• Nenhum resultado encontrado

2. METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO

2.6 Breve narrativa sobre Sporting Clube de Portugal

Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande quanto os maiores da Europa. (José Alvalade, 1906)

O primeiro eco da existência do Sporting Clube de Portugal remota a 26 de Agosto de 1902 no jogo disputado entre residentes de Belas e Sintra. Os Cabouqueiros foram José Alfredo Holtreman Roquette (José de Alvalade), José Gavazzo, Fernando Barbosa, José Stromp, Francisco e António Stromp, Eduardo Mendoça, Barjonas Freitas, José Roquette, Dr. Serrão Moura, Geraldes Barba, Henrique Leite, Afonso Botelho, Frederico Ferreira, Borges Castro, João Scarlett, que após um encontro para um jogo de futebol, no Campo Grande Foot-Ball Clube, manifestaram a vontade de fundar um clube (AZEVEDO, p. 20).

O mais influente dos dissidentes, fora José Holtreman Roquette (José Alvalade), que recorrera ao seu avô, o Visconde de Alvalade, o Dr. Alfredo Augusto das Neves Hotreman, bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, para ceder um dos vários terrenos de que era proprietário, para aí nascer o primeiro campo de jogos do Sporting. Foi designado presidente do novo clube, a título honorífico, pelo apoio dado aos fundadores do Clube (AZEVEDO, p. 20-21).

Nos estatutos de 1907 está patente o nome atribuído à Associação de Instrução Exercício denominada Sporting Clube de Portugal, com sede na quinta de Alvalade, os quais foram autenticados pelas assinaturas do Visconde de Alvalade, António Ferreira Roquette, José Alfredo Holtreman Roquette, Frederico Seguro Ferreira, Eduardo Quintela de Mendonça, Fernando Barbosa, Nuno Rego Botelho, José Cordeiro Ferreira Roquette, Lucio Rolin Geraldes Barba, Augusto Carlos Seguro, Henrique d'Almeida Leite Junior, José Borges de Castro, Joaquim Avelino Martins, José Avelino Martins Junior, José Stromp, Carlos Shirley, Guilherme de Lima O'Connor Shirley (ESTATUTOS de 1907)18.

Esta designação foi decidida na Assembleia Geral de 1 de julho de 1906. Ao fundar o clube, fundou uma comunidade ou uma ordem desportivo-moral, que prontamente se estendeu a todo o país. O sentimento moral de José Alvalade e de seus pares lutou contra a rotina dos malefícios do incivismo e do anti desportivismo, transmitindo o testemunho da ética Sportinguista na pureza das suas atitudes estritamente aristocráticas e conservadoras. O complexo desportivo integrava um campo de futebol,

pista de atletismo, dois campos de ténis, um pavilhão com chuveiros e banhos de imersão e até uma cozinha. O clube nasceu com cinco modalidades: futebol, ténis, corridas, saltos (atletismo), exercícios físicos (ginástica) e luta de tração à corda. No ano seguinte, surgiu a prática do críquete, do hóquei em campo e da esgrima. O ciclismo surgiu somente em 1911 (site oficial do SCP, 2017)19.

O Sporting tem como símbolo a figura do leão rompante, é o centro físico e espiritual, à volta do qual se movem centenas de milhar de sócios e adeptos de todos os pontos do mundo desportivo. Encontra na cor verde o princípio original das duas formas da sua esperança: esperança que dura e esperança que consome. A força do seu símbolo, a esperança da sua cor e o servir do seu ecletismo, são condensações de uma energia que é simultaneamente eternidade e tempo. O lema Esforço, Dedicação, Devoção e Glória da “família sportinguista” recordam um passado de glórias ao nível de quase todos os desportos (AZEVEDO, p. 22).

Ficaram memoráveis reuniões de caráter desportivo, social e cultural leonino, nos salões da sua sede da Praça dos Restauradores e as festas de fim de ano e do carnaval quando o clube se encontrava instalado no Palácio da Foz, como consta nas publicações no Boletim do Sporting Clube de Portugal, as festas realizadas na sede do nosso clube para comemorar a passagem de ano foram, como de costume, cheias de animação, alegria, distinção e graça (…) pelo ambiente de calma e elegante familiaridade que as caracterizam (BOLETIM DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, 1936).

