• Nenhum resultado encontrado

2.8

Blockchain Frameworks

Tendo em conta os diversos trabalhos desenvolvidos nesta área, não é necessário, na maioria dos casos, construir um blockchain de raiz. Esta secção serve para entrar em detalhe e explicar alguns dos frameworks mais importantes e a sua aplicabilidade em casos específicos.

Ethereum

A Ethereum é uma plataforma descentralizada capaz de executar smart contract e aplicações descentralizadas (DApps), tendo por base a tecnologia blockchain. É uma plataforma que imple- menta uma linguagem de programação Turing-complete que por sua vez permite a existência de código armazenado na norma de "contratos"[27].

Hyperledger

O Hyperladger é fruto de um projeto iniciado em 2005 pela Linux Fundation e é nem mais nem menos que um hub para o desenvolvimento de blockchain industrial em código aberto [28].

Atualmente este projeto colaborativo abrange mais de 100 membros dos mais diferentes seto- res de atividade:

• Tecnologia da mobilidade (Airbus e Daimler) • Empresas IT (SAP, IBM, Fujitsu, Intel e Samsung)

• Instituições financeiras (American Express, BBVA e BNP Paribas)

• Startups especializadas em blockchain (Blockstream, Factom e Consensys)

Atualmente a estratégia do Hyperledger passa por promover uma vasta gama de tecnologias de negócios, framework, bibliotecas, interfaces e aplicativos. A Hyperleger é o anfitrião dos seguintes projetos:

• Sawtooth Hyperledger (conjunto modelar desenvolvido pela Intel que usa um novo algo- ritmo de consenso chamado Proof of Elapsed Time (PoET));

• Hyperledger Iroha (projeto criado em parceria com algumas empresas japonesas para faci- litar a incorporação de frameworks num blockchain);

• Hyperledger Fabric (projeto liderado pela IBM. Trata-se de uma implementação plug and playpara o desenvolvimento de blockchain a grandes escalas com uma grande flexibilidade de permissões);

• Hyperledger Explorer (desenhado para facilitar a criação de aplicações Web user-friendly); • Hyperledger Indy (coleção de ferramentas, bibliotecas e outros componentes para identida-

des digitais baseadas em blockchain).

Corda

Corda é uma plataforma blockchain de código aberto usada para registar, gerir e sincronizar contratos e transferir valor. A nova proposta da Corda baseia-se na utilização de um consenso plausível por notários conectados que fornecem garantias independentemente do algoritmo que usem [29].

ShipChain

Embora seja conhecida pelos benefícios no Supply Chain Management, esta plataforma é pro- jetada como uma permissioned Ethereum side-chain. É também apresentada como uma plataforma específica para redes de transporte marítimo [30].

BigChainDB

BigchainDBé um banco de dados descentralizados open-source que se destina à transição digital de ativos. Possui grandes velocidades de transação comparativamente a outros blockchains contemporâneos por possuir o seu próprio algoritmo de consenso [31].

Modum

A Modum oferece diversas soluções de última geração para a inteligência e para a Supply Chainatravés da criação de ecossistemas digitais com tecnologia de sensores IoT e blockchain, para diversas aplicações. Por exemplo, sensores de temperatura e de humidade para garantir certi- ficações governamentais nas empresas farmacêuticas ou alimentares [32].

IOTA

IOTA é uma plataforma blockchain que tem como objetivo principal a criação de um ecossis- tema seguro e descentralizado para a Internet das Coisas (IoT). Esta plataforma parte do princípio de que, à medida que mais dispositivos comuniquem entre si, mais rápido as transações são reali- zadas entre os mesmos, dado que, em vez de haver uma cadeia de blocos relacionada aos blocos

2.8 Blockchain Frameworks 29

anterior e seguinte, há um sistema que funciona como uma grade de blocos inter-relacionados [33].

Quorum

O Quorum é uma versão do Ethereum mais focada no ambiente empresarial. O objetivo do Quorom é fazer o mínimo de modificações possíveis no cliente Ethereum para facilitar a sincroni- zação de novas versões. O Quorum foi também concebido para qualquer aplicativo que exija um processamento de altas velocidades e de alto rendimento de transações particulares dentro de um grupo permissioned de participantes conhecidos [34].

Ripple

A plataforma Ripple serve para os utilizadores enviarem dinheiro, usando o poder do block- chain. A Ripple, alega que: "connects banks, payment providers, digital asset exchanges and corporates via RippleNet to provide one frictionless experience to send money globally"[35]. A empresa afirma também que possuem o melhor algoritmo de consenso (Ripple Consensus Algo- rithm) que lhe permite ser a melhor plataforma blockchain orientada a ativos financeiros e a que apresenta as melhores velocidades de transação [36].

