• Nenhum resultado encontrado

C ANDIDATO – R EGISTRO DE C ANDIDATO

No documento Eleições 2006 Ementário (páginas 121-130)

• Segundos embargos de declaração. Processo de registro. Recurso especial. Pedido. Intervenção. Feito. Candidato atingido pela decisão. Interesse jurídico. Demonstração. Admissão. Assistente simples. Art. 50 do Código de Processo Civil. Alegação. Omissão. Contradição. Inexistência. Violação. Ampla defesa. Devido processo legal. Não-configuração.

(...)

4. A ausência de conhecimento pelo candidato embargado acerca da multa eleitoral que lhe foi imposta constituiu fato reconhecido pelo Tribunal a quo, a ensejar a mudança do que decidido inicialmente por esta Corte, resultando no deferimento do registro de candidatura do impugnado.

Embargos rejeitados.

Acórdão nos Embargos de Declaração no Recurso Especial Eleitoral no 26.401, de 21.11.2006 – Classe 22a/PA (Belém).

Relator: Ministro Caputo Bastos.

Decisão: Unânime em não conhecer dos embargos de declaração de Parsifal de Jesus Pontes e desprover os embargos de declaração do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

• Agravo regimental. Recurso especial. Eleições 2006. Candidato a senador. Registro indeferido. Condição de elegibilidade. Candidato não escolhido em convenção.

– Não se pode deferir pedido de registro de candidato não escolhido em convenção.

– Não é possível, em sede de recurso especial, o reexame do conjunto fático-probatório (Súmula-STF no 279).

– Agravo regimental a que se nega provimento.

Acórdão no Agravo Regimental no Recurso Especial Eleitoral no 26.598, de 24.10.2006 – Classe 22a/MG (Belo Horizonte).

Relator: Ministro Carlos Ayres Britto.

• Agravo regimental. Eleições 2006. Recurso especial. Registro de candidatura. Deputado federal. Escolha. Ausência. Ata de conven-ção. Critérios. Matéria interna corporis. Decisão. Fundamentos não afastados.

1. A escolha em convenção partidária é um dos requisitos para o deferimento do registro de candidatura.

2. O tema atinente aos critérios e à conveniência do partido para escolher os candidatos que disputarão o pleito, por ser matéria

interna corporis, foge à competência da Justiça Eleitoral.

(...)

4. Nega-se provimento a agravo regimental que não ataca, especificamente, os fundamentos da decisão impugnada.

Agravo regimental desprovido.

Acórdão no Agravo Regimental no Recurso Especial Eleitoral no 26.772, de 10.10.2006 – Classe 22a/SP (São Paulo).

Relator: Ministro Caputo Bastos.

Decisão: Unânime em desprover o agravo regimental.

• Recurso ordinário. Registro de candidato. Impugnação. Suspensão de direitos em ação civil pública de improbidade transitada em julgado. Mandado de segurança. Via imprópria à desconstituição da decisão. Decisão condenatória, proferida em ação civil pública de improbidade transitada em julgado, na qual se decidiu pela supressão de condição de elegibilidade.

Inviabilidade, na esfera da Justiça Eleitoral, da pretensão de se desconstituir a coisa julgada, com base em decisão em sentido contrário proferida no âmbito da Justiça Comum, em via processual imprópria e mediante provimento judicial que se notabiliza pela sua precariedade. Recurso a que se nega provimento.

Acórdão no Recurso Ordinário no 1.001, de 28.9.2006 – Classe 27a/SP (São Paulo).

Relator: Ministro Marcelo Ribeiro.

Redator designado: Ministro Joaquim Barbosa. Decisão: Por maioria em desprover o recurso.

• Eleições 2006. Registro de candidatura. Indeferimento. Agravo regimental. Recurso especial. Desincompatibilização. Escolha em convenção. Ausência. Fundamentos não infirmados.

– Nos termos da Súmula-TSE no 3, a possibilidade de sanar a falha com a juntada da documentação com o recurso, só se dá no caso de não ter sido dada oportunidade para o suprimento da omissão, o que não se aplica ao caso dos autos.

