• Nenhum resultado encontrado

Anexo 6: Resultados significativos da estatística não paramétrica, teste pareado

IV. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

4.2 AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS PADRÕES DE MOVIMENTO

A avaliação qualitativa dos padrões motores foi realizada baseando-se na seqüência de desenvolvimento dos movimentos fundamentais proposta por Gallahue & Ozmun (2003) descritas no anexo 4. Através da observação das imagens gravadas e das observações feitas durante as aulas os movimentos fundamentais de caminhar, corrida, salto a partir de uma altura e equilíbrio unipodal foram classificados pelo estágio de desenvolvimento observado.

4.2.1 Avaliação qualitativa do padrão motor durante o caminhar

O caminhar encontra-se dentro da categoria dos movimentos locomotores, Gallahue e Ozmun (2003) colocam que uma vez que o caminhar independente tenha sido atingido, a criança progride rapidamente para os estágios elementar e amadurecido. Na figura 21 pode-se observar que todas as crianças do grupo experimental A apresentaram-se dentro do estágio maduro para esta tarefa. Foram observadas características de um caminhar amadurecido, o contato calcanhar dedo já estava bem definido e os braços oscilavam ao lado do corpo. No grupo experimental B quase todas as crianças (0,9) apresentaram-se dentro do estágio maduro para esta tarefa. Apenas uma criança apresentava-se em um estágio ainda elementar, a oscilação dos braços

ainda era limitada e era observado uma elevação vertical aparente. Essas características também foram observadas na segunda avaliação.

1 1 0,9 0,1 0,9 0,1 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 F requênci a R e la ti v a

GA antes GA depois GB antes GB depois Padrão motor do caminhar

Maduro Elementar

Figura 21: Padrão motor durante o caminhar antes e após o período de aplicação dos programas nos

grupos experimentais A e B

4.2.2 Avaliação qualitativa do padrão motor durante a corrida

A corrida também está classificada dentro das categorias dos movimentos locomotores, e o estágio inicial do padrão de corrida não depende da caminhada amadurecida (GALLAHUE & OZMUN, 2003). Muitas crianças pequenas começam a correr antes de dominar o padrão amadurecido de caminhada os mesmos autores ainda colocam que o padrão amadurecido de corrida é fundamental para a participação bem- sucedida em muitas atividades relacionadas aos esportes.

No grupo experimental A durante a primeira avaliação as treze crianças encontravam-se no estágio elementar de desenvolvimento, a fase de vôo ainda não estava totalmente definida, mas, estava presente, a oscilação dos braços também já era apresentada, porém ainda longe do estágio maduro. Na segunda avaliação das treze crianças sete (0,53) apresentaram grandes modificações nos padrões de corrida, os braços estavam mais coordenados com os membros inferiores e a fase de vôo era melhor observada. Nas outras seis crianças (0,47) também se observou uma melhora no padrão de movimento, porém ainda dentro do estágio elementar.

No grupo experimental B na primeira avaliação observou-se que oito (0,8) crianças apresentaram durante a corrida um padrão de movimento dentro do estágio elementar de desenvolvimento. Uma criança (0,1) apresentou-se no estágio amadurecido apresentando um padrão de movimento superior ao das outras crianças, e uma (0,1) apresentou-se num estágio inicial, a fase de vôo era pouco percebida, era

observado também o apoio do pé inteiro no solo, e uma cadência rítmica também não estava presente. Na segunda avaliação quatro (0,4) crianças passaram a apresentar um padrão amadurecido para corrida.

1 0,53 0,47 0,1 0,8 0,1 0,4 0,5 0,1 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 F requênci a R e la ti v a

GA antes GA depois GB antes GB depois Padrão motor da corrida

Maduro Elementar Inicial

Figura 22: Padrão motor durante a corrida antes e após o período de aplicação dos programas nos grupos

experimentais A e B

4.2.3 Avaliação qualitativa do padrão de movimento durante o salto de uma altura No grupo experimental A na primeira avaliação das treze crianças doze (0,93) apresentaram um estágio de desenvolvimento elementar para a tarefa de saltar de uma altura de 20 cm, uma das crianças (0,07) apresentou para esta tarefa um estágio inicial. Na segunda avaliação a criança no estágio inicial passou a apresentar um estagio elementar, e das doze que apresentaram um estágio elementar na primeira avaliação oito (0,61) passaram a apresentar-se em um estágio maduro.

No grupo experimental B, durante a primeira avaliação das dez crianças nove (0,9) apresentaram um estágio de desenvolvimento elementar para a tarefa de saltar de uma altura, uma das crianças (0,1) apresentou para esta tarefa um estágio inicial. Na segunda avaliação a criança no estágio inicial passou a apresentar um estagio elementar, e das nove que apresentaram um estágio elementar na primeira avaliação cinco (0,5) passaram a apresentar-se em um estágio maduro (figura 23).

0,93 0,07 0,61 0,39 0,9 0,1 0,5 0,5 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 F requênci a R e la ti v a

GA antes GA depois GB antes GB depois

Padrão motor no salto

Maduro Elementar Inicial

Figura 23: Padrão motor durante o salto a partir de uma altura antes e após o período de aplicação dos

programas nos grupos experimentais A e B

4.2.4 Avaliação qualitativa do padrão motor durante o equilíbrio unipodal

A tarefa de equilíbrio unipoal pode ser classificada dentro da categoria dos movimentos estabilizadores. Segundo Gallahue & Ozmun (2003), o equilíbrio unipodal é provavelmente a mensuração mais comum da habilidade de equilíbrio estático.

Na primeira avaliação no grupo experimental A, das treze crianças oito (0,62) encontravam-se no estágio inicial de movimento, e cinco (0,38) mostraram-se no estágio elementar. As maiores dificuldades das crianças no estado inicial era permanecer mesmo que por um breve período sem apoiar o pé que não estava de apoio, utilizavam muito os braços para recuperar o equilíbrio, não conseguiam focalizar um ponto externo para manter o equilíbrio, permaneciam olhando para o chão. As crianças que estavam no estágio elementar apresentaram uma qualidade de movimento maior, porém ainda distante do estágio amadurecido. Na segunda avaliação as treze crianças encontravam-se em um estágio elementar, as crianças que anteriormente estavam no estágio inicial apresentaram na segunda avaliação um padrão mais refinado do movimento, as crianças que já estavam apresentavam-se em um estágio elementar tiveram também melhoras na execução da tarefa, porém, ainda longe de um padrão de movimento maduro. De acordo com Gallahue e Ozmun (2003) é por volta dos cinco anos que as crianças começam a desenvolver esta habilidade de permanecer em apoio unipodal por um breve espaço de tempo. Na primeira avaliação no grupo experimental B, das dez crianças cinco (0,5) apresentaram um estágio inicial para esta tarefa e cinco (0,5)um estágio elementar. Na segunda avaliação nove (0,9)crianças apresentaram um estágio elementar enquanto uma delas (0,1) permaneceu no estagio inicial. Esta criança

apresentava muitas dificuldades para manter o equilíbrio, e utilizava a compensação dos braços exageradamente. 0,38 0,62 1 0,5 0,5 0,9 0,1 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 Fr equência R el ati va

GA antes GA depois GB antes GB depois Padrão motor no equlibrio unipodal

Elementar Inicial

Figura 24: Padrão motor durante o equilíbrio unipodal antes e após o período de aplicação dos programas

nos grupos experimentais A e B

4.3 APRESENTAÇÃO DOS PARÂMETROS BIOMECÂNICOS DE DISTRIBUIÇÃO

Documentos relacionados