• Nenhum resultado encontrado

APÊNDICE A INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTE PARA INTEGRAÇÃO CONTÍNUA

1.3 Configurando as chaves de acesso SSH.

1.4.1 Configurando o ambiente Java no Windows.

A configuração escolhida contém a versão 3.3.3l do Maven e o JDK 1.8. As versões foram escolhidas por causa da estabilidade de uso e funcionamento. Primeiramente é necessário entrar no site da Oracle, na página de downloads do Java e baixar o aplicativo instalador do JDK disponível para Windows, na figura 250 são mostradas as opções de download.

173

Figura 250 - Opções de download do Java 8

Fonte: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads- 2133151.html?ssSourceSiteId=otnpt (2016)

Na figura 250 é mostrado um botão para aceitar os termos de licença, basta selecioná- lo para aceitar os termos. Feito isto é copiado para o computador local um aplicativo com extensão “*.exe”, este arquivo é utilizado para instalar o kit Java no sistema. A instalação através do assistente é bastante fácil e basta apenas seguir os passos do assistente de instalação. Depois que o JDK foi instalado é necessário configurar as variáveis de ambiente do Windows, elas são simplesmente informações configuradas para uso do próprio sistema e de outros aplicativos instalados que necessitam do Java.

Para iniciar pode-se pressionar, no teclado, a tecla com o logo Windows + a tecla “E”, ou em um modo mais simples apenas abrir uma nova janela do windows explorer. Após isso clicar com o botão direito em “Meu computador” e depois em “Propriedades”, estes passos são mostrado na figura 251.

174

Figura 251 - Tela do Windows Explorer

Fonte: elaborado pelo próprio autor (2016)

Abre-se então uma tela com informações do sistema, deve-se acessar a opção Configurações avançadas do sistema, que fica na região superior esquerda da tela, como pode ser visto na figura 252.

Figura 252 - Opções de Gerenciamento e Configuração

Fonte: elaborado pelo próprio autor (2016)

Na próxima tela que abre, com o título “Propriedades do sistema”, ir na aba Avançado e clicar no botão Variáveis de Ambiente, a tela é mostrada na figura 253.

175 Figura 253 - Tela de configurações avançadas do Sistema

Fonte: elaborado pelo próprio autor (2016)

Ao executar a ação indicada para a figura 253 uma janela conforme mostrada na figura 254 é aberta em tela.

Figura 254 - Tela de configuração de variáveis de ambiente

Fonte: elaborado pelo próprio autor (2016)

No quadro “Variáveis do sistema”, deve-se clicar no botão “Novo” e declarar a variável “JAVA_HOME”, nessa variável é incluso o caminho, como o próprio nome diz na tradução

176 direta, o “LAR do JAVA”, nesse local é revelado o local onde o java foi instalado. A declaração da variável é simples e consiste de apenas dois campos que devem ser cadastrados: Nome da variável e Valor da variável. No caso do exemplo conforme a figura 255, o nome foi “JAVA_HOME” e o valor preenchido foi o caminho de instalação do java. Deve ser tomado bastante cuidado com o preenchimento do campo valor, pois o preenchimento incorreto pode causar problema.

Figura 255 - Declaração de variável de ambiente no Windows

Fonte: elaborado pelo próprio autor (2016)

Não se deve confundir esta parte do ambiente, aqui a variável declarada deve conter o caminho do JDK, não do JRE(Java Runtime Environment), o JRE é necessário para executar qualquer aplicativo, desenvolvido em java, no computador. O JDK é um conjunto de bibliotecas que permite, além de executar, também compilar aplicativos java, sem ele o Maven não funciona.

Para não deixar dúvidas sobre a declaração da variável, existe uma forma de visualizá- la utilizando o comando que pode ser visto na figura 256.

Figura 256 - Visualização de variáveis de ambiente no terminal

Fonte: elaborado pelo próprio autor (2016)

Se a saída for semelhante a mostrada na imagem a variável está declarada corretamente. Agora é preciso configurar a variável CLASSPATH, essa variável de ambiente informa o diretório onde o Java guarda os pacotes JARs, que são nada mais que bibliotecas para se efetuar a

177 execução e compilação de programas. A declaração da variável segue o mesmo processo da variável anterior como é visto na figura 257.

Figura 257 - Declaração da variável classpath

Fonte: elaborado pelo próprio autor (2016)

Nota-se que no campo valor foi usado a declaração %JAVA_HOME%, essa é uma forma de utilizar o valor da variável que já foi declarada. É possível colocar diretamente o caminho até a pasta bin “C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_60\bin;” , porém não é uma boa prática, imaginando que em algum momento, seja necessário mudar a versão do Java, o desenvolvedor precisa mudar em todos os lugares onde essa variável de ambiente foi usada. O mesmo procedimento deve ser feito com a Variável de Ambiente Path, mas no caso dessa variável ela já existe e apenas é necessário editá-la. Como pode ser visualizado na figura 258, no campo de valor é necessário acrescentar ponto e vírgula após o último caractere existente, em seguida deve ser acrescentado o valor da variável CLASSPATH.

Figura 258 - Alteração da variável de ambiente Path

Fonte: elaborado pelo próprio autor (2016)

A variável de ambiente Path, é uma variável do sistema operacional necessária para executar informações via terminal. Para conferir se as variáveis estão configuradas corretamente, basta que sejam executados os comandos vistos na figura 259, caso a saída seja igual ao exemplo a configuração está concluída.

178 Figura 259 - Verificação de versão do Java no Windows

Fonte: elaborado pelo próprio autor (2016)

Por último deve ser editada novamente a variável variável de ambiente Path e no campo de valor remover o seguinte trecho: “C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath”. Para finalizar, basta remover a pasta JRE no diretório padrão Java e reiniciar o sistema.