• Nenhum resultado encontrado

6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

6.1. Entrevistas

Esta dissertação pretende investigar através de métodos qualitativos os impactos das políticas educacionais da gestão 2017-2020 sobre o trabalho docente na RMEPOA. Dessa maneira, definiu-se a entrevista qualitativa como ferramenta na busca por dados que revelem os impactos das políticas sobre trabalho docente realizado pelos professores e professoras municipários. Na definição de Peón (2013), a entrevista consiste em um mecanismo controlado em que interagem pessoas – uma entrevistada a transmitir informações acerca de vivências e referências suas e uma entrevistadora a recebê-las. Entre elas, afirma Peón, há um intercâmbio simbólico que permite que emerjam interações e símbolos muitas vezes ocultos.

A entrevista qualitativa proporciona uma leitura do social através da reconstrução da linguagem, em que os entrevistados expressam pensamentos, desejos e até o inconsciente; é, portanto, uma técnica inestimável para o conhecimento dos fatos sociais, para a análise dos processos de integração cultural e para o estudo dos eventos presentes na formação de identidades. (PEÓN, 2013, p. 67, tradução minha)

Como professor desta rede municipal que pretendo pesquisar, me coloco em posição de buscar ouvir e interagir com os sujeitos do campo em que me incluo como pesquisador privilegiado. Na interação com os sujeitos através das entrevistas semiestruturadas, que serão conduzidas por um roteiro (ver apêndice A) busco utilizar uma linguagem próxima do cotidiano dos professores e professoras entrevistados, buscando provocar depoimentos baseados em uma reflexão segura, natural e autêntica por parte dos sujeitos.

Michael Apple (2000), chama atenção para que a pesquisa acadêmica se faça inteligível para o público que vai além de seus pares. Neste sentido, é necessário, conforme o próprio Apple, que ouçamos os subalternos (2006), aqueles que ocupam as posições de oprimidos, e façamos esforços para enxergar o mundo a partir de sua perspectiva. Para isso, as entrevistas qualitativas possuem um alto potencial, e em minha posição de pesquisador acredito

ser indispensável colocar-me a ouvir os professores e professoras da RMEPOA seus pontos de vista em relação ao problema desta pesquisa. Ainda em relação à técnica da entrevista, conforme Sandra Jovchelovich e Martin Bauer (2002) na busca por respostas genuínas o entrevistador necessita cativar o entrevistado, permitindo-lhe a manifestação de suas perspectivas através da própria linguagem.

Para além do uso da linguagem que cative os entrevistados à manifestarem-se confortavelmente sobre suas perspectivas, encontrei inspiração nos trabalhos realizados por Bruna Dalmaso-Junqueira (2018) e Iana Lima (2016), pesquisadoras com quem compartilho aprendizados no grupo de pesquisa sob orientação do professor doutor Luis Armando Gandin. Nos mencionados estudos as pesquisadoras utilizaram a ideia de entrevista realista (PAWSON; TILLEY, 2000, apud LIMA, 2016), que consiste em uma estratégia de refinamento conceitual, que se fundamenta na elaboração de questões a partir da teoria que embasa a pesquisa. O objetivo deste artefato metodológico é, segundo Lima (2016, p. 44), garantir que os sujeitos possam “[…] explicar e esclarecer seu pensamento, confirmando ou contrapondo-se à teoria do pesquisador”, que no caso deste estudo baseia-se na perspectiva de um avanço gerencialista sobre as políticas educacionais da RMEPOA.

Portanto, a elaboração de um roteiro de entrevista realista, deve contemplar questões que apresentem dados advindos do referencial teórico do pesquisador e provoquem o posicionamento dos sujeitos acerca dos mesmos, não somente sua descrição (LIMA, 2016). Utilizando-me desta inspiração, buscarei considerar nas perguntas da entrevista semiestruturada elementos realcem as recentes políticas educacionais promovidas pela gestão 2017-2020 sobre o trabalho docente na RMEPOA e que possam revelar elementos não previstos pela teoria, colaborando para a amplitude das abordagens sobre o assunto.

