• Nenhum resultado encontrado

4.2 O campo e os participantes da pesquisa

4.2.1 Caracterização das escolas campo de pesquisa

De posse das informações advindas da Superintendência de Desenvolvimento do Ensino, anteriormente explicitadas, selecionamos as escolas campo de pesquisa, nomeadamente, as escolas identificadas no Quadro 1 como E1, E7 e E10, que respectivamente passamos a denominar Escola Regular Rural (ERR), Escola de Tempo Integral (ETI) e Escola Regular Urbana (ERU). A partir dessa escolha fizemos nova solicitação protocolada à Superintendência de Desenvolvimento do Ensino para a inserção nas escolas campo de pesquisa, para coleta de dados junto aos professores, dirigentes e supervisoras, através da responsável pelo setor. E para dar a conhecer cada escola a seguir passamos a caracterizá-las. No que diz respeito à Escola Regular Rural, identificada de médio porte, abrange a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (1º e 2º segmentos11), está localizada na regional 1 (Jaboatão Centro). A estrutura física é composta por salas de aula pequenas, medianas e apenas uma grande, minibiblioteca, espaço cimentado usado como quadra esportiva, direção, secretaria, sala dos professores, cozinha. Seu funcionamento se dá em 3 (três) turnos, contando com 9 (nove) salas de aulas, que são usadas em sua totalidade nos dois primeiros turnos, ou seja, no turno da manhã há 1 (uma) turma da Educação Infantil, 3 (três) turmas do Ensino Fundamental (anos inicias) e 5 (cinco) turmas do Ensino Fundamental (anos finais). No turno da tarde há 4 (quatro) turmas do Ensino Fundamental (anos inicias) e 5 (cinco) turmas do Ensino Fundamental (anos finais).

11

O 1º segmento corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental e o 2º segmento equivale aos anos finais Ensino Fundamental.

No turno da noite há 1 (uma) turma da Educação de Jovens e Adultos (1º segmento), módulo multisseriado e 2 (duas) turmas da Educação de Jovens e Adultos (2º segmento).

Atendendo uma comunidade tanto dos engenhos como de bairros que se localizam no entorno da escola, totaliza aproximadamente 400 (quatrocentos) alunos. Conta em seu quadro funcional com 2 (duas) gestoras, 1 (uma) secretária, 2 (duas) supervisoras, 1 (uma) professora atuando na Educação Infantil, 8 (oito) professoras no Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação de Jovens e Adultos (1º segmento), 15 (quinze) professores no Ensino Fundamental (anos finais), 2 (dois) técnicos administrativos, 4 (quatro) serviços gerais, 2 (duas) merendeiras e 2 (dois) guardas municipais por dia, lotados na guarda municipal. Cabe destacar que há professores que lecionam em mais de um turno, ou nível e modalidade nesta escola.

A Escola de Tempo Integral situada na regional 6 (Praias), identificada de grande porte, contempla a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, encontra-se num bairro próximo a orla do município. Apresenta estrutura física que inclui salas de aula medianas e grandes, minibiblioteca, pátio, quadra coberta em construção, direção e supervisão ocupando o mesmo espaço, secretaria, sala dos professores, rádio escolar e cozinha. Funciona em horário integral, ou seja, manhã e tarde, atendendo aos alunos que passam o dia na escola. Possui 19 (dezenove) salas de aula, utilizadas em sua integralidade, isto é, 3 (três) turmas da Educação Infantil, 10 (dez) turmas do Ensino Fundamental (anos inicias) e 6 (seis) turmas do Ensino Fundamental (anos finais).

Quanto à comunidade escolar, os alunos residem no bairro em que se situa a escola, contabilizando aproximadamente 610 alunos. Seu quadro funcional é composto por 1 (uma) gestora, 1 (uma) secretária, 1 (uma) supervisora, 3 (três) professoras atuando na Educação Infantil, 10 (dez) professoras no Ensino Fundamental (anos inicias) e 12 (doze) professores no Ensino Fundamental (anos finais), 1 (um) técnico administrativo, 4 (quatro) serviços gerais, 4 (quatro) merendeiras.

A Escola Regular Urbana está localizada na regional 7 (Guararapes), identificada como de grande porte, oferta o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (1º e 2º segmentos), e conta com uma sede e um anexo. A sede situa-se numa rua de grande circulação de transporte, enquanto que o anexo fica em rua paralela por trás da sede. Cabe destacar que o anexo é utilizado pela escola apenas no turno da tarde, com o prédio alugado por esta prefeitura a uma escola particular que funciona apenas no turno da manhã.

Quanto ao espaço físico, a sede é composta por salas de aula medianas, minibiblioteca, quadra coberta, direção, secretaria, sala dos professores, sala de atendimento educacional

especializado, sala da supervisão e cozinha. Enquanto que no anexo há salas medianas, uma sala da supervisão, sala dos professores e pequena cozinha.O funcionamento na sede se dá em 3 (três) turnos, computando 9 (nove) salas de aulas utilizadas em sua integralidade nos dois primeiros turnos, ou seja, no turno da manhã há 9 (nove) turmas do Ensino Fundamental (anos inicias) e no turno da tarde há 9 (nove) turmas do Ensino Fundamental (anos finais). No turno da noite há 2 (duas) turmas da Educação de Jovens e Adultos (1º segmento) e 4 (quatro) turmas da Educação de Jovens e Adultos (2º segmento). No que se refere ao funcionamento do anexo, no turno da tarde, há 10 (dez) turmas do Ensino Fundamental (anos finais).

