• Nenhum resultado encontrado

Carregamento de Posição em Investimentos e Desinvestimentos

No documento Mensagem do Superintendente (páginas 40-42)

Cabe aos gestores determinar a estratégia de precificação dos papéis, sempre visando a atingir as metas de rentabilidade estipuladas e buscando não infringir os limites de risco tolerados nos mandatos específicos. Cabe à CargillPrev, por sua vez, acompanhar as operações da gestão, por meio:

„ Do recebimento das carteiras da custódia;

„ Da assessoria no gerenciamento de risco de mercado da carteira; e

„ Do acompanhamento da Política de Investimento. Buscando maior transparência em suas operações, redução de custos e melhoria no gerenciamento de riscos, a CargillPrev incentiva a utilização de plataformas eletrônicas de negociação de títulos de renda fixa por parte de seus gestores externos e internos, em conformidade com a Resolução CGPC nº 21 de 25/9/2006.

9. Critérios de Marcação dos Ativos da

Entidade

A marcação de todos os títulos da CargillPrev deve ser feita a mercado. No entanto, caso a Entidade opte por carregar um título até o seu vencimento e a legislação assim permita, a marcação poderá ser feita pela curva do papel.

10. Participação em Assembléias de Acionistas

A Entidade decidiu que não participará diretamente de qualquer assembléia de acionistas das companhias onde mantêm participação, conferindo aos gestores da Entidade a participação nas assembléias que julgarem conveniente, por se encontrarem melhor preparados tecnicamente e pela a convicção, por parte da Entidade, de que seus interesses serão sempre observados pelos gestores.

c . c . c . c .

c . Empréstimos de açõesEmpréstimos de açõesEmpréstimos de açõesEmpréstimos de açõesEmpréstimos de ações

A CargillPrev poderá emprestar as ações presentes em sua carteira de investimentos desde que esta operação esteja em conformidade com a legislação vigente aplicável as EFPCs.

PPPPParticipação Público Participação Público Participação Público Participação Público Participação Público Privada (PPP)rivada (PPP)rivada (PPP)rivada (PPP)rivada (PPP)

A CargillPrev, definiu que a priori, não haverá alocação em PPP e que as oportunidades de alocação de recursos em PPPs deverá ser apreciada pela Diretoria Executiva, e, posteriormente, ser aprovada pelo Conselho Deliberativo fundamentado em estudo de viabilidade econômico-financeira para cada um dos projetos objeto de análise.

5. Plano Asssistencial

O Plano de Benefícios Assistencial é o Plano que se refere ao Programa de Assistência Médica para Aposentados, oferecido pela CargillPrev.

5.1 Sobre o Cadastro Nacional de Planos de Benefícios (CNPB)

De acordo com a legislação em vigor, cada plano de benefícios possui independência patrimonial em relação aos demais, bem como identidade própria quanto aos aspectos regulamentares, cadastrais, atuariais, contábeis e de investimentos. Os recursos de um plano não respondem por obrigações de outro plano operado pela mesma EFPC. Só é admitida a solidariedade entre os planos de benefícios se estiver expressamente prevista no convênio de adesão. O Plano Assistencial está cadastrado no CNPB com o número 400.206.00-47.

5.2 Alocação Estratégica para 5 Anos: Otimização da Carteira

O Plano Assistencial seguirá as mesmas diretrizes estabelecidas da parte de contribuição definida (CD) do Plano de Aposentadoria da CargillPrev I, definidas nesta Política de Investimento. A alocação dos recursos está restrita ao segmento de renda fixa.

5.3 Diretrizes Específicas e Ativos Elegíveis

O objetivo dessa seção é apresentar as características da alocação de ativos da Entidade no que se refere aos objetivos específicos para cada segmento, além de algumas diretrizes específicas que devem ser seguidas pela CargillPrev. As diretrizes de aplicação seguidas pelo Plano de Benefícios Assistencial é semelhante às adotadas pela parte de contribuição definida (CD) do Plano de Aposentadoria da CargillPrev I – Segmento de Renda Fixa.

6. Plano Cargillprev II

O Plano de Aposentadoria Cargill II, é estruturado na modalidade contribuição definida, de acordo com a Resolução CGPC nº 16 de 22/11/2005. Este plano foi,formalmente, aprovado pela PREVIC no final do ano de 2010.

6.1 Sobre o Cadastro Nacional de Planos de Benefícios (CNPB)

De acordo com a legislação em vigor, cada plano de benefícios possui independência patrimonial em relação aos demais, bem como identidade própria quanto aos aspectos regulamentares, cadastrais, atuariais, contábeis e de investimentos. Os recursos de um plano não respondem por obrigações de outro plano operado pela mesma EFPC. Só é admitida a solidariedade entre os planos de benefícios se estiver expressamente prevista no convênio de adesão. O Plano de Aposentadoria da CargillPrev II está cadastrado no CNPB com o número 2010-0055-38.

11.3.1Divergência não-Planejada (DNP)

Em relação à divergência não planejada, a CargillPrev adota os parâmetros estabelecidos na legislação vigente. A CargillPrev efetua a apuração da divergência não planejada, por carteira e segmento para, no mínimo, períodos discretos de um mês.

