• Nenhum resultado encontrado

Caracterização da turma/grupo do 10ºano/11º de B

PARTE II – COMPONENTE EMPÍRICA

CAPÍTULO 5 – CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE PEDAGÓGICA

5.3 Caracterização da turma/grupo do 10ºano/11º de B

por trinta alunos, sendo a sua maioria do sexo feminino (73% do sexo feminino). A grande maioria dos alunos tem quinze anos e reside dentro da cidade de Vila do Conde. Dos restantes, três alunos residem em Touguinha, dois alunos em Junqueira, dois em Árvore, dois alunos na Póvoa de Varzim, um aluno em Mindelo, um aluno em Macieira, um aluno em Fajozes, um aluno em Labruge, um aluno em Vila Chã. A maioria dos alunos da turma almoça em casa. Almoçam onze alunos na escola (na cantina) regularmente. Apenas dois alunos almoçam alguns dias em casa e outros na escola. Os restantes quatro almoçam no café. Quase a totalidade dos alunos toma o pequeno-almoço diariamente em casa. Apenas cinco alunos não tomam pequeno-almoço em casa. Podemos concluir que a grande maioria dos alunos se deita entre as 22h00m e às 23h30, no entanto é importante frisar que

quatro alunos se deitam depois das 24h diariamente, o que diminui substancialmente o seu período de repouso, extremamente importante no seu desenvolvimento e aprendizagem.

No que respeita a problemas de saúde, para além do assinalado no gráfico, é necessário referir: a aluna nº 6, B. com Necessidades Educativas Especiais, especificamente com Síndrome de Asperger, pelo que necessita de um acompanhamento atento por parte do Conselho de Turma, com as respetivas adaptações curriculares individuais e adequações no processo de avaliação, uma vez que se encontra ao abrigo do Decreto-Lei nº3 de 2008 de 7 de Janeiro. Nesta turma, dezassete alunos praticam desporto fora da escola. Relativamente ao SASE, apenas doze alunos usufruem de apoio dos quais três têm escalão A e os restantes escalão B.

No que concerne à ocupação dos tempos livres, para além da prática desportiva os alunos vêm televisão, ouvem música, jogam computador e leem livros de Banda Desenhada e Aventura, Romances e revistas.

Vinte e três alunos da turma vivem com os pais e irmãos, destes, seis alunos não têm irmãos e só dois alunos vivem para além dos pais e irmãos com os avós. Duas alunas vivem apenas com a mãe (entre estas encontra-se B.), duas alunas vivem com a mãe e irmãos uma aluna vive com a mãe, tia e avó.

A idade dos progenitores difere bastante, sendo que a sua maioria compreende-se entre os 36 – 47 anos de idade, mostrando-se equilibrada a idade entre as mães e os pais, apesar de as mães na generalidade serem mais novas.

Quanto às habilitações literárias, as mães tem mais do que os pais. Contudo, existe apenas uma mãe com licenciatura e uma mãe que tem o 1º ano do curso de Medicina. Sabemos que a grande totalidade dos alunos tem como Encarregado de Educação a Mãe.

Relativamente à escola frequentada no ano anterior, a maioria dos alunos já estavam nesta escola, cinco alunos vieram da E.B. 2,3 Frei João (o caso de B.), três da E 2,3 C.P.F Junqueira, dois alunos da escola Afonso Sanches, dois alunos da E 2,3 Ribeirinha, um aluno da E 2,3 Saúl Dias, um aluno da escola do Castelo da Maia, um aluno da escola D. Pedro IV, um aluno da escola Rocha Peixoto.

A maior parte dos alunos e colegas de B. não teve retenções no seu percurso escolar. Onze alunos tiveram uma retenção, sete no 10ºano, um aluno no 5º ano e um aluno no 8º ano. Com duas retenções, apenas existem na turma dois alunos.

