• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV Identificação e Caracterização da Escola em Estudo

4.5. Caracterização dos Recursos

A escola dispõe de várias atividades, recursos e espaços, de maneira a dar resposta às necessidades da comunidade educativa, mas principalmente dos alunos, tal como os vários

50

clubes e projetos (anexo 3), biblioteca, salas de estudo e um gabinete do aluno, sendo este

um complemento com uma sala multidisciplinar existente nesta escola.

É importante evidenciar, uma vez que a nossa problemática em estudo é a indisciplina, que a escola possui esta sala multidisciplinar, pois segundo o seu Regulamento Interno (RI), é um espaço direcionado para todos os alunos, mas principalmente para aqueles alunos que são convidados a sair da sala de aula pelos professores. Neste espaço “podem realizar atividades pedagógicas e lúdicas, tais como jogos, visionamento de filmes, ações de formação, de sensibilização assim como atividades de clubes, projetos ou outros, sob a supervisão de um professor pertencente à equipa desta sala”. Os professores responsáveis devem promover o saber ser/estar “em comunidade, incutindo regras de boa educação e comportamentos corretos em diversos contextos, tendo em conta valores como o respeito, solidariedade, cooperação, integração e responsabilidade” (RI, 2013, anexo III).

A junção da sala multidisciplinar com o gabinete do aluno deve-se ao facto de “estabelecer ligações diretas com os Diretores de Turma e Coordenadores dos Cursos, de modo a promover a reflexão sobre os comportamentos problemáticos dos alunos/formandos e a sua responsabilização, desenvolvendo capacidades, atitudes e valores, contribuindo, simultaneamente, para a qualidade global da função educativa da escola”. Esta sala cumpre vários objetivos de funcionamento, mas de acordo com a problemática em estudo iremos referir apenas alguns, tais como a supervisão dos “alunos durante os intervalos de modo a evitar comportamentos desviantes; supervisionar a cantina, com vista (…) [a] incutir o saber estar nesse contexto” e a delinear “horários para os alunos mais problemáticos com o objetivo de levá-los a frequentar esta sala de acordo com as suas aptidões/competências”. Por forma a, facultar aos alunos as atividades lúdicas e/ou pedagógicas a sala multidisciplinar encontra-se equipado com “jogos de tabuleiro, matraquilhos, uma mesa de bilhar, um computador, jogos de cartas os quais não podem ser danificados” e em caso de haver danos dos equipamentos “os alunos infratores deverão ser responsabilizados” (ibidem).

No RI (2013) encontra-se ainda referenciado as funções destacadas aos professores, de modo a proporcionar aos alunos um ambiente de entreajuda; a superação de dificuldades na relação entre os colegas, os professores, os funcionários; “incutir comportamentos adequados às diversas situações de convivência”; apoio nas tarefas escolares, entre outros (anexo III).

51

4.5.1. Recursos Humanos

A escola no ano letivo de 2016/2017 estava composta por: - 5 Dirigentes no Conselho Executivo;

- 3 Técnicos Superiores; - 12 Assistentes Técnicos; - 26 Assistentes Operacionais; - 1 Carreiras e Corpos Especiais; - 108 Docentes;

- 766 alunos/formandos.

4.5.2. Recursos Financeiros

“Os recursos (…) financeiros que a escola dispõe estão discriminados no orçamento da escola” (PEE, 2015, p.17).

4.5.3. Recursos Materiais e Físicos

O edifício em si é constituído por 4 pisos e um sótão, pátios, jardins.

“No 1.º piso existem 6 salas de aula, dois gabinetes, sanitários femininos e masculinos para alunos e um espaço polivalente” (PEE, 2015, p.6).

A entrada principal situa-se no 2.º piso, bem como “os serviços administrativos e de ação social escolar”, uma reprografia, biblioteca, sala de estar para os professores, o gabinete do CE, enfermaria, “gabinete de trabalho para os diretores de turma, um gabinete de reuniões e três gabinetes de trabalho destinados aos docentes, uma sala de estudo e três salas de aula” (Ibidem).

“Em frente à entrada principal do edifício localiza-se” a sala multidisciplinar e está equipada “de um palco, de equipamento de som, (rádio escola), televisão equipada com cabo TV, vídeo, DVD, materiais lúdicos diversos (mesa de bilhar, matraquilhos, jogos de tabuleiro, cartas, entre outros)” (PEE, 2015, p.6).

No 3.º piso, encontra-se a “papelaria, uma arrecadação do material que serve os bares, o gabinete onde se encontra localizado o servidor da escola, a cantina, o serviço de bar e os sanitários femininos e masculinos destinados a alunos”. Neste piso, “as salas de aula

52

encontram-se dispostas ao longo de um corredor (…) do lado exterior (…) está localizado um campo desportivo descoberto, dotado de bancadas e balneários femininos e masculinos” (Ibidem).

No 4.º piso, encontram-se “7 salas de aula, sendo 3 delas destinadas às disciplinas de educação visual, educação tecnológica e educação musical”; “uma arrecadação de material audiovisual, vestiários e uma sala de estar para pessoal não docente, um ginásio de pequenas dimensões com arrecadação de material”; “dois pequenos balneários equipados com serviço de duche, lavatório e espaço de vestiário” (PEE, 2015, p.7).

“No piso superior, há um sótão (…) remodelado” que contém uma “secção de arquivo, pertencente aos serviços administrativos da escola”. Junto ao arquivo, encontra-se material de mecânica”, um “espaço destinado às aulas práticas dos cursos CEF de mecânica de automóveis ligeiros e pesados. No outro extremo deste espaço, encontram-se mesas de trabalho e armários”, com materiais de apoio para as “atividades de ocupação de tempos livres (clubes e projetos) ”. “Este espaço está equipado com um lavatório, uma máquina de costura, ferro de engomar, mini fogão e afins, desenrolando-se atividades no âmbito das artes plásticas e dos lavores” (Idem, p.8).

Existe ainda “um elevador que está ao serviço dos alunos deficientes motores, do transporte de material audiovisual e, casualmente, do pessoal docente e não docente que dele necessitem”. “(…) A escola disponibiliza dois laboratórios móveis, cada um com oito computadores sem fios; três conjuntos multimédia; oito projetores de vídeo, câmara de filmar digital, máquinas de fotografar digitais e acesso à Internet a partir de qualquer ponto da escola” (PEE, 2015, p.8).

Os espaços utilizados no decorrer do estágio, foram “o gabinete do CE”, “gabinete de reuniões e três gabinetes de trabalho destinados aos docentes” e “três salas de aulas”, sendo estes utilizados para as reuniões de Conselho da turma em estudo e para a realização das entrevistas; o ginásio no 4.º piso e o campo desportivo para a realização das aulas de Aikido (Idem, p.6).

53