• Nenhum resultado encontrado

3.1. Descrição das tarefas realizadas diárias

Turno das 07.00h às 15.00h – De manhã começa se com o levantar dos

utentes e suas higienes. Em todos os pisos existe um plano de banhos (anexo), que nos vai dizer quem são os utentes que naquele dia de semana ou fim-de-semana tomam banho, sendo assim preciso de ajuda de enfermeiro/auxiliar para levantar utentes para as cadeiras de banho e ou macas banheiras, caso não o seja preciso essa ajuda levar o utente para a casa de banho do seu quarto onde é dado um duche. Os utentes que não banhos, as suas higienes são feitas nas camas, o material que usamos é uma bacia com água e gel de banho. Após os utentes estejam devidamente prontos são levados para o refeitório.

Mais ou menos por volta das 8:30h, uma auxiliar dirige se a cozinha (piso – 2), para aquecer o leite e o café, transportando tudo o que necessário para cima no carro próprio para os pequenos-almoços e lanches. Depois de deixar o que é o leite, café, pão nos restantes pisos, de seguida e dado o pequeno-almoço aos utentes, enquanto o enfermeiro dá a medicação. Seguidamente depois do pequeno-almoço os utentes vão para a sala de convívio até que chegue a hora para irem para a fisioterapia. Retira se a louça suja para o carro respectivo e desce se ao piso (-2) a cozinha onde é lavada, trazendo assim a roupa da lavandaria que é separada pelos pisos em dois carros para o transporte da roupa, a roupa da ala C, é trazida em cestos de roupa.

C.E.T.Técnicas de Gerontologia

Relatório de Estagio Página 39

legenda: imagem nº 16- quando se leva a louça suja para a cozinha

Às 9:30h todos os utentes que têm fisioterapia são colocados no elevador e conduzidos ao piso (-1), ao ginásio. Subindo ao piso, fazer a limpeza dos carros de higiene, desinfectar todo o material que foi utilizado nas higienes, como as bacias, urinóis, arrastadeiras, na máquina de esterilização, as cadeiras de banho e macas são desinfestadas no local próprio. De seguida fazem se as camas (as que são feitas de lavado no piso 0 é as quartas feiras, no piso 1, são as segunda-feira e as quinta-feira são feitas na ala C), repondo o que falta de toalhas, luvas nas casas de banhos dos quartos. No fim separa se as roupa por números (cada utente é lhe atribuído um numero com etiqueta da ucc, que é pregado na roupa), que é arrumada nos roupeiros de cada utente.

Entretanto vai se á sala de actividades ver os utentes perguntar se precisam de ir a casa de banho. Então vou até a cozinha buscar o carro da louça e põem se as mesas para o almoço, e de seguida vamos para a sala de actividades dar água aos utentes e fazer companhia.

Ao 12:00h, começa se a levar os utentes para o refeitório, e ao 12:15h, dirijo me á cozinha para trazer os almoços que já vem confeccionados dentro dos carros próprios, começa se a dar os almoços enquanto o enfermeiro dá a medicação. Ao 12:30 vão se buscar os utentes que ainda se encontram na fisioterapia.

De seguida os utentes são conduzidos para os seus quartos para serem feitas as higienes, posicionar os acamados e registar a diurese. Retira se a louça suja e leva se á cozinha. Às 14:00h, leva se os utentes ao ginásio os que têm fisioterapia. Limpam se os carros das higienes, repõem se o material que falta como por exemplo

C.E.T.Técnicas de Gerontologia

Relatório de Estagio Página 40

(fraldas, toalhetes, luvas…). No entretanto mete se as mesas para o lanche e arruma se a louça e por fim vamos para a sala para conviver com os utentes.

Turno das 15:h00 às 23:h00 – a tarde começa com a passagem de

turno, começa se a preparar o que é necessário para os lanches, enquanto uma auxiliar desce á cozinha trazendo os leite e cafés, a outra auxiliar com ajuda do enfermeiro caminha os utentes da sala para refeitório. Começa se a servir os lanches aos utentes, e levar os que vão ter fisioterapia e terapia ocupacional e trazer os que já estão despachados da fisioterapia. No final dos lanches estarem dados, recolhemos a louça suja e levar a cozinha. Começa se a fazer a ronda, deitar os utentes que necessitam de ir para a cama, mudar os acamados e posiciona - los.

