• Nenhum resultado encontrado

Canal de abastecimento

No documento Carcinicultura (páginas 59-64)

Atividades de aprendizagem

Aula 10 Engenharia de construção de fazendas (continuação)

10.2 Canal de abastecimento

Canal de abastecimento é aquele que leva a água do bombeamento até os viveiros. Sempre deve existir pelo menos 1 canal escavado grande - largo e profundo (pelo menos de 2 a 3 metros). Este canal principal pode ter ou não algumas ramificações de forma a abastecer todos os viveiros, sendo que a existência deles depende da forma com que os viveiros estão distribuídos na fazenda, e a localização do canal de abastecimento.

O canal principal além da função de transportar água para os viveiros, tam- bém serve de reservatório estratégico para uso imediato em momentos de desespero (como mortalidade em massa devido à falta de oxigênio à noite ou falta de energia elétrica por longos períodos) e também serve para conti-

nuar decantando material em suspensão. Mortalidade em massa quando há uma porcentagem – muito alta de indivíduos mortos.

Figura 10.2 – Canal de Abastecimento de Terra Fonte: autora

Para tornar-se reservatório estratégico, deve ter capacidade suficiente para suportar sozinho a renovação de água de toda a fazenda por um determi- nado período. A determinação do quanto de água o reservatório deverá suportar depende da qualidade de água que normalmente está disponível, da disponibilidade de energia elétrica e a frequência com que existe a falta de fornecimento da mesma, do sistema de cultivo, densidade de camarões/ m², disponibilidade de aeradores, dentre outros fatores, que influenciam da seguinte forma:

• É comum que a água da fonte de coleta da fazenda fique por um período com pior qualidade que aquela que já está dentro dos criadouros e canais, fazendo com que os técnicos optem por não bombear água todos os dias, ou pelo menos pelo tempo que se puder aguentar. Neste período, o canal de abastecimento tem que suprir a necessidade imediata dos viveiros. Se a fre- quência com que isso acontece for suficientemente alta, deve-se pensar que o canal tem que ser grande o suficiente para suportar esse tipo de situação. • Se a fazenda está localizada em um local onde frequentemente ficam-se dias sem energia elétrica, o canal deve ser grande o suficiente para suportar as taxas de renovação por esse período, a menos que se opte pelo uso de geradores ou por bombas a diesel, cujo uso não é recomendado porque pequenos vazamentos poluem grandes quantidades de água além de conta- minarem e matarem rapidamente os camarões.

• Quanto maior a densidade de camarões, maior a taxa de renovação de água, e consequentemente, maior deverá ser o canal para poder suportar o volume a ser renovado diariamente. Além disso, quanto maior a densidade, mais fácil acontecer uma baixa de oxigênio dissolvido, especialmente duran- te a noite e no final do ciclo de cultivo. Nessas ocasiões, ligar os aeradores podem não ser o suficiente, e a renovação de água pode ser a única salvação para salvar todo o viveiro.

• Viveiros que possuem aeradores normalmente ficam menos dependentes da renovação de água porque em momentos mais críticos, os aeradores po- dem ser ligados aumentando a quantidade de oxigênio dissolvido na água sem necessitar da renovação. Outro efeito do uso dos aeradores e da água com altas concentrações de oxigênio, embora em menor escala, é que níveis mais altos de oxigênio no tanque levam a uma maior reciclagem de matéria orgânica, melhorando a qualidade da água de forma geral, não apenas do oxigênio.

O canal de abastecimento feito em terra deverá ter velocidade máxima de movimento da água de 20cm/s. Desta forma evita-se erosão dos taludes – e consequentes desmoronamentos – e aproveita para servir de tanque de

sedimentação de pequenas partículas suspensas na água. Se a velocidade de passagem da água for igual ou inferior a este limite, o último tanque receberá a água de melhor qualidade, por passou mais tempo decantando. Se a velocidade for superior a 20cm/s, o canal não terá a capacidade de decantar materiais que já estão em suspensão, sendo que quanto maior a velocidade e menor o tamanho dos grãos, menor a decantação. Neste caso os últimos tanques também receberão a água com pior qualidade.

Dependendo da disposição dos viveiros, nem sempre o canal de abastecimento principal consegue alcançar todos os tanques. Desta forma, utilizam-se canais auxiliares ou de ramificação. Ambos podem ser feitos escavados na terra ou moldados em concreto, e possuírem características próprias de cada um. Sobre isto é o que veremos na próxima aula.

Sedimentação – quando as partículas sólidas mais pesadas vão para o fundo.

Atividades de aprendizagem

1. Por que o canal de abastecimento feito em terra deverá ter velocidade máxima de movimento da água de 20 cm/s?

1 -

2 -

2. Se a velocidade for superior a 20cm/s, o canal não terá a capacida- de de decantar materiais que já estão em suspensão, sendo que quanto _______________ a velocidade e __________________ o tamanho dos grãos, __________________ a decantação.

3. É aconselhável que o canal de abastecimento também sirva de _________________, com capacidade suficiente para suportar altos índices de ________________________ de toda a fazenda por um determinado pe- ríodo.

Resumo

O sistema de bombeamento é o responsável por colocar água dentro da fazenda. Une os canais de adução e de abastecimento dos viveiros. As bombas não devem molhar independente de enchentes ou marés excep- cionalmente altas.

Canal de abastecimento é aquele que leva a água do bombeamento até os viveiros. Normalmente existe pelo menos 1 canal escavado grande, largo e profundo (pelo menos de 2 a 3 metros) que funciona também como reservatório estratégico e decantação de sólidos em suspensão (velocidade máxima de movimento da água é de 20 cm/s). Este canal principal pode ter ou não algumas ramificações de forma a abastecer todos os viveiros, sendo que a existência delas depende da forma com que os viveiros estão distribuídos na fazenda, e a localização do canal de abastecimento. Canais em concreto são normalmente menores e têm velocidade de escoamento da água bem superior, não servindo então como local para sedimentação.

Aula 11 - Engenharia de construção de fazendas

(continuação)

No documento Carcinicultura (páginas 59-64)