Desta maneira busquei dividir as perguntas conforme as ações de reforma da gestão 2017-2020 articulando-as a teoria. Formulei, portanto, quatro eixos de assuntos para formular as perguntas: 1) trabalho docente; 2) políticas educacionais; 3) ações de reforma da atual gestão; 4) atuação das políticas;

Dentro do eixo “trabalho docente” busquei estimular nos participantes a descrição de como realizam seu trabalho, levando em conta os seguintes aspectos: como é sua rotina de trabalho; como vem sendo sua rotina de trabalho considerando o contexto dos últimos dois anos de gestão; como vem sendo seu trabalho pedagógico; a relevância das reformas educacionais sobre o trabalho que desenvolve; como vem se dando percebendo trabalho coletivo e os espaços coletivos de trabalho; como vem sendo seu trabalho de planejamento especificamente; e como percebe o futuro do seu trabalho durante esta gestão.

No eixo “políticas educacionais” procurei provocar nos entrevistados a busca pelas percepções acerca dos princípios ideológicos da gestão, através dos seguintes tópicos: identificação das origens e influências do modelo de gestão da RMEPOA; compreensão dos objetivos da gestão 2017-2020 para a educação; percepção dos processos de avaliação do trabalho docente; e reflexão sobre o critério de qualidade que se atribui à educação no modelo de políticas proposto pela atual gestão.

Em relação as ações propostas nas políticas educacionais da atual gestão, propus que os entrevistados visualizassem a lista com alguns exemplos de ações e comentassem segundo seu interesse, sobre aqueles itens listado que julgassem mais pertinentes a sua prática docente. É importante ressaltar que no ponto da entrevista em que chegamos a este eixo os entrevistados puderam escolher sobre o que falar e não foram perguntados sobre um ponto específico. Busquei incluir na relação as reformas que foram apresentadas a fundo no capítulo que tratou do contexto da RMEPOA, políticas que impactaram em algum sentido a organização do trabalho docente.

O quarto eixo buscava provocar a reflexão dos sujeitos sobre as dinâmicas de atuação das políticas. Para tanto, busquei provoca-los para que revelassem suas posições sobre os seguintes pontos: como faz a interpretação das diretrizes que chegam à escola para sua prática; percepção do impacto das políticas sobre seu trabalho; que elementos das políticas preponderam sobre a prática docente; como se dá o processo de atuação das políticas na atuação cotidiana; processo de resistência e atuação coletivos; e efeitos das políticas sobre o trabalho docente feminino.

Após estruturas os eixos e tópicos que deveriam ser tratados, o roteiro da entrevista ficou assim:

TRABALHO DOCENTE

1. Pode me descrever o teu trabalho na escola, me contar teu dia?

2. Como tu poderia descrever teu trabalho pedagógico nos dois últimos anos? O que vem mudando nos últimos anos?

3. Como vem se desenvolvendo teu trabalho na sala de aula?

4. Qual tu achas que é o peso das políticas educacionais desta gestão sobre a prática do teu trabalho?

5. Como tu percebe o desenvolvimento do trabalho coletivo na escola?

6. Como são os conselhos de classe, as reuniões dos segmentos de conselho escolar e as reuniões pedagógicas e de formação?

7. Como tu vem realizando teu trabalho de planejamento?

8. Como vislumbra o futuro do teu trabalho docente na RMEPOA? POLÍTICAS EDUCACIONAIS

1. Tu consegues identificar as origens e influências do modelo de gestão atual da rede municipal de ensino?

2. Como tu poderia descrever os objetivos da atual gestão para a área da educação?

3. Tu acreditas que exista algum tipo de exigência por performance, resultados e intensificação do trabalho e traduzidas nas políticas educacionais da atual gestão? E comparada às gestões anteriores?