– A indicação em convenção é requisito essencial para qualquer registro de candidatura, uma vez que não se admite candidatura avulsa. – Para que o agravo obtenha êxito, é necessário que todos os fundamentos da decisão agravada sejam especificamente infirmados, sob pena de subsistirem suas conclusões.

Agravo regimental a que se nega provimento.

Acórdão no Agravo Regimental no Recurso Ordinário no 1.285, de 25.9.2006 – Classe 27a/RN (Natal).

Relator: Ministro Gerardo Grossi.

Decisão: Unânime em desprover o agravo regimental.

• Agravo regimental. Recurso especial. Decisão que se mantém por seus próprios fundamentos.

– Hipótese em que, tendo sido dado ao recorrente prazo suficiente para suprir irregularidade, quedou-se ele inerte, ensejando, assim, o indeferimento do pedido de registro. Precedente.

– Agravo a que se nega provimento.

Acórdão no Agravo Regimental no Recurso Especial Eleitoral no 26.515, de 21.9.2006 – Classe 22a/PI (Teresina).

Relator: Ministro Cesar Asfor Rocha. Decisão: Unânime em desprover o agravo.

• Recurso ordinário. Recebimento como recurso especial. Registro de candidatura. Não-provimento.

1. Acórdão que reconhece fato irregular de que a assinatura constante no requerimento de registro de candidatura não confere com aquelas apostas em outros documentos juntados aos autos.

Inexistência, na ocasião, de procuração nos autos outorgada a quem pudesse representar o interessado.

2. Não-desconstituição do alegado pelo acórdão. Vício não corrigido. Anomalia caracterizada.

3. Recurso ordinário recebido como especial eleitoral e não provido.

Acórdão no Recurso Ordinário no 1.224, de 20.9.2006 – Classe 27a/SP (São Paulo).

Relator: Ministro José Delgado.

Decisão: Unânime em desprover o recurso.

• Eleições 2006. Pedido de registro de candidato ao cargo de governador. Ausência de escolha do candidato pela convenção partidária. Prazo findo em 30.6.2006.

Não se pode deferir pedido de registro de candidato não escolhido em convenção partidária.

Ausência de proveito à agravante em caso de anulação, uma vez ultrapassado o prazo para realização de convenção.

Agravo regimental a que se nega provimento.

Acórdão no Agravo Regimental no Recurso Ordinário no 919, de 19.9.2006 – Classe 27a/PE (Recife).

Relator: Ministro Cezar Peluso.

Decisão: Unânime em desprover o agravo regimental.

• Eleições presidenciais. Pedidos de registro de candidatura. Indeferimento. Tutela antecipada concedida pela Justiça Comum. Efeitos modificativos. Embargos declaratórios acolhidos.

Empresta-se efeito modificativo a embargos declaratórios, para deferir pedido de registro de pré-candidata ao cargo de presidente da República, quando o motivo ensejador do indeferimento foi afastado em razão da concessão de tutela antecipada pela Justiça Comum.

Resolução no 22.415, de 19.9.2006 – 2os Embargos de Declaração no Registro de Candidato à Presidência e Vice-Presidência no 137 – Classe 29a/DF (Brasília).

Relator: Ministro Cezar Peluso.

Decisão: Unânime em prover os embargos de declaração, atribuindo-lhes efeitos modificativos, para deferir o registro de candidatura.

• Recurso ordinário. Recurso contra indeferimento de registro de candidato. Recebimento como recurso especial. Art. 9o da Lei no 9.504/97. Imprescindibilidade de candidato estar filiado a pelo menos um ano, contado da data da eleição, a partido político pelo qual pretende concorrer.

(...)

3. Nos termos dos arts. 7o, parágrafo único, da LC no 64/90 e 40 da Res.-TSE no 22.156/2006, as cortes eleitorais podem conhecer, de ofício, vício que acarrete o indeferimento do pedido de registro de candidatura.

(...)

