• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA DE PESQUISA

3.1 CARACTERÍSTICA DO TIPO DE PESQUISA

A pesquisa é uma atividade nuclear da ciência, ela nasce na proposta de resolver um problema, por sua vez a metodologia é o caminho traçado para resolução desse problema. “As razões que levam à realização de uma pesquisa científica podem ser agrupadas em razões intelectuais (desejo de conhecer pela própria satisfação de conhecer) e razões práticas (desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficaz)” (GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p.12).

3.1.1 Natureza de Pesquisa

Segundo Rocha (2012), existem duas naturezas de pesquisa, a aplicada e a básica. A natureza básica tem como objetivo gerar novos conhecimentos para os avanços da ciência, sem aplicação prevista. A pesquisa aplicada tem como alvo gerar conhecimento para aplicação prática, ela foge de uma abordagem puramente teórica como é o caso da natureza de pesquisa

básica. (SILVA e MENEZES,2005)

Este trabalho possui natureza de pesquisa aplicada, em que é utilizado um conjunto de ferramentas, obtendo informações antes, durante e depois dos processos de implementação prática de tais ferramentas, com o intuito de explorar e aprender sobre suas características.

3.1.2 Abordagem

Segundo Gerhardt e Silveira (2009), existem 2 tipos de abordagem, a quantitativa e a qualitativa.

3.1.2.1 Qualitativa

A pesquisa qualitativa não se preocupa com a representabilidade numérica, mas sim com o aprofundamento de algum fenômeno ou objeto. Pesquisadores que adotam essa abordagem buscam o porquê das coisas, de forma que os dados são não-métricos (suscitados e de interação) e se valem de diferentes abordagens (GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p.32).

49 A pesquisa qualitativa trabalha e aprofunda as qualidades abstratas que não podem ser representadas através dos números, complementando, Gerhardt e Silveira (2009, p.32) ainda trazem a seguinte afirmação: “A pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis”.

3.1.2.2 Quantitativa

A pesquisa quantitativa trabalha com resultados em forma de números precisos. Trabalha com medição de frequências de fenômenos ou comportamentos do objeto de estudo. Usa de técnicas de estatística para a representação de resultados (SILVA e MENEZES, 2005). No quadro encontram-se as principais características das abordagens quantitativa e qualitativa:

Quadro 2 - Características da pesquisa quantitativa e qualitativa

Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa

Focaliza uma quantidade pequena de conceitos Tenta compreender a totalidade do fenômeno, mais do que focalizar conceitos específicos

Inicia com ideias preconcebidas do modo pelo qual os conceitos estão relacionados

Possui poucas ideias preconcebidas e salienta a importância das interpretações dos eventos mais do que a interpretação do pesquisador

Utiliza procedimentos estruturados e instrumentos formais para coleta de dados

Coleta dados sem instrumentos formais e estruturados

Coleta os dados mediante condições de controle

Não tenta controlar o contexto da pesquisa, e, sim, captar o contexto na totalidade

50

Enfatiza a objetividade, na coleta e análise dos dados

Enfatiza o subjetivo como meio de compreender e interpretar as experiências

Analisa os dados numéricos através de procedimentos estatísticos

Enfatiza o subjetivo como meio de compreender e interpretar as experiências

fonte : GERHARDT e SILVEIRA (2009)

Este trabalho tem uma abordagem qualitativa, pois os dados informados na pesquisa não são analisados em números e sim uma análise subjetiva do uso de ferramentas com embasamento na gerência de configuração de software.

3.1.3 Objetivo

A pesquisa é classificada em três tipos distintos baseados nos objetivos, são os tipos exploratória, descritiva e explicativa:

SILVA e MENEZES (2005) explicam que a pesquisa exploratória visa tornar o problema mais claro, proporcionar uma maior familiaridade com o problema. “Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado” (GIL ,1991 apud SILVA e MENEZES, 2005, p.21)

A pesquisa descritiva, exige do investigador o levantamento de uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Tem como objetivo principal descrição de características de determinados fenômenos em determinado contexto. (TRIVIÑOS, 1987 apud GERHARDT e SILVEIRA, 2009), (ROCHA, 2012)

Segundo GERHARDT e SILVEIRA (2009) o objetivo de pesquisa explicativa busca identificar valores ou fatores, que contribuem para ocorrência de um fenômeno do qual se deseja esclarecimento. A função dessa pesquisa é determinar o porquê das coisas.