Uma auxiliar vai a cozinha buscar a louça para meter as mesas, enquanto a outra fica ao pé dos utentes, mete se a mesas, arruma se a louça e depois de seguida fica se na sala com os utentes, dar água, perguntar se precisam de ir a casa de banho.

Mais ou menos por volta das 18:20h, desce se á cozinha buscar os carros do jantar, começa se a preparar os tabuleiros das pessoas que estão na cama e serve se o jantar. Começa se a trazer os utentes para o refeitório a partir das 18:45,depois de todos os utentes no refeitório começa se a servir o jantar as 19:00h. Ao fim do jantar servido, levamos os utentes novamente para a sala, e recolhe se a louça e leva se a cozinha.

Começa se a deitar os utentes com ajuda do enfermeiro, posicionando os acamados, anota se as diureses. De seguida uma limpa os carros da higiene e repõem material e a outra limpa o refeitório e a sala de convívio. Depois de tudo feito no piso, desce se e vai se ao -2 na zona dos sujos, cozinha lavar a louça, limpa se os carros, despacha se o lixo, limpa se a máquina levar a louça e por ultimo lava se o chão. Soube se para o piso mete se as mesas para o pequeno-almoço e arruma se a louça. Pode ser preciso fazer o espólio, marcar roupa ou até cortar medicação.

C.E.T.Técnicas de Gerontologia

Relatório de Estagio Página 41

Turno das 23:00h às 7:00h - neste turno começa se em primeiro lugar

a passagem de turno. Deixa se tudo o que necessário para dar as pessoas que são diabéticas, faz se espólio, marcar ou descamar roupa.

Mais ou menos por volta das 00:30h começa se pela primeira volta, muda se as fraldas, faz os posicionamentos, e da se os iogurtes aos diabéticos e maça passada ao utentes com sondas nasogastrica. Depois da volta feita, leva se as cadeiras de rodas que têm de ser lavadas no banho assistido. A segunda volta começa por volta das 05:30h, muda se as fraldas, posicionamentos os utentes e anota se a diureses, por fim limpa se o carro da higiene e repor material caso for necessário. Às 07:00h a passagem de turno.

3.2. Higiene das instalações, todas as acções que promovem a

desinfecção local

Quem são responsáveis pela higiene das instalações, são os auxiliares dos serviços gerais. Começando por limpar primeiro a recepção, a sala da Dr.ª Vânia, o gabinete médico, as salas de enfermagem e tratamento, sala de convívio, a copa e por fim as casas de banho em geral. Depois do pequeno-almoço limpa o refeitório, as casas de banhos dos quartos dos utentes, os quartos, retiram o lixo e repõem material (toalhetes de papel, papel higiénico etc), e por fim são lavados os corredores. A seguir ao almoço voltam a limpar os refeitórios, as casas de banhos gerais, limpa as escadas que dão acessos aos pisos, o elevador, já no piso - 1, é limpa a sala de espera, os gabinetes médicos e por fim as casas de banho gerais, e o refeitórios são limpos novamente depois do jantar.

Nas copas e refeitórios existe um plano mensal de higiene e limpeza onde se registam o dia, e quem foi o responsável que limpou, como também existe um plano em todas as casas de banho gerais. Depois de todos os utentes os cadeirões e mesas e cadeiras da sala e refeitório são desinfectados e arrumados.

Sempre que um utente tem alta a cama, colchão, mesa-de-cabeceira, roupeiro e cadeira de rodas são desinfectados.

C.E.T.Técnicas de Gerontologia

Relatório de Estagio Página 42

Para uma melhor higiene e desinfecção existem as seguintes regras gerais:

 Panos verdes para limpar as copas e refeitórios

 Panos amarelos para limpar as bacias das casas de banho  Panos cor-de-rosa para limpar as sanitas das casas de banho  Panos azul-escuros para limpar o pó dos quartos e gabinetes  Panos azul claro para limpar os vidros

 Detergente para chão cerâmico  Detergente para chão plastificado  Detergente para vidros

 Detergente para inox

 Detergente para matérias gerais

 Uma mopa de limpeza para cada dois quartos e outra para cada corredor.  Sacos do lixo pretos para lixo geral

 Sacos do lixo brancos para lixo contaminado

3.3. Plano Individual de Actividade Diária do Utente

Em todas as camas dos utentes é afixado, um plano semanal de actividades diárias, em que algumas dessas actividades são; como fazer a sua higiene, as refeições, as actividades de reabilitação etc. Que se encontra exemplares no anexo nº

4. Caracterização da interacção entre os diversos sectores

Documentos relacionados