Em 1907, realizou-se o primeiro jogo de futebol do clube leonino. Em 1910, o Sporting conquistou campeonatos nacionais de ténis por equipa, títulos de salto à vara, lançamento do peso e do salto em cumprimento; venceu o primeiro jogo internacional contra o Clube Internacional de Futebol (CIF) de Huelva. Ano complicado para o país pois decorrera em Portugal a instauração da República e os jogos passaram a ser cobrados aos aficionados de futebol. Foi neste ano que José Alvalade assumiu a presidência do clube (site oficial do SCP, 2017).

O equipamento do Sporting era composto pela cor branca das camisolas e dos calções, e a partir de 1908 as camisolas apresentavam duas cores, verde e branco, o que aconteceria até 1928. Nesta data, a equipa passou a usar as novas camisolas às riscas horizontais verdes e brancas e calções pretos de flanela, depois de ter ganhado o jogo frente ao Benfica em Outubro de 1928. Tendo o equipamento sido muito apreciado em

Portugal e no estrangeiro, pela sua originalidade. A partir da época 1997/1998, foram também usadas camisolas alternativas totalmente verdes ou brancas e, após esta época, todos os anos são apresentadas camisolas diferentes de cores variadas.

Figura 2 – Equipamento do SCP (1908-1927)

Fonte: Imagens da Web

Os anos quarenta e cinquenta foram anos de ouro aquém e além-fronteiras proporcionados pelos “Cinco Violinos” (Jesus Coreia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano) através do espírito coletivo e eficácia em campo, tendo conquistado fama nacional e internacional, de tal modo que, apesar de não ter conquistado o título de campeão nacional, o Sporting foi convidado para participar na primeira edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus (site oficial do SCP, 2017).

Durante os primeiros 15 anos de existência do Sporting, não houve disputa de campeonatos nacionais, uma vez que, os primeiros registos de campeonatos de futebol datam de 1912, 1913 e 1918, uma competição não oficial organizada pelo Sport Clube Império com o intuito de jogarem todos os clubes de Portugal, mas somente a partir da época de 1921/22 foi criado o campeonato de Portugal disputado pelos campeões distritais, ainda que, nas épocas de 1922 a 1938, a competição nacional que se designava como Campeonato de Futebol de Portugal, 1938 passou, a partir de 1938, a chamar-se Taça de Portugal. Assim, em 1915 conquistou a Taça de Honra; nas épocas 1922/23, 1933/34, 1935/36 e 1937/38 – ganhou o Campeonato de Futebol de Portugal; obteve 16 Títulos de Campeão Nacional, nas épocas 1940/41; 1944/45; 1945/46; 1947/48; 1953/54; 1962/63; 1970/71; 1972/73; 1973/74; 1977/78; 1981/82; 1994/95; 2001/02; 2006/07; 2007/07; 2014/15.Conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus na época 1955/56

e a Taça dos Vencedores da Taças (atual Taça UEFA) em 1963/64; conquistou ainda por distrito 16 Títulos (site oficial do SCP, 2017).

As Escolas Academia Sporting possibilitam a prática desportiva junto dos jovens e priveligiam o desenvolvimento de um estilo de vida saudável pois no “desporto, como na vida, se deve aprender” seguindo valores e princípios associados a uma cidadania ativa. O futebol é a imagem da vida e da sociedade, (…) sempre que jogam, vocês estão a educar e a transmitir valores: o companheirismo, o esforço pessoal, a beleza do jogo, o jogo de equipa (PAPA FRANCISCO, 2017 publicado por MIGUEL, 2017).

Em 2017 conquistou a Taça Challenge; Campeonato Nacional de Andebol; Campeonato Nacional de Corta-Mato e de Pista Coberta Masculino e Feminino; Campeonato Nacional de Juniores; Taça da Liga; Campeonato Nacional de Ténis de Mesa; Campeonato Nacional Feminino de Futebol. Assim, o Sporting Clube Portugal conta com cerca de 20 mil títulos conquistados, 25 taças europeias (em quatro modalidades distintas), 146 atletas olímpicos e um vasto conjunto de recordes nacionais, europeus e mundiais ainda em vigor e mais de “3,5 milhões”20 de Sportinguistas:

Estou muito satisfeito por esta gente toda. Não me canso de dizer que foram eles que nos empurraram para estes dois títulos. (NUNO CRISTÓVÃO, treinador futebol feminino, 2017)21.

