• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO OITO FISICULTURISMO NATURAL

No documento o Guia Do Treinamento Natural (páginas 133-137)

Decidi escrever este capítulo por que muita gente precisa ouvir o que vou falar. Aqui, vou compartilhar a minha experiência competindo no fisiculturismo como um atleta natural. Um atleta natural é aquele que nunca fez nenhum uso de anabolizantes esterides, peptídeos e fármacos proibidos pela federação em que compete (alguns exemplos seriam efedrina ou clembuterol). Há uma grande controvérsia sobre o fisiculturismo natural, e ele tem uma má fama devido a algumas celebridades do mundo fitness que se dizem “naturais”, quando é óbvio que isso não é possível. Uma pessoa que tem um entendimento mediano sobre o mundo da musculação e hormônios sabe que estas celebridades estão mentindo. Muitas vezes, elas fazem isso para não quebrar contratos e perder patrocínios, pois a maioria vive disso.

O problema é que a maioria das pessoas acha que tem um conhecimento mediano, mas na verdade não tem entendimento nenhum e acaba julgando qualquer pessoa como se fossem experts. É muito normal, hoje, ver garotos de treze, catorze, quinze anos usando anabolizantes e se achando experts no assunto. A maioria desses garotos nunca treinou mais de um mês sem usar drogas, e por isso, não tem a menor idéia de aonde o corpo humano é capaz de chegar. Infelizmente, isso se deve ao fato de serem iludidos por muitas pessoas que dizem que é impossível ter qualquer tipo de desenvolvimento muscular sem usar essas drogas. Às

formadoras de opinião. Antes mesmo de completar um ano de treinamento de hipertrofia, eu já ouvia muitas pessoas falando que eu estava usando anabolizantes, e sei que muitos que estão lendo esse livro já devem ter passado pelo mesmo. No Brasil, principalmente, usar esse tipo de droga virou algo normal, quase cultural, então se você treina há bastante tempo e tem um corpo legal, pode ser muito difícil convencer as pessoas de que você nunca usou nada. Eu poderia escrever páginas e páginas sobre esse assunto mas a verdade é que, sim, o fisiculturismo natural existe, e existem excelentes atletas com físicos incríveis que nunca usaram substâncias ilegais.

O que a maioria das pessoas precisa entender é que, infelizmente, apenas uma pequena porcentagem da população nasce com uma genética abençoada. Ronnie Coleman é um fisiculturista americano (hoje aposentado) que venceu o Mr. Olympia oito vezes (o maior número de vezes que um fisiculturista foi campeão do Mr. Olympia, empatado com Lee Haney), e é indiscutível que a genética dele é uma genética de elite que provavelmente eu e você não temos. Ele mesmo diz que, quando competiu pela primeira no Mr. Olympia, ainda era natural, e olha que apenas os melhores do mundo competem neste campeonato. Ah, e esqueci de falar: no fisiculturismo de hoje em dia não existe antidoping. A IFBB é a maior federação de fisiculturismo no mundo, e por mais que ela se anuncie como uma federação testada, nenhum dos atletas passa por antidoping. Essa é uma das grandes razões pelas quais a maioria das pessoas não acreditam que exista fisiculturismo natural: porque os melhores do mundo usam drogas e todo mundo sabe. Então, mesmo que você tomasse as mesmas drogas que o Ronnie Coleman tomou, nas mesmas quantidades, você não conseguiria chegar ao mesmo corpo que ele tem, porque não tem a mesma genética. Claro que, além da genética, tem a ética de trabalho e dedicação também; não me entenda errado.

Nos Estados Unidos e outros países, existem federações de fisiculturismo natural. Infelizmente, a visibilidade desse tipo de competição é muito pequena, e não se compara à visibilidade de campeonatos de fisiculturismo da IFBB. Uma das razões é que, por mais que os fisiculturistas naturais sejam excelentes atletas e atinjam um físico melhor do que o de 99% da população, não chegam a um físico “freak” como os de atletas profissionais que usam esteroides anabolizantes. Hoje, as pessoas querem ser entretidas, querem ver coisas que nunca viram antes e que as surpreenderão. E é isso que o fisiculturismo faz: a maioria das pessoas que assiste não quer ter um corpo como aqueles, mas é atraída pelo corpo dos atletas, por ver o quão inacreditáveis são. É como ir a um circo, você não necessariamente quer engolir espadas, mas é legal assistir a alguém que consegue.

Eu, particularmente, compito em federações naturais, aqui nos Estados Unidos, desde que entrei para o mundo do fisiculturismo. Geralmente, nas competições amadoras, todos os atletas passam pelo teste do polígrafo (que seria o detector de mentiras — poderia debater sobre ele aqui, mas não acho necessário). Esse teste é feito porque a maioria das federações considera o atleta natural se ele nunca tiver usado as substâncias proibidas, ou se estiver sem usá-las há sete anos, e isso seria impossível detectar em testes de urina ou se sangue. Mas de qualquer modo, se você ganhar o overall, que seria o melhor atleta da noite entre todas as categorias, é imediatamente levado para o banheiro, para ter a sua urina coletada e levada para análise. Isso acontece porque o atleta que ganha o overall também recebe o pro card que o torna profissional. Não se deixe enganar; você nunca viverá do fisiculturismo se tornando uma atleta profissional. Para ter patrocínios, você precisa ter influência no ramo e um grande números de seguidores em suas redes sociais, pois será um outdoor para a marca vender seus produtos. Sem falar que competições profissionais de fisiculturismo natural não têm um

retorno monetário grande; talvez quinhentos ou mil dólares para o primeiro lugar (o que já é extremamente difícil de conseguir), o que serve para pagar um ou dois meses de dieta e academia. Quando você se torna profissional, você também tem a urina coletada aleatoriamente durante o ano.

Infelizmente, muitas federações não levam o esporte natural muito a sério e não testam todos os atletas, sem falar que existem pessoas que conseguem burlar as regras e competir sem ser naturais. É raro isso acontecer, e as pessoas que fazem isso devem ter uma autoestima muito baixa e uma grande falta de caráter, mas é possível, porque, querendo ou não, o polígrafo e o teste de urina são falhos. Eu acho isso uma grande falta de respeito com os atletas que se sacrificam tanto para estar ali e querem competir mas não querem usar drogas, pois competir nessas federações é sua única opção, enquanto o atleta hormonizado pode competir em qualquer federação. As federações naturaisde que mais gosto são a WNBF, OCB, NGA, e IFPA. Eu geralmente compito na NGA ou IFPA.

No documento o Guia Do Treinamento Natural (páginas 133-137)