• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III: OS RECURSOS FINANCEIROS GERIDOS PELAS ESCOLAS

3.4 CATEGORIZAÇÃO DA DESPESA

Os recursos geridos pelas escolas pesquisadas são transferidos às mesmas com regularidade, obedecendo a uma previsão: com exceção do programa municipal, o Programa Conta Escola, que transfere os recursos trimestralmente para as escolas, ou seja, em quatro parcelas anuais, e o Programa Acessibilidade que é bianual, os outros programas encontrados nas escolas pesquisadas, transferem recursos financeiros às escolas em uma única parcela anual.

A transferência de recurso financeiro é executada diretamente em uma conta corrente aberta em nome da UEx da escola, sendo que para cada programa é aberta uma conta corrente específica. Com relação a esta questão, a exceção se dá apenas no Programa Acessibilidade, onde este recurso é depositado juntamente na conta específica do Programa Dinheiro Direto na Escola.

As possibilidades de uso dos recursos financeiros recebidos estão pré- determinadas pela legislação específica de cada programa. A seguir serão apresentadas as possibilidades de uso dos recursos financeiros transferidos em cada um dos programas encontrados nas escolas públicas municipais de Campinas. Alguns programas, como será evidenciado a seguir, possibilitam uma maior flexibilidade na utilização dos recursos, outros são mais rígidos, com possibilidade de gastos específicos para determinados fins.

Os recursos financeiros advindos do governo federal, como já visto em capítulo anterior deste trabalho, podem ser utilizados para despesas de custeio e capital. A porcentagem destinada para custeio e capital é definida pela própria unidade educacional e registradas no momento em que a escola realiza o cadastro pela primeira vez ou na renovação obrigatória anual do cadastro junto ao FNDE.

Diferentemente dos programas federais, o programa conta escola não divide os recursos em categorias de despesa de custeio e capital. As possibilidades de utilização dos recursos são organizadas em categorias de despesas especificas: material pedagógico, material permanente, pequenos reparos, manutenção de equipamentos, material de limpeza e higiene, material de escritório e conta telefônica.

A seguir serão apresentadas as possibilidades de utilização dos recursos financeiros transferidos para as escolas, em cada um dos programas aqui estudados.

QUADRO 13: CATEGORIZAÇÃO DA DESPESA: PDDE

CATEGORIZAÇÃO DA DESPESA

DESCRIÇÃO

Capital - aquisição de material permanente

Custeio

- realização de pequenos reparos voltados à manutenção, conservação e melhoria do prédio da unidade escolar,

- aquisição de material de consumo, - avaliação da aprendizagem,

- implementação de projeto pedagógico - desenvolvimento de atividades educacionais

Quadro elaborado pela autora. Fonte: Resolução/CD/FNDE nº 17 de 19 de abril de 2011

QUADRO 14: CATEGORIZAÇÃO DA DESPESA:PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO CATEGORIZAÇÃO

DA DESPESA

DESCRIÇÃO

Capital - aquisição de material permanente necessários às atividades de Educação Integral

Custeio

- aquisição de materiais de consumo

- contratação de serviços necessários às atividades de Educação Integral - ressarcimento de despesas com transporte e alimentação dos monitores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades de Educação Integral. Quadro elaborado pela autora. Fonte: Resolução/CD/FNDE nº 20, de 06 de maio de 2011

QUADRO 15: CATEGORIZAÇÃO DA DESPESA: PDE ESCOLA CATEGORIZAÇÃO

DA DESPESA

DESCRIÇÃO

Capital - aquisição de material permanente voltados à realização de projetos pedagógicos destinados à melhoria do desempenho escolar

Custeio

- contratação de serviços voltados à formação de profissionais da educação - aquisição de materiais voltados à formação de profissionais da educação - contratação de serviços voltados à realização de projetos pedagógicos destinados à melhoria do desempenho escolar

- aquisição de materiais voltados à realização de projetos pedagógicos destinados à melhoria do desempenho escolar

- ressarcimento das despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação de profissionais da educação para participação em encontros presenciais dos cursos de educação a distância oferecidos pelo MEC no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores, da Rede Nacional de Formação de Professores e do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica (PROFUNCIONÁRIO)

Quadro elaborado pela autora. Fonte: Resolução/CD/FNDE nº 25 de 24 de maio de 2011.

