• Nenhum resultado encontrado

3. PESQUISA: LIMITES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 NO

3.1 Breve apresentação das monografias analisadas

Título da Monografia: lei 10.639/03 e o ensino fundamental: a implementação e seus desdobramentos na escola paroquial cristo rei.

Autora: Iracélia Borges Taveira. Ano: 2016.

A pesquisa buscou investigar como ocorreu a implementação da Lei 10.639/03 nesta escola do município de Tocantinópolis – TO. Para tanto, a autora buscou conhecer como o(a)s professore(a)s estão trabalhando o assunto em sala de aula, por meio da análise de planos de aulas das disciplinas e até mesmo de entrevistas com o(a)s professore(a)s.

O objetivo desta pesquisa intencionava identificar se realmente a lei está sendo

colocada em prática, ou seja, saber se a questão étnico-racial está sendo trabalhada na escola com o intuito de contribuir para a construção da identidade do aluno seja ele negro, branco ou indígena.

A pesquisa se compõe em três capítulos, em que o primeiro aborda os conceitos de “raça”, etnia e ainda sobre identidade, incluindo o seu processo de construção a partir do meio social, família e escola.

O segundo trata de explicar como funciona, como se organiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e as práticas de racismo e discriminação reproduzidas pelos indivíduos na sociedade.

No terceiro, temos uma análise de planos de aula das disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e História, das turmas de 3°, 4° e 5° anos e uma análise das entrevistas realizadas com as professoras da instituição escolar.

Como resultado da pesquisa, foi constatado que planos anuais da disciplina de língua Portuguesa não contempla as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações

32 Étnico-raciais e Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A pesquisadora ressalta que é necessário lutar, reivindicar para que seja incluída a questão étnico-racial na disciplina de Língua Portuguesa dos 3°, 4°, e 5° anos.

Título da Monografia: “O que conhecem os profissionais da educação sobre a lei 10.639/03 em Tocantinópolis - TO”.

Autora: Sheila Pereira Costa. Ano: 2016.

Esta pesquisa consistiu em uma investigação que procurava averiguar o nível de preparação e conhecimento de professore(a)s, e demais profissionais da educação, quando se trata da Lei da lei 10.639/03, verificando também como está acontecendo a sua aplicação.

O trabalho está organizado em três capítulos, sendo o primeiro uma exposição do processo histórico desde a criação da lei 10.639/03, destacando as lutas e debates que se deram no seu entorno. No segundo são apresentadas concepções sobre “raça”, na visão de estudiosos do assunto. Já o terceiro trata da análise dos resultados de entrevistas realizadas com os profissionais da educação de Tocantinópolis -TO, buscando conhecer como esses funcionários trabalham a temática referente as relações raciais de acordo com o que propõe a lei em estudo.

O objetivo do trabalho foi compreender se a formação acadêmica e continuada do(a)s professore(a)s, foi suficiente para que estes estivessem preparados para trabalhar de acordo com o exposto na Lei n° 10.639/03, que inclui no currículo oficial da rede de ensino, os estudos da educação e cultura afro-brasileira e africana nas salas de aula ou em outros ambientes da escola.

A pesquisa se deu em quatro instituições de ensino. Duas de nível infantil e duas de nível fundamental e médio. De cada instituição foram escolhidos três participantes: o(a) diretor(a), o(a) coordenador(a), e um(a) professor(a) (a) de história. Na pesquisa não são mencionados nomes verdadeiros das escolas e nem dos profissionais dela participante.

Como resultado a pesquisa demonstrou que grande parte dos profissionais da educação desconhecem ou não se lembram do conceito essencial da Lei 10.639/03, em seus artigos 26- A e 79-B, em que está estabelecido a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro brasileira e africana no ensino fundamental e médio, no âmbito de todo o currículo escolar e inclui no calendário o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra.

33 Título da Monografia: “Pra não passar em branco”: uma reflexão etnográfica das comemorações do dia da consciência negra em uma escola de Tocantinópolis - TO.

Autora: Dayane da silva ramos. Ano: 2017.

Esta pesquisa tem como tema analisar o processo de implementação da Lei 10.639/03 atentando para os desafios e dilemas enfrentados pelo(a)s profissionais da educação no cotidiano escolar.

O trabalho está organizado em três capítulos, sendo o primeiro dedicado à discussão teórica a respeito da luta e conquistas do negro brasileiro nas relações sociais. O segundo analisa os percalços e avanços na implementação da Lei 10.639/03 a partir de uma avaliação nacional, com ênfase nos resultados da região norte e o terceiro trata de uma observação etnográfica, numa escola do município de Tocantinópolis - TO, verificando como é trabalhado o Dia da Consciência Negra na instituição que a própria pesquisadora também atua como docente.

