• Nenhum resultado encontrado

O cacau orgânico produzido de forma diferenciada tem se mostrado uma alternativa promissora. De acordo com Saes (2006, apud TAVARES, 2014, p. 13), ele seria uma alternativa para os pequenos produtores que encontram na estrutura de produção diferenciada uma forma de concorrer no mercado global, porque eles podem oferecer produtos para nichos diversos de mercado. O cacau orgânico tem um custo maior de produção, contudo agrega maior valor ao produto, pois traz a certificação como controle de qualidade.

A produção de orgânico na Transamazônica começou em 2005 com uma parceria entre a CEPLAC, a Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP) e o Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social (Deutscher Entwicklungsdienst – DED), cuja finalidade era implantar a central de cooperativas orgânicas para possibilitar aos produtores acesso a novos mercados, adotando técnicas integradas para bases de sustentabilidade para os agricultores da região.

Por meio do programa Cacau Orgânico, deu-se início à capacitação e processo de certificação do cacau orgânico e cacau sustentável (certificação Fair for Life). De acordo com informação do técnico da central de cooperativas, a certificação atualmente é realizada pelo Instituto de Mercado Ecológico-IMO, que realiza serviços de inspeção e certificação dos sistemas de controle de qualidade ambiental e social com destaque para a produção orgânica.

Figura 11 - Certificados emitidos pela FVPP

Fonte: Acervo pessoal (2018)

O programa instituiu as relações comerciais entre as cooperativas e uma empresa de cosméticos que fábrica produtos a base de cacau no Brasil, uma empresa processadora de amêndoas brasileiras e uma indústria de chocolates da Áustria.

A figuras 12 ilustra embalagem de chocolates fabricados a partir das amêndoas da cooperativa de orgânicos da Transamazônica.

Figura 12 - Embalagem de chocolate produzido com cacau orgânico da Transamazônica

Fonte: acervo da autora (2018)

Em 2013 estruturou-se a Central de Cooperativas com o intuito de legitimar juridicamente as cooperativas para as vendas internacionais. Atualmente a Cooperativa Central de Produção Orgânica na Transamazônica e Xingu (CEPOTX) atua em cinco eixos principais: cooperativismo, certificação, comercialização, assistência técnica para manejo das amêndoas e articulação nas relações institucionais.

A Central de Cooperativas está sediada no município de Altamira e atende 150 famílias de produtores associados que juntas produzem aproximadamente 900 toneladas por ano. Ela integra o Programa de Produção Orgânica, totalizando cinco cooperativas nos municípios de Brasil Novo, Vitória do Xingu, Uruará, Pacajá e Anapu numa área de 5.513,14 hectares, com 88 propriedades certificadas e comercialização tanto com empresas nacionais (NATURA, Indústria Brasileira do Cacau – IBC) quanto internacionais (mercado Fair Trade)31.

De acordo com o entrevistado, o objetivo da Central é auxiliar os produtores nos requisitos de certificação e documentação para atender as exigências dos mercados de qualidade.

As vendas das amêndoas são coletivas e acompanhadas pela equipe técnica da Central

31 Adaptado do site IBC cacau. Disponível em: < http://www.ibcacau.com.br/ibc-na-floresta/amazonia/cepotx> Acesso em 1 de maio de 2018.

de Cooperativas, agricultores, técnico de órgãos parceiros, como CEPLAC, SEBRAE e SAGRI, que fazem a avaliação prévia das amêndoas e negociação para garantir preços justos, a emissão de notas fiscais, as certificações, as embalagens e o transporte até o destino final.

Na sede da Central de Cooperativas, as amêndoas são recebidas, armazenadas e embaladas. A produção exportada é acompanhada até o embarque no Porto de Belém. O embarque, os pagamentos e a documentação são registrados por um técnico da CEPLAC, que presta contas à Central.

Segundo o técnico entrevistado, o mercado de cacau orgânico representa hoje apenas 5% do total; contudo, o preço médio desta variedade é 30% maior que o do cacau convencional. A principal dificuldade para o aumento da comercialização do cacau orgânico está no interesse do agricultor.

Atualmente, há pouca vantagem em investir na produção de cacau de maior qualidade, pois os compradores de cacau e as moageiras do mercado nacional não pagam diferenciadamente por qualidade. As próprias indústrias processadoras presentes na região financiam o trabalho de atravessadores para induzir a produção do cacau convencional, que é de qualidade inferior e obtém preços mais baixos.

