• Nenhum resultado encontrado

As bibliotecas possuem horários, instalações e acervo adequados, em quantidade e qualidade, compatíveis com as necessidades de

ensino, pesquisa e extensão?

Esta questão apresenta índice de satisfação de 48% por parte da comunidade e insatisfação de 28%. O pequeno índice (3%) de não sei/ não se aplica, reflete a utilização e importância do Sistema de Bibliotecas da UFPR pela comunidade acadêmica (Figura 37). Diante do agrupamento de variáveis diferentes de análise na avaliação desta questão, na próxima pesquisa os itens deverão ser desmembrados para melhor detalhamento e qualidade do questionário.

FIGURA 37 - SATISFAÇÃO COM RELAÇÃO AOS HORÁRIOS, INSTALAÇÕES E ACERVO DAS BIBLIOTECAS COMPATÍVEIS COM AS NECESSIDADES DA COMUNIDADE DA UFPR.

65 Questão 15: Os laboratórios estão adequados para formação acadêmica, tanto em quantidade quanto em qualidade?

Esta questão apresenta índice de satisfação de 24%, insatisfação de 44% e não sei/não se aplica de 9% (Figura 38). Os maiores índices de insatisfação foram registrados nas categorias de alunos de graduação (50%), pós-graduação (49%) e docentes (44%) e a maior satisfação entre os técnico-administrativos (36%).

66 Questão 24: As instalações físicas (dimensões e mobiliários) as políticas de conservação do espaço físico e dos equipamentos da UFPR atendem às necessidades de todas as atividades da UFPR?

Esta questão apresentou índice de satisfação de 27%, insatisfação de 46% e não sei/não se aplica de 1% por parte da comunidade. Foi a 44ª colocada entre 46 questões, o que indica necessidade de melhoria nas instalações físicas. Houve relativa homogeneidade das respostas nas diferentes categorias (Figura 39).

FIGURA 39 - DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DA UFPR COM AS INSTALAÇÕES FÍSICAS E AS POLÍTICAS DE CONSERVAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E DOS EQUIPAMENTOS.

67 Questão 25: As instalações físicas da Universidade oferecem condições de acesso e uso para pessoas com necessidades especiais?

Esta questão apresenta índice de satisfação de 39%, insatisfação de 34% e não sei/não se aplica de 6% por parte da comunidade. Observa-se homogeneidade de opiniões entre todas as categorias (Figura 40).

FIGURA 40 - CONDIÇÕES DE ACESSO E USO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DA UNIVERSIDADE POR PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

68 Questão 30: A qualidade dos serviços realizados pelas empresas prestadoras de serviço (vigilância, limpeza e manutenção) na UFPR é satisfatória?

Esta questão apresenta índice de satisfação de 63%, insatisfação de 16% e não sei/não se aplica de 1% por parte da comunidade. Observa-se homogeneidade de opiniões (Figura 41).

FIGURA 41 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS REALIZADOS PELAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS.

69 5.8 DIMENSÃO 8 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

5.8.1 Planejamento

O PDI 2012-2016 adotou a Avaliação Institucional como parte da Dimensão Estratégica que visa fortalecer e amparar órgãos de apoio às atividades acadêmicas.

A avaliação do alcance das metas do PDI se dá através do acompanhamento periódico da equipe de Planejamento em conjunto com as unidades responsáveis, mantendo atualizados os dados sobre as ações adotadas para atingir os objetivos estratégicos conforme o cronograma do exercício.

Em 2012 a instituição enfrentou um obstáculo para o alcance das metas previstas para este ciclo do planejamento estratégico: o movimento grevista de servidores docentes e técnico-administrativos que durou quatro meses em que numerosos setores acadêmicos e administrativos da Universidade estiveram paralisados, desempenhando de forma parcial ou nula as suas funções.

Este intervalo interferiu no alcance de parte das metas ligadas a gestão de pessoal - cursos de capacitação e assistência à saúde, como exemplo: gestão acadêmica - revisões curriculares e implantação de novos ambientes pedagógicos; infraestrutura física e de tecnologia de informação ; edificações, implantação de sistemas; e serviços - compras e contratações entre outros que poderiam ter permitido um melhor desempenho da instituição quanto ao cumprimento de suas metas para 2012.