A comunidade escolar é composta por alunos que residem no bairro em que está estabelecida a escola assim como em bairros que estão em seu entorno perfazendo cerca de 1.100 (um mil e cem) alunos. Seu quadro funcional é constituído por 2 (dois) gestores, 1 (uma) secretária, 4 (quatro) supervisoras, 11 (onze) professores atuando no Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação de Jovens e Adultos (1º segmento), 30 (trinta) professores no Ensino Fundamental (anos finais) e Educação de Jovens e Adultos (2º segmento), 4 (quatro) técnicos administrativos, 4 (quatro) serviços gerais, 2 (duas) merendeira. Vale enfatizar que há professores que lecionam em mais de um turno em nível e modalidade nesta escola.

Apesar da familiaridade por ser professora da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes, a inserção no campo de pesquisa ocorreu de modo cauteloso por haver a clareza que naquele momento estava no papel de pesquisadora precisando adotar procedimentos adequados para acessar informações necessárias à pesquisa em tela. Por meio de solicitação protocolada para realização da pesquisa, mediante consentimento da Superintendência de Desenvolvimento do Ensino, através da responsável pelo setor, pudemos consultar os vários setores dessa Secretaria visando coletar dados que contribuiriam para caracterizar essa Rede de Ensino, entender melhor nosso objeto de pesquisa bem como definir quais escolas fariam parte de nosso estudo e ter acesso a tais escolas.

Esta pesquisa teve como participantes na aplicação do questionário77 professores, dos quais: 22 da Escola Regular Rural (ERR) de um total de 24 professores, 17 da Escola de Tempo Integral (ETI) de um quantitativo de 25 professores e 38 professores da Escola Regular Urbana (ERU) de um conjunto de 41 professores.

Contamos com 20 professores que participaram da entrevista, sendo 2 da Escola Regular Rural, 5 da Escola de Tempo Integral e 13 da Escola Regular Urbana. A escolha desses participantes12 obedeceu aos seguintes critérios:

1. concordar em participar da pesquisa;

2. contemplar participantes inseridos em três tempos distintos de atuação docente nessa Rede de Ensino, por considerarmos pertinente constituir uma amostra que nos permitisse identificar sentidos compartilhados ou não por professores com tempo de socialização distintos em relação a códigos e condutas na Rede;

3. atuar no Ensino Fundamental, por considerar que seria uma possibilidade de aproximar-se do olhar deles acerca da aprendizagem do aluno ao longo de todo o processo assim como por poder participar de debates a respeito da aprovação/reprovação dos alunos, mas contemplar também professores da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos, de modo a constituir uma amostra relevante do corpo docente atuante nos diferentes níveis e modalidade configurados por distintas especificidades;

4. atuar numa das três escolas campo de pesquisa.

Quanto à deliberação do número de participantes consideramos os objetivos elencados para esta fase da pesquisa assim como o que bem evidencia Duarte (2002) ao destacar que na pesquisa qualitativa o número de sujeitos é definido tendo em conta a qualidade, profundidade, grau de recorrência e divergência das informações obtidas nos depoimentos permitindo que o material de análise seja consistente e denso. Com a identificação da saturação do material coletado por parte do pesquisador entende-se a finalização do trabalho de campo. A autora também destaca que na prática é adequado um mínimo de 20 entrevistados, podendo haver variação devido ao objeto e universo de pesquisa.

No que se refere ao tempo de experiência docente e experiência nessa instância propomos o seguinte agrupamento: professores com até 513 anos de experiência docente na Rede, denominados professores iniciantes na Rede; professores com experiência docente de 6 a 19 anos na Rede, denominados professores em meados de atuação na Rede, e professores com experiência docente acima de 20 anos na Rede, denominados professores em fim de carreira profissional. Este agrupamento teve em conta as ideias de Huberman (2007) ao

12

Ao final do questionário o professor era solicitado a informar se haveria interesse em participar de nossa entrevista, indicando um meio de contato.

13

Intervalo de tempo para as três fases estabelecidas, iniciante, mediano, fim de docência estabelecido pela pesquisadora.

caracterizar ciclos de vida profissional para situar diferentes momentos de atuação profissional. Apesar deste autor fazer referência ao percurso de atuação desde a inserção profissional propriamente dita, aqui está sendo considerado o tempo de atuação na Rede por compreendermos que a inserção na Rede configura-se como possibilidade de uma nova socialização em relação a códigos e condutas.

Por tal razão, embora os professores aqui considerados estejam relacionados a um dos períodos de atuação acima mencionados, cabe ressaltar que os professores participantes não se enquadram em tempos fechados, em razão de considerarmos a pertinência do que o autor afirma quanto aos ciclos de vida profissional não serem uma construção linear e sim uma possibilidade de avanços e retrocessos, primordial ao desenvolvimento profissional. Nesse sentido, sugerimos considerar que os primeiros 5 anos de experiência docente correspondem ao que Huberman (2007) estabelece como entrada na carreira e estabilização, dos 6 aos 19 anos seria a diversificação e questionamento e a partir dos 20 anos a serenidade ou

conservantismo e desinvestimento.

Destacamos que no decorrer desse trabalho os participantes foram identificados pelo seguinte código: a letra P indica a palavra professor(a) e como já detalhado ao apresentar as três escolas: Escola Regular Rural (ERR), Escola de Tempo Integral (ETI), Escola Regular Urbana (ERU), seguido do número de ordem dos questionários, exemplificando: PERR1, PETI1 e PERU1 e assim sucessivamente. Trataremos a seguir da caracterização dos participantes de cada escola.