• Nenhum resultado encontrado

3 OPERAÇÕES

3.5 CAPACIDADE PRODUTIVA

Segundo Moreira (2012) define, capacidade produtiva é o máximo de serviços ou produtos que podem ser produzidos em uma empresa num determinado intervalo de tempo. A capacidade produtiva é determinada por quanto uma fábrica, departamento, loja, posto de trabalho ou uma simples máquina pode atender. Para calcular a capacidade se analisam vários fatores como: quantidade de funcionários, horas de trabalho, quantas horas são necessárias para executar um processo etc.

Um simples exemplo é dado pela equação exemplificada pelo autor:

Equação 3 – Exemplo sobre Capacidade Produtiva.

5 𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒𝑔𝑎𝑑𝑜𝑠 × 8ℎ𝑜𝑟𝑎𝑠 𝑑𝑖𝑎 × 20 𝑚𝑜𝑛𝑡𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 ℎ𝑜𝑟𝑎 × 𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒𝑔𝑎𝑑𝑜= 800 𝑚𝑜𝑛𝑡𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑑𝑖𝑎 Fonte: Moreira, 2012

A capacidade produtiva também serve para medir o desempenho da organização referente ao que produz. Se no cenário hipotético apresentado acima pelo autor, algum funcionário faltasse, ou por alguma razão tivesse que trabalhar menos de 8h ou algum de seus equipamentos estragasse e impedisse que produzisse 20 peças por hora, o indicador naquele dia seria abaixo de 800 peças/dia, o que mostraria que a empresa estaria operando abaixo do capacidade.

Apesar da capacidade produtiva possuir fatores limitantes, como por exemplo o espaço físico disponível, existem algumas maneiras de ampliá-la.

a) utilizar a capacidade ociosa dos equipamentos ou substituí-los por outros mais modernos e de maior capacidade, embora sem ocupar proporcionalmente maior espaço;

b) utilizar técnicas de programação e controle da produção ou das operações que possam, sem grandes alterações nos equipamentos e no arranjo física, aumentar a produção;

c) aproveitar melhor os espaços por meio da redução de estoques de produtos, matérias-primas ou materiais semiprocessados. (MOREIRA, 2012, p. 142)

Para compreender a capacidade produtiva da Easy Way, os autores entrevistaram uma equipe de motoqueiros que prestam serviço ao iFood. Os dados obtidos foram que um motoqueiro em 8h de trabalho efetua em média, 12 entregas e

84

que por dia, cada restaurante faz entre 30 e 120 entregas, o que gera uma média de 75 entregas.

Portanto, levando em consideração o cenário conservador para o primeiro ano de operação proposto pelo tópico 5.6.1 Orçamento de Vendas onde a meta é atingir 35 restaurantes na cidade, calcula-se:

Equação 4 – Capacidade Produtiva da Easy Way. 35 𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 × 75 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑔𝑎𝑠 × 365 𝑑𝑖𝑎𝑠 = 958.125 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑔𝑎𝑠/𝑎𝑛𝑜

Fonte: Autores, 2018

Desta maneira, este tópico visa explanar sobre o mercado em questão e quantificar o quanto a Easy Way poderá atingir com seus serviços.

3.5.1 Análise da capacidade de atendimento

Segundo o site TripAdvisor, uma rede social referência em avaliação de estabelecimentos diversos, dentro da macrorregião de Joinville que entende-se por: Joinville, Araquari e Pirabeiraba, encontram-se atualmente distribuídos entre restaurantes, docerias, bares e pubs, cafeterias e padarias, 1860 estabelecimentos.

O foco da Easy Way é atender a este mercado que atualmente carece de um serviço sólido de delivery.

Para o primeiro ano de operações, a sugestão da Easy Way é focar nos 35 estabelecimentos associados ao Núcleo de Gastronomia da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), onde a Easy Way ofereceria um pacote completo em parceria com a CDL, o serviço de motoboys para o delivery.

85

Gráfico 11 – Mercado gastronômico de Joinville.

Fonte: Autores, 2018

No gráfico 11 têm-se demonstrado o mercado inicial sugerido para o primeiro ano operacional da Easy Way, que compõe 1,8% de todos os estabelecimentos presentes na região, o que significa que Joinville possui um mercado muito extenso a ser explorado.