4. Tu achas que as políticas educacionais da atual gestão podem melhorar a qualidade da educação em Porto Alegre?

AÇÕES DE REFORMA DA ATUAL GESTÃO

1. Ações de reformas – Relatar o cotidiano e apresentar parecer sobre as diferenças; a. Reunião Pedagógica Semanal;

b. Aumento do número dos períodos; c. Contratação de professores temporários; d. Padronização dos currículos;

e. Fim dos Projetos Pedagógicos; f. Formações.

g. Congelamento dos salários e mudança nos planos de carreira; ATUAÇÃO DAS POLÍTICAS

1. Como tu interpreta as diretrizes que chegam à escola, como por exemplo, regulação de calendário escolar, regulação de horários.

2. Tu imaginas que isso impacta teu trabalho? 3. Como tu traduz eles para dentro da tua atuação?

4. Você avalia aderir ou resistir à alguma política? Como você faz essa avaliação e como se articula para reagir?

5. Como tu acha que as políticas educacionais da atual gestão influenciam o grupo de professores da escola e como tu acha que os professores têm reagido? Com adesões, resistências, etc?

6. Quais os efeitos dessas políticas sobre o trabalho docente feminino?

As entrevistas foram realizadas pessoalmente por mim, nas escolas em que os professores e professoras convidados trabalhavam. Após receber autorização da direção das escolas, éramos encaminhados para alguma sala que dispusesse de privacidade e conforto para realizar a conversa. Após encontrar o local apropriado para a realização da entrevista era seguido então um protocolo que consistia em:

1. Breve apresentação do pesquisador

Momento em que eu me apresentava, com nome, profissão, local de trabalho, local de estudo e orientador.

Momento em que apresentava o tema de pesquisa através da leitura do termo de consentimento livre e esclarecido (ver apêndice B) para que os convidados autorizassem sua participação na conversa. No termo constava o objetivo da pesquisa, metodologia e destinação dos dados coletados na entrevista e se assegurava o completo anonimato e proteção do sigilo dos entrevistados. Após a concordância dos professores e professoras convidados em realizar a entrevista era assinado o termo em duas vias por ambas as partes, restando uma via para cada um.

3. Solicitação para gravação

Após a assinatura do termo era feito o pedido para autorização da gravação do áudio das entrevistas em dois aparelhos diferentes.

4. Apresentação do professor ou professora

Após autorização da gravação era pedido que os docentes se apresentassem, dizendo nome, idade, nível de formação profissional, área e nível de ensino em que atua, e tempo em que atuam na rede básica de ensino e na RMEPOA.

À continuação deste protocolo de quatro fases eram lidas então as orientações erais, que consistiam nos seguintes termos:

Não há resposta certa ou errada, apenas pontos de vista diferentes. A pesquisa tem interesse em todas as opiniões, sem julgamento de viés ideológico ou juízo de valor, então você pode se sentir à vontade para expressar aquilo que realmente pensa.

Você pode se expressar com as suas palavras, fazendo uso de expressões cotidianas ou da maneira que encontrar para dar significado às suas percepções.

Como estamos gravando, pedimos que cada uma fale alto e claro se possível.

Peço que, se possível, silencie o celular.

O meu papel como pesquisador será o de apresentar as perguntas e colaborar para o desenvolvimento de sua resposta.

Depois de encerrar a discussão, vou entregar-lhe um documento para que você assine com seus dados pessoais reforçando a autorização para o uso da entrevista.

Na continuidade era então apresentada uma cópia do roteiro da entrevista semiestruturada e concedido um tempo para que o professor ou professora lesse e se apropriasse do contexto geral das questões. Ao sinal de que estava pronto ou pronta para começar iniciávamos a entrevista pela primeira pergunta. As entrevistas ocorreram com tempo de duração entre 58 minutos à 1 hora e 17 minutos. Tratando-se de um roteiro de entrevista semiestruturada, alguns tópicos que não estavam expostos no roteiro surgiram no decorrer das

conversas e foram aprofundados à medida que interessassem à pesquisa. Os dados levantados nas entrevistas foram então transcritos, por mim e por uma pessoa contratada, e ouvidos novamente para então iniciar a análise.

A seguir, demonstro como foram coletados os textos políticos que foram apresentados no contexto da RMEPOA e que normatizam as políticas educacionais da RMEPOA.