• Nenhum resultado encontrado

2.5 Instrumentos de desenvolvimento

2.5.6 Book Creator (Wikipedia)

A Wikipedia é uma grande fonte de informação. Há páginas sobre quase todos os tópicos existentes, mas só podem ser acedidos ou com uma ligação à Internet ou imprimindo em papel. A Wikipedia atualmente possui um novo recurso que permite selecionar várias páginas a partir da enciclopédia online e juntá-las de modo a criar um ebook nos formatos PDF, OpenDocument (ODT), OpenZIM e EPUB.

Para se criar um livro, basta ir a uma página da Wikipedia e, na barra lateral, selecionar “Imprimir/exportar -> Criar um livro” (Figura 2.27).

Figura 2.27 – Menu de criação de um livro no sítio da Wikipedia.

Na página seguinte, escolha “Mostrar Livro”. Depois escrever o “Título” e o “Subtítulo”. A partir da janela “Procurar”, escolhem-se as páginas que se pretende adicionar ao livro. Cada página que aparece no ecrã apresenta esta barra com botões que nos dão várias hipóteses: “adicionar esta página ao livro”, “mostrar livro” e “sugerir páginas” (a Wikipedia sugere automaticamente páginas de acordo com o título escolhido) (Figura 2.28).

Figura 2.28 – Wikipedia: Criador de livros.

Para obtermos o ebook, seleciona-se “Mostrar livro”. Nessa página podem-se fazer algumas modificações e escolher o formato que pretendemos descarregar ou exportar. Este sistema cria todos os ficheiros necessários à leitura do documento, baseado em XHTML e metadados.

Figura 2.29– Gestão do livro.

Vantagens: pode ser utilizado em múltiplas plataformas; a criação dos ficheiros necessários à publicação é automática; os ficheiros XHTML podem ser alterados através de um editor de texto e de HTML e, assim, editar os textos e as imagens ou acrescentar outros elementos.

2.5.7 Pressbooks

O Pressbooks oferece a possibilidade de qualquer pessoa poder publicar os seus ebooks. Através da criação de uma conta no sítio http://pressbooks.com/ pode-se aceder a um plug-in para o WordPress Multi-Site, característica que permite criar uma rede de sites que partilham a mesma instalação WordPress e, por isso, não pode ser utilizado num blogue individual.

O sistema é gerido como um blogue de conteúdos de livros que exporta em diversos formatos para Nook, iBooks, Kobo, Kindle, impressão, XHTML. Este plug-in é gratuito, mas a sua publicação contém uma marca de água. Para ser removida, deverá fazer-se a compra de um pacote EBOOK PRO para exportar nos formatos EPUB e MOBI. O blogue permite ainda a exportação em PDF, para impressão, mas para isso tem que se aderir ao pacote PDF+EBOOKPRO.

Selecionar um dos formatos PDF, OpenDocument (ODT),

Figura

2.30 –

Interface do blogue Pressbooks. 2.5.8 Inkling Habitat

O Inkling Habitat é também um site que ajuda a criar ebooks e obter um produto final para publicação de uma obra, em múltiplas plataformas.

Após a abertura de uma conta com o email e o seu registo, surge um vídeo que explica como se pode criar um ebook em linha. O utilizador pode escolher um de dois modelos (ou criar o seu próprio), escrever o título da obra, o nome do autor, o número da edição e o editor. Entre os recursos disponíveis temos: tipos e formatação de texto; equações; botões de controlo de vídeo e de áudio e diaporamas. O site permite também o acesso às páginas em HTML e às folhas de estilo, CSS, para personalizar o livro. No final, o utilizador tem a possibilidade de escolher o dispositivo onde vai ver o seu trabalho e a publicação tem 3 opções (Save As): Web & IOS, EPUB e publicar na Inkling Store. No Mac, com o sistema Mavericks e após a escolha da segunda opção, faz-se o download e abrimos o nosso livro com a aplicação iBooks. O livro mantém a marca de água da Inkling Habitat até se submeter o livro à Inkling Store.

O Inkling tem uma aplicação para leitura de ebooks no iPad, no iPhone e na Web. O site disponibiliza as edições dos livros que abrangem temas como Arte e Fotografia, Computadores, Viagens e Aventuras, Música ou Jardinagem entre outros temas.

Nome do sítio

A sua interface permite explorar capítulos, usar marcadores e procurar os livros por títulos. As ações de interatividade permitem responder a questionários, utilizar popups, vídeos e áudio.

Figura 2.31 – Interface de trabalho do Inkling Habitat: centro, a visualização do livro; à direita, elementos que compõem a página; à esquerda, a sequência das páginas. 2.5.9 Escrytos

A Escrytos é uma plataforma em linha da editora LeYa que disponibiliza vários serviços para autopublicação em formato digital de livros, textos, teses ou ensaios originais e a respetiva divulgação na Internet.

Após o registo que é feito como os anteriores, com o email e a password, o autor poderá recorrer aos serviços da Escrytos para melhorar a qualidade da sua obra. Os serviços pagos consistem no trabalho de edição (imprecisões, erros de forma e de conteúdo), de revisão da ortografia e da sintaxe e de pareceres sobre o estilo, o enredo, as personagens da obra, etc. Os ficheiros aceites para conversão deverão ser apresentados nos formatos .doc ou .docx, do Microsoft Word.

Para garantir que o ebook estará de acordo com as normas do formato EPUB, a Escrytos tem um serviço de Conversão Profissional para que o autor não perca tempo com uma atividade tão específica e algo complexa. A sua comercialização será feita em todas as

livrarias que fazem parte da sua rede de distribuição (LeyaOnline, Amazon, Apple Store, Barnes & Noble, Fnac.pt, Gato Sabido, IBA, Kobo, Livraria Cultura, Submarino e Wook).

Além dos serviços pagos, o autor tem acesso a outros serviços gratuitos. Por exemplo, a criação de capas. Trata-se de uma ferramenta com acesso a centenas de imagens e a diferentes fontes tipográficas. Dá a possibilidade de criar a partir de modelos pré-definidos, “Escolha o modelo desejado”, ou de personalizar a sua própria capa, “Personalize a sua capa”. Na mesma página, pode-se definir o nome do autor, as fontes, o tamanho e os alinhamentos e escolher a imagem entre a galeria da Escryptos e uma que o autor tenha no seu computador.

Figura 2.32 – Interface da Escryptos para criação de uma capa.

A autopublicação gratuita implica a conversão prévia do original em formato EPUB por parte do autor. A Escrytos concebeu um Manual de Conversão que permite ao autor converter o seu original e colocar o livro completo (conteúdo + capa) em linha sem qualquer custo. Esse manual foi elaborado para utilização do software Sigil, para os sistemas Mac e Windows. O Sigil é um editor gratuito de ebooks, para múltiplas plataformas, segundo o formato EPUB. Não suporta a versão mais recente EPUB3.

Figura 2.33 – Interface do software Sigil

Em síntese, neste Capítulo fizemos uma análise dos vários aspetos relacionados com os ebooks: um breve historial, os dispositivos de leitura, os modelos e as ferramentas de criação. A seguir, passaremos a descrever algumas das novas narrativas digitais e a sua utilização na educação e/ou no entretenimento. Por fim, apresentaremos vários exemplos de ebooks e discutiremos as características de um modelo “ideal”. Filmes, música ou fotografias há muito que atravessaram a fronteira entre o analógico e o digital. Serão os livros a última fronteira digital?

Capítulo III