• Nenhum resultado encontrado

O Batismo do Espírito Santo

Aqui estão as perguntas que os cristãos fazem regularmente sobre o batismo no Espírito Santo:

- Existe um batismo do Espírito Santo à parte e um batismo de fogo à parte?

- Quem baptiza no Espírito Santo?

- Onde se pode ser baptizado no Espírito Santo?

- Quem pode ser batizado no Espírito Santo?

- Quando se pode ser baptizado no Espírito Santo?

- Cada verdadeiro filho de Deus deve ser batizado com o Espírito Santo?

- Como receber o batismo do Espírito Santo?

- Existe uma diferença entre ter o Espírito Santo e ser batizado no Espírito Santo?

- Por que o batismo do Espírito Santo?

- O batismo do Espírito Santo é uma prova de salvação?

- O batismo do Espírito Santo é uma prova de que se pertence a Deus?

- Falar em línguas é um sinal do batismo do Espírito Santo?

2.1- Existe um batismo do Espírito Santo à parte e um batismo de fogo à parte?

Vamos ler juntos as seguintes passagens: Mateus 3:11, Marcos 1:8, Lucas 3:16, João 1:33 e Atos 1:5.

Mateus 3:11 "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento;

mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."

Marcos 1:8 "Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo."

Lucas 3:16 "Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias; este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."

BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E FALAR EM LÍNGUAS Página 7 de 21

Fonte & Contacto: Sítio Internet: https://www.mcreveil.org E-mail: mail@mcreveil.org

João 1:33 "E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo."

Atos 1:5 "Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias."

Quando examinamos os versículos acima, entendemos claramente que não há nenhuma diferença entre o termo "Batismo com o Espírito Santo e com Fogo"

usado em Mateus 3:11 e Lucas 3:16, e o termo "Batismo com o Espírito Santo"

usado em Marcos 1:8, João 1:33 e Atos 1:5.

Gostaria de chamar sua atenção para o que cria confusão. Se você observar atentamente as passagens citadas, ficará surpreso ao descobrir que não há menção em nenhum lugar de um batismo de fogo. A Bíblia fala do batismo do Espírito Santo e do fogo. Mas em nenhum lugar você encontra a frase "batismo de fogo".

Em conclusão, falar do batismo do Espírito Santo e do fogo, ou simplesmente o batismo do Espírito Santo, é dizer a mesma coisa. Então não há diferença entre os dois. Há alguns falsos mestres que tentam explicar o batismo de fogo, a ponto de explicar quando se recebe este batismo e como se sabe que se recebeu isto.

Fuja de todos os chamados pastores que tentam baptizá-lo com fogo, ou que prometem o baptismo de fogo. Lembre-se que eles são agentes de satanás.

Deus não prometeu nenhum baptismo chamado baptismo de fogo a nenhum homem na terra.

Há também algumas doutrinas de demônios que explicam que o batismo do Espírito Santo e do fogo constitui dois batismos diferentes. Um (o batismo do Espírito Santo) sendo para os filhos de Deus, e o outro (batismo de fogo) sendo o fogo do Inferno para aqueles que desobedecem Deus. Isto leva-o a compreender que os agentes de satanás estão determinados a desviar os filhos de Deus. Eles criaram doutrinas satânicas que nada têm a ver com a Sã Doutrina de Jesus Cristo.

2.2- Quem baptiza no Espírito Santo?

A Bíblia nos ensina que é Só o Senhor Jesus Cristo que batiza com o Espírito Santo. Ele o faz como quiser, mas tudo depende da disposição do coração de cada um.

2.3- Onde se pode ser baptizado no Espírito Santo?

Uma vez que é o próprio Jesus Cristo que batiza no Espírito Santo, Ele não precisa de um lugar específico para o fazer. Desde que o coração daquele que deseja o batismo no Espírito Santo esteja disposto, o Senhor pode batizá-lo em qualquer lugar. Assim, pode-se ser batizado no Espírito Santo numa igreja, numa sessão de oração, nas águas do batismo, no quarto enquanto se reza, etc.

2.4- Quem pode ser batizado no Espírito Santo?

Lucas 11:13 nos ensina que cada pessoa com um coração bem disposto diante de Deus pode ser batizada do Espírito Santo. "Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?"

2.5- Quando se pode ser baptizado no Espírito Santo?

Quando meditamos as passagens de Mateus 3:11, Marcos 1:8 e Atos 1:5, já citados, deduzimos que o batismo do Espírito Santo é feito após o batismo de água. Mas em Atos 10:44-47, vemos um grupo de irmãos que tiveram o privilégio de ser batizados com o Espírito Santo antes do batismo de água.

Atos 10:44-47 "44E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. 46Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus. 47Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?" Isso nos faz entender que o Senhor que conhece os corações, pode até batizar alguns de Seus filhos do Espírito Santo antes do batismo de água.

