• Nenhum resultado encontrado

Caracterização da entidade em estudo – Município de Peniche

Capítulo 3 – Metodologia de investigação e caso de estudo

3.4. Caracterização da entidade em estudo – Município de Peniche

Os governos locais são responsáveis pela produção de diversos serviços públicos de maior importância para as populações desde a educação, ação social, ordenamento territorial até ao abastecimento e tratamento de água, a recolha e tratamento de resíduos sólidos e à promoção do desenvolvimento regional (Rodrigues, Araújo, & Tavares, 2009).

Tendo sido solicitada autorização por parte da investigadora ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Peniche, para desenvolver o presente estudo, este prontamente o autorizou. No que diz respeito aos entrevistados, por questões de confidencialidade da sua identidade por parte dos participantes no estudo, optou-se por omitir o nome de todos os sujeitos entrevistados.

O Município de Peniche é uma Autarquia Local, constituída nos termos da Lei e visa a prossecução de interesses específicos dos cidadãos do Concelho de Peniche, constituída por quatro freguesias, Atouguia da Baleia, Ferrel, Peniche e Serra D’El Rei.

Os órgãos representativos são a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal (n.º 2 do art.º 5.º do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro) e a sua atividade rege-se pela Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, na sua atual redação, onde estão estabelecidas as respetivas atribuições e competências.

O Município de Peniche prossegue a sua atividade tendo por base o seu objeto, a sua visão, missão e valores, apresentando-se de seguida, cada um deles:

a) Objeto:

• “…A Câmara Municipal de Peniche, enquanto órgão de poder local

autárquico, prossegue, coordenadamente com os respetivos serviços, e nos termos previstos na Lei Portuguesa, fins de interesse público municipal,…”

a) Visão:

“…o desenvolvimento económico e social do concelho, de forma a

proporcionar a melhoria das condições gerais de vida, de trabalho e de lazer aos seus habitantes, no respeito pelo ambiente, pelo património histórico e pelos direitos, liberdades e garantias individuais.”

b) Missão:

“… Reorientar a missão da organização, através do aumento da capacidade de intervenção do município na formulação e implementação

de políticas de desenvolvimento territorial às escalas regional e local e de uma estratégia de marketing do concelho, baseadas nos princípios consagrados no Plano Estratégico do Concelho de Peniche – Magna Carta Peniche 2025- de modo a gerar impactos económicos e sociais positivos na qualidade de vida dos munícipes.”

“…Alcançar um maior grau de satisfação do munícipe em relação às atividades desenvolvidas e aos serviços prestados pelo município, através da racionalização de meios e da eficiência na afetação de recursos públicos, da melhoria quantitativa e qualitativa do serviço prestado, com base na implementação de processos e políticas de qualificação e modernização administrativa.”

“… Introduzir uma filosofia de gestão empresarial na organização, baseada na racionalização de meios e no controlo das despesas com as atividades e serviços desenvolvidos, numa perspetiva custo-benefício, resultante de processos de avaliação e auditoria contínuas.”

d) Valores

Rigor, equidade, transparência, cultura de melhoria continua,

orientação para o cidadão, responsabilidade, inovação e competitividade.

No que diz respeito aos Recursos Humanos, e tendo como referência 31 de dezembro de 2015, estavam em efetividade de funções no Município de Peniche 360 trabalhadores, o que representa um decréscimo de 5,83% relativamente aos 381 trabalhadores ativos, em período homólogo de 2014.

Face ao mesmo período de 2010, ano de início da tendência de redução do número de efetivos, o decréscimo é de 104 trabalhadores, representando 28,88%.

De referir que, a partir de 2012, a redução do número de trabalhadores passou a ser uma exigência legal, por força da LOE/2012, aprovado pela Lei n.º 66-B/2011, de 30 de dezembro.

No que diz respeito a CEI, e considerando também o ano de 2015 apresenta-se seguidamente um quadro com o movimento de entradas e saídas de CEI.

Quadro 3. Movimento de entradas e saídas de CEI e CEI +.

E S T E S T E S T E S T E S T E S T E S T E S T E S T E S T E S T E S T E S T

121 4 11 15 4 13 17 3 10 13 2 13 15 12 16 28 19 24 43 19 24 43 20 17 37 22 15 37 11 5 16 6 7 13 3 9 12 125 164 289

Set Out Nov Dez Total

Movimento de entradas e saídas de CEI E CEI + entre 01-01-2015 e 31-12-2015

Saldo Inicial

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago

Fonte: Secção de Recursos Humanos – Município de Peniche

Do quadro, pode verificar-se que se iniciou o ano com 121 CEI e CEI + e que, no total, se registou um movimento de entradas de 125 trabalhadores e de saída de 164 trabalhadores, tendo terminado o ano com 82 trabalhadores nesta situação.

