• Nenhum resultado encontrado

Caracterização da UNIJUÍ Campus Três Passos

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1 Caracterização da UNIJUÍ Campus Três Passos

A UNIJUÍ iniciou suas atividades, como Instituição de Ensino Superior com a nomenclatura Universidade de Ijuí, em 28 de junho de 1985, publicado no Diário Oficial da União pelo ministro da época, Marco Maciel, que reconhecia a UNIJUÍ como universidade, sendo batizada por Tancredo Neves como “primeira Universidade da Nova República”. A solenidade oficial de sua instalação ocorreu em 20 de outubro de 1985, na Sociedade Ginástica de Ijuí, onde esteve presente o Ministro da Educação.

O processo histórico de instalação do Campus da UNIJUÍ, em Três Passos teve início no ano de 1989, com a assinatura do Protocolo de Intenções entre Governo do Estado/Secretaria de Ciência e Tecnologia, FIDENE e municípios da região noroeste. Já no ano de 1990, o município de Três Passos dá início a elaboração do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento, com apoio da FIDENE/UNIJUÍ, o qual foi ratificado a necessidade do Ensino Superior, por mais de 60 entidades participantes.

A UNIJUÍ tem como instituição mantenedora a FIDENE- Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A FIDENE foi constituída para dar suporte legal, patrimonial e econômico-financeiro ao ensino superior na região, sendo a mesma de caráter técnico-educativo-cultural, com fins não lucrativos e Pessoa Jurídica de direito privado.

O ano de 1991 foi marcado pelo estreitamento das relações da UNIJUÍ/FIDENE com o município de Três Passos. Começaram as negociações para a efetivação do Campus, o qual envolvia diferentes segmentos da comunidade. Iniciava a definição das áreas prioritárias de pesquisa, com ênfase na formação e na qualificação de técnicos e produtores, o que acabava comprometendo a viabilização das instituições.

No mesmo ano, uma área de 21.912,3m² no distrito de Padre Gonzáles, foi destinada para futuras instalações do Núcleo do PRCT-NORS, sendo esta uma doação realizada através da Lei Municipal n.º 2.935/91. O Reitor da UNIJUÍ e Presidente da FIDENE, juntamente com pró-reitores e coordenador do curso de Ciências Contábeis, o Executivo e o Legislativo Municipal de Três Passos, lideranças representativas dos setores público, produtivo e educacional, em reunião pública realizada na 21ª Delegacia de Educação, decidem por dar início à construção das instalações do Núcleo do PRCT-NORS/Campus Universitário, com recursos do município, da FIDENE e provenientes da filiação, para funcionamento em agosto/92, do 1º Curso Superior - Ciências Contábeis.

No ano de 1993, mais um acontecimento marcante, quando a UNIJUÍ ampliou seu reconhecimento regional com os Campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, e por meio dos Núcleos Universitários de Santo Augusto e Tenente Portela. Isto possibilitou à instituição atender às necessidades que o mercado regional apresentava, no que se refere às perspectivas e demandas seja em nível de Brasil ou de mundo, proporcionando uma educação de qualidade para o ensino de nível superior, graduação e pós-graduação.

Atualmente, no segundo semestre de 2012, a UNIJUÍ Campus Três Passos está localizada na Rua Ricardo Rucker, nº 235, centro, tendo seus cursos ministrados na sede, sendo eles Administração, Direito e Ciências Contábeis. A missão da UNIJUÍ é “formar e qualificar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, capazes de contribuir para a integração e o desenvolvimento da região.”. A sua visão é “consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, referenciada pela excelência e organicidade de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região.”

4.1.2 Caracterização do curso de Administração da UNIJUÍ

A oferta do curso regular em Administração no Campus Três Passos iniciou no ano de 1992. O curso está dividido em 10 semestres no regime presencial, contando com 42

componentes, mais quatro tópicos especiais em Administração, totalizando 3.000 horas. Neste segundo semestre de 2012, o curso de Administração Campus Três Passos conta com um total de 132 alunos matriculados; deste total, 65 são do sexo feminino e 67 do sexo masculino. Atualmente, conta com 16 professores no respectivo Campus, os quais possuem as seguintes titulações: 3 possuem especialização, 10 possuem mestrado e 3 professores possuem doutorado.

