• Nenhum resultado encontrado

OPÇ ÃO METODOLÓGICA

3. DESENHO METODOLÓGICO

3.1 O CENÁ RIO DA PESQUISA E PÚBLICO-ALVO

O pesquisador pediu a autorização do atual chefe do Departamento de Química (UFS/SC; UFS/ITA e da FPD) e deixou claro sobre os procedimentos éticos referente aos termos de anuência no Apêndice A e do termo de consentimento livre e esclarecido, Apêndice B. Nesse contexto, na grande Aracaju, existem a UFS, a FPD e o Instituto Federal de Sergipe (IFS), nesse último, não foi possível coletar os dados por motivo do recesso, como também, a análise dos dados, o retorno às aulas estão previstas para fevereiro de 2019.

As instituições formadoras – universo da pesquisa

Esta pesquisa foi realizada em duas instituições, uma na UFS, rede pública do ensino superior e por oferecer o curso de Licenciatura em Química em dois Campus, a outra, na Faculdade Pio Décimo, rede privada, abrangendo assim, três cursos. Na UFS/SC, instituição

federal, a Escola de Química foi fundada em 1948. Atualmente, conforme a estrutura curricular, a graduação em Licenciatura Plena em Química é presencial, apresentando a carga horária mínima com um total de 2.820h, da qual a carga horária para disciplinas obrigatórias corresponde à 2700h e as optativas, 120h.

A disciplina de Fundamentos de Química, (código 106371-QUI0141), com carga horária de 60 h, é ofertada no primeiro período do curso. Nessa disciplina, o graduando tem o seu contato com as reações químicas e estequiometria: cálculos estequiométricos, balanceamento e reagentes limitante. Além disso, na ementa, existem assuntos como: Eletroquímica, Soluções Químicas, Propriedades Coligativas (conceitos abordados no livro didático do 2º ano do ensino médio). Embora, esse contato aconteça logo que se inicia o curso, não se pode negar que o graduando vivencia assuntos relevantes que ajudaram a relembrar e prepará-los para as próximas disciplinas, por exemplo, nas práticas de laboratório.

O outro curso da UFS foi o curso de Licenciatura em Química na UFS/ITA. Fundada em agosto de 2006, de acordo com a política de extensão e interiorização das instituições federais, na ampliação do ensino superior em todo o Brasil. No ementário das disciplinas, sob a Resolução Nº 52/2010/CONEPE, o contato com as reações químicas e estequiometria é ofertada em Química Geral, (código 509111) com carga horária de 60h. Na ementa, encontram- se o conteúdo de reações químicas e estequiometria e, estequiometria em equilíbrio químico.

Diferentemente do outro curso no Campus UFS/SC, esse curso (UFS/ITA) apresenta em seu currículo outra oferta de disciplina, de caráter optativo que também comtempla o objeto investigado. A disciplina optativa Cálculo Estequiométrico (código 509126), de 30h, cuja ementa é: conceitos básicos, mol, massa atômica e molecular, Lei da conservação das massas, equações e reações químicas, balanceamento de equações químicas, estequiometria, rendimento e pureza das reações.

No que se diz respeito às dificuldades de aprendizagem de estequiometria no Ensino Médio, estas normalmente estão relacionadas com a maneira como o assunto é abordado. Muitos dos educadores estão somente preocupados com o aspecto matemático em que a estequiometria está envolvida, em detrimento de uma interpretação química. Desta forma, o aluno é conduzido ao desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático com a finalidade exclusiva

de mecanizar os procedimentos para a solução de problemas envolvendo os aspectos quantitativos dos fenômenos químicos (MIGLIATO FILHO, 2005, p.13)

Outro fator interessante na UFS/ITA refere-se à carga horária mínima total ser de 3.030h, a mínima de optativa é de 300h, como também, ao que corresponde aos períodos letivos: mínimo de 6, médio de 8 e máximo de 12. Apesar desses cursos serem de uma mesma instituição federal, o fato de serem Campus diferentes e terem gerenciamentos distintos com realidades também diversificadas, são fatores que contribuem para os respectivos Projetos Pedagógicos se diferenciarem.

