• Nenhum resultado encontrado

Calibragem de ferramenta (dimensões e desgastes)

CAPÍTULO 4 CICLOS FIXOS EDITOR DE CICLOS

4.2 Calibragem de ferramenta (dimensões e desgastes)

Serve para a calibração da ferramenta do eixo-árvore em comprimento ou em raio. A operação desejada se seleciona desde o menu horizontal de softkeys. Na tela se mostrará o gráfico de ajuda da operação selecionada e o ciclo mostrará os dados necessários para defini-la.

Depois de finalizado o ciclo, este atualiza na tabela de ferramentas as dimensões e os desgastes da ferramenta.

Requisitos prévios à calibragem.

Se é a primeira vez que se calibra a ferramenta ou o apalpador, se deve introduzir na tabela de ferramentas um valor aproximado de suas dimensões. Se se trata de um apalpador o valor "R" corresponderá ao raio da bola (esfera) do apalpador.

Calibragem do apalpador de bancada.

Para la ejecución del ciclo es necesario dispor de um apalpador de sobremesa, instalado numa posição fixa da máquina e com as faces paralelas dos eixos do plano. A posição do apalpador estará indicada em cotas absolutas referidas ao zero máquina mediante os parâmetros de máquina gerais PRB1MIN, PRB1MAX, PRB2MIN, PRB2MAX, PRB3MIN, PRB3MAX.

I n f o r m a ç ã o q u e d e vo l v e o c i c l o d e p o i s d e r e a l i z a r u m a

calibragem.

Calibrar o comprimento de uma ferramenta.

Calibrar o raio de uma ferramenta.

Calibragem do comprimento e do raio da ferramenta.

Medir o desgaste em comprimento de uma ferramenta.

Medir o desgaste de raio de uma ferramenta.

CNC 8065

CICLOS FIXOS. ED ITOR DE CICLOS

4.

(REF: 1309) Cal ibrag em d e ferrame nta (d imensõe s e de sgastes)

Depois de finalizado o ciclo, o CNC devolverá o erro detectado nos seguintes parâmetros aritméticos. Se entende por erro detectado a diferença entre o valor medido e o valor atribuído previamente na tabela.

Se na chamada ao ciclo se solicita a calibragem do desgaste de cada fio (parâmetro ·N·), os diferentes comprimentos se atribuem aos parâmetros aritméticos P271 e seguintes; os diferentes raios se atribuem aos parâmetros aritméticos P251 e seguintes.

Informação que devolve o ciclo depois de realizar uma medição

de desgaste.

Depois de finalizada a medição do desgaste, o ciclo atualiza na tabela de ferramentas os desgastes medidos; não modifica o valor de comprimento nem o raio. O ciclo só atualiza o valor do desgaste medido; se só mediu o desgaste do raio, não modifica o desgaste do comprimento nem vice-versa.

Depois de finalizado o ciclo, e se foi definido um desgaste máximo (parâmetros ·Lw· e ·Rw·), o CNC compara o desgaste medido com o máximo permitido.

• Se o desgaste medido excede o máximo permitido, o CNC põe o indicativo de ferramenta gasta. Na definição do ciclo se poderá definir se o CNC detém o ciclo ou se troca a ferramenta por outra da mesma família.

• Se o desgaste medido não excede o máximo permitido, o ciclo devolverá o desgaste medido nos seguintes parâmetros aritméticos.

Se na chamada ao ciclo se solicita a medição do desgaste de cada fio (parâmetro ·N·), os diferentes desgastes de comprimento se atribuem aos parâmetros aritméticos P271 e seguintes; os diferentes desgastes do raio se atribuem aos parâmetros aritméticos P251 e seguintes.

P299 Erro detectado no raio da ferramenta.

P299 Erro detectado no comprimento da ferramenta.

P299 Desgaste do raio.

CNC 8065

4.

CICLOS FIXOS. ED ITOR DE CICLOS (REF: 1309) Cal ibrag em d e ferrame nta (d imensõe s e de sgastes)

4.2.1

Programação do ciclo.

Ferramenta a calibrar.

·T· Ferramenta a calibrar.

Número de ferramenta a calibrar. A ferramenta deverá ser definida na tabela de ferramentas.

·D· Corretor de ferramenta.

Corretor de ferramenta a calibrar.

Movimento de apalpamento.

·ícone· Face do apalpador a utilizar.

Este parâmetro indica qual a face do apalpador se deseja utilizar para calibrar ou medir o desgaste do raio.

·Ds· Distância de segurança.

