• Nenhum resultado encontrado

DOS BENS

5.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

Quanto à finalidade desta pesquisa ela é aplicada, na medida em que se volta à compras de conhecimentos com vistas à “resolver problemas identificados no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem” (GIL, 2010, p. 26-27). A proposta do trabalho é a apresentação de referências para que as compras públicas da UTFPR sejam consideradas sustentáveis, de modo que possam ser adotáveis pelos compradores institucionais, pois se fundamentam nas normas e nos princípios do Direito Ambiental e da Sociedade Sustentável.

Em relação aos objetivos gerais esta pesquisa se classifica como mista, eis que é predominantemente exploratória, embora também seja possível considerar parte dela como pesquisa descritiva. Ela é exploratória na medida em que considera os mais “variados aspectos relativos ao fato ou fenômeno estudado”, dispondo-se a “explicitá-lo” (GIL, 2010, p. 27) e a “proporcionar uma nova visão do problema” (GIL, 2010, p. 28). Também é pesquisa descritiva, na medida em que foram expostas as compras realizadas pela UTFPR no período de 2007 a 2011. Assim, feito o registro do âmbito descritivo do trabalho, pode-se dizer

que, para desenvolver os estudos teóricos, trabalhar os dados levantados e realizar a articulação entre ambos, a pesquisadora valeu-se de modo eminente da pesquisa exploratória com o “propósito de proporcionar maior familiaridade com o problema” (GIL, 2010, p. 27).

No que tange ao método utilizado, trata-se de um Estudo de Caso. Quanto a sua utilização e finalidade, a pesquisa se caracteriza como aplicada, pois se vale de “diferentes técnicas” para “descrever a complexidade” de aspectos da sustentabilidade das compras realizadas pela UTFPR. Eva Maria Lakatos (2010, p. 275) afirma que um Estudo de Caso é “limitado, pois se restringe ao caso que estuda, não podendo ser generalizado”. No entanto, ousa- se avançar a ideia da autora, pois se acredita que a construção de linhas de referência para a sustentabilidade das compras apresentadas nesta Tese – delineadas a partir das necessidades institucionais que se sobressaíram da análise dos dados coletados – possam ser apropriadas por outras instituições que pretendam realizar Compras Públicas Sustentáveis, situação que robustece o caráter aplicado desta pesquisa.

Com o Estudo de Caso se procurou fazer “o delineamento mais adequado para a investigação de um fenômeno contemporâneo dentro do seu contexto real” (GIL, 2010, p. 37), qual seja, as compras públicas realizadas pela UTFPR, com o objetivo de “coletar, apresentar e analisar os dados de forma imparcial” (YIN, 2005, p. 20). Em relação à observação enquanto técnica de pesquisa, optou-se pela “modalidade sistemática” na medida em que foram delimitados, enquanto “universo de população”, os aspectos da “unidade-caso”, quais sejam, as compras públicas da UTFPR realizadas por intermédio do pregão eletrônico nos anos de 2007 a 2011, porém sem “normas rígidas ou padronizadas, pois situações, objetos e objetivos podem ser diferentes” (LAKATOS; MARCONI, 2010, p. 278).

A opção exclusiva pelos pregões eletrônicos, não atingindo as demais modalidades de licitação – conforme definições conceituais já abordadas –, leva em consideração a quantidade de compras realizadas nesta modalidade. Os pregões eletrônicos realizados pela UTFPR são em número muito superior a qualquer outra modalidade de licitação, de acordo com o que foi relatado pelos entrevistados e confirmado pela pesquisadora, a posteriori, quando das avaliações individuais de cada uma das compras públicas realizadas.

De acordo com Gil (2010, p. 121) a “amostragem” deve representar “casos” significativos para alcançar os objetivos pretendidos com a coleta, análise e interpretação dos dados. Assim, tomaram-se as compras realizadas pela UTFPR nos anos de 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, com a intenção de realizar um histórico das compras institucionais no período. Enquanto objetivo exploratório, este levantamento visa trazer a lume o que foi comprado pela UTFPR no período escolhido, de modo a verificar a ocorrência de compras sustentáveis que pudessem caracterizar-se nas três Unidades de Análise: Educação Tecnológica, Sociedade Sustentável e a Ciência do Direito.

Este recorte cronológico do Estudo de Caso das compras públicas da UTFPR nos anos de 2007 a 2011 se deu, notadamente porque as modificações normativas atinentes às Compras Públicas Sustentáveis se iniciaram a partir do ano de 2010 e, ainda, por outros motivos: (a) em virtude destes terem sido os primeiros anos da Instituição enquanto Universidade; (b) tomando-se como referencial o Código Tributário Brasileiro, instituído pela Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, consoante à obrigatoriedade de guarda dos documentos para efeitos fiscais, por cinco anos, período após o qual se extingue o “direito de a Fazenda Pública constituir crédito tributário” (art. 173, Lei nº 5.172/1966); e, (c) em razão de se entender que o número de dados coletados neste período de cinco anos mostra-se suficiente para a análise e verificação de possível evolução das compras realizadas pela Instituição no que atine à preocupação para com o consumo sustentável.