3.5.2 Produtividade

Berssaneti e Bouer (2013) definem que produtividade é a relação entre as saídas geradas por um sistema de produção e as entradas que foram necessárias para gerar tais saídas.

Segundo Martins e Laugeni (2015), por Inputs, entende-se: mão de obra, capital, energia e insumos diversos utilizados pelas funções de transformação da empresa e os Outputs são os produtos e serviços oferecidos ao mercado.

Tal equação entende-se pela razão de produtividade total:

Equação 5 – Produtividade Total. 𝑃𝑇 = 𝑜𝑢𝑡𝑝𝑢𝑡

𝑖𝑛𝑝𝑢𝑡

86

Portanto, produtividade torna-se algo muito relevante a ser discutido dentro de uma organização, pois conforme Martins e Laugeni (2015) explicam, são muitas as variáveis que podem influenciar no valor do serviço e nos seus custos. A expansão da produtividade leva o administrador à analisar a qualidade, a satisfação dos clientes, a redução dos desperdícios, os preços de venda, prazos de entrega, melhor alocação dos recursos humanos e maximização dos lucros.

Quase sempre, ampliação de produtividade requerem mudanças na tecnologia, na qualidade ou na forma de organização do trabalho, ou em todas em conjunto. (MARTINS; LAUGENI, 2015, p. 9)

Desta maneira, entende-se que as entradas no caso da Easy Way seriam os restaurantes e suas saídas seriam as entregas finalizadas.

Portanto, para o primeiro ano com 35 restaurantes e 101.606 entregas (previstas no tópico 5.6.1 Orçamento de Vendas) realizadas ao final de dezembro, possuímos a seguinte produtividade:

Equação 6 – Produtividade Total estimada para o primeiro ano de operação. 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑖𝑣𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 = XYX.ZYZ[\

𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑖𝑣𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 ≃ 2.903 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑔𝑎𝑠/𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 Fonte: Autores, 2018

O indicador de produtividade por restaurante alcançado revela a capacidade planejada para o primeiro ano operacional da Easy Way, mas esse dado nos possibilita fazer mais análises.

Conforme Martins e Laugeni (2015) explicam, é possível que se façam benchmarks com outros períodos para que se avalie se a produtividade teve oscilação positiva ou negativa através da expressão

Equação 7 – Variação da Produtividade. 𝛥𝑃𝑇 = _`abcdefgfchci cb `iaíbcb `bkeiafba `abcdefgfchci cb `iaíbcb lmeiafba − 1o × 100

87

Seguindo as projeções de vendas do tópico 5.6.1 Orçamento de Vendas, temos para Janeiro o total de 845 entregas, e Fevereiro com 1.238. Então calcula- se:

Equação 8 – Produtividade Parcial estimada para Janeiro e Fevereiro. 𝑃𝑇 𝐽𝑎𝑛𝑒𝑖𝑟𝑜 = qr\[\ → 𝑃𝑇 𝐽𝑎𝑛𝑒𝑖𝑟𝑜 = 24,14 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑔𝑎𝑠/𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑃𝑇 𝐹𝑒𝑣𝑒𝑟𝑒𝑖𝑟𝑜 = 1.238

35 → 𝑃𝑇 𝐹𝑒𝑣𝑒𝑟𝑒𝑖𝑟𝑜 = 35,37 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑔𝑎𝑠/𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 Fonte: Autores, 2018

Aplicando a fórmula da variação com as produtividades obtidas, têm-se:

Equação 9 – Variação da Produtividade estimada entre Janeiro e Fevereiro.

𝛥𝑃𝑇 = u35,37

24,14− 1v × 100 𝛥𝑃𝑇 = (1,4652 − 1) × 100

𝛥𝑃𝑇 = 46,52% Fonte: Autores, 2018

O resultado atingido demonstra que a Easy Way teve um aumento de produtividade em 46,52% de Janeiro para Fevereiro, o que fornece ao gestor um feedback positivo quanto às suas estratégias de mercado. Essa análise é de suma importância para que decisões sejam tomadas na hora certa para que assim a operação tenha um crescimento constante e consiga se estabelecer no mercado diante da concorrência.

Documentos relacionados