• Nenhum resultado encontrado

20

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Sergipe-UFS; Especialista em docência do Ensino Superior pela Estácio Fase-SE; Mestranda em Turismo pelo Instituto Federal de Sergipe-IFS; Pós graduanda em Planejamento do Turismo-UFS. E-mail: elianeavelina@yahoo.com.br.

ISBN: 978-85-7822-679-4 IISEMINÁRIO NACIONAL TURISMO/UFS 54

Resumo

As inovações, especialmente as tecnológicas, tem produzido um novo cenário para o turismo, que resultaram em uma nova configuração de demanda e oferta e consequentemente provocaram mudanças no planejamento e gestão de destinos turísticos. Desse modo, é necessário compreender, que pensar o planejamento turístico neste século de intensas mudanças, requer um novo olhar para as questões de inovação e competitividade, uma vez que, cada dia mais surgem destinos, sejam eles municípios, regiões, territórios, países de eleição mais competitivos buscando se firmarem no mercado (AZEVEDO; BARROS,2017). Em suma, o artigo em tela tem como objetivo geral: analisar o impacto das inovações tecnológicas no desenvolvimento do turismo e suas influências no planejamento e na gestão de destinos turísticos no contexto

contemporâneo. Metodologicamente, tem abordagem

exploratório/descritiva, baseado em informações obtidas através de livros, dissertações de cunho acadêmico e artigos relevantes para composição do referencial teórico. Os resultados mostraram que de acordo com O’connor (2001) e Xiang(2017) tecnologicamente, muito se evoluiu para se chegar ao contexto que temos hoje. E que a tecnologia tem redesenhado profundamente a estrutura do turismo, natureza dos produtos turísticos, a competitividade e o processo de criação de valor (SIGALA e CHALKITI 2014).

Palavras-chaves: Inovação no Turismo. Tecnologias no turismo. Planejamento e gestão do turismo.

Abstract

The innovations, especially the technological ones, have produced a new scenario for tourism, which have resulted in a new configuration of demand and supply and consequently have caused changes in the planning and management of tourist destinations. Thus, it is necessary to understand that thinking about tourism planning in this century of intense changes requires a new look at the issues of innovation and competitiveness, since more and more destinations are emerging, be they municipalities, regions, territories, countries of choice competitive firms seeking to enter the market.(AZEVEDO;BARROS,2017). In summary, the article on screen has the general objective of analyzing the impact of technological innovations on the development of tourism and its influence on the planning and management of tourist destinations in the contemporary context. Methodologically, it has an exploratory/descriptive approach, based on information obtained through books, academic dissertations and articles relevant to the composition of the theoretical framework. The results showed that according to O'connor (2001) e Xiang (2017) technologically, much has evolved to reach the context we have today. And that technology has deeply redesigned the structure of tourism, nature of tourism products, competitiveness and the process of value creation (SIGALA; CHALKITI 2014).

Key worlds: Innovation in Tourism. Technologies in tourism. Planning and management of tourism

.

ISBN: 978-85-7822-679-4 IISEMINÁRIO NACIONAL TURISMO/UFS 55

INTRODUÇÃO

O setor de turismo tem sido influenciado por diversos fatores, muitos deles estão relacionados aos avanços tecnológicos que tem permeado todos os segmentos da economia como modelo de superação a concorrência e diferencial competitivo, seja para empresas ou destinos turísticos. Diante desse cenário, a globalização, a competitividade entre os destinos, as mudanças nos perfis de turistas, as transformações dos sistemas de intermediação entre empresa/cliente e cliente/destino, as tecnologias da informação e comunicação de um modo geral, tem sido elementos propulsores de desenvolvimento da atividade turística.

As inovações, especialmente as inovações tecnológicas, produziram um novo cenário para o turismo, que resultaram em uma nova configuração de perfil de demanda e de oferta. Dessa maneira, urge um novo pensar para o planejamento e a gestão do Turismo, que precisa considerar os aspectos inerentes a essas transformações estabelecendo estratégias inovadoras a fim de melhor estruturar os espaços turísticos.

É claro dizer, que o planejamento turístico é uma ferramenta altamente eficaz para os destinos, tendo em vista a sua possibilidade de pré-determinar um percurso para o futuro através do direcionamento de estratégias e ações (PETROCCHI, 2002). Através do planejamento é possível estabelecer um compromisso mais sério com os aspectos culturais, sustentáveis e sociais de uma determinada comunidade turística, objetivando produzir ofertas inovadoras que atendam aos novos perfis de demanda, fruto de um mundo cada vez mais globalizado.

Nesse sentido, o artigo em tela se apresenta como uma fonte de discussões teórico/conceituais acerca da inovação no Turismo, ampliando-se para o entendimento das inovações tecnológicas, no tocante a seus efeitos transformadores na maneira de se ofertar o turismo para as novas demandas, e a relevância destes para o planejamento e a Gestão de destinos turísticos no contexto contemporâneo. Dessa maneira, entende-se que esse tem sido um discurso primordial aos pesquisadores, planejadores e gestores do Turismo, que precisam pensar globalmente para atuar e inovar localmente (VIGNATI, 2012).

Metodologicamente, o artigo fundamenta-se em uma pesquisa de natureza básica, onde do ponto de vista dos objetivos é exploratório/descritiva. Para atender o objetivo proposto, empreendeu-se na pesquisa, o levantamento de informações relevantes para composição do referencial teórico, propondo-se a analisar como as inovações, especialmente as tecnológicas tem impactado no

ISBN: 978-85-7822-679-4 IISEMINÁRIO NACIONAL TURISMO/UFS 56 desenvolvimento do turismo e como estes têm influenciado no planejamento e gestão de destinos turísticos.

Outline

Documentos relacionados