Esse projeto tem por objetivo a pesquisa exploratória, por meio de levantamento bibliográfico sobre o assunto tema do trabalho, assim como através de experimento prático, buscar um maior entendimento técnico.

51 3.2 PROCEDIMENTOS

De acordo com Gerrard e Silveira (2009), existem 12 tipos de procedimentos de pesquisa que são:

1 - Procedimento Experimental: É composto por delimitações exatas do problema e de suas variáveis. Ele tem como objetivo analisar diferentes variáveis, em um determinado objeto e observar como se comporta. A elaboração de instrumentos de coleta de dados de ser submetida

a testes, para garantir a sua eficácia.

O procedimento experimental deve ser feito em ambiente controlado, em laboratório onde o ambiente é manipulado artificialmente ou em campo onde podem ser criadas condições de manipulações do grupo ou objeto estudado.

2 - Bibliográfico: É feito por levantamento de material já publicado que seja sobre ou contenha referência do tema pesquisado, os materiais pesquisados podem ser livros, artigos, jornais, revistas e etc. (SILVA e MENEZES, 2005)

3 - Documental: A pesquisa documental recorre a fontes mais diversificadas e dispersas, sem tratamento analítico, tais como: tabelas estatísticas, jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, filmes, fotografias, pinturas, tapeçarias, relatórios de empresas, vídeos de programas de televisão, etc. (FONSECA, 2002 apud GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p.37)

4 - Campo: A pesquisa de campo caracteriza-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, se realiza coleta de dados junto a pessoas, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa (pesquisa ex-post-facto, pesquisa-ação, pesquisa participante, etc.) (FONSECA, 2002 apud GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p.37)

5 - Ex-Post Facto: Segundo SILVA e MENEZES(2005) esse tipo de pesquisa, se dá após a ocorrência do fato, como a pesquisa sobre civilizações antigas.

6 - Levantamento: É usado em estudos exploratórios e descritivos. Pode ser feito de uma amostra ou de toda a população(censo), tem como vantagem o conhecimento de toda a realidade para o uso posterior da pesquisa para decisões estratégicas nas politica publicas (GERHARDT e SILVEIRA, 2009).

52 7 - Survey: Esse tipo de pesquisa é usado para a busca de informações diretamente de um grupo de pesquisa, a Survey obtém dados por meio de um questionário, neste tipo busca-se dados ou informações sobre as características de um determinado grupo alvo.

8 - Estudo de caso: GIL (2002 apud GERHARDT e SILVEIRA, 2009) cita:

Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. O pesquisador não pretende intervir sobre o objeto a ser estudado, mas revelá-lo tal como ele o percebe.

É definido com o estudo de uma entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo ou uma unidade social, pode ter caráter, interpretativo, em que busca compreender o mundo do ponto de vista dos participantes, ou de forma mais simplificada.

9 - Pesquisa Participante: nesta pesquisa, como o próprio nome diz, o pesquisador participa do meio estudado, como o caso de pesquisadores que começam a viver em aldeias e aprendem seus costumes e hábitos, desvinculando do seu meio natural.

10 - Pesquisa-Ação: Tem como premissa o empirismo e a participação do pesquisador como objeto/parte do contexto pesquisado. Tem como alvo transformar as realidades pesquisadas, a partir de sua compreensão, conhecimento e compromisso para a ação dos elementos envolvidos na pesquisa.

11 - Pesquisa Etnográfica: É basicamente a pesquisa de um grupo ou povo, na qual o pesquisador não interfere no meio pesquisado, aborda a visão dos sujeitos pesquisados e suas experiências.

12 - Pesquisa Etnometodológica: Tem como objetivo compreender como as pessoas constroem e reconstroem sua realidade social. Esclarece que a conduta humana é resultado de interações sociais, que se produz continuamente através da sua prática cotidiana, sendo assim ela analisa deste modo os procedimentos que os indivíduos recorrem para efetuar as suas ações diárias (GERHARDT e SILVEIRA, 2009)

Neste trabalho, no qual o conjunto de procedimentos práticos, é do tipo experimental, é demonstrado o uso de ferramentas de controle de versão, a instalação, configuração e teste.

53 3.3 DELIMITAÇÕES

Utilização das ferramentas Git, Mercurial e Subversion em ambiente Linux com cliente via terminal ou Git em Windows via cliente gráfico, com repositórios locais ou remotos.