• Nenhum resultado encontrado

É necessário realizar a caracterização dos setores em que estão localizadas as cadeias produtivas que serão estudadas nesta dissertação. Segundo relatório do Ministério do Desenvolvimento, referente ao setor automotivo (2004a), o setor automotivo é considerado importante por suas mudanças tecnológicas, que influenciam vários segmentos: desde fornecedores de peças a fornecedores de insumos.

O setor automobilístico representava 11% do PIB nacional em 2001, e sua criação de empregos diretos é praticamente nula. Em relação ao mercado externo, o relatório cita que esse setor é importante para aumento das exportações, já que o Brasil hoje possui tecnologia que pode competir com outros países (Ministério do Desenvolvimento..., 2004a).

Segundo Pesquisa Industrial de 2002, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2002), nesse mesmo ano, o setor de montagem de automóveis gerou 270 mil empregos, enquanto o setor de comércio e reparação de automóveis empregou 729 mil empregos, o que, juntos, representam quase um milhão de empregos.

Segundo relatório da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP, 2004), o Brasil possui nove montadoras de automóveis, todas filiais de multinacionais, que se instalaram no Brasil por três condições: abertura de mercado, previsão de crescimento e políticas públicas que favorecem sua instalação. Quatro destas (General Motors, Volkswagen, Ford e Fiat) instalaram-se no Brasil há várias décadas, enquanto outras cinco (Renault, PSA Peugeot Citroën, Toyota, Honda e Daimler Chrysler) encontram-se no País há menos tempo.

Em relação à produção mundial, o Brasil representa 2,9% do mercado (1.723.505 unidades), valor pequeno se comparado ao dos Estados Unidos, que é de 20% (FINEP, 2004).

Mesmo assim, o País ocupa a 12a posição em exportação de veículos. O relatório ainda cita que as montadoras operam com 60% de sua capacidade de produção (FINEP, 2004).

Já o setor têxtil, fatura 54 bilhões/ano e gera 1,24 milhão de empregos diretos. É composto por quatro segmentos: de fibras e filamentos, têxtil e de confecções (Ministério do Desenvolvimento..., 2004b). O segmento de fibras e fios é caracterizado pela intensa utilização de matéria-prima e grande necessidade de atualizações tecnológicas, necessárias pela grande competitividade dos países asiáticos. Esse segmento produz tanto fibras sintéticas quanto naturais (algodão) para os segmentos de fiação, tecelagem, malharias e confecções.

Em relação às tecelagens, na década de 1990 houve uma grande reestruturação do setor causada pela abertura de mercado e pela falta de competitividade perante os países asiáticos (Ministério do Desenvolvimento..., 2004b).

N o segmento de confecção, o destaque recai sobre peças de maior valor agregado e diferenciação. Em razão da diminuição da renda e nível de desemprego, houve uma queda nas vendas de 2003 em 3,1% em relação ao ano anterior. Destaca-se, também, a grande informalidade das organizações de confecção e forte concorrência de produtos importados.

Há, também, um grande deslocamento de empresas para o nordeste como conseqüência do baixo custo de mão-de-obra (Ministério do Desenvolvimento..., 2004b).

Este trabalho se propõe a realizar uma análise da posição das empresas em uma cadeia produtiva do setor têxtil, localizada em Goioerê (interior do Estado do Paraná), e uma do setor automobilístico, localizada na região metropolitana de Curitiba, e as diferenças das relações de trabalho no nível operacional e da renda salarial de trabalhadores operacionais nos diferentes elos destas cadeias.

3.4.7 Limitações da pesquisa

Assim como outros trabalhos acadêmicos, esta dissertação encontrou alguns obstáculos e limites apresentados a seguir:

Como se trata de uma pesquisa exploratória de vários temas - características das cadeias produtivas, mudanças nas relações de trabalho e a remuneração salarial - houve um limite daquilo que se considerou importante acrescentar na base teórica, ficando esta restrita ao que propôs o trabalho;

Em relação à cadeia produtiva, limitou-se ao conceito de cadeia e suas características atuais. Já sobre relação de trabalho, os pontos apresentados foram os conceitos e os principais tópicos de mudanças citados nos trabalhos acadêmicos e obras do gênero.

Sobre remuneração salarial, limitou-se aos conceitos de salário e o ponto que se pretende verificar na análise: a sua relação com a qualificação do trabalhador;

Na cadeia produtiva têxtil de Goioerê, foi encontrado grande dificuldade de acesso às entrevistas com produtores de algodão no primeiro elo da cadeia produtiva (a extração do algodão) e, portanto, a entrevista foi realizada com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Goioerê, que também é um pequeno produtor rural da região.

Considera-se de extrema importância para o trabalho as diferenças entre esse elo e os elos industriais subseqüentes;

Na cadeia produtiva têxtil de Goioerê, as empresas foram escolhidas a partir de uma lista fornecida pela Secretaria de Indústria e Comércio de Goioerê. Aquelas que concordaram em ceder as entrevistas são as que compõem esta pesquisa, sem preocupação em relacionamento com a empresa foco ou líder;

Já na cadeia produtiva automobilística de Curitiba, a escolha das empresas participantes partiu da escolha da empresa foco, ficando as outras empresas condicionadas à participação do estudo de acordo com o relacionamento com a empresa líder;

Na cadeia automobilística, para as maiores empresas (em número de funcionários), foram feitas duas entrevistas: uma com o gerente de recursos humanos e outra com o gerente

de produção para possibilitar um maior entendimento das características estudadas, pois ocorre uma maior divisão de tarefas entre eles;

N a cadeia automobilística, para as empresas menores foi feita apenas uma entrevista: ou com o gerente de recursos humanos, ou com o gerente de produção, ou com o proprietário ou diretor geral da empresa. Enfim, nos dois casos (tanto das empresas grandes quanto das pequenas), as entrevistas foram feitas com cargos de gerência ou diretoria;

N a entrevista com a empresa líder da cadeia automobilística, não foram fornecidos dados referentes à remuneração média destinada a um empregado operacional. Portanto, a busca pelo valor desse elo foi feita por meio de dados secundários (banco de dados da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS de 2003);

Todos os dados sobre relações de trabalho e remuneração salarial foram analisados em relação ao nível operacional das organizações.