O processo de construção das séries de dados históricos e de cálculo da divergência não planejada é efetuado mensalmente por plano, por segmento e por carteira. Os relatórios de divergência não planejada são preenchidos diretamente no formulário disponível no endereço eletrônico do Ministério da Previdência Social.

11.4 Risco de Crédito

A Resolução CMN nº 3.792, não faz a classificação estabelecida pela legislação anterior: baixo, médio e alto risco de crédito. Porém a CargillPrev, utilizará como Política de Risco de crédito e fundamentará as suas decisões em ratings estabelecidos pelas seguintes agências:

„ Moody’s Investor.

„ Standard & Poor’s.

„ Fitch Rating.

„ SR Rating.

„ Lopes Filho & Associados (apenas para crédito bancário).

Com o objetivo de evitar o Risco de Degradação da Qualidade do Crédito, a CargillPrev implementou limites de alocação nos diferentes grupos de classificação de risco de crédito para emissões bancárias e não bancárias, a fim de evitar a concentração de alocação em ativos situados nos piores grupos de classificação de crédito. Estes limites para cada um dos planos de benefícios estão exibidos abaixo:

Para emissões não bancárias:

Baixo Risco Médio/Alto Risco de Crédito de Crédito Não- Bancário Não- Bancário Agência

Classificadora Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4

Fitch Ratings AAA(bra) AA(bra)-, A(bra)-, Os títulos de médio/ F1(bra) F2(bra) alto risco de crédito SR Rating BrAAA brAA- brA- são aqueles que Moody’s Investor Aaa.br Aa3br,BR-1 A3.br, BR-2 recebem rating Standard & Poor’s BrAAA brAA-,brA-1 brA-, brA-2 inferior aos títulos

classificados como baixo risco de crédito ou que não

possuam rating estabelecido Limite Máximo por Contraparte 10% 10% 8% 0% Limite Máximo por Grupo 80% 50% 20% 0%

Essa decisão foi baseada levando-se em consideração que os recursos investidos pela Entidade no segmento de renda variável serão (quando a CargillPrev optar por alocar recursos neste segmento) geridos por instituições devidamente cadastradas, registradas e autorizadas pelos órgãos competentes para a prestação de serviços especializados de gestão de recursos. Além disto, a contratação de gestores profissionais buscou obter a melhor qualidade na gestão de recursos, e a relação entre a Entidade e seus gestores encontra-se lastreada em contrato específico formalizado entre as partes, conferindo poderes ao gestores para toda e qualquer decisão de investimento em ações.

11. Avaliação e Controle de Riscos

Nesse capítulo, apresentaremos a política da CargillPrev quanto à avaliação e controle de riscos de mercado, de crédito e de liquidez. Além disso, apresentaremos os limites impostos para a realização de certas operações.

11.1 Limites para Invest. em Títulos e Valores Mobiliários de Emissão e/ou Coobrigação de uma Mesma Pessoa Jurídica

A CargillPrev estabelece que os limites utilizados para investimentos em títulos e valores mobiliários de emissão e/ ou coobrigação de uma mesma pessoa jurídica/ conglomerado econômico ou financeiro devem respeitar a regulamentação pertinente, e as demais restrições impostas nesta Política de Investimentos.

11.2 Operações com Derivativos

Ficou estabelecido que os limites utilizados para o uso de derivativos devem respeitar os limites legais estabelecidos pela Resolução CMN nº 3.792.

Outros limites e diretrizes podem ser impostos pela CargillPrev em Regulamentos e Mandatos específicos de fundos exclusivos.

11.3 Risco de Mercado

O risco de mercado dos investimentos deve ser gerenciado por cada gestor de recursos, separadamente, como se os portfólios fossem independentes. Para o cálculo do risco de mercado, a CargillPrev utiliza os seguintes critérios:

„ Renda fixa (títulos para negociação): 120% do CDI projetado para 21 dias úteis. Para fins de verificação desse limite, os títulos e valores mobiliários classificados na categoria “títulos mantidos até o vencimento”, ou seja, aqueles marcados pela curva, não são incluídos na cálculo do VaR.

No entanto, para fins gerenciais e de controles internos, a CargillPrev poderá calcular o VaR do segmento de renda fixa considerando uma carteira hipotética toda marcada a mercado, e uma carteira real, excluindo os títulos e valores mobiliários marcados pela curva. Modelo: V

Modelo: V Modelo: V Modelo: V

Modelo: Var não paramétrico.ar não paramétrico.ar não paramétrico.ar não paramétrico.ar não paramétrico. Intervalo de Confiança: 95%. Intervalo de Confiança: 95%. Intervalo de Confiança: 95%. Intervalo de Confiança: 95%. Intervalo de Confiança: 95%. Horizonte de tempo: 21 dias úteis. Horizonte de tempo: 21 dias úteis. Horizonte de tempo: 21 dias úteis. Horizonte de tempo: 21 dias úteis. Horizonte de tempo: 21 dias úteis.