5. Recurso ordinário recebido como especial e não provido.

Acórdão no Recurso Ordinário no 932, de 14.9.2006 – Classe 27a/GO (Goiânia).

Relator: Ministro José Delgado.

Decisão: Unânime em desprover o recurso.

• Recurso especial. Eleições 2006. Registro. Candidato. Deputado estadual. Quitação eleitoral. Ausência. Multa. Não-pagamento. Impugnação. Quitação do débito. Requisitos não preenchidos. Violação. Art. 11, § 1o, VI, da Lei no 9.504/97.

(...)

2. As condições de elegibilidade são aferidas por ocasião do pedido de registro da candidatura.

(...)

Recurso do Ministério Público Eleitoral não conhecido e recurso da agremiação político-partidária conhecido e provido.

Acórdão no Recurso Especial Eleitoral no 26.401, de 13.9.2006 – Classe 22a/PA (Belém).

Decisão: Por maioria em não conhecer do recurso do Ministério Público e conhecer e prover o recurso do Diretório Estadual do PMDB.

• Eleições 2006. Registro de candidato. Deputado estadual. Condição de elegibilidade. Art. 14, § 3o, VI, da Constituição Federal. Idade mínima. Ausência. Decisão regional. Indeferimento. Recurso ordinário. Recebimento. Recurso especial. Pressupostos específicos de admissibilidade. Não-atendimento. Pedido de reconsideração. Exame. Agravo regimental. Art. 36, § 8o, do Regimento Interno do Tribunal. (...)

4. Indefere-se pedido de registro de candidato que não possui, na data da posse, a idade mínima para o cargo que pretende disputar, por ausência da condição de elegibilidade prevista no art. 14, § 3o, VI, da Constituição Federal.

Agravo regimental improvido.

Acórdão no Agravo Regimental no Recurso Ordinário no 911, de 29.8.2006 – Classe 27a/PB (João Pessoa).

Relator: Ministro Marcelo Ribeiro.

Decisão: Unânime em desprover o agravo regimental.

• Registro de candidatura. Vice-Presidência da República. Pedido. Falta de documentos. Impugnação. Pretensão. Indeferimento. Ir-regularidade. Não-acolhimento. Diligência realizada pela agremia-ção partidária. Vício sanado. Desincompatibilizaagremia-ção. Candidato. Ser-vidor público e diretor sindical. Prazos. Atendimento.

1. Não há como acolher a pretensão formulada pelo Ministério Público Eleitoral que, em sede de impugnação, postulou o indefe-rimento de pedido de registro de candidatura, em face da ausência de documentos, se a agremiação partidária espontaneamente sanou tal irregularidade.

(...)

Resolução no 22.349, de 15.8.2006 – Registro de Candidato à Presidência e Vice-Presidência no 129 – Classe 29a/DF (Brasília).

Relator: Ministro Marcelo Ribeiro.

• Registro de candidatura. Presidência e Vice-Presidência da República. Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap). Impugnação. Irregularidade. Cópia. Ata de convenção. Diligência realizada pela agremiação partidária. Vício sanado. Documentação. Partido, convenção e escolha dos candidatos. Regularidade.

Resolução no 22.347, de 15.8.2006 – Registro de Candidato à Presidência e Vice-Presidência no 125 – Classe 29a/DF (Brasília).

Relator: Ministro Marcelo Ribeiro.

Decisão: Unânime em julgar improcedente a impugnação.

• Eleição presidencial. Pedido de registro de candidatura formulado pelo partido. Requisitos. Res.-TSE no 22.156/2006 e Lei no 9.504/97. Atendimento. Regularidade.

– Tendo sido publicado o edital nos termos do art. 3o da LC no 64/90 e estando presentes os documentos necessários à instrução do processo (Res.-TSE no 22.156/2006 e Lei no 9.504/97), tenho por regular o pedido de registro de candidatura formulado pelo Partido Social Liberal aos cargos de presidente e vice-presidente da República.

*Resolução no 22.344, de 15.8.2006 – Registro de Candidato à Presidência e Vice-Presidência no 116 – Classe 29a/DF (Brasília).

