• Nenhum resultado encontrado

CENÁRIO DA INVESTIGAÇÃO

No documento talytadocarmovilela (páginas 95-98)

5 MÉTODOS E TÉCNICAS

5.3 CENÁRIO DA INVESTIGAÇÃO

A pesquisa foi realizada no ambiente domiciliar dos participantes e suas residências estavam situadas em microáreas de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de uma cidade da Zona da Mata Mineira que possui população aproximada de 517.872 habitantes, sendo que destes 11,9% encontram-se acima de 60 anos de idade e 8,3% com idade ≥ 65 anos105.

Por se tratar de uma investigação delineada na Teoria das Representações Sociais em que há a necessidade de contextualização do cenário em que ela ocorreu, cabe acrescentar algumas peculiaridades e detalhamentos que explicitam o cenário em que esta pesquisa foi realizada.

Do ponto de vista da estrutura física do bairro, a região integra um complexo de bairros que dispõem de infraestrutura de apoio, instituições de saúde, mercados, comércio amplo e

variado, com agência bancária, lotérica, três postos de gasolina, academias de ginástica, salões de beleza, empresa farmacêutica, ponto de coleta de sangue de laboratório e fábrica de produção de alimentos (biscoito).

Conta também com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Estratégia Saúde da Família (ESF) integrada à APS, postos de coleta e laboratórios de análises clínicas particulares, um centro municipal de especialidades ortodônticas conveniado com uma universidade federal. Os bares e casas noturnas na região são frequentados predominantemente por visitantes externos ao bairro, geram renda para os moradores e melhoram seu poder aquisitivo.

A população da região não dispõe de áreas públicas próprias destinadas ao lazer, embora exista um campo de futebol privado no bairro, que se destina a jovens e adultos jovens com renda para arcar com as mensalidades, sendo a maioria de seus frequentadores provenientes de outros bairros. Por isso, a maioria dos moradores utiliza o ambiente de uma universidade que disponibiliza vagas em projetos de extensão e espaço físico, cultural e social para a realização de atividades recreativas e de convivência intergeracional.

Apesar de a região possuir uma variedade de estabelecimentos comerciais e de saúde, as residências ficam localizadas preferencialmente em ruas secundárias. Há relação de conhecimento entre os moradores. Eles se reconhecem por nome e fazem referência ao núcleo familiar ao mencionar um de seus membros ou para identificar a família a que eles pertencem.

O trânsito de carros ocorre prioritariamente nas ruas centrais do bairro onde há redutores de velocidade, fato que não ocorre nas ruas residenciais. Durante a realização da ambiência, foi possível identificar uma variedade de estruturas de residências. Elas oscilam de infraestrutura básica à requintada.

Do ponto de vista do perfil econômico, trata-se de um bairro em que há discrepâncias socioeconômicas, convivendo casas simples e antigas com a substituição lenta das mesmas por condomínios e lojas comerciais. Antigos moradores vendem seus lotes no intuito de produzirem renda e se deslocam para as extremidades do bairro, ao passo que os compradores de tais lotes fazem investimentos e construções modernas em substituição às antigas casas.

A influência religiosa do catolicismo e protestantismo é predominente sobre os moradores. Nas casas de moradores mais antigos católicos, permanecem vestígios da cultura das procissões, havendo, no interior das residências, altar no átrio de acesso às casas, onde ficam imagens religiosas que evidenciam a crença em Nossa Senhora Aparecida, padroeira do bairro. Tal fato retrata o vínculo dessas famílias com a religião e a influência desta.

5.4 PARTICIPANTES

Amostra de seleção completa composta por moradores de um bairro que pertence à área adstrita de uma região sanitária. Considerando as peculiaridades de morbimortalidade que caracterizam o processo do envelhecimento, foi prevista a aceitação de até 10% de perdas, sendo que, para valores superiores a esse quantitativo, predefiniu-se a reposição por ampliação da área de cobertura, desde que a mesma fosse parte integrante da abrangência da UAPS onde a presente investigação se inscreve.

Foram considerados critérios de elegibilidade: 1) ser morador em ruas de um bairro previamente delimitadas segundo concomitância entre o mapeamento utilizado de acordo com critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das áreas adstritas à UAPS, 2) ter idade ≥ 65 anos; 3) concordar em participar como voluntário não remunerado, externando a aquiescência pela assinatura do TCLE e 4) apresentar-se lúcido e com fala coerente.

Foram critérios para não participação: 1) não atender aos critérios de inclusão; 2) estar internado, mudar-se ou viajar durante o período de coleta de dados e 3) estar ausente do domicílio em pelo menos quatro tentativas ou adiar a realização da coleta de dados por cinco recusas sequenciais em ocasiões distintas.

Os critérios para escolha inicial do bairro foram: parâmetros do IBGE onde residiam pessoas com idade ≥ 65 anos em maior número a fim de atender aos critérios de inclusão da presente investigação, factibilidade de acesso das investigadoras e proximidade da área com uma universidade pública.

Considerando que a estimativa do cálculo amostral foi de 198 participantes, tendo como referências: desvio padrão, erro máximo da estimativa e o nível de significância 5%, segundo os gêneros e as faixas etárias por quinquênio após 65 anos, buscou-se a aproximação da estimativa de participantes para 200 pessoas idosas.

Tendo em vista que foram visitadas e localizadas 234 pessoas com idade ≥ 65 anos por ocasião da vacinação em áreas de abrangência do cenário investigado, optou-se por selecionar as ruas com maior aglomerado de participantes, reservando as demais para sua utilização em casos de reposição amostral.

A escolha de um grupo de pessoas com idade ≥ 65 anos como participantes do estudo se justifica na medida em que é nessa etapa da vida que se evidenciam demandas de cuidados que requererem com mais frequência o acesso à rede de apoio, bem como se intensificam os riscos de isolamento social, caso tal rede não seja/esteja construída/disponível para suporte e sustentável. A opção por essa faixa etária possibilita uma comparação com estudos

internacionais em que essa idade é o critério utilizado para se determinar que uma pessoa é idosa106.

O processo de recrutamento ocorreu por convite individual realizado no domicílio ou em suas proximidades para pessoas elegíveis segundo critérios estipulados na investigação com a abordagem inicial de 234 potenciais participantes. Considerando a processualidade e a complexidade do processo de coleta de dados, o quantitativo de participantes e as perdas serão mencionados neste processo.

No documento talytadocarmovilela (páginas 95-98)