No Quadro 4 apresentam-se as características dos participantes o estudo.

Quadro 4. Características dos participantes do estudo.

Grupo Participantes Funções M/H Idade Habilitações Tipo de contrato Duração

I

R1

Nomeação com responsabilidades de

coordenação

H 60 Licenciatura Nomeação out/17

R2 Técnico Superior com

funções de coordenação H 35 Licenciatura

Contrato de trabalho

em funções Públicas Indeterminado

R3 Técnico Superior com

funções de coordenação H 40 Mestrado

Contrato de trabalho

em funções Públicas Indeterminado

R4 Encarregado H 51 11.º ano Contrato de trabalho

em funções Públicas Indeterminado

R5 Técnico Superior com

funções de coordenação M 38 Mestrado

Contrato de trabalho

em funções Públicas Indeterminado

II

T1 Técnico Superior M 33 Mestrado Contrato de trabalho

em funções Públicas Indeterminado

T2 Assistente Técnico M 42 12.º ano Contrato de trabalho

em funções Públicas Indeterminado

T3 Assistente Técnico M 43 Licenciatura Contrato de trabalho

em funções Públicas Indeterminado

III

C1 Assistente Técnico M 44 12.º ano Contrato Emprego-

Inserção 12 meses

C2 Assistente Técnico M 44 12.º ano Contrato Emprego-

Inserção 12 meses

C3 Assistente operacional H 49 9.º ano Contrato Emprego-

Inserção 12 meses

3.4.1. Síntese dos elementos caracterizadores dos sujeitos participantes

Tendo sido feita uma apresentação da entidade objeto deste estudo e feito um quadro com a caracterização dos seus sujeitos participantes, Dirigentes / Encarregados / Responsáveis de Serviço, Trabalhadores “residentes” e Trabalhadores com Contrato Emprego-Inserção, faz-se de seguida o ponto da situação-síntese quanto às variáveis que foram consideradas nesta altura, nomeadamente aos elementos caracterizadores dos sujeitos participantes entrevistados.

O género dos entrevistados (variável nominal):

No que diz respeito aos entrevistados do grupo Dirigentes / Encarregados / Responsáveis de Serviço, temos 4 indivíduos do género masculino, e 1 do género feminino.

Relativamente aos entrevistados do grupo Trabalhadores “residentes, são todos do género feminino.

Finalmente, os entrevistados do grupo Trabalhadores com Contrato Emprego- Inserção, temos 2 do género feminino e 1 do género masculino.

A idade dos entrevistados (variável intervalar):

De acordo com as características da amostra recolhida dos Dirigentes / Encarregados / Responsáveis de Serviço os entrevistados têm idades compreendidas entre os 38 e os 60 anos de idade, verificando-se que a média de idades é de 45.

No grupo de Trabalhadores “residentes”, verifica-se que as idades dos participantes vão dos 33 aos 43 anos de idade.

No que diz respeito à amostra dos Trabalhadores com Contrato Emprego- Inserção, as idades estão compreendidas entre os 44 e os 49 anos.

Habilitações literárias dos entrevistados (variável intervalar):

Dos dados obtidos, verifica-se que dos entrevistados, três têm Mestrado, três são licenciados, três tem o 12.º ano de escolaridade, havendo apenas um com o 11.º ano e dois com o 9.º ano de escolaridade, este último, assistente operacional e CEI.

Verifica-se que todos têm, pelo menos, a escolaridade mínima obrigatória e habilitação para a função que desempenha e que, pelo menos cinco, têm habilitação superior à exigida para a carreira para a qual estão contratados.

Tipo de vínculo (variável nominal):

No que diz respeito ao tipo de vínculo que os entrevistados têm ao Município, verifica-se que sete têm um contrato de trabalho em funções públicas, três estão a colaborar no Município através de Contrato Emprego-Inserção e um está nomeado pelo Presidente da Câmara Municipal.

Duração dos contratos de trabalho (variável intervalar):

No que diz respeito ao prazo do vínculo ao Município, verifica-se que sete têm um contrato por tempo indeterminado, os três CEI tem um contrato de 12 meses e o entrevistado que é nomeado, tem uma nomeação para o mandato que está a decorrer, o qual termina em outubro de 2017.