Mas gostaria de avisá-lo contra práticas falsas encontradas hoje em seitas perniciosas. Em muitas dessas igrejas satânicas, erroneamente chamadas de igrejas pentecostais, os feiticeiros distribuem o que chamam de batismo no

"espírito santo". Eles iniciam os fiéis à bruxaria, ensinando-os a falar as línguas de satanás. E quando essas pessoas são iniciadas e começam a falar essas línguas de satanás, dizem-lhes que são batizadas com o "espírito santo". É por isso que encontramos hoje milhares de pessoas endurecidas que falam em línguas, e que acreditam que são batizadas com o Espírito Santo, quando nenhuma delas foi batizada na água.

Lembre-se amados, que o que Deus fez no caso de Cornelius e irmãos em Atos 10:44-47, Ele ainda pode fazer hoje. Portanto, não podemos nos surpreender ao ver alguns dos filhos de Deus que têm o privilégio de ser batizados do Espírito Santo antes do batismo de água. Mas estes não são casos muito frequentes. E para aqueles que recebem o batismo do Espírito Santo sem ainda serem batizados na água, quando é o verdadeiro batismo do Espírito Santo que eles receberam, o Espírito de Deus neles exorta-os a buscar rapidamente o batismo de água.

Então, se você encontrar pessoas que afirmam ser batizadas do Espírito Santo, que falam em línguas, e que durante todo esse tempo nunca foram batizados em água, mas que acreditam que são salvos, diga-lhes que é satanás quem os usa, e não Deus. Diga-lhes que são os demônios que falam através deles, e não o Espírito Santo. E se você encontrar pessoas que falam em línguas, mas recusam o batismo de água, apenas saiba que eles são demônios.

2.6- Cada verdadeiro filho de Deus deve ser batizado com o Espírito Santo?

Para responder a essa pergunta, examinaremos, além das passagens já citadas, ou seja, Mateus 3:11, Marcos 1:8, Lucas 3:16, João 1:33, Lucas 11:13 e Atos 1:5, outras passagens como Marcos 16:17, Atos 2:38 e Atos 15:8.

Marcos 16:17 "E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas."

BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E FALAR EM LÍNGUAS Página 9 de 21

Fonte & Contacto: Sítio Internet: https://www.mcreveil.org E-mail: mail@mcreveil.org

Atos 2:38 "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."

Essas passagens mostram que a promessa de Deus para o batismo do Espírito Santo é para todos os Seus filhos, e não para apenas alguns. Em Marcos 16:17, a promessa de falar novas línguas é feita a todos os que vão crer em Jesus, e não a alguns. Atos 15:8 nos diz que "Deus que conhece os corações dá testemunho de Seus filhos, dando-lhes o Espírito Santo". Se Deus concede o batismo do Espírito Santo a todos os que Lhe pedem, incluindo aqueles que não Lhe pertencem, não é aos Seus verdadeiros filhos que Ele não o concederá.

Lembre-se, então, que todo verdadeiro filho de Deus deve ser batizado com o Espírito Santo, e falar em línguas.

2.7- Como receber o batismo do Espírito Santo?

As passagens de Atos 2:1-4 abaixo, e Atos 10:44 já citados, mostram-nos que podemos receber o batismo do Espírito Santo sem intervenção humana.

Atos 2:1-4 "1Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."

Atos 8:14-17 e 19:6, nos mostra que podemos receber esse mesmo batismo pela imposição de mãos.

Atos 8:14-17 "14Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, 15os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. 16(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.) 17Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo."

Atos 19:6 "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam." Tudo depende acima de tudo da disposição do coração de cada um.

2.8- Existe uma diferença entre ter o Espírito Santo e ser batizado no Espírito Santo?

Lembremos de que há uma diferença entre ter o Espírito Santo e ser batizado com o Espírito Santo. Sempre que uma pessoa convida Jesus Cristo à sua vida com um coração honesto, o Senhor vem imediatamente pelo Seu Espírito Santo para habitar nela. A partir de então, essa pessoa tem o Espírito Santo, mas ainda não é batizada no Espírito Santo.

O caso de Apolo em Atos 18:24-25 confirma isso: "24Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras. 25Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João."

Vemos que ele ensinou com exatidão a Palavra de Deus, embora ele conhecesse apenas o batismo de João, ou seja, ele foi batizado apenas na água. Ele ainda não foi batizado no Espírito Santo. Se Ele poderia ensinar com exatidão a Palavra de Deus, isso nos mostra que era o Espírito Santo Nele que estava fazendo esse trabalho. Ele já tinha o Espírito Santo, mas ainda não havia sido batizado com o Espírito Santo.

Algumas pessoas ignorantes dizem que foi no dia de Pentecostes que os discípulos tiveram o Espírito Santo. Não cometas este erro. Os discípulos foram batizados no Espírito Santo no dia de Pentecostes (Atos 2:1-4), mas já tinham o Espírito Santo. Eles tiveram o Espírito Santo quando o Senhor assoprou sobre eles. Isto é o que vemos em João 20:19-23. "... E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo..."

