• Nenhum resultado encontrado

Avaliações de Desempenho

No documento RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS (páginas 69-74)

No final do ano de 2020 foram realizadas avaliações de desempenho a todos os membros da equipa de enfermagem e da equipa de reabilitação com o intuito de adequar o desempenho das funções de cada membro, reforçando os pontos positivos e esclarecendo pontos que necessitam de melhoria. As classificações da equipa de saúde foram em média de BOM.

70

A avaliação de desempenho é um instrumento de apoio à gestão e um fator de mobilização em torno da missão dos serviços de saúde e por isso é visto como um estimulo ao desenvolvimento das pessoas e à melhoria da qualidade dos serviços.

CLÍNICA DE

S. THOMÉ

A Clinica de S. Thomé é para a cidade de Ovar é um local de referência na prestação de cuidados médicos e de enfermagem.

Através da nossa Clinica é possível aceder a um serviço médico diversificado com múltiplas especialidades bem como a colheita de analises sanguíneas e outros espécimes e a execução de tratamentos de enfermagem de qualidade.

71 REALIZAÇÃO DE TESTES PARA DESPISTE DE SARS-COV-2

Sendo a Clinica de S. Thomé um local de referência para os Ovarenses iniciou-se em maio de 2020 a realização de testes de despiste para SARS- CoV-2.

Verificou-se ao longo dos meses que os testes realizados pela equipa de enfermagem e as condições em que os mesmos eram realizados fez com que a Clinica de S. Thomé se tornasse num local de referência pelas autoridades de saúde local encaminhando vários utentes às nossas instalações.

Desta forma com a grande procura dos nossos serviços para a realização

dos testes de despiste para SARS-CoV-2 foi necessário criar condições de trabalho e conforto para os utentes.

Assim sendo, foi colocada uma carrinha da Santa Casa da Misericórdia no parque de estacionamento junto à nossa Clinica que permitiu proteger a equipa de enfermagem e os utentes das condições climatéricas adversas, salvaguardar a privacidade de cada teste e assegurar as condições de assepsia exigidas.

TESTES RÁPIDOS PARA DESPISTE DE SARS-COV-2

Em outubro de 2020 foram adquiridos pela nossa Instituição testes de despiste de SARS-CoV-2 para serem utilizados em situações mais urgentes e em que não fosse necessário a certificação laboratorial e para rastreio rápido de positivos e negativos.

Esta medida fez com que a Santa Casa da Misericórdia de Ovar se tornasse mais autónoma no despiste do novo vírus sendo possível testar de forma rápida e eficaz residentes e colaboradores.

Os testes são realizados pela equipa de enfermagem em regime de Clínica e nas diferentes valências.

TESTES SEROLÓGICOS - PROGRAMA CAMARA MUNICIPAL DE OVAR

Em julho de 2020 foi proposto pela Laboratório Germano de Sousa a realização de 300 testes serológicos aos munícipes da cidade de Ovar de forma a ser possível perceber a evolução epidemiológica da nossa região.

Assim na semana de 13 a 17 de julho de 2020 estiveram presentes 3 enfermeiros e a rececionista da nossa Clinica que em conjunto realizaram 300 colheitas de sangue com o objetivo de serem apurados dados importantes para o combate do vírus SARS-CoV-2.

CONSULTAS

O total de consultas efetuadas na clinica durante o ano 2020 foi de 1065. Pela análise dos números registados nas tabelas anexas, concluímos que a especialidade com maior representação no total das especialidades da clinica é a oftalmologia, seguida da nutrição e da medicina dentária.

72

Foi um ano muito diferente dos restantes pois estivemos encerrados durante 2 meses (de 18 março a 18 maio) devido á pandemia.

Em baixo junto um gráfico anual de consultas por especialidade para uma rápida análise.

Relativamente á atividade de analises clinicas e testes covid 19, os meses de setembro, outubro e novembro foram os meses de maiores registos de colheitas de testes covid 19.

Em anexo junto as tabelas com os registos mensais das colheitas efetuadas ao longo do ano. No mês de julho registamos um valor elevado de análises clinicas que se deve aos testes serológicos efetuados ao abrigo do protocolo efetuado com a camara municipal de Ovar (relatório já elaborado em 23/07/2020).