O retorno às atividades em setembro, antecedendo o encerramento do exercício fiscal, financeiro e patrimonial, e a extensão do calendário permitiram a retomada das ações estipuladas para o ano, sendo que algumas puderam ser concluídas no prazo previsto e/ou até mesmo inferior ao originalmente dimensionado.

Ainda em 2012 iniciou-se a revisão do organograma da Instituição e houve a criação de dois Setores acadêmicos: criação do Setor de Artes, Comunicação e Design, por desvinculação (de cursos e respectivas unidades) do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes; e, a transformação do Campus Palotina em Setor Palotina.

Em 2013 está previsto um processo de revisão das rotinas vigentes, denominado Estatuinte, que certamente implicará em novos desafios para instituição.

70 5.8.2 Avaliação Institucional

Em 2012 a CPA trabalhou em conjunto com seus representantes na preparação do instrumento de avaliação institucional que foi aplicado para a comunidade acadêmica e sociedade civil no mês de maio. A Comissão iniciou o trabalho de sistematização dos resultados e divulgação aos Representantes Setoriais. Brevemente, estes resultados serão disponibilizados para toda comunidade acadêmica e sociedade civil através do presente relatório.

Durante o ano de 2012 a CPA participou das avaliações de reconhecimento de cursos no Setor Litoral, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Campus Palotina e Setor de Ciências Agrárias, cuja Avaliação do Curso de Agronomia objetivou a sua Acreditação Internacional.

Com vistas a conhecer novos modelos e trocar experiências sobre o processo de avaliação institucional a CPA participou das Reuniões do Grupo Disciplinar de Avaliação e Planejamento das Universidades da Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) realizadas em Asunción - Paraguai e Santa Maria - Rio Grande do Sul.

Ao final do mês de setembro de 2012 houve recomposição da CPA, devido ao vencimento de mandato, contudo mantiveram-se dois membros da antiga Comissão com vistas a dar continuidade ao processo, principalmente em razão da análise dos dados da pesquisa 2012.

Em 2013, a CPA iniciará o processo de discussão sobre a formulação de novo questionário e aplicação de nova pesquisa com os seus representantes e com a comunidade acadêmica.

As questões 7, 12 e 46 avaliam a Dimensão 8 como principal e as questões 11,

71 Questão 7: O Ciclo de planejamento (planejar, desenvolver, acompanhar e avaliar) é aplicado e divulgado adequadamente?

Observa-se uma divisão homogênea de opiniões entre os públicos diante dos índices de satisfação e insatisfação, 30% e 34% respectivamente. O percentual de respostas não sei/não se aplica é baixo (10%) mas apresenta-se maior perante os alunos de graduação e pós-graduação (Figura 42).

72 Questão 12: Quantifique o seu conhecimento em relação ao PDI

Observa-se um baixo grau de conhecimento da comunidade acadêmica em relação ao PDI, considerando que somente 20% dos respondentes declararam ter informações satisfatórias do documento. Depreende-se isso, principalmente, pelos percentuais discentes de graduação e pós-graduação que apresentaram os maiores índices de insatisfação e não/sei se aplica (Figura 43). Para todas as categorias, esta questão está abaixo da 42ª posição no ranking reforçando o desconhecimento da comunidade em relação ao PDI.

73 Questão 46: Avalie o instrumento de pesquisa dessa avaliação.

Observa-se homogeneidade de opiniões. O instrumento de pesquisa dessa avaliação foi bem aceito por 67% da comunidade, sendo que 12% o consideraram ruim ou péssimo. Esta questão foi a 5ª colocada entre todas as questões (Figura 44).

FIGURA 44 - AVALIAÇÃO DESSE INSTRUMENTO DE PESQUISA APLICADO NA COMUNIDADE DA UFPR.

74 5.9 DIMENSÃO 9 - POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

A questão 4 avalia a Dimensão 9 como principal e as questões 1, 2, 18, 19, 20,

23, 32 e 41 como relacionada.

Questão 4: Os programas de Assistência Estudantil da UFPR atendem à