Pelas informações prestadas, podemos concluir que a maioria dos alunos tiveram negativas no ano anterior, ou seja no 9ºano (dezanove alunos) e apenas onze alunos transitaram sem negativa. De todos os alunos apenas 33% diz ter tido apoio educativo no ano letivo anterior, sendo na maioria às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e inglês. Alguns alunos também tiveram faltas disciplinares, cerca de 23% ao longo do seu percurso escolar. Contudo, a globalidade dos alunos estuda diariamente e a maioria fá-lo sozinho (80 %). É de referir que quatro dos alunos da turma estudam com a mãe (o caso de B.). Podemos afirmar que as disciplina que os alunos preferem são, Desenho e Educação Física. A disciplina de Inglês foi referenciada como sendo a que os alunos têm mais dificuldades, precedida das disciplinas de Geometria descritiva A e Língua Portuguesa. No que respeita às expectativas dos alunos para o futuro apenas cinco alunos não consideram a hipótese de um curso universitário. É visível a variedade de profissões pretendidas. No entanto, importa referir que cinco alunos apesar de manifestarem interesse em progredir os estudos para o ensino superior, ainda não têm ideia do curso que pretendem seguir. Na generalidade, são alunos com expectativas de futuro que têm um percurso escolar razoável até ao momento, têm muitas atividades fora da escola, mas conseguem na sua maioria conciliar bem as suas atividades com os seus deveres escolares. Todas estas informações encontram-se no Projeto Curricular de Turma, (anexo V). Com a entrada no 11ºano, a turma passa a ter uma mudança desde logo muito importante para B. de 30 alunos no 10ºano, passa a ter 22 alunos. Esta alteração beneficia B. sempre muito sensível aos barulhos inerentes a uma turma grande. A turma continua a ser na sua grande maioria do sexo feminino com 73% do género feminino e apenas 27% do género masculino. Existe alguma homogeneidade em relação às idades dos alunos, sendo que a maior parte deles tem 16 anos. Todos os alunos residem no concelho de Vila do Conde. Mais de metade dos alunos da turma almoça em casa, embora um número significativo almoce na cantina da escola. Apenas dois alunos almoçam no café. A maioria dos alunos toma o pequeno-almoço diariamente em casa, mas cinco alunos afirmam não tomar diariamente o pequeno-almoço. A grande maioria dos alunos deita-se entre as 22:30 e as 23:00 horas. No que respeita a problemas de saúde, quatro alunos revelam ter problemas visuais, e outros, nomeadamente B. com Síndrome de Asperger. A grande maioria dos alunos não pratica qualquer desporto federado. Relativamente ao SASE, dois alunos usufruem de apoio no

escalão A e seis no escalão B. No que concerne à ocupação dos tempos livres, a grande maioria dos alunos da turma não frequenta qualquer atividade nem demonstra gostos e preferências vincados. Quanto ao seu agregado familiar, os alunos vivem com os pais e irmãos, três alunos vivem ainda com os avós (ou com um deles), para além dos pais, A maioria dos alunos tem apenas um irmão. A idade dos progenitores é variável, sendo que a sua maioria se compreende entre os 41 e os 45 anos, mostrando-se muito equilibrada a idade entre as mães e os pais. Verifica-se que as habilitações literárias das mães e dos pais são equivalentes, verificando-se ainda que existe apenas uma mãe com grau de licenciatura. Concluímos que a grande totalidade dos alunos tem como Encarregado de Educação a Mãe (apenas dois pais assumem esse papel).

Quanto ao percurso escolar, relativamente à escola frequentada no ano anterior, todos os alunos da turma frequentavam já esta Escola Secundária José Régio o que se torna uma mais-valia no conhecimento e integração destes jovens que conhecem agora toda a dinâmica da escola. E também, são poucos os alunos que apresentam retenções no seu percurso escolar. A maioria dos alunos transitou com uma ou duas negativas. Menos de metade dos alunos beneficiou de apoio educativo no ano letivo anterior, sendo a disciplina de Geometria Descritiva, aquela onde o número de alunos que tiveram apoio é maior. Apenas três alunos tiveram faltas disciplinares no ano letivo anterior. Podemos concluir que a maior parte dos alunos tem hábitos de estudo diário ainda que a esmagadora maioria dos alunos estuda sozinho. As exceções são duas, com um explicador e com a irmã. Fica mais uma vez comprovado no 11ºano, pelo PCT (Projeto Curricular de Turma) que a disciplina que os alunos preferem continua a ser o Desenho (anexo VI), o que vai de encontro ao ano anterior no 10ºano. Quanto às disciplinas onde os alunos apresentam mais dificuldades, Geometria Descritiva A surge à cabeça, logo seguida de História da Cultura e das Artes e Inglês. No que respeita às expectativas dos alunos para o futuro, quase todos os alunos pretendem seguir um curso universitário, apenas um afirma pretender terminar os estudos após o 12º ano (embora quatro alunos não saibam ainda). Quanto às profissões que gostariam de ter no futuro, alguns ainda não possuem opinião formada sobre o assunto. Dos que responderam, o Design é a opção mais referida, seguida de Arquitetura. O que significa que 94% dos alunos desta turma quer progredir para o Ensino Superior e apenas 6% não o pretende fazer. Na generalidade, são alunos com um percurso

escolar razoável, que possuem algumas expectativas quanto ao seu futuro escolar e profissional e como não têm muitas atividades fora da escola, é nesta que passam grande parte do tempo e realizam as atividades das respetivas disciplinas.