Um dos pontos levantados pelo entrevistado para o desenvolvimento do cacau orgânico na região diz respeito à deficiência na assistência técnica, que impede a entrada em novos mercados que exigem que se sigam critérios de qualidade:

“O processo de fermentação é o mais importante. O agricultor deve investir em melhoria do cocho de fermentação, pois os compradores realizam visitas nas áreas de produção para verificar se a legislação está sendo cumprida, considerando a questão ambiental e social”.

O mercado para produtos de qualidade no Brasil, a exemplo do cacau orgânico, não é muito valorizado e esta variedade apresenta pouca diferença de preço do cacau convencional. O valor maior se obtém na comercialização com mercados internacionais.

A produção de cacau orgânico na Transamazônica apresenta-se em processo de consolidação, considerando-se os esforços das entidades em fomentar a adoção desse sistema de produção. Um aspecto positivo é a organização de cooperativas, pois as grandes empresas que demandam o uso do cacau no Brasil e no exterior preferem comercializar o cacau de cooperativas organizadas, que garantem melhores condições para o fechamento de contratos e estabilidade na oferta. Os agricultores organizados nas cooperativas e produtores de cacau orgânico alcançam mais experiência com produção de cacau de qualidade, processo de negociação e conhecimento de mercado.

O modelo de produção adotado na comercialização do orgânico pode incentivar novas cooperativas no território. Os produtores da região podem investir na produção para atender a demanda de mercados de qualidade, referente à produção de cacau fino para a produção de chocolates especiais.

As condições climáticas e de solo da região permitem que se produza cacau de boa qualidade e, por conseguinte, chocolate de qualidade. Estudo realizado por Hashimoto (2015) verificou que as amêndoas da região apresentam uma das maiores qualidades em nível de cacau para produção de chocolate com aceitação pelo padrão internacional. O estudo avaliou variáveis como derretimento, dureza, acidez, sabor e aroma, que se mostraram superiores ao da Bahia, da Costa do Marfim, do Espírito Santo e de Rondônia – o teste de aceitação da amêndoa do Pará apresentou média global de 7,18. Ou seja, em termos de qualidade, o cacau da Transamazônica apresenta diferencial capaz de competir no mercado internacional de chocolate.

Com efeito, já surgem na região alternativas com o intuito de driblar a comercialização via intermediários cerealistas. É o caso da Cacauway, primeira fábrica de chocolate da Amazônia, inaugurada em 2010 no município de Medicilândia, capitaneada pela COOPATRANS – Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica, constituída atualmente por 40 cooperados.

A fábrica da Cacauway possibilitou aos agricultores diversificar sua produção. Mais do que isso, trouxe a ideia da produção do chocolate na região e, mais recentemente, da produção de outros derivados, como geleias, licores e cacau em pó.

As alternativas podem ser associadas a outros nichos de Mercado, como a gastronomia e o turismo, propostas de verticalização da produção. No entanto, é preciso que organizações públicas fomentem este tipo de produção na Transamazônica por meio da organização de produtores, não somente como apoio à abertura de novas cooperativas, mas principalmente com apoio à gestão e capacitação.

4 AGROTURISMO, CACAU E CHOCOLATE: PERSPECTIVAS TERRITORIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO

O turismo na região Transamazônica pode ser considerado uma alternativa para o desenvolvimento do território, pois possibilita gerar emprego e renda para a população ligada diretamente ao setor, mas também incrementa outras atividades econômicas, como é o caso da produção do cacau e do chocolate, por meio do processo de gestão participativa dos atores sociais e institucionais.

A diversificação por meio do turismo surge, por um lado, como uma alternativa para os agricultores familiares se adaptarem às novas condições de mercado e, por outro, em razão dos diversos segmentos da atividade turística, surge para valorizar a relação entre produto e território, atrelada ao resgate de valores históricos e culturais e à valorização do patrimônio natural regional.

Tendo em vista estes aspectos, o turismo pode beneficiar o desenvolvimento territorial, utilizando-se do potencial que existe na região, como a diversidade dos atrativos naturais, riquezas culturais e paisagens características amazônicas, a exemplo dos rios, quedas d’água e cavernas. Ou seja, é uma atividade que pode contribuir para a valorização das populações locais e de sua cultura e promover ações que estimulem a conservação ambiental, dito isto, possibilita destacar a importância destes atores locais.