O principal objetivo do trabalho foi analisar se as práticas dos profissionais da educação daquela unidade escolar, em especial no dia 20 de novembro, contribuíam para uma educação voltada para a valorização da cultura Africana e Afro-brasileira.

Como resultado, o fato mais preocupante constatado, foi que a escola não tinha nada planejado até antes da chegada da pesquisadora, cerca de três semanas antes do Dia da Consciência Negra. Depois de sua chegada, o clima muda rapidamente, o planejamento que não existia, começa a surgir após uma reunião em que são delegadas tarefas individuais aos (às) professore(a)s.

Título da Monografia: A prática pedagógica sobre o olhar da lei 10.639/2003: um levantamento bibliográfico sobre as questões raciais.

Autora: Marlúcia Neves Da Silva. Ano: 2017.

Esta pesquisa consistiu em uma investigação, que buscou compreender através de fundamentação teórica, as questões étnico-raciais e sua relevância no âmbito educacional, observando se os profissionais do ensino estão desenvolvendo propostas curriculares em consonância com o que está estabelecido na Lei n° 10.639/03.

34 O trabalho está organizado em dois capítulos, sendo o primeiro de fundamentação teórica sobre as questões étnico-raciais, em que é feito um apanhado histórico sobre as questões étnico-raciais no Brasil, visando localizar a implementação da lei 10.639/2003. No segundo foi realizado um levantamento bibliográfico, que buscou analisar quatro Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), defendidos no curso de Pedagogia do campus Tocantinópolis - TO, trabalhos esses que tinham como objeto analisar a implementação da Lei 10.639/03 nas escolas do munícipio de Tocantinópolis.

Os trabalhos analisados foram: 1º. “As Leis 10.639/03 e 11.645/08: Implementação e Aplicabilidade nas Escolas de Tocantinópolis/TO”, de Pedro Nonato (2009); 2º. “A Lei 10.639/2003 nas Escolas de Educação Infantil de Tocantinópolis: intenção e realidade”, de Raimundo Almeida Silva (2009); 3º. “A Questão Étnico-Racial na Lei 10.639/2003 e o Seu Espaço em Escolas de Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Tocantinópolis – TO”, de Marcilene Silva (2015) e 4º. “A Lei 11.645/08 e sua Aplicabilidade em Instituições de Ensino Médio de Tocantinópolis - TO: da intenção à realidade”, de Josivânia Dourado (2010).

O objetivo da pesquisa era investigar como a Lei 10.639/03 se desenvolveu dentro das escolas municipais, demonstrando sua relevância no âmbito educacional e abrindo reflexões a a respeito da prática docente e da valorização racial na prática pedagógica. São observados os avanços e desafios encontrados para a implementação de fato da referida lei.

Como resultado, a pesquisa revela que a maioria dos professores conhecem a lei de maneira superficial, onde não costumam incluir em seus planos de aulas, conteúdos e estratégias que explorem de forma mais efetiva as questões étnico-raciais.

Título da Monografia: Educação das relações étnico-raciais na formação de professores. Autora: Wilmara dos Santos Silva.

Ano: 2017.

Esta pesquisa buscava investigar as bases teóricas que envolvem as questões étnico- raciais no âmbito escolar, bem como se deu a implementação da Lei 10.639/03 e a elaboração das novas Diretrizes Curriculares Nacionais que regem essa temática, para em seguida problematizar a formação docente como um desafio para a realização da educação das relações étnico-raciais no espaço escolar.

O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar as questões étnico-raciais no espaço escolar, através da prática docente, bem como os pressupostos da lei 10.639/03, as Diretrizes

35 Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Plano de Desenvolvimento da Educação para a Formação de Professores.

A pesquisa se compôs de três capítulos, em que o primeiro aborda as relações raciais na educação, e a luta antirracista que culminou na criação da Lei 10.639/03. O segundo trata da relevância das questões étnico raciais na formação de professores.

O terceiro, analisará a educação das relações étnico raciais no contexto escolar de Tocantinópolis – TO, através de entrevistas com sete professoras, no intuito de discutir os impasses que envolvem a efetivação da temática no âmbito escolar. A pesquisa busca contribuir para a compreensão da Educação das Relações Étnico-Raciais na prática pedagógica, bem como sua importância no processo de valorização da igualdade racial.

Como resultados, foram encontrados entraves para a implementação da lei 10.639/03. Dentre eles é destacado a formação do(a) professor(a), a qual se percebe como fator primordial para o desenvolvimento de uma prática pedagógica que enfoque na pluralidade étnica e na diversidade cultural.

Documentos relacionados