Capítulo 3

Casos de Estudo por Setores

A tecnologia blockchain apresenta, como referido no capítulo anterior, diversas vantagens de utilização e, como tal, pode ser aplicada em diversos negócios, independentemente da dimensão, do objetivo, do setor e dos tipos de processos presentes.

Nas seguintes secções são abordadas algumas das empresas analisadas, categorizadas nos se- guintes setores:

1. Setor Agricultura

2. Setor Automóvel

3. Setor da Administração Pública 4. Setor da Educação

5. Setor da Saúde

6. Setor dos Media 7. Setor Energético

8. Setor Financeiro 9. Setor Gaming

10. Registo de Propriedade

11. Filantropia e Ajuda Humanitária

3.1

Setor Agricultura

Apesar da tecnologia blockchain ser considerada uma tecnologia emergente, tem-se verificado um significativo aumento de investimentos em blockchain.

A aplicação dessa tecnologia neste setor pode garantir a rastreabilidade e também melhorar a transparência e a eficiência dos agentes em toda a cadeia, desde os agricultores até aos consumi- dores.

Atualmente, a maioria das empresas recorre a uma base de dados ou a material impresso para armazenar e gerir todos os dados relacionados com a segurança, sustentabilidade e burocracias [37]. Esta estrutura resulta em custos operacionais muito elevados, alto potencial para corrupção ou erro (humano e/ou tecnológicos).

A WHO estima que uma em cada dez pessoas adoece todos os anos devido ao consumo de alimentos contaminados [38].

Existem diversos casos de utilização desta tecnologia neste setor, tal como existem empresas específicas viradas para cada objetivo. O foco da maioria das empresas nesta área pode ser dividido em:

• Rastreabilidade (ex: Grass Roots and ripe.io)

• Otimização da Food Supply Chain (ex: Agrichain)

• Transações (ex: Agridigital and AdriLedger)

• Seguro de colheitas (ex: ETHERISC and WorldCover)

Rastreabilidade

- Ajuda a diminuir o desperdício alimentar

- Disponibiliza toda a informação desde a produção ao transporte -Melhora a relação consumidor/produtor

Otimização da Food Supply Chain

- Permite uma melhor otimização das quantidades e dos preços - Possibilita a encomenda de quantidades mais racionais - Facilita a rapidez na troca de informações

Transações - Permite comodidade e rapidez nos pagamentos - Implica menos taxas de transação

Seguro de Colheitas

- Regista as partes envolvidas, o preço, a data, a localização e a qualidade - Possibilita a segurança de documentos

- Aumenta a visibilidade da supply chain

3.1 Setor Agricultura 33

AgriDigital

No negócio relacionado com a agricultura, na maioria dos casos, os agricultores assumem o risco de entregar (vender) as suas colheitas a um comprador e esperar algumas semanas para que o pagamento seja realizado.

A AgriDigital é uma empresa australiana com uma plataforma de gestão de mercadorias base- ada na nuvem, que conecta agricultores e participantes da cadeia de valor. Esta plataforma é capaz de criar um ativo programável (token) para representar uma mercadoria física desde um produtor até um comprador. Cada transação realizada nesta plataforma é rastreada de forma imutável com todos os dados referentes à mesma (localização, custo, tempo, etc.) anexados a esse token, e os pagamentos que ocorrem em tempo real por meio de smart contracts.

Nesta plataforma quando um agricultor entrega os seus bens a um comprador ocorre de forma quase instantânea uma "troca atómica". O token digital representa os bens transferidos no exato momento em que o pagamento é realizado.

Grass Roots Cooperative

A Grass Roots, cooperativa agrícola sediada em Arkansas (USA), tem como objetivo e/ou compromisso melhorar as ligações diretas entre produtores e consumidores, bem como aumentar a transparência e a rastreabilidade.

O objetivo passa por dar ao consumidor de produtos alimentares da Grass Roots a experiência mais personalizada e transparente possível.

Em parceria com a empresa Provenance e com o apoio da Heifer USA lançou no final de 2017 um aplicativo que permitia a qualquer utilizador comum, fotografando um código barras, rastrear um pacote de frango embalado. O consumidor teria assim a certeza de que o produto não tinha sido falsificado ou adulterado.

Documentos relacionados