• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III: OS RECURSOS FINANCEIROS GERIDOS PELAS ESCOLAS

3.1 A REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS

3.1.4 A OFERTA DA EDUCAÇÃO PELA SME

A Educação Básica ofertada pela SME compreende as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (anos finais).

EDUCAÇÃO INFANTIL

A primeira etapa da educação básica é oferecida nos CEIs administrados pelo próprio município às crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, organizados139 da seguinte forma: em período integral para crianças com até três anos de idade e em período parcial (manhã ou tarde) de quatro horas diárias para crianças a partir de três anos completos.

As turmas são organizadas por agrupamentos multietários, sendo que o agrupamento I (período integral) encontram-se matriculadas as crianças até um ano e seis

meses de idade, no agrupamento II (período integral), crianças entre um ano e sete meses à três anos de idade e no agrupamento III (período parcial – manha ou tarde) encontram-se as crianças de três anos e um mês de idade até cinco anos e onze meses. Dependendo do agrupamento, há um número diferente de monitores responsáveis pelas crianças.

O cadastro dos alunos assim como a matrícula e transferência é informatizado por meio do sistema INTEGRE, e são realizados ao longo do ano. A frequência dos alunos deve ser realizada diariamente e inserida semanalmente no sistema Integre pelo professor da turma.

A seguir é apresentado o número de alunos matriculados na modalidade educação infantil, divididas por região e categorias, a saber:

QUADRO 07: NÚMERO DE MATRÍCULAS NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL DE CAMPINAS, POR REGIÃO E CATEGORIA.

NAED CEI (EMEI-CEMEI-CIMEI) CEI (NAVE-MÃE) NORTE 5.271 471 SUL 6.760 1.060 LESTE 2.929 --- SUDOESTE 6.919 2.663 NOROESTE 4.556 1.725 TOTAL 26.435 5.919

Quadro elaborado pela autora.

Fonte: dados fornecidos pela SME/ fevereiro de 2011

A partir do quadro anterior, pode-se perceber que a SME apresenta em 2011, nas escolas de educação infantil administradas pelo próprio município, 26.435 crianças matriculadas e nas administradas em parceria com instituições privadas, 5.919 crianças, totalizando 32.354 matrículas na modalidade educação infantil, o que corresponde em termos percentuais a 82% das crianças matriculadas nas CEIs e 18% de crianças matriculadas nas Naves-mãe do município.

GRÁFICO 01: NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO INFANTILMUNICIPAL DE CAMPINAS, POR REGIÃO E MODALIDADE.

Gráfico elaborado pela autora. Fonte: dados fornecidos pela SME/ fevereiro de 2011

II – ENSINO FUNDAMENTAL (EF)

Com duração de nove anos, obrigatório e gratuito, o ensino fundamental está estruturado em 5 anos iniciais e 4 anos finais, organizados em quatro ciclos, a saber: ciclo I(1º, 2º e 3º ano), ciclo II(4º e 5º ano), ciclo III(6º e 7º ano) e ciclo IV(8º e 9ºano).

A matrícula no primeiro ano do ciclo I é permitida para crianças com seis anos de idade completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

O ensino é presencial; o calendário escolar é realizado com o mínimo de 200 dias letivos com carga horária mínima de 800 horas. A carga horária diária mínima é de quatro horas, onde as horas-aula são de 50 minutos.

O ano letivo é organizado em três trimestres letivos e a frequência mínima obrigatória dos alunos é o equivalente a 75% do total da carga horária anual.

A seguir é apresentado o número de alunos matriculados na modalidade EF, por região, a saber:

QUADRO 08: NÚMERO DE MATRÍCULAS NO EF, POR REGIÃO.

REGIÃO ENSINO FUNDAMENTAL

NORTE 3.075 SUL 8.942 LESTE 1.139 SUDOESTE 5.479 NOROESTE 4.075 TOTAL 22.710

Quadro elaborado pela autora.

Fonte: dados fornecidos pela SME/ fevereiro de 2011

Conforme quadro anterior pode-se perceber que a maior parte dos alunos matriculados concentram-se nas regiões sul e sudoeste da cidade, regiões onde estudam 63,5% dos alunos matriculados no ensino fundamental da SME. Por outro lado, a região leste, com apenas três escolas municipais de ensino fundamental, é responsável por 5% dos alunos nesta modalidade de ensino.

As EMEFs, universo considerado pelo presente estudo, estão localizadas em diferentes bairros, a maior parte delas nas áreas periféricas da cidade.

Não há uniformidade nas modalidades de atendimento: há escolas que atendem somente os ciclos iniciais, outras que atendem todo o ensino fundamental e outras que atendem o ensino fundamental e o ensino de jovens e adultos.

Com relação ao nº de crianças atendidas, também há uma grande variação: há desde escolas que podem ser consideradas pequenas, com 141 crianças matriculadas até escolas consideradas grandes, onde o atendimento chega à 1.292 crianças.