A formação docente inicial e continuada para a educação básica constitui processo dinâmico e complexo, direcionado à melhoria permanente da qualidade social da educação e à valorização profissional, devendo ser assumida em regime de colaboração pelos entes federados nos respectivos sistemas de ensino e desenvolvida pelas instituições de educação credenciadas. (BRASIL, 2015, p. 4)

Por fim, o terceiro curso vinculado à Faculdade Pio Décimo, instituição formadora que faz parte da rede privada. Sua Portaria de Autorização do curso de Licenciatura em Química noturno é de Nº 34/2008, de 16 de janeiro de 2008 e sua Portaria de Reconhecimento Nº 622/2017 foi disponibilizada em 23 de julho de 2017. A matriz curricular tem no mínimo 06 e no máximo 10 semestre, com uma carga horária de 2.832h, dessas, 400 h são para Estágio Supervisionado. Quando comparado com os demais cursos investigados (UFS/SC/ITA), esse curso da FPD tem 20h a menos. Ainda nessa instituição, é ofertada no segundo período, a disciplina de Química Geral II, (Código 07), de carga horária de 72h, cuja ementa só anuncia o assunto, Estequiometria. De acordo com a coordenadora do curso de graduação em Licenciatura em Química, existem somente oito períodos, sendo os dois últimos para a prática do estágio supervisionado e produção do TCC.

Outra instituição formadora também foi consultada para fazer parte da investigação. O Instituto Federal de Sergipe (IFS) também apresenta esse curso de licenciatura, no entanto, não foi possível realizar a coleta nessa instituição, visto que, ao requerer autorizaçã o para ter acesso aos alunos em novembro de 2018, houve orientação para que a coleta fosse realizada em

período posterior. No retorno, conforme agendado, os alunos não puderam responder ao questionário, porque estavam atarefados em resolver listas de exercícios e estudar para as provas. A coleta só poderia ocorrer no final de fevereiro de 2019, período previsto para a defesa desta pesquisa.

Entre os três cursos investigados, pode-se inferir que o estudo sobre CE acontece no início do curso, no primeiro período na UFS/SC/ITA e no segundo período na FPD. A ementa mais completa é na UFS/SC, ela apresenta conteúdos como Eletroquímica e Soluções Químicas, disponibilizando para o graduando um preparo a mais para o entendimento desse cálculo. Além disso, o curso mais novo com as resoluções e diretrizes mais atualizadas é o FPD, aproximadamente, 11 anos mais novo da UFS/ITA e 71 anos de diferença com o da UFS/SC desde a sua portaria de autorização em 2008.

Diante do exposto, em princípio, pode-se observar que por oferta de disciplina, a instituição que apresenta a maior carga horária para o ensino de CE, é o curso da FPD. No entanto, se considerarmos a soma das duas disciplinas ofertadas no curso de UFS/ITA, (uma obrigatória e outra optativa, respectivamente com 60h e 30h), temos um total de 90 horas. O que aponta indícios de haver maior preocupação em oferecer oportunidade maior conteúdo quanto aos aspectos do CE.

O conhecimento químico, já criado até aqui, insere a humanidade em um mundo modificado tecnologicamente, muito diferente daquele que em condições naturais, sem a ação intencional dos homens, permitiria. É preciso ressaltar que é a humanidade, com um todo, que está nesse mundo tecnológico, e não apenas os químicos, que teria o discernimento para interagir, com entendimento, com o mundo novo criado (MALDANER, 2013, p. 159).

Com os resultados da aplicação do questionário, notou-se mais particularmente na UFS/SC, respostas mais esclarecidas e apontando preocupações com a qualidade de ensino. Um pouco diferente dos resultados obtidos pela FPD, em que apresentaram ausências de pensamento mais analítico sobre o foco desta pesquisa. O que pode ser justificado por ainda não terem cursados os Estágios Supervisionados, embora, já tenham cursado a disciplina Química Geral II, com 72h em sua carga horária.