• Nenhum resultado encontrado

6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

6.3. Campo empírico e sujeitos da pesquisa

Como campo empírico de desenvolvimento da pesquisa elegi a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, como descrito no capítulo de justificativa e apresentado anteriormente, quando tratei do contexto histórico da RMEPOA. Isto deve-se: ao seu contexto de relevantes movimentos de disputas sobre as políticas educacionais; por me ver como parte do campo, sendo professor desta rede; e por participar de um grupo de pesquisa da UFRGS com tradição em investigações sobre a RMEPOA. Em que pese meus interesses pessoais pela compreensão do tema do trabalho docente neste campo de pesquisa, identifico a necessidade de uma reação crítica que permita a potencial ampliação do debate sobre os termos das políticas educacionais na RMEPOA, que atinge quase dois mil professores e professoras e mais de quarenta mil alunos. Mesmo se referindo a uma realidade específica, este estudo pretende incorporar instrumentos e dados que permitam a comparação com outras realidades do Brasil, e a identificação de certas características e impactos derivados das políticas educacionais nos moldes da gestão 2017-2020 de Porto Alegre.

Neste momento, apresentarei alguns dados relevantes da RMEPOA, que demonstram o panorama sobre o conjunto daqueles que serão os sujeitos dessa pesquisa, os professores e professoras de ensino fundamental da RMEPOA.

A RMEPOA é composta por 96 escolas, sendo: 41 de Educação Infantil especificamente, 54 com ensino fundamental e 2 até o Ensino Médio (CARVALHO; NEVES; MELO, 2018, documento online). De acordo com a figura 1, até o censo escolar de 2016, a RMEPOA apresentava 1874 docentes no ensino fundamental, sendo 1475 mulheres, quase 80%, e 399 homens, pouco mais de 20%, o que reflete uma realidade que corrobora o referencial teórico deste trabalho, fundamentado na obra de Apple (1995), que define o trabalho docente como um trabalho feminizado sujeito às dinâmicas sociais de gênero.

Na figura 2 percebemos a divisão dos docentes da RMEPOA por faixa etária, com um grande grupo ficando entre os 30 e os 50 anos, o que pode demonstrar nas entrevistas perspectivas sobre o trabalho docente afetadas pela questão geracional, conforme identificou Junqueira (2018).

Figura 9: Número de docentes por sexo (CARVALHO; NEVES; MELO, 2018, online)

Na figura 3, podemos identificar que em 2016 uma pequena parcela dos professores e professoras municipais declarava sua cor da pele como preta, parda ou amarela, demonstrando a predominância da pele branca entre os docentes. Neste aspecto, novamente a obra de Apple (1995), nos remete a pensar as dinâmicas sociais de opressão a partir dos elementos de raça, realçando a que é importante possibilitar o surgimento de fatores relevantes para análise destas relações nos coletados do campo.

Na RMEPOA, de acordo com a plataforma CultivEduca (CARVALHO; NEVES; MELO, 2018), todos os professores e professoras eram concursados, não havendo contratos temporários com docentes não concursados, prática comum na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Além disso, 97,5% dos professores possuíam ensino superior completo e a maioria com algum grau de pós-graduação. Isto pode estar ligado ao processo de valorização salarial e de formação continuada dentro de um modelo de plano de carreira do magistério que alçou, desde o início da Administração Popular em 1989, a RMEPOA ao status de rede de ensino pública com a melhor remuneração dentre as capitais do país (INEP, 2017).

Dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, com aprofundamento na relação entre pesquisador e objeto de pesquisa, porém com o tempo de imersão no campo reduzido, a definição dos critérios para seleção dos sujeitos buscou observar as características das escolas da RMEPOA e dentro dessa observação encontrar os elementos que promoveriam uma pesquisa que prezasse pelos valores éticos e que oferecessem diversidade de variáveis que pudessem beneficiar a análise.

Os critérios utilizados para seleção de sujeitos foram os seguintes: I. Trabalho docente destacado na RMEPOA.

II. Ter ao menos 3 anos de trabalho na RMEPOA.

Pela minha proximidade com o campo empírico, a seleção de sujeitos da pesquisa foi um processo facilitado, por haver muitos canais de comunicação e muita interlocução com os docentes da RMEPOA. Definiu-se a busca por 8 docentes, número que foi considerado significativo, devido ao volume de dados que se esperava coletar nas entrevistas e o pouco tempo disponível para transcrição, análise e escrita e o potencial representativo que os docentes selecionados possuíam. A maneira que utilizei para atender os dois critérios de seleção dos sujeitos foi contatar as escolas e conversar com as direções e supervisões, buscando uma indicação de professores e professoras que, sob seus pontos de vista, fossem possuidores de relevante contribuição pedagógica para a escola e realizassem um destacado trabalho docente. A medida que contatei as escolas busquei no contato com as direções contemplar as variáveis necessárias à representatividade da amostra.

