• Nenhum resultado encontrado

3.3 BIBLIOTECA ESCOLAR

3.3.1 Bibliotecário escolar

Para que a biblioteca escolar cumpra com todos os seus objetivos e exerça todas as suas funções, é imprescindível que ela conte com o profissional adequado, o bibliotecário, que é habilitado legalmente para trabalhar em bibliotecas. Pois nada resolve uma biblioteca com acervo e espaço físico adequados se não contar com um profissional para processar, mediar, divulgar e disponibilizar os recursos informacionais para a comunidade escolar a qual atende. Ele é uma espécie de elo que une o público em potencial existente na escola à gama de informações de que dispõe na biblioteca.

O bibliotecário escolar é primordial para realizar o papel de intermediário entre o livro e o leitor, e o mesmo precisa ser um educador especialista (em livros, audiovisuais, entre outros); demonstrar entusiasmo e respeito pelo ensino- aprendizagem; manter-se atualizado sobre as tendências inovadoras da educação; demonstrar preocupação pelo bom aproveitamento e realização pessoal de cada aluno; possuir capacidade de planejar e trabalhar em cooperação com todos as pessoas (diretor, professores, especialistas) que fazem parte da escola (HILLESHEIM; FACHIN, 1999, p, 70-71).

Fragoso (2002, p. 130) apresenta um rol das principais funções e atribuições que devem fazer parte do cotidiano do bibliotecário escolar, que são participar ativamente do processo educacional, planejando junto ao quadro pedagógico as atividades curriculares, sendo que isso deve ser feito para todas as disciplinas, acompanhando o desenvolvimento do programa, colocando à disposição da comunidade escolar materiais que complementem a informação transmitida em classe; fazer da biblioteca um local descontraído, de modo a que os leitores se sintam atraídos para ela; estimular os alunos, através de atividades simples, desde o maternal, a se envolverem com propostas leitoras; estimular os educadores a vivenciarem a biblioteca da escola

como um espaço pedagógico de educação continuada; proporcionar informações básicas que permitam ao aluno formular juízos inteligentes na vida cotidiana; oferecer elementos que promovam a apreciação literária, a avaliação estética e ética, tanto quanto o conhecimento dos fatos; favorecer o contato entre alunos de idades diversas; proclamar uma biblioteca para leitores solidários e não para leituras solitárias.

Para Davies (1974, p. 69-70, tradução nossa), um bibliotecário escolar, para prestar serviços competentes e eficazes deve ser como um professor; possuir uma ampla preparação acadêmica; possuir treinamento especializado em psicologia do ensino e aprendizagem, no estudo e no planejamento de planos de estudo e na organização e administração de uma coleção; adquirir conhecimento profundo do programa de ensino da escola; participar ativamente em todas as fases do programa de ensino e aprendizagem; integrar o programa bibliotecário ao programa educativo; ter respeito e preocupação pelo bem estar pessoal e educativo de cada estudante; estar familiarizado com o conteúdo e a finalidade do plano de estudos; traduzir necessidades do plano de estudos ao uso dos meios serviços da biblioteca; adaptar, personalizar e humanizar os serviços da biblioteca ao usuário; trabalhar em cooperação com os professores para integrar os recursos, serviços e roteiros da biblioteca com o programa de ensino e aprendizagem da sala de aula; estar atento às mudanças educativas; estar disposto a renovar e inovar.

Litton (1974, p. 68-70, tradução nossa) classifica o trabalho realizado pelos bibliotecários escolares em três grandes categorias, as tarefas administrativas, técnicas e educativas. As funções administrativas incluem o planejamento e execução do programa da biblioteca; a seleção e combinação do local para a biblioteca; a seleção e localização do mobiliário e equipamentos necessários; a seleção localização, treinamento e supervisão do pessoal para o trabalho; o preparo e administração do orçamento anual; a integração da biblioteca no programa educativo; a programação do uso da coleção por estudantes e professores; a divulgação na comunidade escolar de informação sobre esses serviços e recursos da biblioteca; a coordenação do programa de aquisição e os serviços bibliográficos com a biblioteca pública da comunidade; a participação em reuniões de associações profissionais de bibliotecários, de professores e de outros grupos.

As funções técnicas, que antes eram vistas como as únicas, o bibliotecário escolar deve estabelecer os procedimentos par a seleção, aquisição, processamento,

preparo e empréstimo dos materiais; manter uma documentação precisa do acervo bibliográfico e audiovisual da biblioteca; descartar periodicamente os materiais da coleção que se deterioraram, desgastaram ou desatualizaram; supervisionar a realização das tarefas de rotina necessárias.

As funções educativas do bibliotecário escolar incluem a familiarização com os cursos e programas de estudo e conhecimento das fontes de informação além de outros aspectos do programa educativo; a tendência das necessidades de leitura individual dos estudantes e seu progresso escolar em geral; a aplicação de um caráter humano ao serviço bibliotecário, se ocupando das necessidades individuais do aluno no processo de aprendizagem; participação nas reuniões de professores; a participação em comitês dedicados à revisão do plano de estudos; estar informado das novidades na investigação educacional e das tendências, métodos e materiais educativos; o fornecimento aos professores de materiais para o seu contínuo amadurecimento cultural e para o enriquecimento geral do programa docente; a criação e manutenção de um ambiente propício para o uso efetivo da coleção.

O bibliotecário deve participar da vida escolar de seus usuários, participando do desenvolvimento do programa educativo que o professor colocará em prática na sala de aula, onde a biblioteca constituirá uma extensão das atividades de classe, onde o aluno buscará respostas aos questionamentos levantados em sala. Através desta parceria, os anseios de incentivo à pesquisa serão atingidos pelo professor, que instiga a formulação de questões em suas aulas, e pelo bibliotecário que auxiliará na busca de informações que resultem na solução do problema. Com seu trabalho, o bibliotecário poderá mostrar o quão importante é o hábito da leitura, tanto para realização de trabalhos escolares, como também para seu entretenimento, outra função onde o educador e o bibliotecário precisam trabalhar juntos, para obter o seu pleno sucesso (CORRÊA et al., 2002, p.118).

A função educativa do bibliotecário escolar concentra-se no sentido de auxiliar a comunidade escolar na utilização correta das fontes de informação, dando um embasamento para que o educando saiba usufruir esses conhecimentos, também fora do ambiente escolar. Ele ensina a socialização, através do compartilhamento de informações, de utilização de materiais e ambientes coletivos, preparando assim o educando no desenvolvimento social e cultural. Já o educador/professor deve

ultrapassar a transmissão da informação e o uso de materiais informativos, trabalhando conteúdos com maior profundidade, levando o educando a um conhecimento contextualizado, estabelecendo ligações com aspectos gerais da vida em sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos com capacidade crítica e transformadora. Sendo assim, verifica-se a necessidade de um trabalho conjunto entre estes profissionais, onde cada qual lançará mão de suas aptidões específicas em prol de uma educação mais rica e bem sucedida (Id., opus cit., p.121).

Através dessa parceria entre bibliotecário e professor, para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento de habilidades nos alunos para o uso da informação e estudo, indo além do método tradicional de ensino de uma única visão apresentada nos livros didáticos e no discurso do professor para a consideração de outras visões, o aluno poderá aprender desde cedo a pesquisa e se integrar na sociedade da informação e conhecimento.

Assim, observa-se a fundamental importância da presença do bibliotecário escolar no ambiente da escola, onde pode desempenhar diversas atividades, auxiliando e contribuindo com professores e alunos em suas necessidades informacionais, para uma educação mais eficiente que forme cidadãos críticos, conscientes e ativos na sociedade.