• Nenhum resultado encontrado

Categoria C: A utilização do parque Hopi Hari como meio de aprendizagem e

CAPÍTULO 4 ANÁLISE DO LED (LABORATÓRIO EDUCATIVO) DO HOPI HAR

4.3 Categoria C: A utilização do parque Hopi Hari como meio de aprendizagem e

Nessa categoria, concentramos as questões relativas aos números vinte e três e vinte e vinte e quatro da relação de perguntas elaboradas no questionário.

A questão de número vinte e três está relacionada às concepções dos alunos acerca da influência que os brinquedos oferecidos pelo parque Hopi Hari pode ter na possibilidade de melhor assimilação dos conteúdos disciplinares básicos, os quais ministrados na sala de aula de suas escolas, e ainda sobre quais áreas do conhecimento poderiam ser beneficiadas por essa atividade.

A questão de número vinte e quatro relaciona-se mais especificamente com o LEd (Laboratório Educativo) do parque Hopi Hari e com a concepção dos alunos a respeito do uso desse mecanismo como forma de aprendizagem em comparação aos modos convencionais de ensino das salas de aula de suas escolas.

Por meio dessa questão pedimos os alunos que justificassem suas respostas quanto à preferência entre os dois modos de ensino. Como as justificativas são de cunho subjetivo, não foi possível transformá-las em categorias, como foi feito em relação às outras questões. Por tal motivo as justificativas foram copiladas das respostas e anexadas ao apêndice para que pudéssemos ter uma ideia mais clara delas.

O objetivo geral dessas questões foi verificar como os alunos compreendem a influência da indústria do entretenimento dentro das escolas a partir do oferecimento de formação pedagógica para os professores a fim de validar a ação do laboratório educativo do parque Hopi Hari na formação dos alunos e, por conseguinte, na dos professores.

As questões feitas no âmbito dessa categoria foram:

23 - Você acha que os brinquedos do parque podem ajudar na assimilação dos conteúdos disciplinares básicos? Em que?

24 - O parque Hopi Hari oferece formação pedagógica para os professores levarem seus alunos com o intuito de assimilarem melhor o conteúdo. Você acha que este tipo de aprendizagem é melhor que em sala de aula convencional? Por favor, justifique sua resposta.

No gráfico seguinte, percebemos que a maioria das respostas dos alunos indicou que os brinquedos do parque Hopi Hari podem ajudar na assimilação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula convencional.

As respostas dos alunos da escola privada indicaram que 91% destes consideram a utilização dos brinquedos do parque uma forma de assimilar melhor os conteúdos vistos em sala de aula. Para tais alunos as áreas de conhecimento que mais podem ser beneficiadas com a utilização dos brinquedos são: física, matemática, química e artes, representando respectivamente 25%, 14% e 10% do total das respostas. As demais respostas (45%) foram distribuídas entre as outras áreas do conhecimento. Destas últimas a que menos foi indicada se refere à Língua Portuguesa.

Gráfico 17 – Dados referentes às questões de número 23 - Você acha que os brinquedos do parque podem ajudar na assimilação dos conteúdos disciplinares básicos? Em que?

Em relação às respostas dos alunos da escola pública houve uma queda na crença que estes brinquedos possam colaborar na assimilação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A diferença em relação às respostas dos alunos da escola privada foi de 30%, ou seja, 61% dos alunos da escola pública acreditam que este tipo de atividade no parque pode auxiliar na compreensão dos conteúdos básicos desenvolvidos pelos professores em sua escola. Para estes 61% do total de alunos, as áreas do conhecimento mais beneficiadas com a utilização dos brinquedos do parque como meio de assimilação dos conteúdos foram: física, artes, química, matemática e história. Representando 24%, 16%, 14% e 10% do total de respostas respectivamente. As demais repostas correspondentes a 26% foram distribuídas entre as outras áreas do conhecimento, sendo que a menos citada foi a de Língua Portuguesa com apenas 3%.

No gráfico abaixo, podemos observar uma discrepância significativa em relação às respostas dos alunos da escola privada e as dos alunos da escola pública no que se refere à comparação entre a aprendizagem no parque Hopi Hari por meio do Laboratório Educativo (LEd) e a aprendizagem em sala de aula convencional em suas escolas.

Gráfico 18 – Dados referentes às questões de número 24 - O parque Hopi Hari oferece formação pedagógica para os professores levarem seus alunos com o intuito de assimilarem melhor o conteúdo. Você acha que este tipo de aprendizagem é melhor que em sala de aula convencional? Por favor, justifique sua resposta.

Os alunos da escola privada foram quase unânimes em dizer que a aprendizagem distraída, lúdica e prática prometida pelo laboratório Educativo do parque Hopi Hari é melhor do que a aprendizagem oferecida nas salas de aula de sua escola. Do total das respostas desses alunos, apenas 15% disseram que as aulas convencionais são melhores para se apreender um determinado conteúdo, ou seja, 85% do total das respostas afirmaram que a aprendizagem por meio da diversão via LEd do parque Hopi Hari é melhor para adquirir aprendizagem.

Quanto às respostas dos alunos da escola pública, notamos que mais da metade dos alunos não acreditam que os brinquedos do parque, mesmo com a formação pedagógica oferecida para seus professores, possam ser melhores para se adquirir aprendizagem do que as aulas convencionais ministradas por seus professores em sua escola. Essa concepção de aprendizagem formal está representada por 54% do total das respostas, considerando ainda que 6% não responderam. Por outro lado, 40% restantes acreditam que as atividades de aprendizagem com diversão que são oferecidas pelo parque são melhores que as aulas formais ministradas nas salas de aula de sua escola.

4.4 Categoria D: o fator econômico, a experiência do brincar e produzir seu