Este parâmetro só admite valores positivos e maiores do que 0 (zero).

Distância com respeito ao ponto a tocar, à que se aproxima em G00 a ferramenta antes de tocar o apalpador. A ferramenta deverá estar situada a uma distância superior a este valor quando se chame o ciclo.

·Dm· Distância com referência ao eixo da ferramenta do ponto de apalpamento.

Parâmetro opcional; por default, o raio da ferramenta.

·Dz· Distância com referência à base da ferramenta do ponto de apalpamento.

Parâmetro opcional; por default, 0.

·F· Avanço em movimento de apalpação.

Parâmetro opcional; por default, o avanço definido no parâmetro de máquina PROBEFEED. Calibração sobre a face X+.

Calibração sobre a face X-.

Calibração sobre a face Y+.

Calibração sobre a face Y-.

Este parâmetro indica a que distância desde o eixo da ferramenta se encontra o ponto da ferramenta com o qual se deseja efetuar o apalpamento.

Para realizar uma calibragem sobre o eixo da ferramenta, definir este parâmetro com valor 0 (zero).

Este parâmetro indica a altura desde a base da ferramenta onde se encontra o ponto da ferramenta com o qual se deseja efetuar o apalpamento.

CNC 8065

CICLOS FIXOS. ED ITOR DE CICLOS

4.

(REF: 1309) Cal ibrag em d e ferrame nta (d imensõe s e de sgastes)

·S· Velocidade e sentido de rotação da ferramenta.

Este parâmetro define a velocidade e o sentido de rotação da ferramenta; o sinal define o sentido de rotação (positivo se M3 e negativo se M4). Se se define este parâmetro, se deve escolher um sentido de rotação contrário ao de corte.

A calibragem de comprimento sobre o eixo da ferramenta (parâmetro ·Dm· com valor 0) se recomenda fazer com o eixo-árvore parado.

·N· Número de fios a medir.

Este parâmetro só é válido quando se tenha definido o parâmetro ·S· com um valor maior que 0 (zero).

Este parâmetro indica o número de fios que se deseja medir.

Medição do desgaste.

·Lw· Desgaste máximo de comprimento permitido.

Se este parâmetro não se define ou se define com valor 0 (zero), o CNC não recusa a ferramenta por desgaste do comprimento.

Se o desgaste medido é inferior ao definido neste parâmetro, o CNC atualiza a tabela de ferramentas com o valor medido. Se o desgaste medido excede o definido, o CNC recusa a ferramenta e atua conforme o critério definido pelo ícone que acompanha este parâmetro.

·Rw· Desgaste máximo de raio permitido.

Se este parâmetro não se define ou se define com valor 0 (zero), o CNC não recusa a ferramenta por desgaste do raio.

Se o desgaste medido é inferior ao definido neste parâmetro, o CNC atualiza a tabela de ferramentas com o valor medido. Se o desgaste medido excede o definido, o CNC recusa a ferramenta e atua conforme o critério definido pelo ícone que acompanha este parâmetro.

·ícone· Comportamento quando se supera o desgaste máximo.

Este parâmetro só é válido quando se tenha definido o parâmetro ·Lw· ou ·Rw· com um valor maior que 0 (zero).

Este parâmetro indica que faz o CNC quando o desgaste medido excede o definido. Em qualquer caso, o CNC põe o distintivo de ferramenta gasta na tabela de ferramentas.

Cota do apalpador.

·ícone· Redefinir a posição do apalpador de bancada.

N=0 O CNC conhece a localização de um fio e só realiza o apalpamento uma vez. Neste caso, a velocidade do eixo-árvore deve ser ·0·.

N>0 O CNC efetua um primeiro contato para localizar um fio, detém a rotação do eixo-árvore e efetuará a medição de cada fio. Neste caso é necessário programar uma velocidade de rotação para o eixo-árvore e o parâmetro ·Dm·.

O CNC mostra uma mensagem de ferramenta recusada e detém o ciclo.

O ciclo troca a ferramenta desgastada por outra da mesma família.

A posição aproximada do apalpador se toma nos parâmetros de máquina.

A posição do apalpador está definida no ciclo.

Se se seleciona esta opção, o ciclo mostrará os dados necessários para definir a posição do apalpador.

CNC 8065

4.

CICLOS FIXOS. ED ITOR DE CICLOS (REF: 1309) Cal ibrag em d e ferrame nta (d imensõe s e de sgastes)

·PRB1MIN - PRB3MAX· Posição do apalpador de bancada.