Com relação aos turnos de atendimento outra variação: de escolas que atendem as crianças em apenas um turno a escolas que funcionam em quatro turnos consecutivos, com duração de quatro horas cada um.

As EMEFs também apresentam grande variação com relação ao número de salas de aula por período e por modalidade atendida.

Esses dados foram organizados individualmente por escola de ensino fundamental e podem ser percebidos no quadro apresentado a seguir.

QUADRO 09: IDENTIFICAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPINAS, POR REGIÃO, BAIRRO E DEMANDA.

REGIÃO BAIRRO IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ALUNOS

NORTE

Pq. Fazendinha EMEF/EJA Pe Domingos Zatti 599 Guará EMEF/EJA Profª Dulce B. Nascimento 571 San Martin EMEF/EJA Edson Luis Lima Souto 906 Boa Vista EMEF/EJA Dr. João Alves dos Santos 899 São Marcos EMEF/EJA Pe. J Narciso V. Ehrenberg 780 LESTE

Sousas EMEF/EJA Angela Cury Zákia 331

Jd B. Esperança EMEF Dr. Lourenço Bellocchio 379

Jd. Flamboyant EMEF/EJA Raul Pila 636

NOROESTE

Jd Florence II EMEF/EJA Clotilde B. Von Zuben 1.009

Jd Santa Rosa EMEF/EJA Edson Luis Chaves 838

Jd Londres EMEF Pe. Francisco Silva 756

Pq Valença I EMEF/EJA Pe. Leão Vallerie 1.292

Jd Ipaussurama EMEF/EJA Sylvia Simões Magro 730

SUDOESTE

Jd Aeroporto EMEF/EJA André Tosello 743

Vila União EMEF/EJA CAIC - Prof. Zeferino Vaz 899 Jd Cristina EMEF Carmelina de Castro Rinco 426 Pq Universidade EMEF/EJA Correa de Mello 1.120 Pq D Pedro II EMEF P. Elza Mª Pellegrini de Aguiar 414

Jd Santa Lúcia EMEF Pe Emílio Miotti 493

Jd S Cristóvão EMEFMª Pavanatti Fávero 858

Pq Tropical EMEF Pe Melico Cândido Barbosa 549 Jd Maria Rosa EMEF Virgínia M. A. Vasconcellos 480

SUL

Vila Formosa EMEF Pe Avelino Canazza 141

Jd São Fernando EMEF Prof. Ciro Exel Magro 455

Pq Industrial EMEF Prof. Vicente Ráo 631

Jd Amazonas EMEF Profª Anália F. C. Couto 292 Jd São José EMEF Profº Benevenuto F. Torres 807

Jd São Fernando EMEF Elvira Muraro 295

Jd São Vicente EMEF Júlio de Mesquita Filho 488

Jd Nova York EMEF Leonor Savi Chaib 366

Jd São Gabriel EMEF Mª Luiza Pompeo de Camargo 277 Jd Santa Odila EMEF/EJA Francisco Ponzio Sobrinho 407 Jd Bandeiras II EMEF/EJA Gal Humberto S. Mello 605 Jd S Domingos EMEF/EJA Odila Maia Rocha Brito 1.021 Jd Nova Europa EMEF/EJA P H de A Castelo Branco 580 Vl Orozimbo M. EMEF/EJA Pres. Floriano Peixoto 623 Jd São Bernardo EMEF/EJA Profª Geny Rodriguez 541

Vila Rica EMEF/EJA Violeta Dória Lins 488

Vl Orozimbo M. EMEF/EJAOrlando Carpino 588

Pq. Oziel EMEF Oziel Alves Pereira 1.337

Quadro elaborado pela autora.

Fonte: dados fornecidos pela SME/ fevereiro de 2011

III – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (ANOS FINAIS)

O curso de Educação de Jovens e adultos (EJA) é organizado em 4 termos, onde cada termo corresponde a uma série do antigo ginasial (1º Termo/6º ano/5ªsérie; 2º Termo/7º ano/6ªsérie; 3ºTermo/8º ano/7ªsérie; 4º Termo/9º ano/8ªsérie).

O ensino é presencial onde cada termo é cursado em um semestre letivo. Cada semestre corresponde a 100 dias letivos, com quatro horas diárias, totalizando 400 horas em cada semestre. O currículo é composto de 8 disciplinas (português, matemática, ciências, história, geografia, artes, inglês e educação física), organizadas em sistema modular, onde o aluno pode realizar a eliminação de componente curricular já cursado. A idade mínima para matrícula são 15 anos completos e frequência mínima obrigatória e de 75% do total da carga horária semestral. A seguir é apresentado o número de alunos matriculados na modalidade ensino de jovens e adultos, por região, a saber:

QUADRO 10: NÚMERO DE MATRÍCULAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS, POR REGIÃO.

REGIÃO ENSINO FUNDAMENTAL NORTE 638 SUL 1.341 LESTE 381 SUDOESTE 843 NOROESTE 594 TOTAL 3.797

Quadro elaborado pela autora. Fonte: dados fornecidos pela SME/ fevereiro de 2011