Relator: Ministro Cesar Asfor Rocha.

Decisão: Unânime em deferir o pedido de registro.

*No mesmo sentido as resoluções nos 22.345, 22.346, 22.353, 22.354 e 22.355, de 15.8.2006.

• Eleições presidenciais. Pedidos de registro de candidatura. Anulação partidária da deliberação que escolheu os candidatos. Ato não impugnado. Vício insanável. Existência de outras irregularidades. Pedido indeferido. Aplicação da Res.-TSE no 22.156/2006. Não se pode deferir pedido de registro de candidato não escolhido em convenção partidária.

*Resolução no 22.325, de 8.8.2006 – Registro de Candidato à Presidência e Vice-Presidência no 137 – Classe 29a/DF (Brasília).

Relator: Ministro Cezar Peluso.

Decisão: Unânime em julgar prejudicadas as impugnações.

*No mesmo sentido as resoluções nos 22.326 e 22.327, de 8.8.2006.

• Registro de candidatura individual (§ 4o do art. 11 da Lei no 9.504/97). Presidência e vice-presidência da República. Impugnação. Ausência de indicação em convenção. Violação aos arts. 7o, caput, e 8o da Lei no 9.504/97. Não-atendimento aos arts. 21, 23 e 24 da Res.-TSE no 22.156/2006.

É requisito indispensável para o pedido de registro de candidatura que os candidatos sejam escolhidos em convenção.

Ante o não-atendimento dessa exigência, indefere-se o pedido de registro.

Impugnações acolhidas, registros indeferidos.

Resolução no 22.322, de 3.8.2006 – Registro de Candidato à Presidência e Vice-Presidência no 139 – Classe 29a/DF (Brasília).

Relator: Ministro Gerardo Grossi.

Decisão: Unânime em acolher as impugnações.

• Registro de candidatura à Presidência da República. Eleições 2006. Coligação Por um Brasil Decente (PSDB/PFL). Requerimento em conformidade com a Lei no 9.504/97 e com a Res.-TSE no 22.156/2006.

1. A Coligação Por um Brasil Decente, integrada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pelo Partido da Frente Liberal (PFL), requer o registro da candidatura de Geraldo José Alckmin Filho para concorrer ao cargo de presidente da República no pleito de 1o.10.2006.

(...)

3. Não houve impugnação nem notícia de inelegibilidade do indicado.

4. Registro de candidatura deferido.

*Resolução no 22.298, de 1o.8.2006 – Registro de Candidato à Presidência e Vice-Presidência no 128 – Classe 29a/DF (Brasília).

Relator: Ministro José Delgado.

Decisão: Unânime em deferir o pedido de registro.

*No mesmo sentido a Resolução no 22.299, de 1o.8.2006.

• Registro de candidatura. Presidência e vice-presidência da República. Pedido. Requerimento. Partido e coligação. Arts. 21 e 23, caput e § 3o, da Res.-TSE no 22.156/2006. Ausência. Escolha. Requerentes. Convenção partidária. Arts. 7o, caput, e 8o da Lei no 9.504/97. Exigências legais e regulamentares. Não-atendimento.

1. Conforme prevêem os arts. 21 e 23, caput e § 3o, da Res.-TSE no 22.156/2006, o pedido de registro de candidatura às eleições presidenciais deverá ser formulado pelo partido político ou coligação, devendo ser subscrito pelo presidente do diretório nacional ou da comissão diretora provisória ou por delegado autorizado, o que não se averigua no caso em exame.

2. É pressuposto para o pedido de registro de candidatura que os candidatos tenham sido escolhidos em convenção partidária, conforme disciplinam os arts. 7o, caput, e 8o da Lei no 9.504/97. (...)

Pedido de registro indeferido.

Resolução no 22.296, de 1o.8.2006 – Registro de Candidato à Presidência e Vice-Presidência no 115 – Classe 29a/DF (Brasília).

Relator: Ministro Caputo Bastos.

No documento Eleições 2006 Ementário (páginas 121-130)