• Nenhum resultado encontrado

4.2 O campo e os participantes da pesquisa

4.2.3 Inserção no campo e contato com os participantes da pesquisa

A aproximação com o campo de pesquisa se deu no mês de julho de 2015, ao final do primeiro semestre letivo, ou seja, uma semana antes da realização dos conselhos de classe da II unidade e recesso escolar. Esse contato inicial teve como objetivo conhecer as escolas campos de pesquisa, assim como, entregar a cada gestora documentação que consentia a realização da pesquisa, além de apresentar objetivo da nossa investigação. Também possibilitou confirmar, ou mesmo alterar, algumas informações fornecidas pela Secretaria Executiva de Educação, no que se refere ao quantitativo e turmas por níveis e modalidade nos

turnos, a quantidade de alunos bem como acesso ao quantitativo de professores por turno, níveis e modalidade.

Ainda, obter, de modo preliminar, informações a respeito da pauta do conselho de classe visando compreender sua organização junto à supervisão, haja vista serem elas, segundo a legislação, responsáveis pela organização e condução dos conselhos de classe, de acordo com o Regimento Substitutivo das Escolas Municipais do Jaboatão dos Guararapes (2001) e a Instrução Normativa Nº 01/2011. As supervisoras de um dos turnos das escolas regulares da zona rural e da zona urbana detalharam o procedimento realizado com o propósito de promover o debate, no coletivo e individual, a respeito do processo de aprendizado, com foco nos alunos que apresentam baixo rendimento, comportamento, assiduidade, indicando também haver o preenchimento de fichas sobre os alunos acerca de seu rendimento, com posterior repasse do rendimento para os pais em reunião.No caso das demais supervisoras o contato ocorreu no dia dos conselhos de classe. Há de se destacar que houve nas três escolas, por parte da gestão e supervisão, notável receptividade em esclarecer os questionamentos realizados.

Como diferencial, tivemos informação junto à gestão da Escola de Tempo Integral que havia nesta instituição o pré-conselho, que ocorria de modo individual a partir da entrega de uma ficha para reflexão e preenchimento pelo professor a respeito das dificuldades e avanços apresentados pelos alunos, as principais dificuldades apresentadas pela turma e sugestões para superar as dificuldades observadas. As informações coletadas previamente pela supervisão ao serem compiladas seriam alvo de reflexão pelo grupo durante o conselho de classe.

Na ocasião, tivemos informação também que as referidas escolas por não conseguirem concluir o debate sobre todas as turmas no dia destinado pela Secretaria Executiva de Educação ao conselho de classe, devido ao quantitativo, definiram realizá-lo em dois dias. Para tal divisão em cada turno, de acordo com as especificidades, quando possível, tanto considerar os distintos níveis como no caso do turno compreender apenas um nível haver divisão igualitária de turmas, com destaque para o fato que as turmas não inclusas no debate no conselho de classe em um dos dias participarem de atividade pedagógica.

Também em contato com as dirigentes tomamos ciência dos horários de realização dos conselhos de classe. Com essas informações ao nosso dispor, definimos em cada escola os conselhos de classe em que faríamos nossa inserção, a fim de presenciar todos os níveis e modalidade com a intenção de compreender com maiores detalhes a sua realização, no sentido de possibilitar através da aproximação do dito e vivido no conselho de classe colaborar para a análise do material coletado pelos instrumentos usados nessa pesquisa.

No primeiro dia reservado pelas escolas para o conselho de classe pude presenciar a sua realização em duas escolas, nos horários da manhã e tarde, não havendo no turno da noite devido ao quantitativo de turmas da Educação de Jovens e Adultos permitir efetivá-lo em apenas um dia. Pela manhã a inserção nos conselhos de classe se deu nas turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) da Escola Regular Urbana, enquanto que no turno da tarde foram turmas apenas da Educação Infantil da Escola de Tempo Integral.

No dia oficialmente designado pela Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes para a realização do conselho de classe foi possível presenciar a sua realização em duas escolas18, nos horários da manhã, tarde e noite. Pela manhã a inserção nos conselhos de classe foi nas turmas do Ensino Fundamental (anos iniciais) da Escola de Tempo Integral, à tarde foram turmas do Ensino Fundamental (anos finais) e a noite em turmas da Educação de Jovens e adultos da Escola Regular Urbana.

Durante o conselho de classe tivemos um momento disponibilizado pela equipe gestora para nos apresentar e explicar aos professores os objetivos de nossa pesquisa, sendo possível solicitar o preenchimento do termo de consentimento (Apêndice A) e aplicar o questionário (Apêndice B). Tal preenchimento pelos 77 participantes se deu de modo voluntário, havendo por parte da maioria dos professores a demonstração de interesse em participar.

Nos turnos em que não pudemos presenciar esse momento tivemos que retornar à escola após o recesso escolar para aplicação do instrumento, realizando o mesmo procedimento utilizado nos conselhos de classe com o objetivo de dar ciência aos professores acerca de nossa pesquisa. Tendo em vista algumas peculiaridades nas dinâmicas escolares, tal aplicação se deu em momentos distintos, ou seja, tanto no horário do intervalo como nas „janelas‟, isto é, momentos do horário em que o professor do Ensino Fundamental (anos finais) não tem aulas, como também, ao final do horário das aulas, por ocasião das escolas em que não havia intervalo.

A realização da entrevista junto aos 20 professores selecionados de acordo com os critérios informados ocorreu nos meses de julho e agosto de 2015. Mediante demonstração de interesse apresentado no questionário, entramos em contato com os professores retornando às escolas. Na ocasião, relembramos o objetivo da pesquisa, e em sendo confirmada a

18

Havíamos planejado participar dos conselhos de classe nas três escolas, no entanto redistribuímos a inserção para duas escolas devido ao falecimento de um professor da Escola Regular Rural. Em virtude desse fato, o conselho de classe das turmas do Ensino Fundamental (anos finais) no turno da tarde foi adiado para o retorno das aulas, tendo em vista o recesso escolar. Sendo assim, com a volta às aulas pudemos presenciar esse conselho de classe.

disponibilidade em participar fazíamos os agendamentos com a observância das possibilidades.

Cabe destacar que as entrevistas foram realizadas em diversos espaços nas escolas, entre eles, sala dos professores, corredor, sala da rádio escolar, minibiblioteca, sala de aula, cozinha e sala da supervisão. Antes de iniciá-la, solicitávamos o consentimento para a gravação em áudio, não havendo objeção por parte dos participantes, por considerarmos mais seguro no sentido do registro e evitar a perda de alguma informação.

Esse caminho trilhado resultou na congregação, para além da análise documental, de dados advindos da inserção no campo, do questionário e das entrevistas. Voltamos a ressaltar que os dados recolhidos na inserção no campo foram considerados no processo de análise, em razão de tal procedimento, mesmo em tendo sido num curto e limitado período, ter possibilitado uma observação da dinâmica do conselho de classe nas escolas contempladas.

5 CONSELHO DE CLASSE NA REDE MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS