• Nenhum resultado encontrado

CARACTERIZAÇÃO DA CRECHE SELECIONADA

Apresentação e Discussão dos Resultados

5. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.

5.2. CARACTERIZAÇÃO DA CRECHE SELECIONADA

A creche selecionada está localizada na zona rural no município do interior do Estado de São Paulo e faz divisa com outro município.

O bairro do referido município da pesquisa é considerado de classe baixa com o histórico de ser irregular proveniente de apropriações indevidas de terra, por esse motivo há falta de saneamento básico como tratamento de esgoto, bem como crescimento populacional desestruturado. Entretanto, a Prefeitura do Município está regularizando a situação dos moradores e executando melhorias no bairro. Um dos investimentos é o asfalto, pois ao sair da rodovia sentido bairro o acesso é por estrada de terra, mas as vias do bairro estão sendo asfaltadas, sinalizadas e iluminadas.

Apesar de ser um bairro com poucas ruas é muito populoso, com famílias compostas por várias pessoas em uma residência.

Outra característica é a incidência de migrantes de várias regiões do país, como Bahia, Pernambuco entre outras.

A unidade escolar possui como membro gestor uma diretora que durante a pesquisa estava afastada por licença saúde, mas a creche contava com o apoio da supervisora de ensino, um auxiliar administrativo, um inspetor de alunos, quatorze professoras e funcionários terceirizados na administração da cozinha e funcionários de limpeza.

A creche atende cinquenta e oito crianças na faixa etária dos três meses aos trinta e seis meses, mas também contempla a primeira e a segunda fase da pré-escola com crianças entre quatro a cinco anos.

O prédio da creche foi construído com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamento da Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância, no qual tem projeto arquitetônico próprio.

O documento Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia – Orientação para elaboração de projetos de construção de centros de Educação Infantil (2009) estabelece normas e padrões para a construção de prédios para atender as crianças considerando os espaços de sala, áreas internas e externas e de suporte administrativo e pedagógico.

Figura 1: Visualização do Projeto Arquitetônico do Proinfância

Figura 2: Fachadas do prédio – Projeto Arquitetônico do Proinfância

Fonte: Arquivo FNDE (http://www.fnde.gov.br/programas/proinfancia-apresentacao).

A planta baixa contempla os seguintes espaços apresentados na Figura 3.

Figura 3: Planta Baixa Projeto Arquitetônico do Proinfância

Na área frontal da creche há um hall de entrada coberto, uma sala do auxiliar administrativo com balcão de atendimento. Uma sala da direção. Uma sala ampla de professores e reunião. Uma sala que serve como refeitório dos professores. Uma sala depósito e dois banheiros divididos entre feminino e masculino.

Há um pátio amplo e coberto que interliga as salas. Do lado direito há a cozinha industrial, com áreas de dispensa e lavanderia. Junto a esse espaço há geladeira e pia que servem como lactário. De frente ao balcão da cozinha ficam as mesas onde se acomodam a comida no sistema self service pelas crianças. Toda a alimentação é preparada na própria creche.

Ainda no mesmo espaço do pátio, em frente à cozinha, ficam as mesas e bancos do refeitório. Todo esse mobiliário é adequado às crianças pequenas. Ao lado ficam as mesas que servem os bebês, sendo um móvel com cinco lugares onde os bebês são encaixados em frente a uma professora.

Continuando o corredor há quatro salas de aula, sendo a primeira delas a do Berçário I e II com bebês de três a dezoito meses.

Do lado esquerdo do pátio há uma sala de informática ampla, mas é utilizada como depósito de brinquedos, velotrol e brinquedos grandes de plástico do parque. Uma sala de vídeo com uma estante, TV e vários DVDs e uma pilha de colchonetes que são colocados ao chão quando necessário. A utilização dessa sala fica prevista no planejamento semanal de todas as professoras.

Há dois banheiros divididos entre feminino e masculino em cada lado do corredor para atender às crianças da pré-escola.

Continuando o corredor há três salas que atendem as crianças de quatro a cinco anos da pré-escola.

A última sala foi organizada como Brinquedoteca, com vários brinquedos, materiais, fantasias, roupas e acessórios para o faz de conta. A utilização desse espaço é feita por todas as professoras que se revezam nos momentos previstos no planejamento semanal.

O pátio central é dividido entre uma grande área coberta e outra descoberta, mas há um telhado de ligação entre as salas do lado esquerdo e direito. Há na área descoberta um palco em declive com assentos cimentados.

Ao final do pátio descoberto há dois tipos de parque. Um de madeira o qual faz parte do projeto arquitetônico, mas não é adequado para as crianças de até três anos. O outro parque é de ferro e mais proporcional às crianças pequenas. Ao final dos parques há uma ampla área verde gramada, bem como em todas as laterais da escola. Na parte frontal do prédio, do lado direito há o estacionamento para professores e funcionários.

Em todas as salas da creche há um hall de entrada com escaninhos feitos de pedra com várias divisórias para guardar os pertences das crianças. As salas são amplas e contam com uma pia que se estende por toda a parede. A parte de pedra da pia serve para apoio do professor, guardar materiais e também como trocador com o auxílio de um colchonete.

Todas as salas possuem uma parte reservada e fechada com divisórias para acomodar os colchonetes para a hora do descanso. Algumas salas tem o banheiro com vasos sanitários, lavatório com espelhos e chuveiros todos adaptados ao tamanho das crianças. Outras possuem apenas o espaço e as bancadas que são utilizadas como trocadores.

Todas as salas da creche possuem portas que dão acesso ao solário. Esse espaço é dividido com muretas, mas possuem interligação para que as crianças e professoras possam interagir.

As classes possuem prateleiras com diversos tipos, quantidades e variedades de brinquedos.