• Nenhum resultado encontrado

CARACTERÍSTICAS DA ATIVIDADE TURÍSTICA EM ALAGOAS

O litoral do estado de Alagoas é tipicamente turístico por possuir praias que se estendem da cidade de Piaçabuçu (extremo Sul) até Maragogi (extremo Norte), o turismo é uma importante

ISBN: 978-85-7822-679-4 IISEMINÁRIO NACIONAL TURISMO/UFS 44 atividade econômica. Conforme o Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, “Alagoas tem um potencial histórico para o turismo, sendo um dos destinos turísticos mais procurados da região Nordeste. Acompanhando o cenário nacional e regional, Alagoas vem conseguindo bons resultados em seus dados turísticos nos últimos anos” (PDTS/ALAGOAS, 2015, p.16).

Dados do Governo Estadual indicam que o fluxo de pessoas circulando pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares aumentou, aproximadamente, 22 % entre os anos de 2011 e 2014. Grande parte deste fluxo é de turistas, sobretudo, daqueles que buscam praia e sol. Outra conclusão que podemos tirar deste aumento refere-se à demanda por serviços e equipamentos urbanos e turísticos. Isto é, para atender a este público crescente, novos investimentos são necessários tanto dos empresários do turismo quanto dos governos municipais e estaduais.

A praia é o principal objeto de desejo dos turistas que vem para Alagoas. Mas, para se consumir a praia é preciso um conjunto de processos e atividades de suporte, como, por exemplo, hotéis, bares, restaurantes, transporte público, vias de acesso, etc. Além disso, para oferecer o atrativo praia ao turista, cidades inteiras reordenam a vida econômica e social a fim de capturar este fluxo de turista e adquirir algum dinamismo econômico. Se todos os lugares são, virtualmente, turísticos, o turista, porém, é seletivo. Isto quer dizer que apenas poucos lugares são escolhidos para esse fim. No caso de Alagoas, quanto mais próximo da capital Maceió mais intenso é atividade turística.

Nesta busca por fluxo de turistas, o litoral Sul entra em desvantagem, apesar do ambiente natural com a presença dos coqueirais, praias com extensa faixa de área, etc. A desvantagem diz respeito ao fato que só a partir da década de 2000 é que esta região começou receber investimentos públicos. Este quadro tem mudado nas últimas décadas, e isto se deve ao fato do reconhecimento do Ministério do Turismo – MTUR e novos potenciais turísticos no Estado.

A partir do momento em que o litoral Sul se afirmou no circuito turístico e começou a receber investimentos públicos, a Praia do Francês, Barra de São Miguel, Barra Nova, outras vilas e praias tornaram-se alternativas para o desenvolvimento e consolidação do turismo. Esta mudança estratégica tem seus resultados, conforme o Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável em Alagoas - PDTS/Alagoas, “os municípios litorâneos da região Lagoas e Mares do Sul são responsáveis por 19,7% dos meios de hospedagem do estado e estes, juntos, disponibilizam 12,4% dos leitos de Alagoas, destacando-se os municípios de Marechal Deodoro” [boa parte destes dados referem-se à Praia do Francês][...] (PDTS/ALAGOAS, 2015, p.24).

ISBN: 978-85-7822-679-4 IISEMINÁRIO NACIONAL TURISMO/UFS 45 Em compensação, Coruripe apesar de situar-se também no litoral Sul e ser considerado turístico (destaque para as praias Pontal do Coruripe, Barreiras, Lagoa do Pau, Miai de Baixo e Meia de Cima), não recebe os mesmos investimentos e nem tem o mesmo fluxo de turistas. Concorre para isso a deficiência na rede de hospedagem e alimentação. As obras com a rodovia AL-101 Sul foram importantes para o crescimento da atividade turística nessa região, pois aumentou o fluxo de pessoas e turistas circulando, mas não mudou substancialmente o perfil da atividade.

Nesse sentido, a partir das observações empíricas realizadas em pesquisa de campo, um dado se revelou importante. Trata-se da relação entre turismo e proximidade/distância da capital Maceió. Á medida que se afasta da capital, a circulação de turistas decaiu, considerando que não há pacotes de viagens para os lugares mais afastados, o marketing do turismo diminui, a infraestrutura urbana e turística dos atrativos é quase inexistente. A rigor, o impacto da atividade turística sobre o espaço é distinto, conforme veremos no terceiro item deste trabalho.

De acordo com os dados do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local Turismo Lagoas e Mares do Sul - APL Lagoas e Mares do Sul, na Praia do Francês “verificou-se que a taxa de ocupação na alta temporada de verão aumentou progressivamente de 20% em 2004 para 85% em 2012”. Estes dados revelam “uma maior procura por este destino” e se atrela diretamente “aos investimentos públicos no Estado, [que] tem atraído novos investidores para estes locais” (APL LAGOAS E MARES DO SUL, 2015, p.17-18). Nesse sentido:

A Praia do Francês se consolidou como centro de recepção em função da estrutura de apoio ao turismo, como restaurantes e pousadas. Além da rica gastronomia, a produção artesanal é bastante diversificada: são fabricados instrumentos musicais como a rabeca, esculturas sacras, grupos folclóricos e musicais de folguedo, além de trabalhos com renda como toalhas, bolsas, roupas, entre outros, os quais são comercializados por todo o Brasil (APL LAGOAS E MARES DO SUL, 2015, p. 87).

Apesar de usarmos os dados dos meios de hospedagem e ocupação, a expressão da importância da atividade turística não se restringe a estes dados. Os investimentos em infraestrutura urbana é um bom exemplo. Nesse sentido, a seletividade dos investimentos públicos é um bom indicador, a Praia do Francês, por exemplo, tem recebido investimentos do Ministério do Turismo, governo estadual e municipal; além de financiamentos através dos bancos para construção de obras para o setor privado, a construção de rede de saneamento básico e financiamento de rede hoteleira.

A obra de esgotamento sanitário na Praia do Francês, a duplicação da AL-101 Sul que se inicia na Barra de São Miguel e vai até Maceió dando fluidez na circulação de pessoas, denotam o caráter

ISBN: 978-85-7822-679-4 IISEMINÁRIO NACIONAL TURISMO/UFS 46 polarizador dos investimentos e, em consequência, os lugares escolhidos como ideais para o desenvolvimento da atividade turística. Segundo estimativas do próprio governo estadual, estes investimentos têm como fundamento o crescimento da atividade turística e as novas demandas do mercado. Neste contexto, as obras identificadas de acesso são interpretadas como fundamentais para dar fluidez à circulação de pessoas. Os investimentos influenciam também o setor hoteleiro: “acreditando em Alagoas, o grupo Hotel Ponta Verde está investindo na cidade de Marechal Deodoro, com três novos empreendimentos hoteleiros. ” (RDTN, 2011, s/p).

A Praia do Francês atende a um público turístico abrangente, turistas de diversos lugares do mundo visitam-na ou estabelecem moradia neste lugar. Com isso, os processos de especulação imobiliária aumentam. Conforme as entrevistas de campo, o setor imobiliário local cresceu muito nas últimas décadas. Isto pode ser verificado na paisagem com o surgimento de condomínios fechados e casas de luxo. Neste sentido, o solo nas praias de Alagoas tem valorização acima da média, visto que esse estado se tornou o segundo destino turístico mais influente do Nordeste.

Outline

Documentos relacionados