• Nenhum resultado encontrado

Cara colega …….

Professora na Escola ……… ………

Sou professora de Matemática e encontro-me, de momento, a realizar um estudo de investigação em Educação Matemática no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino da Matemática. O tema da minha dissertação de mestrado prende-se com a implementação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, focando em particular a Geometria e a Resolução de Problemas. Este estudo de investigação aborda também questões relacionadas com a oferta de formação que a DGIDC ofereceu, em particular sobre Geometria no 3º ciclo do Ensino Básico, e com o seu impacto nas práticas letivas dos professores.

De modo a poder realizar a parte empírica deste estudo de investigação, tenho necessidade de pedir a colaboração de alguns professores de Matemática que tenham frequentado uma Oficina de Formação de Geometria no 3º ciclo do Ensino Básico (oferecida pela DGIDC) e que lecionem o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, ao nível do 7º ano. Em particular, essa colaboração envolve a realização de entrevistas a esses professores e a observação de algumas das suas aulas de Matemática e eventualmente de Estudo Acompanhado.

De modo a conseguir registar todos os dados que recolher para o meu estudo de investigação, tenho necessidade de gravar em áudio as aulas que observar. Essas gravações serão transcritas para poder analisar melhor os dados recolhidos e serão completamente destruídas após a conclusão deste trabalho, prevista para junho de 2010.

Neste sentido, venho solicitar a sua colaboração para a realização dos trabalhos inerentes ao estudo de investigação que descrevi. Por favor, não hesite em contactar-me (telemóvel 96 809 25 05 ou e- mail justinapaisneto@gmail.com) caso tenha qualquer questão a colocar em relação a este trabalho. A minha supervisora de dissertação, Professora Doutora Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), está igualmente à disposição para qualquer esclarecimento que seja necessário, através do e-mail raoftf@gmail.com.

Nem a escola, nem a Professora ……nem os seus alunos serão identificados no relatório escrito que resultar deste estudo de investigação, pois os nomes que nele figurarem serão fictícios para assegurar total anonimidade. Tanto a Professora Célia Malheiro como os seus alunos podem desistir da sua colaboração neste estudo de investigação em qualquer momento sem qualquer prejuízo. Agradecendo, desde já, toda a atençãoe compreensão dispensadas, subscrevo-me, com os melhores cumprimentos,

(Justina Maria da Rocha Pais Neto)

Eu, _______________________________________________ Professora da………., autorizo Justina Maria da Rocha Pais Neto a conduzir entrevistas comigo e a observar as minhas aulas de Matemática e eventualmente de Estudo Acompanhado, no âmbito do seu Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino da Matemática. Consciente de que está garantido o anonimato sobre a escola, sobre mim e sobre os meus alunos, igualmente autorizo a investigadora a gravar em áudio as entrevistas que comigo realizar.

__________________________________________ ______________

162

Exmo Sr. Diretor da Escola………

………… Sou professora de Matemática e encontro-me, de momento, a realizar um estudo de investigação em Educação Matemática no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino da Matemática. O tema da minha dissertação de mestrado prende-se com a implementação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, focando em particular a Geometria e a Resolução de Problemas. Este estudo de investigação aborda também questões relacionadas com a oferta de formação que a DGIDC ofereceu, em particular sobre Geometria no 3º ciclo do Ensino Básico, e com o seu impacto nas práticas letivas dos professores.

De modo a poder realizar a parte empírica deste estudo de investigação, tenho necessidade de pedir a colaboração de alguns professores de Matemática que tenham frequentado uma Oficina de Formação de Geometria no 3º ciclo do Ensino Básico (oferecida pela DGIDC) e que lecionem o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, ao nível do 7º ano. Em particular, essa colaboração envolve a realização de entrevistas a esses professores e a observação de algumas das suas aulas de Matemática e eventualmente de Estudo Acompanhado ou noutros espaços destinados ao ensino da Matemática. Entrei já em contacto com a Professora Célia Malheiro, desta escola, que se mostrou disponível para colaborar neste projeto de investigação.

De modo a conseguir registar todos os dados que recolher para o meu estudo de investigação, tenho necessidade de gravar em áudio as aulas que observar. Essas gravações serão transcritas para poder analisar melhor os dados recolhidos e serão completamente destruídas após a conclusão deste trabalho, prevista para junho de 2010.

Nem a escola, nem a Professora ……nem os seus alunos serão identificados no relatório escrito que resultar deste estudo de investigação, pois os nomes que nele figurarem serão fictícios para assegurar total anonimidade. Tanto a Professora ………como os seus alunos podem desistir da sua colaboração neste estudo de investigação em qualquer momento sem qualquer prejuízo.