O principal objetivo do curso de Administração é formar profissionais comprometidos com o empreendedorismo nas organizações em diferentes segmentos da sociedade. A missão do curso consiste em “ser um curso que produza e socialize o conhecimento do campo administrativo, e que forme cidadãos com capacidade de análise crítica, postura ética e competência profissional, aptos a atuar como agente de mudança e a gerir sistemas organizacionais com espírito empreendedor, oportunizando as organizações e à sociedade e habilidade de gerenciamento frente aos contínuos desafios e transformações ambientais”.

Sua visão é “ser um espaço de excelência na formação de profissionais da área de Administração, como agentes promotores do desenvolvimento das organizações e da sociedade, numa perspectiva empreendedora, crítico-reflexiva e transformadora.”

Segundo DARONCO e DREWS, (2011), o curso de Administração da UNIJUÍ tem adotado como Projeto Político Curricular (PPC), as mesmas competências acadêmicas exigidas pela legislação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs):

1. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente,

introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimento em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;

2. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional,

inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

3. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua

posição e sua função na estrutura produtiva;

4. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e

formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle expressando-se, de modo crítico e criativo, diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

5. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade

de aprender, abertura para mudanças e consciência de qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

6. Desenvolver a capacidade de transferir conhecimento de vida e da experiência

cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável;

7. Desenvolver a capacidade para elaborar, introduzir e consolidar projetos em

organizações;

8. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração,

pareceres, perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

4.1.3 Caracterização do curso de Direito da UNIJUÍ

O Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ foi criado em setembro de 1985 e implantado, no Campus Ijuí no primeiro semestre de 1986, no período noturno. No segundo semestre de 1986, no mesmo campus, foi instalada uma turma no período diurno (manhã). No segundo semestre de 1992, atendendo à proposta de regionalização da universidade, o curso foi implantado no Campus Santa Rosa, com uma turma à noite. Em 2000, o Campus Santa Rosa passou a contar com uma turma pela manhã. Dois anos após, o Campus Três Passos passou a contar com uma turma à noite.

O curso de Direito da UNIJUÍ - Campus Três Passos é autorizado pelo parecer do CONSU/UNIJUÍ nº04/2002, aprovado por plenária de 16 de maio de 2002, contando com 55 vagas anuais, no período noturno, o Bacharelado é proposto ao regime semestral, sendo este amparado pela Portaria 1127/90 do CNE, publicada em 10/12/1990. Atualmente, no segundo semestre de 2012, o curso de Direito no Campus Três Passos possui 231 alunos matriculados, destes, 130 são mulheres e 101 são homens; conta com um quadro de 29 professores ministrando aulas neste Campus; a titulação destes professores está distribuída da seguinte forma: 4 professores possuem especialização, 21 possuem mestrado e 4 possuem doutorado.

Além de uma sólida formação teórica, tanto na formação humanística como na área de conhecimentos específicos, o currículo do curso proporciona aos alunos a prática efetiva do direito, através de estágio curricular obrigatório no laboratório jurídico denominado

Escritório-Modelo. Neste local, os alunos realizam o estágio curricular obrigatório, atividade jurídica que é supervisionada por docentes do curso, disponibilizando atendimento jurídico para pessoas carentes da comunidade. O Escritório-Modelo foi criado junto com o curso, concretizando a formação. Em 1990, este foi instalado no Campus Ijuí; em 1997, no Campus Santa Rosa e, posteriormente, em 2006 no Campus Três Passos.

O curso de Direito da UNIJUÍ tem como objetivo geral, além da formação técnica dos acadêmicos, oportunizar uma reflexão aprofundada sobre o ensino e o saber jurídico no contexto da crise que atinge o Direito, considerado como sustentador do status quo e como força reacionária diante do avanço de outras Ciências Sociais. Já os objetivos específicos são:

- Habilitar profissionais, tanto para o exercício da advocacia como para as diversas opções tomadas pelo Bacharel em Direito como pré-requisito, oferecendo-lhes, além dos conhecimentos técnicos indispensáveis, um maior preparo humanístico;

- Propiciar aos acadêmicos do curso um amplo espaço de debates sobre os grandes temas vinculados ao saber jurídico, capacitando-os a interpretar sua realidade social e fazê-lo avançar, oportunizando, outrossim, a superação do restrito patamar da dogmática;

- Criar um espaço de pesquisa e extensão para atuação na área de abrangência da UNIJUÍ, a partir do núcleo básico de ensino do curso, aproveitando essa experiência para reformular, constantemente, o ensino exercido, promovendo a realimentação da atividade.

Documentos relacionados