• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.2 Percepções dos Gestores em Relação aos Critérios e Subcritérios Propostos

4.2.1 Características dos Entrevistados

Nomeada pelas autoridades competentes para um mandato de quatro anos, foi escolhida dentre os nomes indicados em uma lista tríplice, organizada em reunião conjunta entre o Conselho Universitário, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho Curador, após, consulta feita a comunidade acadêmica.

Dirigente máxima da instituição com atribuições do cargo de liderar, superintender e coordenar as atividades da universidade, além de exercer a autoridade política nas relações com o ambiente externo em nível institucional.

No contexto interno, é responsável pelo estabelecimento de estratégias para o cumprimento das diretrizes da política nacional de educação, da ciência e tecnologia e dos vários programas governamentais voltados para o desenvolvimento social e econômico e ambiental do país, como também, propor melhorias no sistema de gestão da universidade como forma de assegurar a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

4.2.1.2 – Pró-Reitores

Professores e/ou servidores ocupantes de cargos de direção designados pela livre escolha do (a) dirigente máximo da instituição, integram a alta administração da universidade, são responsáveis pelos desdobramentos das estratégias em sua área de competência, como também pelas propostas de melhorias no sistema de gestão da universidade como forma de assegurar o cumprimento da missão institucional.

Os pró-reitores têm como responsabilidade o fortalecimento do funcionamento harmônico institucional que assegure o cumprimento dos objetivos fins da universidade no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão.

4.2.1.3 – Diretores de Centro

Dirigentes de órgãos setoriais de administração e coordenação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, exercendo através de órgãos próprios funções deliberativas e executivas, são responsáveis pelos desdobramentos das estratégias em sua área de

competência, como também, pelas propostas de melhorias no sistema de gestão da universidade para assegurar o cumprimento da missão institucional.

Nomeados pelo reitor (a) para um mandato de quatro anos, escolhidos dentre os nomes indicados em uma lista tríplice entre os docentes dos dois níveis mais elevados da carreira do magistério, ou que sejam portadores do título de doutor, constantes de listas tríplices, após consulta feita na comunidade acadêmica do respectivo centro.

4.2.1.4 – Chefes de Departamentos

Dirigentes de unidades gerenciais de primeira instância de deliberação em matéria didático-científica e administrativa no âmbito de sua atuação, são responsáveis pela integração e a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade, como também, do cumprimento das deliberações dos colegiados e da alta administração da organização.

Nomeados pelo reitor (a) e indicados pelos diretores de centro após consulta aos segmentos da comunidade acadêmica envolvida com o respectivo departamento, para um mandato de dois anos.

4.2.1.5 – Coordenadores de Cursos

Dirigentes de unidades gerenciais responsáveis pela execução das deliberações advindas dos colegiados de curso no que se refere à organização e revisão curricular, ao estabelecimento de diretrizes para a execução do projeto pedagógico do curso, bem como as normas de seu acompanhamento e avaliação.

Nomeados pelo reitor (a), e indicados pelos diretores de centro após consulta aos segmentos universitários envolvidos nos cursos, para um mandato de dois anos. Neste cargo, as habilidades e competências do ocupante se voltam para a operacionalização da atividade do ensino.

A escolha desses gestores para esta fase da pesquisa tem como base os cinco cargos de direção administrativa que estes ocupam e que no dia-a-dia da instituição são responsáveis pelo processo de planejamento e gestão. Destes, foi possível coletar as respostas de 52 gestores, conforme Tabela 1, os quais responderam ao questionário enviado, permitindo assim que fosse identificado o grau de importância dos referidos subcritérios propostos previamente, como também o peso atribuído por cada respondente ao critério de avaliação.

Utilizou-se da estatística descritiva dos valores de frequência obtidos, procurando descrever e avaliar o grupo pesquisado sem tirar quaisquer conclusões ou inferências sobre um grupo maior.

Tabela 10 - Visualização dos questionários respondidos

Cargos de Direção Total de

questionários enviados Total de questionários respondidos % de questionários respondidos em relação ao cargo Reitor 1 1 100,0 Pró-reitores 9 5 55,6 Diretores de Centro 16 8 50,0 Chefes de departamentos 56 16 28,6 Coordenadores 104 22 21,1 Total 186 52 28,0

Fonte: pesquisa aplicada (2013).

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 10, cerca de 28% dos gestores responderam aos questionários, o que pode ser considerado um padrão aceitável de respostas. Weible e Wallace (1998) consideram que a taxa de resposta de um questionário disponibilizado na internet é de 26%. Para Marconi e Lakatos (2005), questionários que são enviados para os possíveis respondentes alcançam, em média, 25% de devolução. Por isso, é possível considerar satisfatório para o estudo o número de gestores que responderam aos questionários.

Outra perspectiva na análise dos dados da tabela pode ser feita a partir da classificação dos cargos administrativos em dois níveis: alta administração e linha gerencial. A primeira composta pela reitora, pró-reitores e diretores de centro, em total de 26 cargos, apresentou o número de 14 questionários respondidos, o que representa uma taxa de retorno na ordem de 54%. A segunda, composta pelos chefes de departamento e coordenadores de curso, que representam um total de 160 cargos. Esta, por sua vez, apresentou um número de 38 questionários devolvidos, o que representa uma taxa de retorno na ordem de 24%.

Diante desta perspectiva, ressalta-se importância da compreensão destes dois níveis de cargos administrativos em relação ao estudo desenvolvido e em especial a percepção deste em relação aos subcritérios para a metodologia, considerando que a alta administração é a instância máxima deliberativa das estratégias organizacionais, e que a linha gerencial é responsável pela execução dessas estratégias, além de proporcionar a integração dos

processos finalísticos da universidade. Isto implica, portanto, na importância que estes critérios e subcritérios têm para a metodologia proposta.

Na aplicação da pesquisa foram considerados 56 chefes de departamento do total de 74, em virtude da não acessibilidade ao endereço eletrônico de 18 gestores para o envio da correspondência e do questionário.

4.2.2 Estatística descritiva dos valores de frequência obtidos e a normalização dos