• Nenhum resultado encontrado

7.2 Universo da pesquisa

7.2.2 Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal

A Biblioteca do Supremo Tribunal Federal foi criada em 1912, desde essa época, seu desenvolvimento vem acompanhando o progresso das tecnologias de informação e de comunicação, que propiciaram a informatização dos procedimentos de tratamento documental das atividades técnicas e gerenciais, bem como do fornecimento de produtos e serviços.

A denominação Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal4 foi instituída oficialmente em 18 de abril de 2001, homenagem em razão da importância do Ministro para a sistematização das decisões predominantes do Tribunal por meio das súmulas, das quais foi o grande idealizador.

A biblioteca está vinculada à Coordenadoria de Biblioteca, com subordinação à Secretaria de Documentação, suas atividades são regulamentadas pela Instrução Normativa n.º 3/2003, posteriormente modificada pela Instrução Normativa n.º 31/2005. A figura 6 representa a estrutura da Coordenadoria de Biblioteca.

Figura 6 – Organograma da Coordenadoria de Biblioteca.

Fonte:Página do Supremo Tribunal Federal na Internet

4 Informações retiradas da página do Supremo Tribunal Federal na Internet:

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=bibliotecaSobreBibliotecaHistorico. Acesso em: 11 nov. 2010. Coordenadoria de Biblioteca Seção de Gerência do Acervo Seção de Pesquisa Secretaria de Documentação Seção de Referência e Seção de Biblioteca Digital Empréstimo

54 A Biblioteca participa da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI), integrada por quinze bibliotecas governamentais no Distrito Federal, e utiliza o software Aleph para realização de pesquisas, que possibilita a recuperação de referências bibliográficas de livros, capítulos de livros, folhetos, artigos de periódicos, artigos de jornais e multimeios. O acesso ao sistema de pesquisa é através da página do Supremo Tribunal Federal www.stf.jus.br, na opção Biblioteca.

Além do sistema Aleph, a Biblioteca disponibiliza ao público em geral, pela página do STF, outra fonte de informação para pesquisa que é a Biblioteca Digital, com acesso em meio digital, a documentos de diversas áreas do Tribunal, com um variado acervo como livros, fotografias, bustos, peças de museu, processos históricos, entrevistas, áudios e vídeos da TV e da Rádio Justiça. Atualmente quatro coleções compõem a Biblioteca Digital, são elas: Obras Completas de Rui Barbosa, Obras Raras, Domínio Público e Publicações Institucionais.

A Biblioteca possui também duas bases de dados para pesquisa, disponíveis aos usuários internos, a base de dados Hein on line que contém artigos de periódicos jurídicos em língua inglesa e a Constitutions of the Countries of the World5 que possibilita o acesso ao texto integral das constituições e emendas constitucionais de 192 países.

O atendimento realizado pela biblioteca contempla o público interno, composto pelos Gabinetes dos Ministros, servidores e demais prestadores de serviço do Tribunal, na demanda por informações, pesquisas e documentos no campo doutrinário do Direito, e também o público externo formado pelas bibliotecas de órgãos governamentais do Distrito Federal, advogados, visitantes e estudantes de todo o país.

A Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal é especializada em Direito, seu acervo é composto por obras que versam sobre os diversos ramos do Direito e áreas correlatas. Os produtos e serviços que são elaborados pela biblioteca visam atender às necessidades de informação dos ministros, dos assessores e dos demais usuários. Contudo, nunca houve uma avaliação para saber se esses produtos e serviços são compatíveis com essas necessidades.

5

55

7.2.2.1 Produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca do STF

Abaixo encontram-se relacionados os produtos e serviços elaborados pela Biblioteca do STF.

Produtos elaborados pela biblioteca do STF6:

 Novas Aquisições: Listagem mensal dos livros e materiais especiais incorporados ao acervo da biblioteca no mês corrente, ordenada por áreas do conhecimento. Apresenta a visualização das capas e dos sumários dos livros e a possibilidade de consulta da disponibilidade da obra. Traz a opção de solicitação eletrônica de empréstimo e/ou cópia de capítulos de livros, sendo o empréstimo restrito aos servidores do STF.

 Sumários de Periódicos: Listagem dos periódicos nacionais e estrangeiros que foram incorporados ao acervo da biblioteca no mês corrente com a visualização das respectivas capas e sumários e possibilidade de pedido eletrônico de cópias dos artigos.

 Bibliografias Temáticas: Elaboradas sobre assuntos de competência constitucional do STF, de acordo com a demanda de julgamentos e da repercussão social dos temas, a partir de levantamentos bibliográficos na Rede Virtual de Bibliotecas – RVBI, no banco de dados Hein Online, Scielo e no Banco de Jurisprudência do STF.

 Pastas dos Ministros: Levantamento biobibliográfico dos Ministros do STF e que versem sobre eles, com links para o texto integral dos documentos. Apresenta também a Exposição virtual do Ministro aniversariante do mês da composição atual.

 Guia de Direito Constitucional: Fontes de informação específica de Direito Constitucional. Apresenta a Constituição Brasileira de 1988, as Constituições de Constitutions of the world.

6

Outras informações podem ser obtidas em:

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=bibliotecaConsultaProdutoBiblioteca. Acesso em maio 2010.

56 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1967 (Emenda Constitucional nº 01/69); a Constituição Brasileira em outros idiomas; dicionários jurídicos; periódicos específicos; cursos de pós-graduação voltados para a área de Direito Constitucional; eventos; páginas especializadas; entidades e as Cortes Constitucionais Internacionais.

 Símbolos da Justiça: À Justiça são associados diferentes símbolos, cujos significados e imagens são apresentados pela biblioteca e pela Seção de Memória Institucional do STF.

Serviços oferecidos pela Biblioteca do STF7:

 Empréstimo: O empréstimo domiciliar de obras do acervo é facultado aos servidores do STF e a bibliotecas situadas no Distrito Federal mediante o cadastro.

 Empréstimo entre bibliotecas: A Biblioteca do STF solicita o empréstimo de obras do acervo de outras bibliotecas, através do serviço de cooperação entre bibliotecas de órgãos públicos, situados no Distrito Federal, para atender aos Ministros e seus assessores, além de contemplar também as demandas do gabinete do Diretor-Geral e das Secretarias do Tribunal.

 Atendimento: A Biblioteca atende os Ministros e os servidores do Supremo Tribunal Federal na demanda por informações, pesquisas e documentos especificamente na área de Direito. Atende também o público externo, formado pelas bibliotecas de órgãos governamentais do Distrito Federal e, no âmbito nacional, advogados, estudantes e demais interessados;

 Fornecimento de cópias: A biblioteca fornece cópias de artigos de periódicos e de capítulos de livros, obedecendo à legislação de direitos autorais;

 Visita Orientada: É realizada para dois públicos distintos: a) Ambientação de usuários internos: informações gerais sobre o STF com distribuição de material informativo, que inclui detalhes sobre seus produtos e serviços e,

7

Outras informações podem ser obtidas em:

57 principalmente, as instruções para utilização dos recursos de informação da Biblioteca; b) Ambientação de usuários externos: explicação sobre a disposição do acervo, os terminais de auto-atendimento, o espaço cultural com as exposições e localização de todas as salas que compõem a biblioteca.