• Nenhum resultado encontrado

ESTABELECENDO A VISÃO

Por Claudia de Castellanos

"Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome e Jabez, dizendo: Com muitas dores o dei à luz. Jabez orou ao Deus de Israel: Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando- me de males e livrando-me de dores. E Deus atendeu ao seu pedido" (1).

Faz alguns meses, enquanto lia a Bíblia, que eu me encontrei com estes versículos que impactaram grandemente a minha vida. Escutei ao Espírito Santo me dizer que esta palavra seria rhema para que toda a Missão Carismática e G12 entrassem no tempo da conquista.

A Bíblia não relata exatamente quais foram as conquistas que Jabez obteve, mas sua oração foi tão capitalista que ficou registrada. Todas as pessoas que oraram intensamente experimentaram uma mudança em sua natureza e obtiveram resultados extraordinários. Em sua oração, Jabez quis dizer: “Senhor, se me Você me abençoar, se alargar o meu território, se a Sua mão estiver sobre mim e me liberar de todo mal”, então, eu poderei ser um conquistador".

Você não pode ter crescimento, ser um conquistador ou fazer coisas extraordinárias para Deus se a sua natureza não for trocada. Dias atrás a televisão mostrou um documentário de um domador, que teve um espetáculo durante seis anos em Las Vegas, com um tigre amestrado o qual ele chamava "gatinho". Mas um dia, para sua tremenda surpresa, o "gatinho" o mordeu em um braço. O domador lhe pegou no focinho, então o tigre se equilibrou sobre ele arrastando-o por todo o cenário. Graças a Deus este homem não morreu, porque o tigre se atirou ao seu ombro, pois se o tivesse se atirado em seu pescoço as conseqüências teriam sido fatais. Um animal sempre terá sua natureza selvagem.

Se você quer ter êxito na vida, sua natureza deve mudar. Agora compreendo que todos os homens de Deus que viram feitos extraordinários em suas vidas, tiveram de orar intensamente como Jabez, porque o Espírito Santo é o único que pode trocar ou mudar a natureza de uma pessoa.

Era humanamente impossível que Abraão e Sara tivessem filhos. Para ele e para Sara, os anos tinham passado, estavam na velhice, mas Deus mudou a natureza deles para que fossem pais de multidões.

Jacó quis viver uma vida correta, mas sua natureza não o permitia; fazia armadilhas, dizia mentiras "piedosas", era um oportunista. Porém, quando viu que o mau vinha sobre ele fez uma oração ao Espírito Santo para que trocasse sua natureza, e desde esse momento, Jacó teve uma vida de integridade total convertendo-se em um príncipe com Deus.

Mais ilustre que seus irmãos

O nome Jabez significa "aflição". Ele entendeu que seu nome teve origem no sofrimento que sua mãe teve ao dar-lhe à luz. Sua mãe teria demonstrado a sua tristeza a Jabez, devido ela ter quase morrido quando ele nasceu. Isso o fazia se sentir de certa forma culpado pela aflição de sua mãe, e o teria marcado. Muitos foram marcados por diferentes aflições. Talvez a causa dessa aflição seja porque os filhos não estejam comprometidos com Deus, porque estão cativos nos vícios, imoralidades ou rebeldia. Talvez a aflição seja na área financeira, alguém está sofrendo escassez. Possivelmente para outros a aflição seja uma enfermidade, uma dor ou uma opressão. Mas não importa qual seja a aflição, há um meio para ser livre da dor e da angústia.

Jabez entendeu que a única maneira de ser livre era clamando a Deus. A Bíblia diz que, porque clamou a Deus com todo o coração e pediu Sua bênção, o Senhor lhe respondeu e chegou a ser o mais ilustre que todos seus irmãos. Deus realizou o desejo de seu coração.

Clamando até a vitória

O Senhor ensinou através do profeta Jeremias: "Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis

que você náo conhece" (2).

A oração do Jabez foi similar à oração de Jacó quando lutou com o anjo. Jacó estava em uma situação premente, seu irmão ia até ele para matá-lo. Mas essa noite, o anjo de Deus lhe apareceu e Jacó lutou com ele. "Solte-me, porque já raia a alvorada", disse o anjo. Entretanto, Jacó estava determinado a não soltá-lo até receber a bênção. O anjo sabia o que Jacó desejava, por isso lhe perguntou qual era seu nome e ele respondeu: "Meu nome é Usurpador". Seu nome teve a mesma origem que ao de Jabez. No momento em que sua mãe o deu à luz, Jacó tomou pelo calcanhar de seu irmão Esaú a quem nasceu primeiro como querendo dizer: "Você quer ser o primeiro, mas eu vou te usurpar". O nome "Usurpador" tinha marcado a Jacó, mas o anjo lhe disse: "A partir de agora, seu nome troca, já não será um usurpador, a não ser Israel, Príncipe com Deus".