„ Renda variável (Plano CD): o limite adotado será de um tracking error de 2,5% ao ano.

No caso de rompimento dos limites acima estabelecidos, a Entidade deve ser informada, ficando proibidos aumentos de exposições a risco e devendo ainda ser convocada reunião extraordinária com o Gestor de Recursos para decidir se as posições geradoras do rompimento do limite devem ser reduzidas, eliminadas ou mantidas para redução em momento mais propício. A Entidade deve ser informada da decisão tomada.

11.8 Risco Sistêmico

Procurar-se-á obter diversificação, no caso de risco de crédito privado, entre os vários setores de atividade econômica, de modo a ter uma distribuição de risco entre o setor bancário e o não financeiro, bem como entre os diversos setores deste último, que possa mitigar os impactos de crises de grande magnitude sobre os ativos do plano.

12. Responsabilidade Socioambiental

A CargillPrev, através do seu AETQ participa da Comissão Técnica de Sustentabilidade da Abrapp e, neste sentido, observa princípios de responsabilidade socioambiental. Oportunamente, a CargillPrev pode realizar investimentos de responsabilidade socioambiental, com a anuência do seu Comitê e Conselho Deliberativo, respeitando os limites e diretrizes estabelecidos na legislação vigente.

13. Considerações Finais

Qualquer fato ou situação não previsto ou que não se enquadre na Política de Investimentos aqui estabelecida será objeto de avaliação do Comitê de Investimentos, Diretoria Executiva e Conselhos, se assim exigido for.

Para emissões bancárias:

Baixo Risco Médio/Alto Risco de Crédito de Crédito

Bancário Bancário

Agência

Classificadora Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Fitch Ratings AAA(bra) AA(bra)-, A(bra)-, Os títulos de médio/

F1(bra) F2(bra) alto risco de crédito SR Rating brAAA brAA- brA- são aqueles que Moody´s Investor Aaa.br Aa3br,BR-1 A3.br, BR-2 recebem rating Standard & Poor´s brAAA brAA-,brA-1 brA-,brA- inferior aos títulos Lopes Filho Baixo risco Baixo risco Baixo risco classificados como & Associados* para para para baixo risco de crédito longo prazo médio prazo curto prazo ou que não possuam (AAA, AA, A) (AAA, AA, A) (AAA, AA, A) rating estabelecido Limite Máximo

por Contraparte 20% 15% 10% 0% Limite Máximo

por Grupo 80% 50% 20% 0%

Se duas ou mais agências classificarem o mesmo papel, a CargillPrev adotará, para fins de classificação de risco de crédito, àquela mais conservadora. Caso seja adquirido algum papel (título) não avaliado pelas agências classificadoras de risco demonstradas acima, o mesmo será automaticamente classificado como de médio e alto risco de crédito.

É importante ressaltar que os limites descritos para os grupos de rating, tanto das emissões bancárias quanto das não bancárias, são cumulativos e não podem superar o limites estabelecido pela legislação vigente de até 80% dos Recursos Garantidores.

A CargillPrev define como ativos de médio risco de crédito aqueles classificados como brBBB pela Standard & Poor’s e equivalentes das outras agências classificadoras.

A CargillPrev define como ativos de alto risco de crédito aqueles com classificação de crédito inferiores ao brBBB pela Standard & Poor’s e equivalentes das outras agências classificadoras, e também aqueles sem classificação de crédito.

11.4.1 Política de Degradação da Qualidade do Crédito

Para o caso de que algum ativo de crédito privado que tenha sido adquirido em conformidade com a Política de Crédito estabelecida pela Entidade, venha a sofrer degradação da qualidade de seu crédito, passando a ser classificado como médio risco de crédito, a CargillPrev estabelece o limite de 5% dos Recursos Garantidores para enquadrar tais ativos.

11.5 Risco de Liquidez

O risco de liquidez caracteriza-se pela possibilidade de redução ou mesmo inexistência de demanda pelos títulos e valores mobiliários integrantes do veículo de investimento considerado (fundos de investimento, carteira administrada, carteira própria etc.) nos respectivos mercados em que são negociados. O gerenciamento do risco de liquidez é uma preocupação constante para a CargillPrev e, como prudência, a mesma mantêm um percentual mínimo de seus recursos totais em ativos de liquidez imediata.

Com a adoção dessa política, CargillPrev elimina a possibilidade de que haja qualquer dificuldade em honrar seus compromissos previdenciais no curto prazo.

11.6 Risco Legal

A administração e o acompanhamento do risco legal são efetuados constantemente pela CARGILLPREV e visam mensurar e quantificar a aderência das carteiras à legislação pertinente e à Política de Investimentos.

11.7 Risco Operacional

Os procedimentos atinentes ao desenvolvimento operacional são monitorados através da avaliação dos processos de transmissão de informações e procedimentos operacionais, objetivando a identificação de riscos intrínsecos às operações

Despesas Administrativas (em R$ mil)

No documento Mensagem do Superintendente (páginas 40-42)

Documentos relacionados