As variáveis que busquei atender foram:

Figura 12: Grau de formação dos docentes da RMEPOA (CARVALHO; NEVES; MELO, 2018, online)

a) Diversidade de gênero b) Diversidade de raça

c) Escolas de diferentes regiões da cidade d) Escolas de diferentes tamanhos

e) Docentes com diferentes tempos de trabalho na RMEPOA f) Docentes de diferentes faixas etárias

g) Docentes de diferentes anos ciclos/série h) Docentes de diferentes áreas do conhecimento

Este trabalho busca resguardar a privacidade dos sujeitos participantes da amostra e tomo, portanto, os maiores cuidados para garantir o sigilo de suas identidades. Em um estudo em que os sujeitos aceitam expor suas opiniões a respeito do seu trabalho docente o pesquisador tem muita responsabilidade em assegurar que não se possa identificar quem ofereceu as opiniões aqui expostas. Para tanto, descreverei abaixo o perfil dos docentes associando apenas as variáveis que tem relevância na análise de suas contribuições, para que se garanta o anonimato dos participantes. Os docentes participantes foram nomeados de maneira fictícia do seguinte modo: Chico, Elis, Karen, Maria, Milton, Natalia, Nina e Rosa. A tabela a seguir demonstra o perfil dos sujeitos participantes da pesquisa.

TABELA: Perfil dos participantes da pesquisa. Chico Homem, 58 anos, branco.

Formação em pedagogia com especialização em supervisão escolar. Atua como supervisor escolar com todos os anos do ensino fundamental. Trabalha como professor do ensino básico há 25 anos, sempre na RMEPOA. Elis Mulher, 33 anos, branca.

Licenciatura em ciências sociais com especialização.

Atua como supervisora escolar com todos os anos do ensino fundamental. Trabalha como professora do ensino básico há 8 anos, sempre na RMEPOA. Karen Mulher, 40 anos, negra.

Formação em letras inglês-português e especialização. Atua com anos iniciais e finais, com turmas de B10 à C30. Trabalha como professora há 15 anos, sendo 6 na RMEPOA. Maria Mulher, 41 anos, branca.

Formação em magistério e pedagogia, com especialização. Atua com os anos iniciais, com turmas de A10.

Trabalha como professora há 20 anos, e na RMEPOA há 10. Milton Homem, 39 anos, negro.

Licenciatura plena em ciências com habilitação em matemática. Atua com matemática dos anos finais, turmas de B30 à C30.

Trabalha como professor do ensino básico há 13 anos e na RMEPOA há 8. Natália Mulher, 36 anos, branca.

Formação em magistério, licenciatura em letras português-espanhol e mestrado. Atua com língua portuguesa e espanhola nos anos finais com turmas de C10 à C30.

Trabalha como professora há 18 anos e na RMEPOA há 6. Nina Mulher, 47 anos, branca.

Formação em magistério, licenciatura em letras português e mestrado. Atua com anos iniciais, com turmas de A20 e A30.

Trabalha como professora há 28 anos, sendo 18 na RMEPOA. Rosa Mulher, 38 anos, branca.

Formação em magistério e pedagogia.

Atua com os anos iniciais, turmas de A30 e B10.

Trabalha como professora do ensino básico há 13 anos e na RMEPOA há 3.

A partir do site da Smed é possível catalogar as escolas de ensino fundamental da RMEPOA em quatro grandes regiões: norte, nordeste, oeste e sul. A escolha de escolas em diferentes áreas permite relacionar ao trabalho docente fatores sociais, econômicos, políticos e culturais característicos das comunidades onde estão inseridas as escolas. Sendo assim, busquei contemplar o convite à participação de docentes de escolas em diferentes regiões da cidade. A partir da seleção das regiões da cidade priorizadas, foram escolhidas escolas com tamanhos diferentes em número de alunos. A RMEPOA, conforme o censo escolar de 2016, possui escolas com número de alunos entre 500 e 1400. Portanto, busquei escolas com diferentes números de alunos para permitir que se percebam diferenças nos impactos das políticas educacionais sobre o trabalho docente em distintas realidades.

TABELA: Perfil das escolas selecionadas. Localização da Escola em que foi

realizada a entrevista;

Zona Sul: 3 Zona Leste: 2 Zona Norte: 3

Tamanho da Escola Pequeno porte (menos de 800 estudantes): 1 Médio porte (entre 800 e 1100 estudantes): 4 Grande porte (acima de 1100 estudantes): 3

O trabalho docente que se quer investigar, como definido anteriormente neste texto é o trabalho que ocorre em contato com o aluno cotidianamente. Neste sentido, a busca por diferentes percepções de impactos das políticas educacionais é importante, na medida em que o referencial teórico deste estudo vem mostrando que diferentes áreas de atuação docente sofrem impactos diferentes de políticas educacionais, principalmente derivados de reformas curriculares e testes padronizados de larga escala (SANTOS, 2012; 2017; LIMA, 2011; 2016). Sendo assim privilegiei a diversidade de áreas de atuação, buscando, dentro das possibilidades de organização das escolas, a entrevista com docentes de língua portuguesa, matemática, anos iniciais e supervisores pedagógicos.

Alinhado ao referencial teórico-metodológico do trabalho, apoiado na análise relacional (APPLE, 2006), dei grande importância à diversidade na participação de sujeitos investigados que poderiam permitir a observação dos impactos das políticas educacionais sobre o trabalho docente tendo em conta as dinâmicas das relações sociais de poder e dominação. Pretendi, portanto, em conformidade com as possibilidades das escolas, uma seleção de sujeitos que representasse o perfil da RMEPOA, levando em conta a busca pela diversidade de gênero, raça e faixa etária.

Nos capítulos de análise das entrevistas, os sujeitos terão reveladas características que forem importantes para a compreensão de suas declarações e da relação com a teoria. É importante frisar também que todos preencheram o consentimento livre e esclarecido para uso das entrevistas neste trabalho.