• Nenhum resultado encontrado

5. Sinistro

5.3. Cálculo da Indenização

5.3. Cálculo da Indenização 5.3. Cálculo da Indenização 5.3. Cálculo da Indenização 5.3. Cálculo da Indenização

Danos Materiais

O cálculo da indenização para danos materiais terá como base o Valor Atual de cada bem.

Entende-se por Valor Atual o custo de reposição do bem no dia e local do sinistro, subtraídas as depreciações pela idade, uso, estado de conservação e obsolescência.

No entanto, se o Segurado efetuar a reposição do bem sinistrado, no prazo de até 180 (cento e oitenta) dias contados a partir do recebimento da indenização calculada pelo Valor Atual, terá direito a receber indenização complementar equivalente ao valor da depreciação. Tal indenização complementar não poderá, porém, ser maior do que a indenização calculada pelo Valor Atual de cada bem reposto e não será devida em relação às edificações de imóvel desapropriado, cujo processo não tenha sido consolidado, ou cuja reconstrução seja vedada pelas leis ou posturas aplicáveis.

No caso de despesas fixas

O Segurado deverá apresentar os registros referentes as despesas fixas do condomínio, incluindo pagamento de funcionários, dos três últimos meses anteriores ao da ocorrência do sinistro.

Desta forma, a SulAmérica poderá avaliar os documentos e contas a pagar apresentadas para realizar a indenização, respeitando-se os limites da garantia.

As despesas efetuadas com a finalidade de reduzir os prejuízos ou salvaguardar os bens sinistrados também serão indenizadas, respeitando-se o Limite Máximo de Responsabilidade.

A indenização que vier a ser paga será deduzida do Limite Máximo de Responsabilidade da respectiva garantia. O saldo remanescente será considerado o novo Limite Máximo de Responsabilidade, que vigorará, com a mesma cobertura, até o prazo final de vigência.

Em nenhuma hipótese caberá indenização pelo valor superior ao do Limite Máximo de Responsabilidade de cada garantia contratada.

Vida de Empregados

O Capital Segurado contratado para esta garantia destina-se à cobertura de todos os empregados registrados do condomínio segurado. O Limite Máximo de Responsabilidade por empregado é calculado dividindo-se o limite máximo de responsabilidade global desta Garantia pelo número total de empregados registrados, existentes no mês imediatamente anterior ao da ocorrência do sinistro, constantes da Guia do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Em caso de morte e não havendo estipulação contratual expressa, o Capital Segurado, observada a distribuição de que trata o parágrafo anterior, será pago ao beneficiário, conforme descrito a seguir:

Estado Civil do Empregado

Solteiro: Filhos em partes iguais ou na falta destes mãe e pai (com reversão mútua) e na falta destes os irmãos em partes iguais.

Casado ou em Concubinato: 50% (cinqüenta por cento) ao cônjuge e 50% (cinqüenta por cento) aos pais do empregado (com reversão mútua).

Viúvo: Filhos ou na falta destes os pais do empregado (com reversão mútua).

Se não houver beneficiário conforme enquadrado acima, a indenização será paga de acordo com e lei.

IMP IMP IMP IMP

IMPORORORORORTTTTTANANANANANTTTTTE:E:E:E:E:

a) Será admitido o pagamento da indenização a companheira/companheiro desde que a(o) referida(o) esteja definida de acordo com a Legislação Previdenciária;

b) O Segurado poderá alterar os beneficiários a qualquer tempo, desde que mediante comprovação por escrito A SulAmérica (conforme art. n.º 1.473 do Código Civil).

Para que seja efetuado o pagamento de indenização por Invalidez é necessário que a prova de Invalidez seja apresentada por escrito, em formulário especial fornecido pela Seguradora, ao qual deverá ser anexado laudo de exame médico realizado pela Instituição de Previdência Oficial que constatou a Invalidez do empregado.