QUADRO 16: CATEGORIZAÇÃO DA DESPESA:PROGRAMA ACESSIBILIDADE CATEGORIZAÇÃO

DA DESPESA

DESCRIÇÃO

Custeio

- Adequação arquitetônica ou estrutural de espaço físico reservado à instalação e funcionamento de salas de recursos multifuncionais;

- Adequação de sanitários, alargamento de portas e vias de acesso. Construção de rampas, instalação de corrimão, colocação de sinalização tátil e visual; Quadro elaborado pela autora. Fonte: Resolução/CD/FNDE nº 19 de 15 maio de 2008.

QUADRO 17: CATEGORIZAÇÃO DA DESPESA: PROGRAMA CONTA ESCOLA CATEGORIZAÇÃO

DA DESPESA

DESCRIÇÃO

Material de escritório

Papel sulfite, pastas, arquivo, toner (impressora e copiadora), canetas , cola, fitas adesivas, plásticos, envelopes de papel, pastas suspensas e outros suprimentos necessários.

Serviços necessários ao funcionamento da unidade educacional como fotocópias, serviço de correios, serviço de chaveiro

Material pedagógico

Aquisição de materiais e contratação de serviços necessários à implementação de projeto pedagógico e desenvolvimento de atividades educacionais (brinquedos, jogos, livros, discos, CDs, fitas de vídeo, material esportivo, uniformes de fanfarra, uniformes de coral, fantasias, coletes para jogos e demais itens de vestuário de caráter coletivo e demais materiais de caráter pedagógico utilizados na unidade Educacional pelo conjunto de alunos; a locação de máquina copiadora; passeios e apresentações teatrais, musicais e culturais; a locação de sala e salões para realização de atividades relacionadas ao projeto pedagógico desenvolvido pela unidade educacional; acesso à internet, assinatura de TV a cabo ou via satélite)

Inscrição em cursos, congressos e seminários

Material permanente

Pequenos eletrodomésticos destinados ao preparo de alimentos; equipamentos audiovisuais, computador, impressora, estabilizador de voltagem, scanner, fax, máquina copiadora, calculadora, ventilador, bebedouro, aquecedor, balança antropométrica, aparelho de telefone, brinquedos de material resistente, instrumentos musicais, microscópio, mapoteca, enciclopédias, coleções de livros, armário próprio para guardar TV, vídeo e som, carrinhos de bebê, cadeiras adaptadas ou cadeira de rodas para portadores de necessidades especiais, furadeira, kit de ferramentas, escada, lavadora a jato, aspirador de pó, cortador de grama.

Pequenos reparos

Aquisição de materiais e contratação de serviços para a realização de pequenos reparos necessários à manutenção e conservação da infra-estrutura da unidade educacional (material elétrico, material hidráulico e demais materiais básicos de construção e a contratação de serviço de encanador, eletricista, pedreiro, serralheiro, limpeza de caixa de água, limpeza de calha, limpeza de caixa de gordura e demais serviços correlatos)

Construção de casinha de boneca; construção de armários de alvenaria; abertura ou fechamento de vãos; adequação de bancadas de banho; adequação para solário; instalação de toldos fixos para proteção de janelas e portas para acesso ao prédio ou de ligação entre dois blocos.

Manutenção de equipamentos

Contratação de serviços de manutenção de equipamentos (eletrodomésticos, aparelhos de som e imagem, equipamentos de informática, equipamentos de cozinha, em aparelhos de fax, máquina copiadora, mimeografo e outros equipamentos congêneres) necessários ao funcionamento da unidade educacional

Material de limpeza e higiene

Material de higienização (papel higiênico, papel toalha, álcool gel, entre outros) vassouras, rodos, lâmpadas, sacos para lixo, sacos para acondicionamento do lixo, papel toalha, panos, botas de borracha, luvas de borracha, etc

Conta telefônica Conta mensal da(s) linha(s) telefônica(s) da escola Quadro elaborado pela autora.