Neste sentido, venho solicitar a autorização da Direção desta escola para a realização dos trabalhos inerentes ao estudo de investigação que descrevi. Por favor, não hesite em contactar-me (telemóvel 96 809 25 05 ou e-mail justinapaisneto@gmail.com) caso tenha qualquer questão a colocar em relação a este trabalho. A minha supervisora de dissertação, Professora Doutora Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), está igualmente à disposição para qualquer esclarecimento que seja necessário, através do e-mail

raoftf@gmail.com.

Agradecendo, desde já, toda a atenção e compreensão dispensadas, subscrevo-me, com os melhores cumprimentos,

163

Aos alunos da turma ………….da Escola ………..

Sou professora de Matemática e estou a realizar um trabalho de investigação sobre o Novo Programa de Matemática, no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógico do Ensino da Matemática.

Para poder realizar este trabalho, preciso de observar algumas das tuas aulas de Matemática e eventualmente de Estudo Acompanhado. Estas aulas têm de ser gravadas em áudio para eu não me esquecer de nada. Só eu terei acesso às gravações e tu nunca serás identificado. Além disso, o meu trabalho em nada irá interferir com as tuas aulas nem com a tua avaliação, nem em Matemática, nem em Estudo Acompanhado.

Assim, venho pedir a tua colaboração para este meu trabalho. Se tiveres alguma dúvida, por favor, não hesites em me contactar para justinapaisneto@gmail.com. Espero poder contar contigo!

______________________________ (Justina Maria da Rocha Pais Neto)

 ---

Eu, _______________________________ aluno/a da turma _____ da Escola __________________, concordo em participar no trabalho de investigação de Justina Maria da Rocha Pais Neto, a realizar nas instalações daquela escola, no âmbito do seu Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino da Matemática.

___________________________________________ _______________

164

Caro Encarregado de Educação

……… Sou professora de Matemática e encontro-me, de momento, a realizar um estudo de investigação em Educação Matemática no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino da Matemática. O tema da minha dissertação de mestrado prende-se com a implementação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, focando em particular a Geometria e a Resolução de Problemas. Este estudo de investigação aborda também questões relacionadas com a oferta de formação que a DGIDC ofereceu, em particular sobre Geometria no 3º ciclo do Ensino Básico, e com o seu impacto nas práticas letivas dosprofessores.

De modo a poder realizar a parte empírica deste estudo de investigação, tenho necessidade de pedir a colaboração de alguns professores de Matemática que tenham frequentado uma Oficina de Formação de Geometria no 3º ciclo do Ensino Básico no contexto do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico e que lecionem atualmente este programa, ao nível do 7º ano. Em particular, essa colaboração envolve a realização de entrevistas a esses professores e a observação de algumas das suas aulas de Matemática e eventualmente de Estudo Acompanhado. Entrei já em contacto com a…………, desta escola, que se mostrou disponível para colaborar neste projeto de investigação. De modo a conseguir registar todos os dados que recolher para o meu estudo de investigação, tenho necessidade de gravar em áudio as em áudio as duas aulas que observar. Essas gravações serão transcritas para poder analisar melhor os dados recolhidos e serão completamente destruídas após a conclusão deste trabalho, prevista para junho de 2010.

Nem a escola, nem os professores, nem os alunos serão identificados no relatório escrito que resultar deste estudo de investigação, pois os nomes que nele figurarem serão fictícios para assegurar total anonimidade. Tanto os alunos como os professores podem desistir da sua colaboração neste estudo de investigação em qualquer momento sem qualquer prejuízo.

Neste sentido, e uma vez que o/a seu/sua educando/a manifestou interesse em participar neste trabalho de investigação, venho solicitar-lhe que o/a autorize a colaborar comigo. Por favor, não hesite em contactar-me (telemóvel 96 809 25 05 ou e-mail justinapaisneto@gmail.com) caso tenha qualquer questão a colocar em relação a este trabalho. A minha supervisora de dissertação, Professora Doutora Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), está igualmente à disposição para qualquer esclarecimento que seja necessário, através do e-mail raoftf@gmail.com.

Agradecendo, desde já, toda a atenção e compreensão dispensadas, subscrevo-me, com os melhores cumprimentos,

(Justina Maria da Rocha Pais Neto)

---

Eu, _______________________________________________ Encarregado de Educação do/a aluno/a _________________________________ da Escola ………..autorizo o/a meu/minha educando/a a participar no trabalho de investigação de Justina Maria da Rocha Pais Neto nas instalações desta escola para realizar o seu estudo de investigação durante as aulas, no âmbito do seu Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino da Matemática. Estou também consciente de que está garantido o anonimato sobre a escola, sobre o/a meu/minha educando/a e sobre a sua Professora.

__________________________________________ ______________

165 12 cm 13 cm 5 cm

ANEXO 6