No caso de Invalidez Permanente por Acidente Pessoal, o pagamento da indenização será calculado de acordo com tabela a seguir:

Discriminação Discriminação Discriminação Discriminação

Discriminação % do LMR% do LMR% do LMR% do LMR% do LMR

Perda total da visão de ambos os olhos 100

Perda total do uso de ambos os braços 100

Perda total do uso de ambas as pernas 100

Perda total do uso de ambas as mãos 100

Perda total do uso de um braço e uma perna 100

Perda total do uso de uma das mãos e um dos pés 100

Perda total do uso de ambos os pés 100

Alienação mental incurável 100

Perda total da visão de um olho 3 0

Perda total da visão de um olho, quando o Segurado já não tiver a outra vista 70

Surdez total incurável de ambos os ouvidos 40

Surdez total incurável de um dos ouvidos 2 0

Mudez incurável 50

Fratura não consolidada do maxilar inferior 2 0

Imobilidade do segmento vertical da coluna vertebral 2 0

Imobilidade do segmento toracolombo-sacro da coluna vertebral 2 5

Perda total do uso de um dos braços 70

Perda total do uso de uma das mãos 60

Fratura não consolidada de um dos úmeros 50

Fratura não consolidada de um dos segmentos radioulnares 3 0

Perda total do movimento de um dos ombros 2 5

Perda total do movimento de um dos cotovelos 2 5

Perda total do movimento de um dos punhos 2 0

Perda total do uso de um dos polegares, inclusive o metacarpiano 2 5 Perda total do uso de um dos polegares, exclusive o metacarpiano 18

Perda total do uso da falange distal do polegar 9

Perda total do uso de um dos dedos indicadores 15

Perda total de um dos dedos mínimos ou um dos dedos médios 1 2

Perda total do uso de um dos dedos anulares 9

Perda total do uso de qualquer falange, excluídas as do polegar Equivalente a 1/3 do respectivo dedo

Perda total do uso de uma perna 70

Perda total do uso de um dos pés 50

Fratura não consolidada de um fêmur 50

Fratura não consolidada de um dos segmentos tibioperoneiros 2 5

Fratura não consolidada da rótula 2 0

Fratura não consolidada de um pé 2 0

Perda total do movimento de um dos joelhos 2 0

Perda total do movimento de um dos tornozelos 2 0

Perda total do movimento de um quadril 2 0

Perda parcial de um dos pés, isto é, perda de todos os dedos de uma parte do mesmo pé 2 5

Amputação do 1º (primeiro) dedo 10

Discriminação Discriminação Discriminação Discriminação

Discriminação % do LMR % do LMR % do LMR % do LMR % do LMR

Amputação de qualquer outro dedo 3

Perda Total do uso de uma falange do 1º dedo Equivalente a 1/2 do valor do respectivo dedo Perda Total do uso de uma falange dos demais dedos Equivalente a 1/3 do valor do respectivo dedo Encurtamento de uma das pernas:

- de 5 (cinco) centímetros ou mais 15

- de 4 (quatro) centímetros 10

- de 3 (centímetros) 6

- menos de 3 (centímetros) Sem indenização

Quando de um mesmo acidente resultar invalidez de mais de um membro ou órgão, a indenização deve ser calculada somando-se as percentagens respectivas, limitada a 100%

(cem por cento) do Limite Máximo de Responsabilidade. Da mesma forma, havendo duas ou mais lesões em um mesmo membro ou órgão, a soma das percentagens correspondentes está limitada à percentagem de indenização prevista para perda total do membro ou órgão.

As indenizações por morte e invalidez permanente não se acumulam. Se, depois de paga uma indenização por Invalidez Permanente, ocorrer à morte em conseqüência do mesmo acidente ou doença, a indenização já paga por invalidez será deduzida da indenização por morte.

Para efeito de indenização, quando da perda ou agravamento da redução funcional de um membro ou órgão já defeituoso antes do início de vigência do seguro, o grau de invalidez anteriormente existente será deduzido do grau de Invalidez Permanente gerado após Acidente Pessoal coberto por este seguro.

Atenção:

Atenção:

Atenção:

Atenção:

Atenção:

No cálculo da indenização para equipamentos eletro-eletrônicos e de informática haverá depreciação conforme critérios da Seguradora.

As despesas efetuadas com a finalidade de reduzir prejuízos ou salvaguardar os bens sinistrados também serão indenizadas, respeitando-se o Limite Máximo de Responsabilidade.

O valor pago a título de indenização será deduzido do Limite Máximo de Responsabilidade da respectiva garantia. O saldo remanescente será considerado o novo Limite Máximo de Responsabilidade, que vigorará, com a mesma cobertura, até o prazo final de vigência.

Em nenhuma hipótese caberá indenização por valor superior ao indicado para cada Garantia Contratada.

Nota Fiscal

É necessária a apresentação em caso de sinistro para caracterização/comprovação dos bens sinistrados, principalmente equipamentos de eletro-eletrônicos (roubados, incendiados e outros eventos cobertos).

Documentos relacionados