• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 – Farmácia Hospitalar

2. Caracterização do CHTS e respetiva farmácia hospitalar

2.1 Organização do CHTS

O CHTS, criado a 28 de setembro de 2007, é constituído por duas unidades hospitalares tal como referido anteriormente, sendo o HPA a sede do Centro Hospitalar. A sua área de influência direta é bastante abrangente, atingindo uma população residente de cerca de 553 000 habitantes [3].

“Em termos de lotação, o CHTS, EPE possui: 435 camas de internamento, distribuídas por diversas valências médicas e cirúrgicas; um Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental; um

Serviço de Consulta Externa; um Serviço de Urgência, onde estão disponíveis cuidados para adultos e materno-infantil; um Hospital de Dia, médico e cirúrgico; uma Unidade de Cirurgia de Ambulatório, com 4 salas; um Bloco Operatório, com 7 salas para cirurgia programada e urgente; uma Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (UCIP), com 6 camas; uma Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, com 4 camas; uma Unidade de Cuidados Intensivos Coronários, com 4 camas; uma Unidade de Partos, com 7 modernas salas de parto; e diversas unidades laboratoriais e técnicas complementares de diagnóstico [3]”. Além do citado, o CHTS dispõe ainda de uma Unidade de Cuidados Intermédios do Serviço de Urgência.

A Unidade HPA em Penafiel assume uma maior relevância no meio, uma vez que tem influência numa área geográfica mais abrangente, nomeadamente em 8 concelhos do distrito do Porto e ainda algumas freguesias de distritos vizinhos. O edifício principal é constituído por 11 pisos e permite acesso direto do exterior do piso 0 ao piso 4, o que se torna bastante útil na organização do hospital. Esta unidade possui ainda um pavilhão reservado ao Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, tendo os utentes aqui internados uma maior flexibilidade de movimentação e uma maior privacidade. Junto à entrada da Urgência está situado o Heliporto havendo desta forma um acesso direto para os doentes transportados de helicóptero [3, 4].

Sendo o HA mais pequeno e com um menor número de valências acaba por ter um menor peso no meio. A funcionar desde dezembro de 2012, esta unidade do CHTS é constituída por 3 pisos, estando a Unidade de Psiquiatria fisicamente separada das instalações do hospital. É ao nível da cirurgia de ambulatório que esta unidade assume um papel predominante, tendo por base o conceito “clínica de dia” onde se pretende que apenas numa única ida ao hospital o doente tenha a consulta, efetue os exames completares de diagnóstico necessários e obtenha as indicações para uma terapêutica adequada [5, 6].

2.2 Organização da farmácia hospitalar

A farmácia hospitalar do CHTS, à imagem do que acontece com o próprio Centro, é constituída pelas unidades de Amarante e de Penafiel, sendo a última a Sede dos SF. Apesar de existirem estes dois polos distintos os SF funcionam como sendo um só organismo.

Recursos Humanos

Os SF do CHTS são constituídos por uma equipa multidisciplinar organizada capaz de responder às necessidades do Centro. Assim, a equipa é constituída por farmacêuticos, técnicos de farmácia, assistentes operacionais e assistentes técnicos.

A Diretora do Serviço Drª. Sónia Teixeira (farmacêutica) tem como responsabilidade fazer a gestão e a organização dos SF, abrangendo a gestão dos recursos humanos. Os restantes sete farmacêuticos que integram a equipa ficam com as funções respeitantes à farmácia clínica, à informação sobre medicamentos, aos ensaios clínicos e às comissões técnicas hospitalares que requerem a presença desta categoria profissional. Os técnicos de farmácia juntamente com os

farmacêuticos desempenham as tarefas relativas ao aprovisionamento e gestão de stocks, à distribuição de medicamentos, à preparação de formas farmacêuticas não estéreis e à implementação e controlo de sistemas de qualidade. As funções dos assistentes operacionais passam pela receção e armazenamento de medicamentos e outros produtos farmacêuticos e por auxiliar no processo de reembalagem. Os assistentes técnicos trabalham na secretaria do serviço e são responsáveis por processos de documentação e comunicação com entidades externas e internas.

Durante o meu estágio tive a oportunidade de ser instruída por todos os farmacêuticos, tendo realizado inúmeras tarefas sempre com a supervisão destes.

Espaço Físico

Tal como referido anteriormente, os SF são constituídos pelas unidades de Amarante e de Penafiel. Esta última tem uma maior área útil e uma maior gama de operações a decorrer.

Em Penafiel os SF são constituídos por diversas áreas, nomeadamente a zona de receção e conferência de encomendas, o armazém geral constituído por diversos armários e frigoríficos, a sala de fracionamento e reembalagem, a sala de preparação de formas farmacêuticas não estéreis, a sala dos farmacêuticos equipadas com vários computadores e diverso material bibliográfico, a zona de dispensa em ambulatório que garante privacidade ao utente (esta área tem armazém e frigoríficos próprios), a sala dedicada à distribuição individual diária em dose unitária (DIDDU) equipada com o Megamat®, a zona dedicada à distribuição tradicional e à preparação de medicamentos para armazenamento, a sala dedicada aos ensaios clínicos (onde é monitorizada a temperatura constantemente), o gabinete da diretora técnica, a secretaria, a copa, os vestiários e as instalações sanitárias. Nesta unidade é ainda possível encontrar um cofre onde são armazenados os medicamentos psicotrópicos e estupefacientes. O armazenamento de produtos tóxicos e inflamáveis é feito num local à parte das instalações físicas dos SF que cumpre a legislação em vigor.

Os SF de Amarante têm uma área útil muito menor, assim como menos recursos humanos a laborar. Desta forma, esta unidade é constituída pela zona de receção e conferência de encomendas, pelo armazém, pela sala de produtos tóxicos e inflamáveis, pela sala destinada à preparação da DIDDU, à distribuição tradicional e à preparação de medicamentos para armazenamento, pelo gabinete dos farmacêuticos também com diverso material bibliográfico, pela zona de dispensa em ambulatório, pela copa e pelas instalações sanitárias e vestiários.

Durante o meu estágio tive a oportunidade de conhecer e colaborar nas duas unidades da farmácia do CHTS, tenho estagiado as primeiras 6 semanas na unidade de Penafiel e as restantes duas na unidade de Amarante.