• Nenhum resultado encontrado

3. OS CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO EDAGÓGICA

4.6 Caracterização da Escola

A turma multisseriada B, da Escola Antônio Mandes de Souza, em estudo, era formada por 20 (vinte) alunos de três anos (séries): 3º, 4º e 5º anos. Assistida por uma só professora (Marlene Agostinha), nas quatro horas letivas diárias, durantesos 200 dias do ano letivo, no turno vespertino, das 13h00min às 17h00min.

O Projeto Político Pedagógico - PPP da escola em estudo traz um breve histórico da escola.

Histórico da escola

A Escola Antônio Mendes de Souza, localizada no Sítio Baixa do Caminho Velho vem prestando serviços à comunidade desde 1987; a mesma funcionava em casa de família, ainda no município de Petrolina, na gestão do Prefeito Guilherme Coelho; hoje a escola é autorizada e publicada no Diário Oficial N° 235 em 12/12/96, Cadastro Escolar – M- 655.044, Portaria -SSE N° 6259 Data da portaria 11/12/96, sendo que a mesma foi inaugurada em agosto de 1990 atendendo alunos da comunidade, onde atendemos uma demanda de 09 alunos de Educação Infantil e 36 alunos de 1° ao 5° ano, divididos em dois turnos, matutino e vespertino em turmas multisseriadas. (PPP, 2015, p. 01).

Os alunos são filhos de agricultores, naturais da localidade, beneficiados da bolsa família, residentes nas proximidades da escola, não dispondo de transporte escolar.

A professora, pedagoga contratada, é natural de outro município. Residente no município vizinho Afrânio-PE, vai e vem todos os dias em seu transporte próprio, uma motocicleta.

A história da Escola Antônio Mendes de Souza não é muito diferente das demais do Brasil. Segundo os relatos verbais da professora fundadora, Gracionilda Rodrigues de Souza (Graçu), atualmente merendeira e servente do turno matutino da escola, esta escola foi criada em 1987. Por se ter casado com um rapaz da região, ela veio morar na localidade. Como já era professora na região em que morava, mobilizou a comunidade local, formou a turma e abriu a escola.

A escola foi aberta com o apoio da comunidade local que disponibilizou sua residência para a escolarização das crianças vizinhas. O funcionamento dessa escola foi dos anos 1987 a 1990, na residência do senhor Expedito Gregório no Sítio Baixa do Caminho Velho. Em 1990 foi construído e inaugurado o prédio em frente à residência onde funcionava a referida escola com o nome “Escola São José” ainda pertencente ao município de Petrolina-PE, com uma turma multisseriada. Em 1991, com a emancipação política, Dormentes-PE vira cidade e recebe tudo. Em 1996, a supervisora da secretária de educação de Dormentes-PE, Rita Reis, chegou à escola e me pediu um nome para mudar o nome da escola porque “São José” era nome de Santo e que na escola se botava nome de pessoas da região. Tinha falecido um senhor que tinha família que morava nas proximidades dos sítios vizinhos. Eu sem achar outro nome sugeri que trocasse o nome da escola para Escola Antônio Mendes de Souza. Assim foi feito essa escola. (informação verbal)5

Nos estudos de campo foi verificada a estrutura física da escola Antônio Mendes de Souza. A escola tem apenas 1 (uma) sala de aula, 1(uma) mini cozinha, 1 (um mini depósito/despensa, 1 (um) almoxarifado, a partir da reutilização dos 02 banheiros antigos, e 02 banheiros novos.

Figura 5 - Frente da Escola Antônio Mendes de Souza

Fonte: Da autora

5 Informação verbal fornecida pela servente e primeira professora da escola, Maria Gracionilda de Sousa.

Os aspectos de limpeza e da organização higiênica ambiental, como paredes ou pinturas encontram–se em condições razoáveis para o funcionamento “aceitável” da escola, apesar de precisar de algumas grandes reformas.

Segundo os registros do Projeto Político Pedagógico do Núcleo (PPP 2015), esta escola é substanciada pela Secretaria Municipal de Educação do Município e tem a seguinte estrutura:

Contextos da escola

Escola Antônio Mendes de Souza não recebe recursos financeiros do PDDE, recebe apenas suporte da Secretaria de Educação do município. E para atender a sua demanda temos 01 professor efetivo e 01 professor contratado, ambos com nível superior (Pedagogia) e 01 auxiliar de serviços educacionais, efetiva e duas contratadas com revezamento de dias. Quanto aos aspectos materiais a escola dispõe de armário, 02 mesas, carteiras, freezer, fogão, liquidificador, aparelho de som e mapas. (P P P, 2015, p 06)

É bom lembrar que a estruturação desta escola na zona rural de Dormentes/Pernambuco é uma prova concreta dos descasos políticos para com a educação do povo ruralista no Brasil: sala de aula com cadeiras velhas, e aparelho de som sem funcionar. Não tem internet, televisor, data show ou computador. No fundo, um panorama real da escola em pleno Século XXI.

É pela aprendizagem de alguns saberes contidos na inculcação maciça da ideologia da classe dominante que, em grande parte, são reproduzidas as relações de produção de uma formação social capitalista, ou seja, as relações entre exploradores e explorados, e entre explorados e exploradores. Os mecanismos que produzem esse resultado vital para o regime capitalista são naturalmente encobertos e dissimulados por uma ideologia da escola universalmente aceita, que é uma das formas essenciais da ideologia burguesa dominante: uma ideologia que representa a escola como neutra, desprovida de ideologia. (ALTHUSSER 1985, p. 80)

Na verdade, a estrutura, as condições físicas e a escassez dos recursos tanto pedagógicos quanto humanos desta escola indicam que este é um cenário perfeito para a reprodução da ideologia do sistema social. Ou seja, o sistema ensino seriado imposto pela normatização curricular à classe multisseriada valida a fragmentação dos saberes e a reprodução do mesmo.

Mesmo com os problemas existentes nesta escola, observármos uma satisfação em fazer parte da mesma, tanto no alunado quanto na professora e na servente, o que supera as necessidades. Eles se comunicavam pelo olhar. Existia ali uma interligação decorrente do sentimento de pertença e afinidade. As atividades aconteciam simultaneamente e interligadas num movimento natural com a participação e contribuição de todos.