• Nenhum resultado encontrado

Nesta seção serão apresentadas as características das empresas objeto de estudo. O quadro 4 evidencia claramente os aspectos investigados como: atividade desenvolvida por cada empresa estudada, tempo de funcionamento das empresas, quantidades produzidas, objetivos estratégicos da empresa e meios como a empresa pretende alcançá-los.

Quadro 4 – Caracterização das empresas pesquisadas

Caracterização das empresas pesquisadas Desempenhadas Atividades Tempo de Atuação no Mercado Quantidades Produzidas

(toneladas) Objetivos Estratégicos da Empresa

Empresa 1 Produção, extração e moagem 85 anos 200.000 Melhorar os níveis de serviços aos clientes

Empresa 2 Produção, extração e moagem 85 anos 120.000 -

Empresa 3 Produção e extração 85 anos 190.000

Aumentar a participação da empresa no mercado

Empresa 4 Refino 85 anos 160.000

Minimizar os custos de produção e melhorar os níveis de serviços aos clientes

Empresa 5 Produção, extração, moagem e refino 48 anos 100.000

Minimizar os custos de produção e

aumentar a participação da

empresa no mercado

Empresa 6 Produção, extração, moagem e refino 50 anos 2.200.000 Melhorar os níveis de serviços aos clientes

Empresa 7 Produção, extração, moagem e refino 121 anos 850.000

Minimizar os custos logísticos e

aumentar a participação da

empresa no mercado

Empresa 8 Produção, extração, moagem e refino 15 anos 400.000

Minimizar os custos de produção, maximizar o lucro da empresa, minimizar os custos logísticos e melhorar os níveis de serviços aos clientes

Ao analisar as atividades empresariais das indústrias salineiras pesquisadas, foi possível detectar que as empresas 5, 6, 7 e 8 estudadas são responsáveis por produzir, extrair, moer e refinar o sal marinho; as empresas 1 e 2 executam tanto a atividade de produção e extração quanto a de moagem; a empresa 3 realiza a atividade de produção e extração do sal marinho; e a empresa 4 realiza apenas a atividade de refino do sal marinho.

Todas estas empresas atuam no mercado salineiro, em média, de 15 há 110 anos e são responsáveis pela produção de 98,49% (4.060.000 toneladas) de sal marinho na região. Mesmo sendo as maiores empresas produtoras da região, estas têm objetivos estratégicos específicos para melhorar o desempenho da empresa, são eles: as empresas 1 e 6 têm como objetivos melhorar os níveis de serviços aos clientes, pois deste é possível a empresa alcançar os demais objetivos empresariais; a empresa 3 tem como objetivo estratégicos aumentar a participação da empresa no mercado; a empresa 4 objetiva minimizar os custos de produção e melhorar os níveis de serviços aos clientes; a empresa 5 têm como estratégias minimizar os custos de produção e aumentar a participação da empresa no mercado; a empresa 7 têm como objetivo minimizar os custos logísticos e aumentar a participação da empresa no mercado; e a empresa 8 têm como objetivos minimizar custos de produção, maximizar o lucro da empresa, minimizar os custos logísticos e melhorar os níveis de serviços aos clientes. O gestor da empresa 2 achou melhor não mencionar qual o objetivo estratégico da empresa no qual trabalha.

No gráfico 1 é possível visualizar o montante de sal produzido por cada empresa aqui apresentada e os tipos de atividades realizadas por cada uma delas. O grupo F. Souto é uma sociedade de capital fechado e está no mercado há 85 anos, realizando as atividades de produção e extração (510.000 toneladas), moagem (210.000 toneladas) e refino (160.000 toneladas) do sal. Além de estar no ranking como a terceira maior empresa produtora de sal marinho na região, de acordo com a o Siesal (2011), é uma das empresas que possui a certificação dada pela Norma NBR ISO-9001. A F. Souto alcançou essa importante etapa do seu projeto de aperfeiçoamento, na unidade de beneficiamento/ refinamento da Salina Morro Branco e da Refinaria Ester Souto, e tem como objetivo buscar, em um futuro próximo, a expansão da certificação para todas as suas unidades de beneficiamento: na Salina Maranhão e na Salina Araguassu.

Gráfico 1 – Produção anual de sal por salinas

Fonte: Dados da pesquisa.

A Socel é uma sociedade limitada que está no mercado há 48 anos. Considerada a 14ª empresa produtora de sal pelo Siesal, é responsável pela produção e extração, moagem e refino do sal marinho. Produz anualmente cerca de 100.000 toneladas de sal marinho.

A Salinor é a maior produtora de sal marinho no Rio Grande do Norte, conforme informação fornecida pela Siesal (2011). Produz 54,18% (2.200.000 toneladas) de sal do estado do RN. É uma sociedade anônima de capital fechado que atua na atividade de produção e extração, moagem e refino há mais de 50 anos.

A Henrique Lage é a segunda maior empresa produtora de sal marinho, com uma produção de 850.000 toneladas de sal, cerca de 20,93% do sal produzido no RN. Trata-se de uma empresa secular, fundada em 1890, 121 anos no mercado. Foi criada/fundada pelo grande empreendedor Henrique Lage, que “emprestaria” seu nome à salina, a qual permanece até hoje como uma sociedade anônima de capital fechado.

A Salina Diamante Branco (SDB) foi fundada em 1996, estando há 15 anos no mercado. Em 2003, passou para o controle acionário do grupo chileno SPL (grupo que controla as operações realizadas nas Américas) que, por sua vez, faz parte do K+S Gruppe,

maior empresa privada do setor em nível mundial. A K+S é uma empresa multinacional alemã com atuação global nos segmentos de sal e fertilizantes. Em termos de estrutura de negócios, a integração trouxe mudanças e representou ainda mais investimentos, credibilidade e prestígio internacional para a SDB. A SDB foi a primeira salina brasileira a receber a certificação internacional ISO 9002, migrando com êxito para a 9001/2000. É a quarta maior empresa produtora de sal (400.000 toneladas) do RN. Também realiza em suas atividades o processo de produção, extração, moagem e refino do sal marinho.

Pode-se, nesta pesquisa, estabelecer o ranking das empresas produtoras de sal marinho da seguinte forma: em primeiro lugar, a Salinor; em segundo lugar, a Henrique Lage; em terceiro lugar, o grupo F. Souto; e em quarto lugar, a Salina Diamante Branco, seguindo o perfil relatado pela Siesal; em quinto lugar, em relação ao estudo de campo, tem-se a Socel. Com relação à atividade de moagem do sal, em primeiro lugar tem-se a Salinor, seguida da F. Souto, Henrique Lage, Salina Diamante Branco e Socel. A Salinor destaca-se como a maior empresa a refinar o sal marinho, seguida das empresas F. Souto, Salina Diamante Branco, Henrique Lage e a Socel, respectivamente (ver gráfico 1). No geral, a importância das empresas pesquisadas se dá pela capacidade produtiva de cada uma, se o sal será vendido in

natura, moído ou refinado, vai depender das exigências dos clientes.

5.3 LOGÍSTICA E CUSTOS LOGÍSTICOS DOS PROCESSOS DE ABASTECIMENTO,