Desta forma, entende-se que a análise realizada nos cinco anos das compras da UTFPR se apresenta como satisfatória para responder a pergunta da pesquisa e atingir o objetivo geral e os específicos, pois “é possível a realização de estudos de caso em período curtos e com resultados passíveis de confirmação por outros estudos” (GIL, 2010, p. 38).

Outro recorte necessário foi a análise das compras apenas para o

Campus Curitiba – Sede Reitoria, o que se deu por dois motivos: (a) uma vez que a

Sede Ecoville tinha sido recém-inaugurada à época da coleta de dados; e, (b) porque uma análise em todos os campi da UTFPR no interior do estado inviabilizaria a pesquisa no lapso temporal de que a pesquisadora dispôs – conforme restou consignado na Seção 1.2 desta Tese, que trata da Delimitação do Tema da pesquisa.

A tipologia dos dados coletados e processados neste Estudo de Caso das compras realizadas pela UTFPR correlaciona-se com as etapas da pesquisa. Como fonte primária se encontra a pesquisa documental, cujos dados deveriam estar publicizados no sítio eletrônico da UTFPR167, motivo pelo qual não houve necessidade de autorização para divulgação dos mesmos.

Porém, a pesquisa de campo não se valeu somente dos documentos digitais disponibilizados no sítio eletrônico do “Sistema Comprasnet” – Portal de Compras do Governo Federal, mas também das seguintes fontes: (a) os documentos institucionais produzidos pela Divisão de Compras, mantidos em arquivos da UTFPR e de outras organizações, como os editais para as compras públicas, por exemplo; (b) o levantamento detalhado feito pela pesquisadora diretamente no sítio eletrônico do “Sistema Comprasnet”, para levantar os dados dos cinco anos de pregões eletrônicos realizados pela Instituição; (c) os documentos originados de “entrevistas e observações” (GIL, 2010, p. 119); (d) materiais elaborados para fins de divulgação, como fôlderes, catálogos e convites; e, (e) documentos jurídicos (GIL, 2010, p. 31).

A exploração dos aspectos teóricos da Tese em fontes secundárias de informação foi feita com a construção de saberes e conhecimentos a partir do desenvolvimento de estudos teóricos de apoio para as discussões. As técnicas empregadas para coleta destes dados secundários são as seguintes: (a) dados doutrinários extraídos de teses, dissertações, livros, artigos científicos, dicionários, enciclopédias, manuais, anuários, periódicos científicos, além de coletâneas de normas, doutrinas especializadas e jurisprudência; (b) publicações periódicas tais como jornais, revistas, cartilhas, fôlderes, manuais, relatórios de simpósios e seminários, anais de eventos científicos e fontes normativas – constitucionais e principiológicas, legais e administrativas; (c) aquelas originadas no âmbito da produção interna da UTFPR, a partir das experiências práticas dos Departamentos e programas institucionais que lidam com a questão ambiental com seus respectivos relatórios, publicações e documentos administrativos internos – como alguns autos dos processos físicos atinentes às compras realizadas; (d) informações disponibilizadas na imprensa especializada; e, (e) no Portal da UTFPR

167 De acordo com a chamada “Lei da Transparência Pública” ou “Lei de Acesso à Informação”, Lei

e das demais instituições investigadas, bem como CDs e em sítios eletrônicos especializados e “documentos disponibilizados pela Internet” (GIL, 2010, p. 122).

Ainda, foram realizadas entrevistas, tanto no Brasil quanto na Itália, enquanto fontes essenciais de informação e de evidências para o estudo de caso (YIN, 2005, p. 116, 118). As entrevistas ocorreram de “forma espontânea” (YIN, 2005, p. 117) ou “despadronizada ou semiestruturada” (LAKATOS; MARCONI, 2010, p. 281). Os respondentes foram os principais servidores envolvidos com as compras institucionais, tido como “informantes articulados” sobre as compras públicas que se dispunha a analisar (GIL, 2010, p. 121). Puderam expressar livremente suas opiniões pessoais, suas angústias e expectativas em relação às Compras Públicas Sustentáveis, eis que as entrevistas não foram dirigidas (LAKATOS; MARCONI, 2010, p. 281). A pesquisadora, assim, tinha por propósito a liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considerasse adequada, de forma a poder explorar mais amplamente a questão (LAKATOS; MARCONI, 2010, p. 281). Entrevistas iniciais se desdobraram em outras em que novas entrevistas ocorreram, a partir das indicações feitas pelos primeiros entrevistados.

Para facilitar a visualização das caracterizações metodológicas apresentadas, levando-se “em consideração o ambiente da pesquisa, a abordagem teórica e as técnicas de coleta e análise de dados” (GIL, 2010, p. 29) elaborou-se o Quadro 11.

Este Quadro exibe os métodos e procedimentos de pesquisa empregados que auxiliaram na produção de respostas ao problema desta Tese, conforme o delineamento metodológico proposto, conforme as fases da pesquisa e os objetivos correspondentes.

Quadro 11 – Operacionalização entre o problema da pesquisa, objetivos geral e específico e os instrumentos metodológicos