Possivelmente você deseja ter uma igreja grande, ter multidões, influenciar as pessoas, mas há uma natureza que o acompanhou por anos e pensa que esse estigma não poderá tirá-lo de sua vida. As histórias anteriores são exemplos de que quando clamamos a Deus com de todo o nosso coração, nossa natureza pode mudar.

Deus nos abençoou com toda bênção

A bênção de Deus é integral; Deus não abençoará só uma área de nossa vida e afligirá a outra. Alguns dizem: "Não há felicidade completa", pensando que a felicidade é parcial ou

condicionada, que podem ter êxito só no matrimónio, mas problemas nas finanças. Ou que podem ter um bom casamento, mas os filhos estão em rebeldia, ou ainda, que podem ter um bom matrimónio, boas finanças, mas seus corpos doentes. Muitos acreditam que podem ter conhecimento teológico,

mas servirem às igrejas que não crescem, ou que têm muitas pessoas sem terem bons templos, etc. Quase sempre o inimigo quer nos limitar em nossas bênçãos.

O Senhor através do Apóstolo João expressou: "Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma" (3). A bênção do Senhor compreende à área espiritual, emocional, física e material.

Alarga meu território

Em sua oração Jabez pedia: "Alarga meu território", "Aumenta as minhas terras". É o que você deve fazer; alargar seu território para que a sua família viva mais cómoda, que tenha melhores instalações onde as pessoas possam adorar a Deus, para você poder influenciar em outras esferas da sociedade, conquistando o campo político e económico, os meio de comunicação e a literatura.

Que a tua mão esteja comigo

Necessitamos da mão de Deus sobre nós como amparo, bênção e unção. Em qualquer lugar que o Senhor Jesus Cristo fosse, a mão de Deus estava com Ele. Quando acusaram a Jesus de jogar os demónios pelo Belzebu, Jesus os disse: "Pelo dedo de Deus, jogo fora os demónios". Significa que, quando a máo de Deus está sobre alguém, os demónios e as enfermidades têm de se dobrarem a Ele pela unção que Deus coloca em nossa vida.

Livra-me do mal

Por anos escutei a meu marido falar da guerra espiritual, e em muitas ocasiões, pensei que Deus nos dava a força para nós enfrentarmos o leão. Entretanto, posso entender hoje que, quando você desobedece à Palavra de Deus, Satanás, a igual a um leão estará à espreita e tem muito mais força que você. Se você crer fortemente poderá vencer a tentação, mas a Bíblia diz que o amparo de Deus vem por estar sob Sua Palavra, fazendo exatamente o que ela diz e seguindo Sua instrução. Dessa maneira, você estará sob a unção e cumprirá o propósito para o qual o Senhor o chamou.

Em uma ocasião fui com meu marido para visitar um amigo dele que vivia em uma casa de campo. Quando chegamos saíram a nos receber dois cães furiosos e a única coisa que nos separava deles era uma cerca elétrica de arame. Os cães me mostravam seus dentes, suas presas e rugiam enfurecidos, mas não se aproximavam da cerca. Quando nosso amigo saiu, perguntei-lhe por que os cães não se aproximavam da cerca de arame, ele respondeu: "Porque sabem que toda essa cerca está eletrificada, se chegassem a tocá-la, o golpe seria muito forte para eles". Às vezes sentimos que as forças do mal rugem, mostram-nos as presas e não podemos ver Deus por nenhum lado. Mas há uma pequena cerca espiritual, na qual os demónios não podem transpassá- la, porque sabem que estariam invadindo o território que pertence ao Senhor, e assim receberiam uma forte repreensão de Deus. De maneira alguma devemos nos assustar pelos rugidos de leão, nem pelas presas que o diabo mostra para nos assustar, mas sim devemos estar confiantes que o anjo do Senhor acampa ao nosso redor e nos defenderá.

O Senhor lhe outorgou tudo o que pediu

Deus lhe dará vitória em todas as áreas de sua vida. A partir deste momento, você se converterá em uma pessoa com a unção e a força de Deus para conquistar. Quando o Senhor disse a Pedro que não seria mais Simão, que significava "cano", e que desde àquele momento seu nome seria Pedro, "rocha firme", ele levou uma vida de firmeza, convertendo-se em um dos apóstolos mais usados por Deus. Por tal motivo, quando soube que iriam crucificá-lo, pediu que não o fizessem como ao seu Mestre, preferiu ser crucificado com a cabeça para baixo, pois não se sentia digno de morrer como Jesus. Tudo, porque o seu nome foi trocado.

Creia que a partir deste momento, seu nome troca. Você terá uma nova natureza, não mais te chamarão de fracassado ou fracassada, nem que você é estéril ministerialmente, porque você será um príncipe, uma princesa em Deus com a unção do Senhor.

Referências Bíblicas:

(1) 1 Crónicas 4.9-11; (2) Jeremias 33.3; (2) 3 João 2

CAPITULO 10

No documento Cesar Castellanos - Sonha e Ganharas o Mundo (páginas 127-132)