2.9- Por que o batismo do Espírito Santo?

Acabamos de ver com o caso de Apolo em Atos 18:24-25, que mesmo sem ser batizado com o Espírito Santo, um verdadeiro filho de Deus pode entender exatamente a palavra de Deus e até ensinar. Mas ele é sempre limitado. Se o batismo do Espírito Santo não fosse necessário para nossa vida espiritual, Deus não o teria prometido a nós. O Senhor sabe que sem este batismo não teremos o poder do Espírito Santo para nos ajudar a enfrentar as várias batalhas que nos esperam ao longo do caminho. O Senhor também sabe que sem o poder que obtemos com o batismo do Espírito Santo, não poderemos resistir ao diabo. É por isso que o Senhor havia recomendado aos seus discípulos Em Atos 1:4-5 a não se afastar de Jerusalém, mas a aguardar primeiro o poder do Espírito Santo.

É também por isso que Áqüila e Priscilla, em Atos 18:26, levaram Apolo com eles para expor a ele mais exatamente o caminho de Deus.

Os discípulos seguiram as recomendações do Senhor. Eles primeiro esperaram para receber o poder do Espírito Santo antes de começar o ministério. Após o dia de Pentecostes, o efeito do batismo do Espírito Santo sobre os discípulos se tornou muito visível. Eles estavam cheios de poder, zelo, unção, sabedoria, inteligência e coragem para o serviço do Senhor. Os apóstolos, que tremeram com cada ameaça, tornaram-se homens completamente mudados, revestidos com o poder do Espírito Santo. Sabei, pois, amados, que não podeis servir a Deus sem estar revestidos com o poder do Espírito Santo. Portanto, não caia mais nas armadilhas montadas para si pelos demónios que tentam ensinar-lhe o contrário. No final deste Ensinamento, dar-vos-ei alguns elementos de discernimento para vos ajudar a identificar estes agentes do Inferno.

2.10- O batismo do Espírito Santo é uma prova de salvação?

Lembre-se, amados, que como todos os outros dons, o batismo do Espírito Santo não é uma prova de salvação. Em outras palavras, o batismo do Espírito Santo não é um sinal de que alguém é salvo. Deus dá dons aos homens porque Ele quer, não necessariamente porque os homens O amam. Portanto, nunca você não deve deixar que os dons vos seduzam. Saiba que você pode ter muitos dons e ir para o Inferno.

Se Deus deu os dons aos homens porque eles O amam, a posse de um dom significaria que aquele que o possui é salvo. Mas Deus dá os dons aos homens,

BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E FALAR EM LÍNGUAS Página 11 de 21

Fonte & Contacto: Sítio Internet: https://www.mcreveil.org E-mail: mail@mcreveil.org

em vez disso, porque Ele ama os homens. E cada um faz dons recebidos de Deus o que ele quer. Alguns usam os dons que receberam de Deus para louvar a Deus, outros usam os deles para zombar de Deus. É isso que justifica a arrogância dos homens hoje. Eles usam a inteligência que Deus lhes deu para se compararem a Deus. Eles estão fazendo seres humanos e plantas em laboratórios; eles estão tentando tornar outros planetas habitáveis; eles estão fazendo armas sofisticadas com as quais eles eles serão capazes de lutar contra Deus quando chegar a hora; etc.

Portanto, há apenas aqueles que temem a Deus, que vivem para Deus e de acordo com a Sã Doutrina de Jesus Cristo, e que usam os dons que Deus lhes deu para a glória de Jesus Cristo o único Salvador, que serão salvo. Que seja claro para tudos, que o batismo do Espírito Santo não é prova de que alguém é salvo.

2.11- O batismo do Espírito Santo é uma prova de que se pertence a Deus?

NÃO. Nem todos aqueles que dão a aparência de serem batizados no Espírito Santo, são sementes de Deus. Saiba muito bem que, tanto quanto os verdadeiros filhos de Deus, sementes de Deus, recebem de Jesus Cristo o batismo do Espírito Santo, tanto os falsos filhos de Deus, também podem receber este batismo, quando Deus o distribui. Ser baptizado no Espírito Santo, ou acreditar-se batizado no Espírito Santo, não faz de nós uma semente de Deus.

Portanto, não caiam na armadilha de chamar verdadeiros filhos de Deus a todos aqueles que aparentemente são batizados no Espírito Santo. O batismo do Espírito Santo não é, portanto, uma prova de que se é uma semente de Deus.

2.12- Falar em línguas é um sinal do batismo do Espírito Santo?

Dada a importância de falar em línguas, e considerando o facto de se ter tornado outra arma que os agentes de satanás usam para atormentar cristãos ignorantes e instáveis, achei melhor tratá-la separadamente, de uma forma completa e detalhada, respondendo a todas as perguntas que os cristãos costumam fazer a si próprios.

Documentos relacionados