prazo de aplicação do instrumento no sistema. 16 SEA A Seção de Avaliação prorroga o período de aplicação do

questionário no sistema limesurvey quando solicitado pela Comissão Própria de Avaliação.

17 SEA Encerrado o questionário, exporta-se os resultados para planilha, tabula-se os resultados, confecciona-se o gráficos e/ou tabelas, e os disponibiliza a CPA.

_________________________________________________________________________________________

18 CPA Recebido os resultados a Comissão Própria de Avaliação, e analisa, discute e elabora o Relatório de Avaliação Institucional parcial ou integral, conforme a metodologia decida pelos membros.

19 CPA Após aprovação do Relatório de Avaliação Institucional pelos membros da Comissão Própria de Avaliação, este

será encaminhado ao Procurador

Educacional/PROGRAD, juntamente com a lista de membros ativos da Comissão.

20 P.E./PROGRAD O Procurador Educacional realizará no sistema E-Mec a atualização dos membros da Comissão, e enviará o Relatório de Avaliação Institucional.

21 CPA A Comissão Própria de Avaliação realizará a divulgação do Relatório a toda a comunidade acadêmica, conforme a metodologia decidida pelos membros.

REFERÊNCIAS

1) BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

_ SINAES e dá outras providências. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 15 jan. 2018.

2) BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira _ Inep. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior _ CONAES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior _ DAES. Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065, de 09 de outubro de 2014. Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional. Disponível em: < http://www.pucsp.br/cpa/downloads/nota-tecnica-inep-daes-conaes-065.2014_roteiro-para-relatorio-de-autoavaliacao-institucional.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2018.

_________________________________________________________________________________________