O Sporting Clube de Portugal é o único clube do mundo (atualmente) que, tem dois museus oficiais, um em Lisboa (no Estádio José de Alvalade) e outro em Leiria (na rua Mártires do Tarrafal). O museu de Leiria caracteriza-se por ser uma obra desenvolvida pelo Sócio n. 5631, Bernardes Dinis, que começou por ser uma coleção pessoal de recordações Sportinguistas, tendo-se transformado num espaço riquíssimo de informação do SCP. No seu espólio encontramos revistas, posters, medalhas, troféus, camisolas e outras peças de antigos campeões. Isto demonstra a dedicação e a devoção deste Sócio pelo seu clube que disponibiliza entradas gratuitas e guiadas no museu de Leiria. Na era digital em que vivemos, em 2008 surgiu a 8 de Outubro, a enciclopédia temática com a denominação de Wiki Sporting com o objetivo de preservar a memória do SCP, sendo que, em 2014, foi ultrapassada a barreira de 10 mil páginas editadas por membros dos

20 Citado no endereço eletrónico disponível na internet em URL: http://www.sporting.pt/pt/clube/historia/palmares [consult. 6 jun. 2017]

21 Retirado do facebook do SCP em outubro de 2016, disponível na internet em URL: https://pt- pt.facebook.com/SportingClubePortugal/

Fórum SCP (Porta 10-A), sendo atribuído no mesmo ano, o Prémio Stromp22 na categoria Especial pela Dedicação, Devoção e Esforço. A realização da Gala Honoris Sporting também é o reconhecimento da Dedicação, Devoção, Esforço e Glória de todos aqueles que com contribuíram para a difusão e prestígio do clube, realizada anualmente, cujos Prémios e Galardões (Universo Sporting, Modalidades, Futebol, Honra) são efetuados pelo Conselho Diretivo por votação dos associados e pelos funcionários do Universo Sporting. De realçar que tal devoção e dedicação da ‘família leonina’ se verificam ainda na venda de bilhetes onde semanas antes dos jogos de futebol, a grande ‘família leonina’os sócios e adeptos esgotam a ocupação do estádio de Alvalade, o que não deixa indiferente adeptos, sócios, jogadores, treinadores que assistem aos jogos, como consta nas mensagens deixadas:

Pessoalmente, fiquei fascinado com o ambiente, foi incrível, sobretudo na segunda parte. Cheguei a ter dores de ouvidos, um zumbido constante (...) foi fabuloso, fiquei muito impressionado (FELIX PASSALACK, jogador do Borussia Dortmund, 2016).23

Mais uma vez foi demonstrada a união da ‘grande família leonina’ que através de donativos fez com que um sonho há muito ambicionado se tornasse realidade. Assim, a 21 de Junho de 2017 foi inaugurada a nova casa das modalidades, o Pavilhão João Rocha que nasceu do Esforço, Dedicação e Devoção de 22.956 Sportinguistas e de tantos outros que de alguma forma deram o seu contributo para que este sonho se torna-se realidade (BRUNO CARVALHO, presidente do SCP, 2017). João Rocha foi, mais uma vez, homenageado com o seu nome perpetuado numa infraestrutura que ficará para a história do Clube.

Lembramos que aqui está apenas retratada de forma suscinta parte da vastíssima e riquíssima história deste Clube, pois para documentar tal história eram necessários mais de três volumes de livros como foi escrito por Eduardo Azevedo no seu livro intitulado a História e Vida do Sporting Clube de Portugal.

22 O Grupo Stromp foi fundado em 1940 por um grupo de sportinguistas, com o objectivo de ajudar a

implementar o ideal sportinguista e contribuir e colaborar com os Órgãos Sociais do Clube na obtenção de êxitos e na defesa da imagem do Sporting. O Grupo Stromp teve actividade durante cerca de 10 anos, que foi depois interrompida. Após um interregno, foi recuperado a 18 de dezembro de 1962, data que é actualmente considerada como a fundação do atual Grupo Stromp. As condições de admissão no Grupo são a prestação de serviços relevantes ao Clube e 10 anos de filiação (WIKISPORTING).

Documentos relacionados