São parâmetros opcionais que não é necessário defini-los normalmente. Em algumas máquinas, por falta de repetitividade no posicionamento mecânico do apalpador, é necessário voltar a calibrar o apalpador antes de cada calibragem. Em vez de redefinir os parâmetros de máquina PRBXMIN cada vez que se calibra o apalpador, se podem indicar as referidas cotas destes parâmetros.

Os parâmetros PRB1MIN, PRB2MIN e PRB3MIN fazem referência às cotas mínimas do apalpador no primeiro eixo, segundo eixo e no eixo perpendicular ao plano respectivamente. Os parâmetros PRB1MAX, PRB2MAX e PRB3MAX fazem referência às cotas máximas do apalpador no primeiro eixo, segundo eixo e no eixo perpendicular ao plano respectivamente. Estes dados não modificam os parâmetros de máquina. O CNC tem em consideração estes dados principalmente durante esta calibragem. Se qualquer destes dados é omitido, o CNC toma o valor atribuído ao parâmetro de máquina correspondente.

CNC 8065

CICLOS FIXOS. ED ITOR DE CICLOS

4.

(REF: 1309) Cal ibrag em d e ferrame nta (d imensõe s e de sgastes)

4.2.2

Funcionamento básico.

Calibrar ou Medir o desgaste do comprimento .

1 Movimento de aproximação.

Deslocamento do apalpador em avanço rápido (G00) desde o ponto de chamada ao ciclo até o ponto de segurança. O ponto de segurança estará situado a uma distância ·Ds· sobre o apalpador e a uma distância ·Dm· desde o centro da ferramenta ao ponto a apalpar.

Este movimento de aproximação se realiza em duas fases. Primeiro se realiza o deslocamento no plano de trabalho e depois conforme o eixo perpendicular ao plano. 2 Movimento para localizar um fio (somente se foi definido ·N· diferente de 0).

O CNC arranca o eixo-árvore a velocidade ·S· e desloca a ferramenta ao avanço ·F· conforme o eixo perpendicular ao plano ativo, até receber o sinal do apalpador. Conhecida a posição de um fio, a ferramenta retrocede até ao ponto de segurança e detém o eixo-árvore.

3 Movimento de apalpamento.

Deslocamento do apalpador conforme o eixo perpendicular ao plano ativo ao avanço ·F·, até receber o sinal do apalpador. Retrocesso, ao ponto de segurança.

Se se definiu ·N· diferente de 0, este movimento se repete ·N· vezes. 4 Movimento de retrocesso.

Deslocamento no plano de trabalho até ao ponto de chamada ao ciclo.

Calibrar ou Medir o desgaste do comprimento.

1 Movimento de aproximação.

Deslocamento do apalpador em avanço rápido (G00) desde o ponto de chamada ao ciclo até o ponto de segurança. O ponto de segurança estará situado a uma distância ·Ds· do apalpador.

Este movimento de aproximação se realiza em duas fases. Primeiro se realiza o deslocamento no plano de trabalho e depois conforme o eixo perpendicular ao plano. 2 Movimento para localizar um fio (somente se foi definido ·N· diferente de 0).

O CNC arranca o eixo-árvore a velocidade ·S· e desloca a ferramenta ao avanço ·F· conforme o eixo selecionado, até receber o sinal do apalpador. O CNC detém a rotação do eixo-árvore e efetua uma série de apalpações para afinar a localização do fio. Conhecida a posição de um fio, a ferramenta retrocede até ao ponto de segurança. 3 Movimento de apalpamento.

Deslocamento do apalpador no eixo selecionado ao avanço ·F·, até receber o sinal do apalpador. Retrocesso, ao ponto de segurança.

Se se definiu ·N· diferente de 0, este movimento se repete ·N· vezes. 4 Movimento de retrocesso.

Este movimento se realiza em duas fases. Primeiro se realiza o deslocamento conforme o eixo perpendicular e depois no plano de trabalho.

Calibrar ou Medir o desgaste do comprimento e o raio.

Efetua de modo consecutivo os movimentos das anteriores seções; primeiro efetua a calibragem e/ou a medição do raio e a seguir a do comprimento. A ferramenta retorna ao ponto de chamada ao ciclo somente depois da medição de comprimento.

Quando o número de fios ·N· é diferente de zero, a posição dos fios se conhece depois da medição ou calibragem do raio, por isso não é necessário fazer na medição ou calibragem do comprimento.

CNC 8065

4.

CICLOS FIXOS. ED ITOR DE CICLOS (REF: 1309) Ca lib ra gem do ap alpa dor de medi da.

Documentos relacionados