Para uma rápida visualização do movimento, junto um gráfico anual das 3 atividades relacionadas com análises clinica.

Apesar da situação atual pela qual estamos a passar, a clinica desenvolveu um bom trabalho ao nível dos testes covid 19, tendo em conta a escassez de recursos humanos com que nos debatemos.

O pessoal de enfermagem esteve sempre ao nível das exigências do serviço, permitindo assim prestar aos nossos utentes um serviço de qualidade.

A clinica contou também com a colaboração dos nossos clínicos na adaptação ás novas exigências colocadas pela pandemia, permitindo assim a reorganização dos serviços.

0 50 100 150 200 250

Ano 2020

0 200 400 600 800 1000

Colheitas / 2020

73

PANDEMIA SARS-COV-2 E A EQUIPA

DE SAÚDE

A ocorrência de um surto de infeção na China originada por um novo vírus (COVID-19), introduzido em humanos, foi seguido pelo desenvolvimento rápido de uma situação epidémica, que rapidamente evoluiu para a declaração de pandemia. Deu-se, assim, a evolução de um problema de saúde pública que galgou fronteiras afetando a nossa Instituição.

Por esse motivo e com o objetivo de proteger os nossos idosos foram criadas equipas fixas e permanentes que ficariam a viver durante pelo menos 15 dias nas diferentes valências.

Assim a equipa de enfermagem respondeu de forma muito positiva ao apelo da nossa Instituição e na manhã de 19 de março de 2020 entravam ao serviço, os nossos 12

enfermeiros.

Com o surgimento do primeiro caso a 26 de março de 2020 os residentes da valência SEDE que apresentavam sintomas foram transferidos para o edifício do Centro de Dia com o objetivo de isolar os casos sintomáticos dos assintomáticos.

Com a tomada de decisão de ser realizada esta transferência foi necessário adequar o edifício às necessidades que estes doentes exigiam.

Para isso a equipa de enfermagem realizou circuitos de limpos e sujos, criou enfermarias de doentes e iniciou um trabalho de avaliação continua de sinais e sintomas com o objetivo de conseguir identificar de forma eficaz e rápida situações urgentes de doentes com necessidade de acompanhamento médico hospitalar.

Na Casa de S. Thomé com o surgimento dos dois casos, no dia 21 de Abril, os residentes foram rapidamente isolados nos seus quartos e a equipa de enfermagem deu inicio às vigilâncias necessárias.

74

Ó b i t o s

A morte é um processo natural e inevitável em qualquer fase do ciclo vital. É considerada um fenómeno simples, mas difícil de definir, sendo uma condição da vida. Este acontecimento leva à necessidade de reflexão da vida pessoal por parte de todos os enfermeiros da nossa Instituição.

A equipa de enfermagem da Santa Casa da Misericórdia de Ovar interioriza a importância de nunca se esquecer da sua condição humana e finitude. Os nossos residentes e/ou utentes têm a perceção que nos seus momentos finais sejam eles horas, dias ou meses, estes não serão vividos em solidão e em sofrimento pois existe uma preocupação crescente no cuidar nesta fase de vida utilizando para isso todos os meios necessários para o alivio e o conforto.

Os nossos residentes e/ou utentes são acompanhados, apoiados e compreendidos por todos os que o rodeiam dentro na nossa Instituição proporcionando-lhes o máximo de bem-estar possível garantindo assim uma morte serena e sem sofrimento. Assim, a pessoa em fase terminal morre em paz e com dignidade vendo respeitados todos os seus direitos como pessoa até ao momento da morte.

O papel dos profissionais de enfermagem da Santa Casa da Misericórdia de Ovar perante um idoso em fase terminal é crucial, apesar de na maioria das vezes ser um processo difícil de lidar por sentimentos de tristeza, angústia e impotência. Os enfermeiros perante um idoso em fase terminal têm consciência que a vida está por um fio e são tomadas medidas de conforto benéficas para o mesmo, deixando de lado todos os seus sentimentos negativos sempre que possível. 1 12 36 39 40 10 0 18 10 18 1 0 0 10 20 30 40 50 26/03 10/04 19/04 25/04 10/05 25/05 03/06

No documento RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS (páginas 69-74)